BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 9 de março de 2010

Solidariedade - Tavira pela Madeira

No passado dia 5 de Março, a nossa escola solidarizou-se com a Madeira e criou um evento «Tavira pela Madeira» que decorreu no Cine-Teatro António Pinheiro. Foram sobretudo os alunos que abraçaram esta causa, dando sentido ao conceito de solidariedade. Eles souberam mostrar que os jovens protagonizam valores, muitas vezes esquecidos no quotidiano cinzento, provando que a auto realização também passa pelo gosto de criar para os outros, sendo, deste modo, um exemplo também para os adultos.
Na organização e animação do espectáculo participaram as turmas 12º A1, C1, C2 e A3, sob a orientação de Fernanda Santos, professora de Psicologia e de Filosofia e membro dos professores colaboradores da nossa Biblioteca. Apoiaram a iniciativa o Órgão de Direcção da escola, a Associação de Estudantes, a Biblioteca Escolar, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Santa Maria e de Santiago.
O espectáculo iniciou com um filme realizado por um dos nossos alunos, Raul Faria, seguido de um momento de poesia pela professora bibliotecária Ana Cristina Matias, acompanhada ao piano por Mariana Morais. Foram ditos “A tempestade”, de Alexandre Herculano, e “Em silêncio descobri essa cidade no mapa”, de Herberto Hélder, poeta natural do Funchal. Seguiram-se a Mariana Morais, o Fábio Guerreiro e o “nosso José Cid”.

Na segunda parte, deu-se lugar ao fado com a Vera Rodrigues, o Rui Encarnação e a Aurora, intercalado pelo dizer de poesia pela professora Antonieta Couto e pelo João Pedro Correia. E sempre, em crescendo, o espectáculo contou ainda com as interpretações da banda Formal Brothers, do Mare Nostrum, de André Vianne e, por último, de Domingos e amigos.








A apresentação esteve a cargo de Bárbara Ferreira e João Venâncio; Marta Gonçalves e João Pedro Correia, e, na terceira parte, Maria Couto e Isabel Costa.
Foi uma noite bem animada em que todos, organizadores, participantes e público deram o seu contributo para minorar a situação difícil em que a Madeira e os seus habitantes se encontram.

Fernanda Santos e Ana Cristina Matias

Assista a momentos ao vivo do espectáculo, seguindo os links:
Tavira pela Madeira - 1ª parte
Pavira pela Madeira - 2ª parte

Sem comentários:

Enviar um comentário