A escola contemporânea encerra algumas características que ao longo do tempo nela se embeberam profundamente e são susceptíveis de afectar significativamente a autoconfiança de alunos e a pedagogia de professores. De entre estas, destaca-se a comparação constante (notas e regime intenso de testes), adicionada à obrigatoriedade de atendimento a aulas.
Pretende-se na palestra enfatizar porque é que todos os alunos, apesar de serem eminentemente inteligentes ao dominarem o que é de mais complexo que é uma língua, são, repetidamente, por vezes de forma subtil, alvo da mensagem que até podem ser algo ou mesmo bastante incompetentes. Dar-se-ão exemplos da matemática e outros. Abordar-se-ão, concretamente e do ponto de vista pedagógico, dois tópicos:
primeiro, o facto de a palavra não ser a coisa;
segundo, confrontar-se-á a interrogação –
“Qual o verdadeiro oposto de sentimentos de inferioridade?”.
Organizado pelo Grupo 500 – Matemática - em parceria com a UALG
Orador: Professor Rui Penha da Universidade do Algarve.
Público: alunos, professores e encarregados de educação.
Local: Auditório da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira
Dia: Quarta-feira, 17 de Março de 2010
Hora: 14:30
Organizado pelo Grupo 500 – Matemática - em parceria com a UALG
Orador: Professor Rui Penha da Universidade do Algarve.
Público: alunos, professores e encarregados de educação.
Local: Auditório da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira
Dia: Quarta-feira, 17 de Março de 2010
Hora: 14:30
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