BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma leitura de «Gente Singular», de Manuel Teixeira Gomes



A capa é simples: fundo roxo com “Obras completas de M. Teixeira Gomes” escrito em maíusculas brancas, seguido, por baixo, do título do livro, Gente Singular, em letras também maíusculas mas menores. O facto de a capa se demonstrar tão simples e o título referir pessoas únicas/raras (significado de singular), desperta-me a atenção por ser tão grande contraste. Talvez a obra fale de pessoas sem igual, situadas num lugar onde a sua invulgaridade é comum.


Tendo nascido e sido criada no Algarve, todo o livro de Manuel Teixeira Gomes, e em particular o conto Gente Singular , relembram-me um pouco a minha infância, mas sobretudo as histórias que a minha mãe costumava contar sobre a sua infância. Este conto é mesmo um despertar para a realidade, para a mudança que ocorreu em não muito mais do que vinte anos. Ler histórias de um Algarve sem luz, sem casas-de-banho, onde, de certeza, não se via a tão grande e frequente afluência de turistas às nossas praias.


Apesar do tom humorístico de todo o livro, este desperta a minha humildade e faz-me estar grata por todas as facilidades que possuo hoje em dia, enquanto para as pessoas de outro século não passavam de sonhos que pareciam estar a anos-luz de distância.


Aconselhava, sem dúvida, esta obra a qualquer pessoa, mas sobretudo acho que deve ser lida por todos os algarvios. Daquilo que sei do estudo da história e das memórias dos meus pais e avós, penso que este livro transmite completamente o Algarve de não há muito tempo, mas muito, muito diferente.


Gente Singular não só tem uma certa componente histórica, como nos mostra humoristicamente a unicidade do povo algarvio. De facto, como ele não há outro.
Gomes, Manuel Teixeira, Gente Singular, 4ª Edição, Bertrand Editora, Novembro de 1988.


Rita Ribeiro, 12º A1




Sem comentários:

Enviar um comentário