BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sábado, 6 de março de 2010

Uma leitura de «O último beijo», de Luanne Rice



“ Nunca é demasiado tarde para encontrar o verdadeiro amor ou dizer finalmente adeus a quem partiu para sempre.”Apreciação crítica da obra O Último Beijo, de Luanne Rice
O Último Beijo é um romance inglês da autoria de Luanne Rice. A capa do livro mostra-nos uma jovem simples que passeia descalça sobre a relva de um jardim. Esta capa apela à serenidade e tranquilidade. Na contracapa, encontramos algumas críticas, todas positivas, a esta obra e à escrita da romancista.

Luanne Rice nasceu a 25 de Setembro de 1955, no Connecticut. Desde cedo mostrou os seus dotes para a escrita, publicando o seu primeiro poema com apenas onze anos e a sua primeira história aos quinze. Rice teve vários trabalhos até resolver dedicar-se exclusivamente à escrita. Já vendeu mais de 25 milhões de livros, em todo o mundo. Em Portugal apenas foram publicadas três das suas obras.
O Último Beijo retrata a vida dos habitantes duma pequena cidade, Hubbard’s Point, situada à beira mar.
A história do livro começa com a morte de Charlie Rosslare com apenas 18 anos, assassinado, e todo o drama se desenrola em torno da namorada e da mãe do jovem que não conseguem ultrapassar o drama da perda. Nell Kilvert, a namorada, não descansa enquanto não descobre o que aconteceu realmente ao seu amor, enquanto Sheridan, mãe e compositora, não consegue tocar uma única nota.
Tudo muda quando a jovem Nell chama para a cidade Gavin Dawson para investigar a morte de Charlie, mas acaba por não ser só isso. Este homem vai influenciar a vida de todos em Hubbard’s Point, principalmente a de Sheridan, o grande amor da sua vida.
O momento que me suscitou mais interesse foi quando Nell visitou a campa do filho de Sheridan e encontrou lá a última pessoa que esperava, o próprio… ou alguém muito parecido. Após um tempo de perseguição à pessoa que se encontrava junto à campa, a rapariga consegue falar com o rapaz e compreender quem ele é, o que faz em Hubbard’s Point e o que fazia junto à campa do seu falecido namorado. Gostei deste momento porque me causou grande expectativa, queria saber quem era esse homem e se Charlie estaria ou não realmente morto.
Luanne Rice tem uma escrita sensível, emocionante e simples. A autora cria um clima de mistério durante toda a obra. Neste livro, a emoção não se restringe apenas às personagens mas também aos leitores, pois a obra é tão envolvente que nos insere na própria história.
A trama da obra e a escrita de Rice deixaram-me cheia de vontade de ler outros romances da autora. O Último Beijo tem dois dos aspectos que eu mais adoro em livros: romance e mistério. Aconselho-o a todos os que gostem de uma bela história de amor.

RICE, Luanne, O Último Beijo, tradução de Carla Morais Pires, 2ª edição, Quinta Essência, Oficina do Livro, Alfragide, 2008, 344p.

Marina Amorim, 12º A2

Sem comentários:

Enviar um comentário