BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sábado, 6 de março de 2010

Uma leitura de «A melodia do adeus», de Nicholas Sparks


Observação da capa:A imagem da capa transmite a calma e a melancolia de uma casa isolada à beira-mar, enquanto o balão representa a efemeridade da vida.
Frases cativantes da contracapa:"Três anos não são suficientes para apagar o seu ressentimento."

"Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor."

"...vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores"

Classificação da obra: Romance

Resumo:
A Melodia do Adeus
foca as vivências e sentimentos de uma rapariga, Ronnie, de dezassete anos, que vê a sua vida virada do avesso quando os pais se divorciam e o pai se muda de Nova Iorque, onde vivem, para Wnighstville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Sem saber exactamente a razão pela qual os pais se separaram, Ronnie, um pouco influenciada pela mãe, decide “culpar” o pai e fica tão zangada que corta mesmo relações com ele durante três anos. Durante este tempo, vive com a mãe e o irmão, Jonah, de aproximadamente 11 anos, em Nova Iorque. É uma jovem revoltada, com uma relação difícil com a mãe e com o irmão, não obedece a regras, está constantemente a ultrapassar os limites, envolve-se em conflitos, até teve um processo no tribunal por ter sido apanhada a roubar.
Passados três anos, a mãe decide que Ronnie e o irmão irão passar as ferias de Verão como pai. Como Ronnie ainda não atingiu a maioridade, teve que obedecer à mãe. Contudo, o seu ressentimento faz com que ela rejeite com rebeldia todas as tentativas de aproximação do pai, ameaçando antecipar o seu regresso a N.I. Steve, o pai, um homem com 48 anos, professor de piano, vivia sozinho e tentava reencontrar-se com Deus. Nutria um amor incondicional pelos filhos e nestas férias estava disposto a demonstrá-lo.
Ronnie, nesta sua fuga rebelde, conheceu os jovens mais marginais da terra e passava os dias e parte das noites fora de casa, respondia sempre com raiva ao pai e mostrava-se sempre contra as tentativas de aproximação do pai.
À medida que os dias foram passando, a beleza da terra, do mar, a calma do quotidiano, a gentileza e o amor do pai, a alegria que via no irmão e a aproximação a outros jovens permite a Ronnie apaixonar-se pela primeira vez e ir afrouxando as suas defesas para com o pai e para com o mundo.
Ronnie afasta-se dos jovens “marginais” e ajuda uma jovem do grupo de que se torna amiga. Vive toda a emoção e o encanto do primeiro amor com um jovem bonito, bem formado, desportista e reencontra-se, finalmente, com o pai, proporcionando-lhe a maior alegria da sua vida que era reconciliar-se e conhecer os filhos.
Steve, o pai, que já há algum tempo está doente, omitindo esse facto aos filhos, tem uma crise e vai para o hospital. Não podendo esconder mais a sua doença, Steve conta que tem cancro do estômago com metástases e que está em fase terminal. Explica aos filhos que não há nada a fazer e que é um homem feliz e que não tem medo de morrer, é um homem tranquilo e em paz.
Ronnie que se tornou, neste Verão, numa mulher corajosa, honesta e com muito amor para dar, decidiu ficar com o pai. Não o deixou ir para um lar, ficou com ele, ajudando-o neste período difícil e dando-lhe amor e companhia até à sua morte.
Quando o pai morreu, Ronnie foi para uma escola de música, que era o seu sonho desde criança. O namorado, que já andava há um ano na universidade, pediu transferência para a cidade onde esta estudava música e recomeçaram o namoro tão apaixonados como no início.
Palavras que considero belas:Amor, ajuda, coração, gentileza
Palavras que desconhecia o significado:Petardo - Tipo ruidoso de fogo-de-artifício; explosivo, bomba.
Esgalgados – magro como um galgo, escanzelado.
Tuta-e-meia – pouca coisa, pouco dinheiro, bagatela, quase nada.
Cornijas – Moldura sobreposta que forma saliência para a parte superior de uma parede, dum móvel, etc.
Frases mais marcantes:"Beijaram-se antes de retomarem o passeio."
"Neste momento não consigo lidar com isto, nem tão pouco, sou capaz de estar com uma pessoa em quem não confio."

Apreciação do leitor:
A Melodia do Adeus fez-me reflectir sobre a minha relação com os meus pais, a rebeldia inerente à adolescência e o sentido da vida. Aconselho esta leitura a qualquer jovem, porque, sendo a protagonista uma rapariga com 17 anos, qualquer um de nós se pode identificar com os seus sentimentos, emoções e experiências de vida.


Mariana Carrusca, 12º A3

Sem comentários:

Enviar um comentário