BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ERASMUS DAYS 2020 - Advancing STEM education with IoT experiments

Advancing STEM education with IoT experiments / Progredindo na educação STEM com atividades IoT (2020-2022) é um projeto Erasmus + que recebeu a sua aprovação e financiamento europeu no passado mês de agosto.

A primeira reunião dos três parceiros (Estónia, Polónia e Portugal) está marcada para novembro próximo em Valga, Estónia.

O projeto visa promover cenários de aprendizagem com conteúdos motivadores para os alunos baseados na Internet das coisas (Internet of Things - IoT), induzindo, deste modo, uma progressão na educação STEM (sigla inglesa referente à cooperação entre as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) . Este objetivo geral será alcançado através de uma série de atividades como, por exemplo, a monitorização da temperatura e dos níveis de CO2 nas salas de aula. Os alunos analisarão os dados de temperatura e os níveis de CO2 de salas de aula a partir de sensores instalados e enviam-nos para a cloud IoT, usando o Arduino Uno e um módulo WiFi dedicado. Estas atividades serão desenvolvidas nalgumas disciplinas do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) e no Clube de Ciências.

 A equipa de professores envolvida neste Projeto é coordenada, na ESJAC, pela professora de Física e Química, Cristina Castilho, e por outros professores licenciados em áreas distintas das Ciências, como, Física, Química, Matemática, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Informática.

#Erasmusdays2020


 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário