BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Helena Marques (escritora e jornalista, 1935-2020)

Morreu hoje Helena Marques, mulher que se distinguiu pela sua carreira jornalística e pela sua obra literária.

Duas das suas obras, “O último cais” (1993) e “O bazar alemão” (2010) são obras aconselhadas pelo PNL. O seu primeiro romance, “O último cais” valeu-lhe vários prémios: o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa. Em 2013, recebeu mais uma distinção, o Prémio Gazeta de Mérito, encontrando-se a sua obra já traduzida em seis línguas (alemão, búlgaro, castelhano, grego, italiano e romeno).

A mulher morreu, mas a sua obra continua viva. Inclua Helena Marques na lista de autores a ler. Temos à vossa disposição os dois romances indicados, mas na Rede de Bibliotecas de Tavira poderá encontrar outros títulos da mesma autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário