BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Palestra UALG «Como resolver conflitos com a Matemática»

Escrita criativa: O amor

Difícil não é lutar pelo que mais se quer,
Mas sim desistir de quem mais se ama.
Eu pensei desistir…
Mas não pensem que esse "desistir" foi por não ter mais forças para lutar,
Mas sim por não ter mais condições de sofrer...


Tiago Cruz, 10º TSALV






Definição de amor
O amor segundo o dicionário é sinónimo de

paixão, ternura, afecto,
mas para mim é uma palavra como qualquer outra.
Talvez porque ainda não o encontrei.

Luís Vargues, 10º TSALV

domingo, 16 de maio de 2010

Visita ao Regimento de Infantaria nº1 de Tavira (Quartel da Atalaia)

















Chegámos todos, impreterivelmente, pelas 14h00 ao quartel da Atalaia para podermos assistir à formatura dos militares com o coronel Almeida.Viu-se uma variedade de comandos, de boina verde, preta e vermelha.
Depois da formatura, seguimos para uma sala, que é a sala de honra, onde vimos algumas bandeiras, as mais importantes, umas fotografias da geração militar, desde o primeiro comandante até ao de hoje, uns álbuns com fotos de militares, dos seus serviços prestados à humanidade, e por aí fora. Estavam nessa sala umas armas que pudemos pegar para ver melhor. Numa mesa estava um livro, o de honra, que já vem desde há muito tempo, onde as pessoas mais importantes que vão visitar aquele quartel escrevem algo e assinam. A última personalidade que foi ao Regimento de Infantaria nº1 foi o presidente da Câmara, Jorge Botelho.

Numa parede estava um objecto que os generais utilizavam para dar sinal às suas tropas e avançarem.
Depois dessa sala, fizemos uma paragem no bar e nas casas de banho, para depois não interrompermos a visita.
E continuámos para uma sala, onde um militar (Pedro Rafael) nos deu uma explicação sobre missão, actividades e a sua história. Informou-nos sobre como estão preparados, que recebem muitos tropas de fora, das mini férias que podem ter, do seu alojamento, da visão para o futuro, das saídas profissionais que se tem no exército e, por fim, mostrou-nos uns vídeos do exército que ia comentando.
















Logo a seguir, prepararam-se para nos mostrar a evolução das bandeiras. Para tal, estavam dez bandeiras, um tropa com cada uma. Cada tropa marchava até uma zona para mostrar a respectiva bandeira, enquanto o coronel falava sobre essa bandeira.
Quando essa demonstração acabou, fomos até aos dormitórios que ficam em casernas, ver como estão organizados, e como tudo é igual para cada um. Vimos também os balneários, onde nos distraímos um pouco.















Seguidamente, fomos para o ginásio dos militares, fizemos alguns exercícios, rimos, conversámos. Apesar de os materiais estarem já um pouco velhos eram bons.



Saímos do ginásio e tivemos que nos dividir em dois grupos, um de dez e outro de nove pessoas, para podermos entrar numa salinha onde têm muitas armas. Falaram-nos da sua origem, dos nomes, das munições, dos preços e por aí fora.






Depois de os dois grupos terem visto isso, fomos para fora, onde nos esperavam dois militares com uns materiais expostos. Um deles estava camuflado para nós vermos como ficam quando têm que ir para o mato. Mostraram-nos três ou quatro armas, a melhor técnica para pegar numa arma, a mochila que levam para as saídas, o colete, as bússolas, os mapas para se orientarem, montaram e desmontaram uma arma. Um deles até nos ensinou uma técnica para saber o nosso olho de disparo. Estivemos a experimentar algumas coisas e a tirar dúvidas.

No fim, o coronel levou-nos para uma sala onde nos prepararam um lanche. Comemos e falámos sobre a visita. Depois disso, despedimo-nos.











Fábio e Sara , 10º TCOM







Disciplina de Comercializar e Vender

Leitura de imagem fixa

René Magritte, Os Amantes, 1928.

Se atentarmos no título, "Os Amantes", percebemos perfeitamente a razão pela qual têm os rostos tapados. Os mesmos têm de se esconder por trás do lenço, para não serem descobertos pela sociedade. Contudo, os seus lenços são brancos, o que nos leva a pensar que a sua relação é pura e inocente, embora a sociedade não aceite a sua união. Os compromissos que eles assumiram estão a ser violados, uma vez que ambos estão a trair os seus companheiros.

Rita Trabulo Silva, 10º A4


Estas duas pessoas estão de cara tapada pois estão a encobrir algo, o seu relacionamento como amantes.
O facto de o céu se apresentar acinzentado e com muitas nuvens poderá significar uma fase difícil pela qual ambos estão a passar, provavelmente a de serem descobertos.
As árvores, cuja cor é verde, verde de esperança, dão a entender que nada está perdido, que ainda há esperança, e o mar, ao longe, poderá ser o caminho da salvação. Mas, o facto de estar longe significa que o caminho vai ser difícil.

Filipe Mestre, 10º A4
Trabalho orientado pela professora Ana Lúcia Magalhães.

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

No passado dia 29 de Abril, decorreu na nossa Escola a cerimónia da entrega pública de diplomas de conclusão do processo RVVV. Publicamos, aqui, dois dos testemunhos apresentados nessa sessão. Outros testemunhos poderão ser lidos no último número de ECOESTUDANTIL, à venda na Reprografia e na Biblioteca da nossa escola.
O testemunho sobre o meu RVCC!


O RVCC veio ao encontro da concretização de um velho sonho, ou seja, um sonho de “Menina”. O sonho de estudar, de saber mais. O RVCC foi positivo, foram gastas algumas horas do meu tempo de lazer, mas não me arrependo, nem um só segundo.
Eu acabei de viver um grande sonho e conheci o mundo de outros saberes, o mundo de aprendizagem do RVCC. (Das novas oportunidades). “É vivendo os sonhos que conhecemos o Mundo”! (Autor Desconhecido)
Dos profissionais só tenho a dizer bem. Ao longo de todo o processo, foram sempre muito zelosos empreendedores, encorajadores e muito competentes. Algumas vezes faltei sem avisar, mas a minha profissional, Teresa Correia, telefonava-me logo! Para me fazer lembrar do meu dever. Este é o meu simples, e respeitoso, testemunho sobre a realização do meu RVCC na Escola Secundária de TAVIRA.


Na foto estão alguns dos profissionais. Desculpem-me os que faltam. A toda a equipa parabéns e obrigado, por me terem guiado no caminho.

Hoje é um dia muito feliz, vou receber o certificado do meu 12º. (29-04-2010)

“UM SONHO REALIZADO” (Portefólio)

Assim se chama o meu sonho de menina.

Manuela Pereira.

Outro testemunho:

O processo de RVCC foi interessante. Fiz com muito prazer esta caminhada que foi bastante agradável e encaro o final do mesmo como mais um passo na minha vida.

Chegado este momento, quero deixar uma palavra de apreço e de gratidão à maravilhosa equipa de formadoras pelo profissionalismo e relação que mantivemos, tendo adquirido neste relacionamento auto-estima. Posso assim dizer que nunca é tarde para começar a realização de alguns sonhos. A Todos o meu MUITO OBRIGADO.

Estêvão M. H. Costa

Boas Energias: Energias Renováveis

Convite para a apresentação final de trabalho de projecto


O grupo Boas Energias, da turma 12ºA1, Escola 3EB Dr. Jorge Correia de Tavira, no âmbito da área curricular não-disciplinar de Área de Projecto, convida-o para assistir à apresentação final do projecto do grupo:Energias Renováveis.

A apresentação irá decorrer no dia 17 de Maio de 2010, às 14:10h, no Auditório da escola.

O grupo «Boas Energias»
Bárbara Simões, Helena Horta, Isabel Costa, Maria Couto e Tânia Martins

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma leitura de «Drácula», de Bram Stoker


Título: Drácula
Edição: 1ª edição



Ano: 2009
Editora: Planeta Editora
O autorBram Stoker nasceu em 1847, na Irlanda, e morreu em 1912, em Inglaterra. Trabalhou como jurista e na função pública irlandesa. Foram publicadas na década de 1870 as suas primeiras histórias. Em 1887, conheceu Henry Irving e depois mudou-se para Londres com a sua mulher, para se tornar o seu agente teatral. Em 1890, começou a tomar notas para a elaboração de Drácula, tendo esta obra sido publicada em 1897.
É também autor de:
The Duties of Clarks of Petty Sessions in Irland (1879); O Castelo da Serpente (1891); The Watter’s Mou e Croken Sands (1894); The Shoulder of Shasta (1895); Miss Betty (1898); Os Sete Dedos da Morte (1903); The Man (1904); Personal Reminiscinces of Henry Irving (1906); O Caixão da Mulher-Vampiro (1909); O Monstro Branco (1911).Drácula: o romance
Este romance tem por temática principal os ataques do vampiro Drácula e a perseguição deste, sendo as personagens principais Conde Drácula, Jonathan Harker, Mina, Lucy Westerna, Athur Holmwood, Jack Seward, doutor Van Helsing. A acção passa-se no castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, e em Londres, Inglaterra.
A história inicia-se na Transilvânia, onde Jonathan Harker conhece e se instala no castelo do conde Drácula, a fim de resolverem os assuntos da aquisição de propriedades em Inglaterra, por parte de Drácula. Durante a sua estada, Harker apercebe-se de que há mais que excentricidade em Drácula, algo assustador e tenebroso. Apercebe-se também que é afinal um prisioneiro de Drácula, e não apenas um hóspede.
Drácula viaja até Inglaterra, enquanto Harker consegue escapar-se e encontrar-se com a sua noiva, Mina, em Budapeste.
Em Inglaterra, uma amiga de Mina, Lucy, fica doente, e o seu noivo, Arthur Holmwood, e o seu amigo, Jack Seward, não sabendo o que fazer, recorrem à ajuda do doutor Van Helsing, que percebe que Lucy está a ser atacada por um vampiro.
Lucy volta a ser atacada por Drácula, que acaba por matá-la, e também a sua mãe. Uma vez enterrada, Lucy, agora vampira, começa a perseguir crianças. Por conseguinte, Van Helsing revela o seu diagnóstico a Jack e Arthur, e os três matam Lucy, podendo esta descansar em paz.
Drácula vitimiza a seguir Mina, agora casada com Harker. Através da hipnose, o grupo segue Drácula na sua fuga para a Transilvânia, conseguindo, por fim, destruí-lo e acabar com o sofrimento de Mina.
Apreciação críticaA personagem de que mais gostei foi Van Helsing, pela sua perspicácia e coragem, acabando por ser ele a peça imprescindível para a resolução de todo o enigma e a descoberta da solução para o mesmo.
A obra traz-nos a concepção até hoje presente do mito da existência de vampiros, que há tantos séculos nos acompanha.
Aconselhava a leitura da obra a um amigo pois é um marco da literatura, conhecida pela mais poderosa história alguma vez escrita na área do fantástico e do terror.

Rita Alexandre do Rosário,11º C

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Peça de teatro pelo grupo te- Atrito


Peça de teatro:
HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS MAL COMPORTADAS
a partir de Jacques Prévert

Este espectáculo, com a duração de 30 minutos, foi construído a partir de textos de Jacques Prévert, escritor de culto em França. À imagem da própria obra deste autor, naturalmente dispersiva, e que passou pelas colagens, pela escrita de poemas, letras para canções, histórias para crianças, argumentos para cinema e peças de teatro para o seu grupo de teatro Octobre, este espectáculo é também dispersivo, partindo de uma colagem de vários textos, dramáticos, narrativos e poéticos (Cavalo numa Ilha, A Avestruz, Um Drama na Corte, Manhã Farta e Bairro Livre), que abordam temas relacionados com a Educação para a Cidadania, como a liberdade, os direitos da criança, do homem e dos animais, o racismo, a desigualdade social, a fome, a criminalidade, a autoridade.

Dois actores, a quem se junta um músico (saxofone alto e tambor), vão representando as diversas personagens e o cenário é apenas um banco de escola e um biombo. A simplicidade da encenação e da montagem do espectáculo, que permite a sua realização tanto numa sala de aula como numa sala de espectáculos, pretende também aproximar o “jovem público” da prática de um teatro acessível a todos.

No final do espectáculo haverá uma conversa com os alunos sobre o que se passou, incentivando-os ao debate e à colocação de questões, tanto sobre o teatro em si como sobre os temas abordados ao longo das histórias.

FICHA ARTÍSTICA
Textos de Jacques Prévert

Encenação: Rita Neves
Interpretação: Pedro Monteiro, Rita Neves e Igor Martins (saxofone alto e tambor)
Imagem: Pedro Bolito

Produção: te-Atrito 2008
Agradecimentos: Leonor Macedo, António Salvador, Tânia Silva, IPJ (Faro), ARC Músicos,
DREALG

Informações técnicas:
Duração do espectáculo: 30 minutos
Duração da conversa com os alunos: 30 minutos

(ou mais, dependendo da participação da audiência)
Participantes: 2 actores e 1 músico (saxofone alto e tambor)

Agendado para a ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB DR. JORGE CORREIA para o dia 11 de MAIO de 2010, terça-feira, pelas 14:10, no Auditório

Turmas inscritas:

10º A2 – Prof. Antonieta Couto
11º A2 – Prof. Paula Pereira
CEF TCOM – Prof. Ana Pego
10º A1 – Prof. Fátima Palma

terça-feira, 4 de maio de 2010

Exposição «No limite do corpo humano»


Visite a exposição «No limite do corpo humano», composta por cartazes e por peças representativas de órgãos do nosso corpo, que está patente no interior da Biblioteca.
Iniciativa do grupo de Biologia, em colaboração com a BE.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VI BIBLIOPAPER



Finalistas

· Rita Simão, 10º A2, nº 23
· Rita Silva, 10º A4, nº 15
· Ana Gonçalves, 11º A1, nº 4
· Tânia Batista, 11º A1, nº 24
· Joana Venâncio, 11º C, nº 16
· Liliana Fernandes, 12º A1, nº 13
· Maria Couto, 12º A1, nº 16

Natureza das provas
· Três provas: elaboração de um texto, a partir de sete palavras escolhidas pelo público assistente (5 minutos); apresentação de um livro lido - a levar pela concorrente – (5 minutos); leitura expressiva de um poema, próprio ou alheio.

Júri
· Constituído pelas professoras Manuela Beato, Ana Cristina Matias e Ana Paula Mana, pelo aluno João Correia e por um elemento do público.

Prémios
· As sete finalistas receberão diploma de participação.
· As três primeiras classificadas receberão livros oferecidos pela Editora Asa e pela Escola, prémio diferenciado consoante se classifiquem em primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Responsável

· Professora Maria Antonieta Couto

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Semana das Línguas - 26 a 30 de Abril


SEMANA DAS LÍNGUAS

(ALEMÃO/ESPANHOL/INGLÊS/PORTUGUÊS)

PROGRAMA

Segunda-feira, 26 de Abril

9:05 - Exposição Cartazes (Inglês) 1960/1980
9:50 - Karaoke (Inglês), Sala de convívio
10:05 - Quizz (Língua e Cultura Inglesa), Auditório a)
/ Recitação de Poemas (Inglês)
13:10 - Recitação de Poemas (Inglês)

Terça-feira, 27 de Abril

9:05 - Juego de la Oca (nível iniciación)
9:50 - Karaoke (Espanhol)
10:05 - Juego de la Oca (nível continuacion)
10:50 - La final Juego de la Oca /
11: 40 - Filme «A Noite e o Nevoeiro» (Alemão), Auditório a)
12:35 - Comida (Espanhol)
14:10 - Espectáculo Musical (Espanhol)

Quarta-feira, 28 de Abril

9:50 - Karaoke (Inglês)
10:05 - Actividade no âmbito do programa JCE
13:10 - Almoço Inglês (cantina) / Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «SuperSize Me», Auditório a)


Quinta-feira, 29 de Abril

9:50 - Intervalo dos doces/ Jogos (Alemão)-Sala de convívio
10:05 - Actividade no âmbito do programa JCE
13:10 - Almoço Alemão (cantina) / Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «O Rapaz do Pijama às Riscas» , Auditório a)

Sexta-feira, 30 de Abril

9:50 - Entrega de Prémios
11:40 - Bibliopaper (Português)
13:10 - Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «Little Miss Sunshine », Auditório a)

a) Colaboração do professor José Couto

domingo, 25 de abril de 2010

Tertúlia:" A passagem das horas"


A Casa ÁLVARO de CAMPOS realiza, segunda-feira,26 de Abril, no Restaurante Mourão, em Santa Luzia, pelas 19:30, a tertúlia « A passagem das horas», sendo o convidado o presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho.

sábado, 24 de abril de 2010

Apresentação de "ALGARVE e ALGARVIOS", de Ofir Chagas na Biblioteca Álvaro de Campos


Na sequência da sua permanente dedicação ao campo da pesquisa histórica, Ofir Chagas lança o seu novo livro “Algarve e Algarvios” – com prefácio do Prof. Doutor António Rosa Mendes – na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, no dia 24 de Abril , pelas 17:00.

Na primeira parte de Algarve e os Algarvios, Ofir Chagas percorre toda a Província, numa retrospectiva de referências e de acontecimentos marcantes da sua história.
Na segunda, apresenta o resumo biográfico das figuras algarvias, já falecidas, que mais se destacaram pelos seus feitos ou pelas posições que assumiram enquanto algarvios.

Todos os que se interessam pelo Algarve e pela sua História, do século III ao século XXI, não deverão deixar de ler esta obra, um trabalho inédito e exaustivo que envolve toda a província algarvia e as suas figuras proeminentes.



Ofir Chagas, que dirigiu os órgãos da Imprensa regional “O Tavira” e “Lestalgarve”, é autor de diversos livros dedicados à História do Algarve:
- Algarve e a Andaluzia no itinerário de D. Paio Peres Correia (1995);
- Remexido, Guerrilheiro realista do Algarve (1997);
- Tavira a sorrir (1999);
- Tavira -memórias de uma cidade (2004);
- Frei Gil de Tavira (2006) (romance histórico);
- Ginásio Clube de Tavira - 80 anos ao serviço do desporto tavirense (2008);
- Algarve e os Algarvios (2010).

Todas estas obras, gentilmente cedidas pelo próprio autor à Escola, poderão ser requisitadas na nossa Biblioteca.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

23 de Abril : DIA MUNDIAL DO LIVRO

Reconheça as vantagens do novo dispositivo de conhecimento bio-óptico, conhecido pelo nome comercial de BOOK, e utilize-o e reutilize-o vezes sem conta.
Assista ao vídeo e ficará um perito na sua utilização:


http://www.youtube.com/watch?v=rvjN-LzoP90


terça-feira, 20 de abril de 2010

21 de Abril - 6.as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática


Realiza-se, no dia 21 de Abril, na nossa escola, a Final do Sotavento ( Tavira, S. Brás, Olhão, Castro Marim, Alcoutim e V. R. de Santo António) das 6.as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática, destinadas a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Programa :

13:50 - Recepção aos alunos participantes

14:00 - Início da Prova

16:30 - Fim da Prova

16:35 - Coffee Break

17:15 - Palestra ( no Auditório)

18:15 - Sessão de Encerramento e Cerimónia de Entrega dos Prémios

A cerimónia da entrega dos prémios contará com a presença dos Srs. :
- Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho,
- Presidente do Departamento de Matemática da FCT da UALG Prof. Dr. Rafael Santos
- Director da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia, Eng. José Baía.
Organizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve com a colaboração do Sr. Sub-Director e dos Professores do Grupo 500 – Matemática da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia -Tavira

Exposição na BE: por dentro da exposição de Rico Sequeira

Visite, no átrio da nossa biblioteca, a exposição concebida pelas turmas 11º A1, A2 e A3, sob a orientação da professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas. A mesma reflecte o trabalho realizado durante e após a visita à exposição de Rico Sequeira, «Hops! Tom & Rico», que esteve patente no Palácio da Galeria em Tavira.
Transcrevemos aqui o texto que abre a exposição:


Sem a música, a vida seria um erro
Nietzsche


As duas visitas que realizámos, este ano lectivo, ao Palácio da Galeria tiveram uma repercussão muito interessante nos conhecimentos e nas relações afectivas, que se desencadearam, entre os intervenientes. Assim que se agendou a primeira visita, gerou-se uma inquietação, um desejo de conhecer e desvendar que se ia exprimindo na pergunta," O que vamos ver?", "Será que nos vai agradar?", "Já fomos ver uma exposição. Será que a segunda nos traz algo de novo?". E lá fomos procurar acalmar esta ânsia. À medida que explorávamos, interpretávamos e compreendíamos instalava-se uma satisfação, por nos estarmos a tornar mais completos, mais humanos. Mais ainda, em retrospectiva, verificámos que entre as duas exposições havia um fio condutor estimulante: a presença da evocação das memórias da infância. Este extraordinário ingrediente esbate o presente, inocenta-o e adoça-o.

Ora se a Filosofia é, antes de mais, criação de pensamento, e daí as suas repercussões que atravessam toda a cultura, a arte e o conhecimento, constatamos que a obra de arte também nos faz pensar. De facto, a obra de arte explica, tanto quanto a ciência e a filosofia, e até nos reconcilia com o mundo. Então, olhamos para ela e vemos. É claro que, com os ensinamentos que colhemos, através destas exposições, somos levados a rejeitar os anúncios de morte da arte. Temos a certeza que ela se vai vivificando fora dos cânones, escolas ou movimentos em que a procuraram encerrar e dos quais sempre se libertou.

A última exposição visitada, a de Rico Sequeira, da qual se mostra este reflexo, espelha bem o pluralismo do que é a arte: abstracção, realismo, minimalismo, expressionismo, pintura, cerâmica, desenho, plástico, tecido, serigrafia, tecnologia, passado, presente, denúncia, divertimento, cor, exuberância, tudo se desenvolve de uma forma harmoniosa, criativa e muito pedagógica.

É assim que cada um de nós, consoante a sua sensibilidade, personalidade, interesses e experiências se apropriou da leitura histórica e única que o artista fez do seu tempo e a renovará dentro de si.

Prof.ª Maria Alberta Fitas, Abril 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMEMORAÇÕES do CENTENÁRIO da REPÚBLICA - Concurso de cartazes até 30 de Abril


Comemorações do Centenário da República

Concurso de Cartazes

Regulamento

1. Introdução
O presente concurso destinado à apresentação de projectos de criação de um cartaz original no âmbito das Comemorações do Centenário da República, é uma iniciativa do grupo 400 da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Correia - Tavira.

2. Objectivos

2.1. Promover a participação da comunidade escolar numa actividade comemorativa do Centenário da República.

2.2. Sensibilizar a comunidade local alargada através de um exposição dos cartazes concorrentes na Casa André Pilarte.

3. Condições de candidatura

3.1. São admitidas candidaturas de todos os alunos interessados. Exceptua -se a participação de familiares próximos dos membros dos júris.

3.2.Os cartazes poderão ser entregues a um dos seguintes professores de História : Anabela Florêncio; António Miguens ; Fátima Pires ou José Couto.

3.3. No acto de entrega o aluno preencherá um formulário de candidatura e ser-lhe -á facultado um número de registo que deverá conservar.

4. Características do projecto de cartaz

4.1. O projecto de cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos :

§ Deve ser apresentado em tamanho A3, podendo a sua orientação ser vertical ou horizontal;

§ Deve ser elaborado com recurso a técnicas de expressão plástica e/ou com recurso a técnicas
digitais .

4.2. No cartaz deve constar obrigatoriamente uma das seguintes expressões:

§ "Comemorações do Centenário da República";

§ " A 1ª República"

§ " Aniversário da Implantação da República"

§ Outra expressão com o mesmo significado.

4.3. Na parte inferior do cartaz deve constar o nome da escola .

4.4. De modo a garantir o anonimato, o cartaz não deve conter o nome, a assinatura ou qualquer outro elemento que permita identificar o autor. Todos os suportes apresentados a concurso devem ser identificados unicamente pelo número de registo no acto da candidatura.

5. Prazos

5.1. Candidatura e entrega do projecto de cartaz : até 30 de Abril.

5.2. Anúncio do projecto de cartaz vencedor : 14 de Maio.

6. Critérios de avaliação

6.1. O projecto de cartaz é avaliado de acordo com os seguintes critérios:

a) Adequação da mensagem ao tema do concurso;

b) Originalidade e criatividade;

c) Qualidade técnica;

d) Qualidade estética.

7. Júri

7.1. O júri de avaliação é composto pelos seguintes professores da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Correia - Tavira : o Director ( Prof. José Otílio Baía) ; os Professores de História ( Grupo 400); os Professores de Artes Visuais ( Grupo 600) e a Professora Ana Cristina Matias (Coordenadora da Biblioteca ).

7.2. As decisões do júri são tomadas por maioria.

7.3. O júri reserva-se o direito de não eleger um vencedor, caso os projectos apresentados a concurso não revelem qualidade suficiente.

8. Prémio
8.1. Serão atribuídos prémios, a anunciar oportunamente, aos três melhores trabalhos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Palestra sobre «Ciências Forenses e Criminais» com Gonçalo Amaral e Abílio Lopes


Um grupo de alunos da Área de Projecto, 12º A2, tem estado a desenvolver um trabalho sobre Ciências Forenses e Criminais pelo que convidou o Dr. Gonçalo Amaral , ex-Coordenador de Investigação Criminal, e o Sr. Abílio Lopes ( ex-inspector Chefe da P.J.) para proferirem uma palestra sobre este tema. A mesma realiza-se no Auditório da nossa Escola, na próxima quarta-feira, dia 14 de Abril, pelas 10:05.
Esta iniciativa contará também com a colaboração da nossa biblioteca.

terça-feira, 30 de março de 2010




OLÁ!

A pensar em ti conseguimos que uma Torre Multiusos viesse até à Escola Secundária de Tavira, entre o dia 9 e 12 de Abril.
Nesta Torre vais poder fazer
ESCALADA, RAPPEL e SLIDE.

A idade mínima necessária é 12 anos e para que a segurança da actividade seja optimizada, temos a presença de pessoas especializadas.

Esta actividade é promovida pelo grupo "Vida Saudável", do 12ºA1, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

As entidades apoiantes são:

Escola Secundária de Tavira
Regimento de Infantaria Nº1 deTavira
Câmara Municipal de Tavira

APARECE E TRAZ TODOS OS TEUS AMIGOS, POIS NÃO É NECESSÁRIO SER ALUNOS DA ESCOLA PARA PARTICIPAR NESTA AVENTURA.

CONTAMOS CONTIGO!! ;)


O Grupo "Vida Saudável":Ana Rita Ribeiro,Maria Joana Campos,Rúben Teixeira e Pedro Domingos