BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Escrita criativa: O amor
Mas sim desistir de quem mais se ama.
Eu pensei desistir…
Mas não pensem que esse "desistir" foi por não ter mais forças para lutar,
Mas sim por não ter mais condições de sofrer...
Tiago Cruz, 10º TSALV

Definição de amor
O amor segundo o dicionário é sinónimo de
paixão, ternura, afecto,
mas para mim é uma palavra como qualquer outra. Talvez porque ainda não o encontrei.
Luís Vargues, 10º TSALV
domingo, 16 de maio de 2010
Visita ao Regimento de Infantaria nº1 de Tavira (Quartel da Atalaia)


Chegámos todos, impreterivelmente, pelas 14h00 ao quartel da Atalaia para podermos assistir à formatura dos militares com o coronel Almeida.Viu-se uma variedade de comandos, de boina verde, preta e vermelha.
Depois da formatura, seguimos para uma sala, que é a sala de honra, onde vimos algumas bandeiras, as mais importantes, umas fotografias da geração militar, desde o primeiro comandante até ao de hoje, uns álbuns com fotos de militares, dos seus serviços prestados à humanidade, e por aí fora. Estavam nessa sala umas armas que pudemos pegar para ver melhor. Numa mesa estava um livro, o de honra, que já vem desde há muito tempo, onde as pessoas mais importantes que vão visitar aquele quartel escrevem algo e assinam. A última personalidade que foi ao Regimento de Infantaria nº1 foi o presidente da Câmara, Jorge Botelho.

Numa parede estava um objecto que os generais utilizavam para dar sinal às suas tropas e avançarem.
Depois dessa sala, fizemos uma paragem no bar e nas casas de banho, para depois não interrompermos a visita.
E continuámos para uma sala, onde um militar (Pedro Rafael) nos deu uma explicação sobre missão, actividades e a sua história. Informou-nos sobre como estão preparados, que recebem muitos tropas de fora, das mini férias que podem ter, do seu alojamento, da visão para o futuro, das saídas profissionais que se tem no exército e, por fim, mostrou-nos uns vídeos do exército que ia comentando.


Logo a seguir, prepararam-se para nos mostrar a evolução das bandeiras. Para tal, estavam dez bandeiras, um tropa com cada uma. Cada tropa marchava até uma zona para mostrar a respectiva bandeira, enquanto o coronel falava sobre essa bandeira.
Quando essa demonstração acabou, fomos até aos dormitórios que ficam em casernas, ver como estão organizados, e como tudo é igual para cada um. Vimos também os balneários, onde nos distraímos um pouco.




Saímos do ginásio e tivemos que nos dividir em dois grupos, um de dez e outro de nove pessoas, para podermos entrar numa salinha onde têm muitas armas. Falaram-nos da sua origem, dos nomes, das munições, dos preços e por aí fora.


Disciplina de Comercializar e Vender
Leitura de imagem fixa
Se atentarmos no título, "Os Amantes", percebemos perfeitamente a razão pela qual têm os rostos tapados. Os mesmos têm de se esconder por trás do lenço, para não serem descobertos pela sociedade. Contudo, os seus lenços são brancos, o que nos leva a pensar que a sua relação é pura e inocente, embora a sociedade não aceite a sua união. Os compromissos que eles assumiram estão a ser violados, uma vez que ambos estão a trair os seus companheiros.
Rita Trabulo Silva, 10º A4
Estas duas pessoas estão de cara tapada pois estão a encobrir algo, o seu relacionamento como amantes.
O facto de o céu se apresentar acinzentado e com muitas nuvens poderá significar uma fase difícil pela qual ambos estão a passar, provavelmente a de serem descobertos.
As árvores, cuja cor é verde, verde de esperança, dão a entender que nada está perdido, que ainda há esperança, e o mar, ao longe, poderá ser o caminho da salvação. Mas, o facto de estar longe significa que o caminho vai ser difícil.
Filipe Mestre, 10º A4
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
O RVCC veio ao encontro da concretização de um velho sonho, ou seja, um sonho de “Menina”. O sonho de estudar, de saber mais. O RVCC foi positivo, foram gastas algumas horas do meu tempo de lazer, mas não me arrependo, nem um só segundo.
Eu acabei de viver um grande sonho e conheci o mundo de outros saberes, o mundo de aprendizagem do RVCC. (Das novas oportunidades). “É vivendo os sonhos que conhecemos o Mundo”! (Autor Desconhecido)
Dos profissionais só tenho a dizer bem. Ao longo de todo o processo, foram sempre muito zelosos empreendedores, encorajadores e muito competentes. Algumas vezes faltei sem avisar, mas a minha profissional, Teresa Correia, telefonava-me logo! Para me fazer lembrar do meu dever. Este é o meu simples, e respeitoso, testemunho sobre a realização do meu RVCC na Escola Secundária de TAVIRA.
Na foto estão alguns dos profissionais. Desculpem-me os que faltam. A toda a equipa parabéns e obrigado, por me terem guiado no caminho.
Hoje é um dia muito feliz, vou receber o certificado do meu 12º. (29-04-2010)
“UM SONHO REALIZADO” (Portefólio)
Assim se chama o meu sonho de menina.
Manuela Pereira.
Outro testemunho:
O processo de RVCC foi interessante. Fiz com muito prazer esta caminhada que foi bastante agradável e encaro o final do mesmo como mais um passo na minha vida.
Chegado este momento, quero deixar uma palavra de apreço e de gratidão à maravilhosa equipa de formadoras pelo profissionalismo e relação que mantivemos, tendo adquirido neste relacionamento auto-estima. Posso assim dizer que nunca é tarde para começar a realização de alguns sonhos. A Todos o meu MUITO OBRIGADO.
Estêvão M. H. Costa
Boas Energias: Energias Renováveis
O grupo Boas Energias, da turma 12ºA1, Escola 3EB Dr. Jorge Correia de Tavira, no âmbito da área curricular não-disciplinar de Área de Projecto, convida-o para assistir à apresentação final do projecto do grupo:Energias Renováveis.
A apresentação irá decorrer no dia 17 de Maio de 2010, às 14:10h, no Auditório da escola.
O grupo «Boas Energias»
Bárbara Simões, Helena Horta, Isabel Costa, Maria Couto e Tânia Martins
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Uma leitura de «Drácula», de Bram Stoker

Edição: 1ª edição
Editora: Planeta Editora
O autorBram Stoker nasceu em 1847, na Irlanda, e morreu em 1912, em Inglaterra. Trabalhou como jurista e na função pública irlandesa. Foram publicadas na década de 1870 as suas primeiras histórias. Em 1887, conheceu Henry Irving e depois mudou-se para Londres com a sua mulher, para se tornar o seu agente teatral. Em 1890, começou a tomar notas para a elaboração de Drácula, tendo esta obra sido publicada em 1897.
É também autor de: The Duties of Clarks of Petty Sessions in Irland (1879); O Castelo da Serpente (1891); The Watter’s Mou e Croken Sands (1894); The Shoulder of Shasta (1895); Miss Betty (1898); Os Sete Dedos da Morte (1903); The Man (1904); Personal Reminiscinces of Henry Irving (1906); O Caixão da Mulher-Vampiro (1909); O Monstro Branco (1911).Drácula: o romance
Este romance tem por temática principal os ataques do vampiro Drácula e a perseguição deste, sendo as personagens principais Conde Drácula, Jonathan Harker, Mina, Lucy Westerna, Athur Holmwood, Jack Seward, doutor Van Helsing. A acção passa-se no castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, e em Londres, Inglaterra.
A história inicia-se na Transilvânia, onde Jonathan Harker conhece e se instala no castelo do conde Drácula, a fim de resolverem os assuntos da aquisição de propriedades em Inglaterra, por parte de Drácula. Durante a sua estada, Harker apercebe-se de que há mais que excentricidade em Drácula, algo assustador e tenebroso. Apercebe-se também que é afinal um prisioneiro de Drácula, e não apenas um hóspede.
Drácula viaja até Inglaterra, enquanto Harker consegue escapar-se e encontrar-se com a sua noiva, Mina, em Budapeste.
Em Inglaterra, uma amiga de Mina, Lucy, fica doente, e o seu noivo, Arthur Holmwood, e o seu amigo, Jack Seward, não sabendo o que fazer, recorrem à ajuda do doutor Van Helsing, que percebe que Lucy está a ser atacada por um vampiro.
Lucy volta a ser atacada por Drácula, que acaba por matá-la, e também a sua mãe. Uma vez enterrada, Lucy, agora vampira, começa a perseguir crianças. Por conseguinte, Van Helsing revela o seu diagnóstico a Jack e Arthur, e os três matam Lucy, podendo esta descansar em paz.
Drácula vitimiza a seguir Mina, agora casada com Harker. Através da hipnose, o grupo segue Drácula na sua fuga para a Transilvânia, conseguindo, por fim, destruí-lo e acabar com o sofrimento de Mina.
Apreciação críticaA personagem de que mais gostei foi Van Helsing, pela sua perspicácia e coragem, acabando por ser ele a peça imprescindível para a resolução de todo o enigma e a descoberta da solução para o mesmo.
A obra traz-nos a concepção até hoje presente do mito da existência de vampiros, que há tantos séculos nos acompanha.
Aconselhava a leitura da obra a um amigo pois é um marco da literatura, conhecida pela mais poderosa história alguma vez escrita na área do fantástico e do terror.
Rita Alexandre do Rosário,11º C
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Peça de teatro pelo grupo te- Atrito
HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS MAL COMPORTADAS
a partir de Jacques Prévert
Este espectáculo, com a duração de 30 minutos, foi construído a partir de textos de Jacques Prévert, escritor de culto em França. À imagem da própria obra deste autor, naturalmente dispersiva, e que passou pelas colagens, pela escrita de poemas, letras para canções, histórias para crianças, argumentos para cinema e peças de teatro para o seu grupo de teatro Octobre, este espectáculo é também dispersivo, partindo de uma colagem de vários textos, dramáticos, narrativos e poéticos (Cavalo numa Ilha, A Avestruz, Um Drama na Corte, Manhã Farta e Bairro Livre), que abordam temas relacionados com a Educação para a Cidadania, como a liberdade, os direitos da criança, do homem e dos animais, o racismo, a desigualdade social, a fome, a criminalidade, a autoridade.
FICHA ARTÍSTICA
Textos de Jacques Prévert
Interpretação: Pedro Monteiro, Rita Neves e Igor Martins (saxofone alto e tambor)
Imagem: Pedro Bolito
Agradecimentos: Leonor Macedo, António Salvador, Tânia Silva, IPJ (Faro), ARC Músicos,
DREALG
Informações técnicas:
Duração do espectáculo: 30 minutos
Duração da conversa com os alunos: 30 minutos
Participantes: 2 actores e 1 músico (saxofone alto e tambor)
Agendado para a ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB DR. JORGE CORREIA para o dia 11 de MAIO de 2010, terça-feira, pelas 14:10, no Auditório
Turmas inscritas:
11º A2 – Prof. Paula Pereira
CEF TCOM – Prof. Ana Pego
10º A1 – Prof. Fátima Palma
terça-feira, 4 de maio de 2010
Exposição «No limite do corpo humano»
quinta-feira, 29 de abril de 2010
VI BIBLIOPAPER
Finalistas
· Rita Simão, 10º A2, nº 23
· Rita Silva, 10º A4, nº 15
· Ana Gonçalves, 11º A1, nº 4
· Tânia Batista, 11º A1, nº 24
· Joana Venâncio, 11º C, nº 16
· Liliana Fernandes, 12º A1, nº 13
· Maria Couto, 12º A1, nº 16
Natureza das provas
· Três provas: elaboração de um texto, a partir de sete palavras escolhidas pelo público assistente (5 minutos); apresentação de um livro lido - a levar pela concorrente – (5 minutos); leitura expressiva de um poema, próprio ou alheio.
Júri
· Constituído pelas professoras Manuela Beato, Ana Cristina Matias e Ana Paula Mana, pelo aluno João Correia e por um elemento do público.
Prémios
· As sete finalistas receberão diploma de participação.
· As três primeiras classificadas receberão livros oferecidos pela Editora Asa e pela Escola, prémio diferenciado consoante se classifiquem em primeiro, segundo ou terceiro lugar.
Responsável
· Professora Maria Antonieta Couto
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Semana das Línguas - 26 a 30 de Abril

SEMANA DAS LÍNGUAS
(ALEMÃO/ESPANHOL/INGLÊS/PORTUGUÊS)
PROGRAMA
Segunda-feira, 26 de Abril
9:05 - Exposição Cartazes (Inglês) 1960/1980
9:50 - Karaoke (Inglês), Sala de convívio
10:05 - Quizz (Língua e Cultura Inglesa), Auditório a)
/ Recitação de Poemas (Inglês)
13:10 - Recitação de Poemas (Inglês)
Terça-feira, 27 de Abril
9:05 - Juego de la Oca (nível iniciación)
9:50 - Karaoke (Espanhol)
10:05 - Juego de la Oca (nível continuacion)
10:50 - La final Juego de la Oca /
11: 40 - Filme «A Noite e o Nevoeiro» (Alemão), Auditório a)
12:35 - Comida (Espanhol)
14:10 - Espectáculo Musical (Espanhol)
Quarta-feira, 28 de Abril
9:50 - Karaoke (Inglês)
10:05 - Actividade no âmbito do programa JCE
13:10 - Almoço Inglês (cantina) / Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «SuperSize Me», Auditório a)
Quinta-feira, 29 de Abril
9:50 - Intervalo dos doces/ Jogos (Alemão)-Sala de convívio
10:05 - Actividade no âmbito do programa JCE
13:10 - Almoço Alemão (cantina) / Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «O Rapaz do Pijama às Riscas» , Auditório a)
Sexta-feira, 30 de Abril
9:50 - Entrega de Prémios
11:40 - Bibliopaper (Português)
13:10 - Recitação de Poemas (Inglês)
14:10 - Projecção do filme «Little Miss Sunshine », Auditório a)
a) Colaboração do professor José Couto
domingo, 25 de abril de 2010
Tertúlia:" A passagem das horas"
sábado, 24 de abril de 2010
Apresentação de "ALGARVE e ALGARVIOS", de Ofir Chagas na Biblioteca Álvaro de Campos

Na sequência da sua permanente dedicação ao campo da pesquisa histórica, Ofir Chagas lança o seu novo livro “Algarve e Algarvios” – com prefácio do Prof. Doutor António Rosa Mendes – na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, no dia 24 de Abril , pelas 17:00.
Na segunda, apresenta o resumo biográfico das figuras algarvias, já falecidas, que mais se destacaram pelos seus feitos ou pelas posições que assumiram enquanto algarvios.
Ofir Chagas, que dirigiu os órgãos da Imprensa regional “O Tavira” e “Lestalgarve”, é autor de diversos livros dedicados à História do Algarve:
- Algarve e a Andaluzia no itinerário de D. Paio Peres Correia (1995);
- Remexido, Guerrilheiro realista do Algarve (1997);
- Tavira a sorrir (1999);
- Tavira -memórias de uma cidade (2004);
- Frei Gil de Tavira (2006) (romance histórico);
- Ginásio Clube de Tavira - 80 anos ao serviço do desporto tavirense (2008);
- Algarve e os Algarvios (2010).
Todas estas obras, gentilmente cedidas pelo próprio autor à Escola, poderão ser requisitadas na nossa Biblioteca.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
23 de Abril : DIA MUNDIAL DO LIVRO
Assista ao vídeo e ficará um perito na sua utilização:
http://www.youtube.com/watch?v=rvjN-LzoP90
terça-feira, 20 de abril de 2010
21 de Abril - 6.as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática

Programa :
13:50 - Recepção aos alunos participantes
14:00 - Início da Prova
16:30 - Fim da Prova
16:35 - Coffee Break
17:15 - Palestra ( no Auditório)
18:15 - Sessão de Encerramento e Cerimónia de Entrega dos Prémios
A cerimónia da entrega dos prémios contará com a presença dos Srs. :
- Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho,
- Presidente do Departamento de Matemática da FCT da UALG Prof. Dr. Rafael Santos
- Director da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia, Eng. José Baía.
Exposição na BE: por dentro da exposição de Rico Sequeira

Sem a música, a vida seria um erro
Nietzsche
As duas visitas que realizámos, este ano lectivo, ao Palácio da Galeria tiveram uma repercussão muito interessante nos conhecimentos e nas relações afectivas, que se desencadearam, entre os intervenientes. Assim que se agendou a primeira visita, gerou-se uma inquietação, um desejo de conhecer e desvendar que se ia exprimindo na pergunta," O que vamos ver?", "Será que nos vai agradar?", "Já fomos ver uma exposição. Será que a segunda nos traz algo de novo?". E lá fomos procurar acalmar esta ânsia. À medida que explorávamos, interpretávamos e compreendíamos instalava-se uma satisfação, por nos estarmos a tornar mais completos, mais humanos. Mais ainda, em retrospectiva, verificámos que entre as duas exposições havia um fio condutor estimulante: a presença da evocação das memórias da infância. Este extraordinário ingrediente esbate o presente, inocenta-o e adoça-o.
Ora se a Filosofia é, antes de mais, criação de pensamento, e daí as suas repercussões que atravessam toda a cultura, a arte e o conhecimento, constatamos que a obra de arte também nos faz pensar. De facto, a obra de arte explica, tanto quanto a ciência e a filosofia, e até nos reconcilia com o mundo. Então, olhamos para ela e vemos. É claro que, com os ensinamentos que colhemos, através destas exposições, somos levados a rejeitar os anúncios de morte da arte. Temos a certeza que ela se vai vivificando fora dos cânones, escolas ou movimentos em que a procuraram encerrar e dos quais sempre se libertou.
A última exposição visitada, a de Rico Sequeira, da qual se mostra este reflexo, espelha bem o pluralismo do que é a arte: abstracção, realismo, minimalismo, expressionismo, pintura, cerâmica, desenho, plástico, tecido, serigrafia, tecnologia, passado, presente, denúncia, divertimento, cor, exuberância, tudo se desenvolve de uma forma harmoniosa, criativa e muito pedagógica.
É assim que cada um de nós, consoante a sua sensibilidade, personalidade, interesses e experiências se apropriou da leitura histórica e única que o artista fez do seu tempo e a renovará dentro de si.
Prof.ª Maria Alberta Fitas, Abril 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
sexta-feira, 16 de abril de 2010
COMEMORAÇÕES do CENTENÁRIO da REPÚBLICA - Concurso de cartazes até 30 de Abril

Concurso de Cartazes
Regulamento
1. Introdução
O presente concurso destinado à apresentação de projectos de criação de um cartaz original no âmbito das Comemorações do Centenário da República, é uma iniciativa do grupo 400 da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Correia - Tavira.
2. Objectivos
2.1. Promover a participação da comunidade escolar numa actividade comemorativa do Centenário da República.
2.2. Sensibilizar a comunidade local alargada através de um exposição dos cartazes concorrentes na Casa André Pilarte.
3. Condições de candidatura
3.1. São admitidas candidaturas de todos os alunos interessados. Exceptua -se a participação de familiares próximos dos membros dos júris.
3.2.Os cartazes poderão ser entregues a um dos seguintes professores de História : Anabela Florêncio; António Miguens ; Fátima Pires ou José Couto.
3.3. No acto de entrega o aluno preencherá um formulário de candidatura e ser-lhe -á facultado um número de registo que deverá conservar.
4. Características do projecto de cartaz
4.1. O projecto de cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos :
§ Deve ser apresentado em tamanho A3, podendo a sua orientação ser vertical ou horizontal;
§ Deve ser elaborado com recurso a técnicas de expressão plástica e/ou com recurso a técnicas
digitais .
4.2. No cartaz deve constar obrigatoriamente uma das seguintes expressões:
§ "Comemorações do Centenário da República";
§ " A 1ª República"
§ " Aniversário da Implantação da República"
§ Outra expressão com o mesmo significado.
4.3. Na parte inferior do cartaz deve constar o nome da escola .
4.4. De modo a garantir o anonimato, o cartaz não deve conter o nome, a assinatura ou qualquer outro elemento que permita identificar o autor. Todos os suportes apresentados a concurso devem ser identificados unicamente pelo número de registo no acto da candidatura.
5. Prazos
5.1. Candidatura e entrega do projecto de cartaz : até 30 de Abril.
5.2. Anúncio do projecto de cartaz vencedor : 14 de Maio.
6. Critérios de avaliação
6.1. O projecto de cartaz é avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Adequação da mensagem ao tema do concurso;
b) Originalidade e criatividade;
c) Qualidade técnica;
d) Qualidade estética.
7. Júri
7.1. O júri de avaliação é composto pelos seguintes professores da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Correia - Tavira : o Director ( Prof. José Otílio Baía) ; os Professores de História ( Grupo 400); os Professores de Artes Visuais ( Grupo 600) e a Professora Ana Cristina Matias (Coordenadora da Biblioteca ).
7.2. As decisões do júri são tomadas por maioria.
7.3. O júri reserva-se o direito de não eleger um vencedor, caso os projectos apresentados a concurso não revelem qualidade suficiente.
8. Prémio
8.1. Serão atribuídos prémios, a anunciar oportunamente, aos três melhores trabalhos.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Palestra sobre «Ciências Forenses e Criminais» com Gonçalo Amaral e Abílio Lopes
terça-feira, 30 de março de 2010

A pensar em ti conseguimos que uma Torre Multiusos viesse até à Escola Secundária de Tavira, entre o dia 9 e 12 de Abril.
Nesta Torre vais poder fazer ESCALADA, RAPPEL e SLIDE.
A idade mínima necessária é 12 anos e para que a segurança da actividade seja optimizada, temos a presença de pessoas especializadas.
Esta actividade é promovida pelo grupo "Vida Saudável", do 12ºA1, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
As entidades apoiantes são:
Escola Secundária de Tavira
Regimento de Infantaria Nº1 deTavira
Câmara Municipal de Tavira

APARECE E TRAZ TODOS OS TEUS AMIGOS, POIS NÃO É NECESSÁRIO SER ALUNOS DA ESCOLA PARA PARTICIPAR NESTA AVENTURA.
CONTAMOS CONTIGO!! ;)