BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Peça de teatro pelo grupo te- Atrito


Peça de teatro:
HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS MAL COMPORTADAS
a partir de Jacques Prévert

Este espectáculo, com a duração de 30 minutos, foi construído a partir de textos de Jacques Prévert, escritor de culto em França. À imagem da própria obra deste autor, naturalmente dispersiva, e que passou pelas colagens, pela escrita de poemas, letras para canções, histórias para crianças, argumentos para cinema e peças de teatro para o seu grupo de teatro Octobre, este espectáculo é também dispersivo, partindo de uma colagem de vários textos, dramáticos, narrativos e poéticos (Cavalo numa Ilha, A Avestruz, Um Drama na Corte, Manhã Farta e Bairro Livre), que abordam temas relacionados com a Educação para a Cidadania, como a liberdade, os direitos da criança, do homem e dos animais, o racismo, a desigualdade social, a fome, a criminalidade, a autoridade.

Dois actores, a quem se junta um músico (saxofone alto e tambor), vão representando as diversas personagens e o cenário é apenas um banco de escola e um biombo. A simplicidade da encenação e da montagem do espectáculo, que permite a sua realização tanto numa sala de aula como numa sala de espectáculos, pretende também aproximar o “jovem público” da prática de um teatro acessível a todos.

No final do espectáculo haverá uma conversa com os alunos sobre o que se passou, incentivando-os ao debate e à colocação de questões, tanto sobre o teatro em si como sobre os temas abordados ao longo das histórias.

FICHA ARTÍSTICA
Textos de Jacques Prévert

Encenação: Rita Neves
Interpretação: Pedro Monteiro, Rita Neves e Igor Martins (saxofone alto e tambor)
Imagem: Pedro Bolito

Produção: te-Atrito 2008
Agradecimentos: Leonor Macedo, António Salvador, Tânia Silva, IPJ (Faro), ARC Músicos,
DREALG

Informações técnicas:
Duração do espectáculo: 30 minutos
Duração da conversa com os alunos: 30 minutos

(ou mais, dependendo da participação da audiência)
Participantes: 2 actores e 1 músico (saxofone alto e tambor)

Agendado para a ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB DR. JORGE CORREIA para o dia 11 de MAIO de 2010, terça-feira, pelas 14:10, no Auditório

Turmas inscritas:

10º A2 – Prof. Antonieta Couto
11º A2 – Prof. Paula Pereira
CEF TCOM – Prof. Ana Pego
10º A1 – Prof. Fátima Palma

Sem comentários:

Enviar um comentário