No passado dia 6 de março, o Wilson e a Catarina, os nossos meninos especiais, surpreenderam-nos com uma deliciosa prova de bolachinhas de manteiga que eles próprios tinham confecionado na cantina da nossa escola.
Se soubesse que estavam tão boas, teria pedido para repetir a dose que me coube.
Os nossos parabéns à Catarina e ao Wilson. O nosso apreço pelos professores e auxiliares de ação educativa que, diariamente, acompanham estes nossos meninos especiais.
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
terça-feira, 13 de março de 2012
A nossa participação no Prémio Traduzir 2012
Oito alunos da nossa escola compareceram, ontem, dia 12 de março, na sala 20, para realizarem a tradução de um texto de inglês para português. Muito compenetrados, efetuaram com empenho a sua tarefa de reescrita. Esperemos que alcancem boas classificações e, quem sabe, até um prémio.
Lista de participantes:
Lista de participantes:
12º
|
Afonso
de Albergaria Dias Freire
|
C1
|
2
|
Inglês
|
12º
|
Patrícia
Alexandra Viegas Matias
|
C1
|
14
|
Inglês
|
12º
|
Patrícia
Isabel Patrão Salvé-Rainha
|
C1
|
16
|
Inglês
|
12º
|
Tatiana
Andreia Correia Machado
|
C1
|
20
|
Inglês
|
12º
|
Krystina
Vashchyshyn
|
C1
|
24
|
Inglês
|
11º
|
Carlos
Moura Pereira Lucas Teixeira
|
A2
|
3
|
Inglês
|
11º
|
Tiago
Filipe Crispim Pereira
|
A1
|
24
|
Inglês
|
11º
|
Yoann da
Silva Frayssinet
|
A1
|
25
|
Inglês
|
Este concurso Prémio Traduzir 2012, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, é dirigido a alunos dos 11º e 12º anos , sendo selecionadas as quatro melhores traduções de cada uma das áreas linguísticas (inglês, para o o caso da nossa escola). À tradução mais distinta de cada uma das áreas linguísticas será atribuído um prémio, sendo às restantes atribuída uma menção honrosa, ordenada por mérito.
segunda-feira, 12 de março de 2012
PRESERVAR O AMBIENTE - Exposição - ESPÉCIES DA RIA FORMOSA
Por iniciativa da professora Aurora Carmo e dos seus alunos do 10º A2 está a decorrer entre 9 e 23 de Março uma exposição: ESPÉCIES DA RIA FORMOSA.
Os alunos empenharam-se nas suas pesquisas sobre a fauna e a flora desta área de reserva natural onde vivemos. Procederam também à recolha de espécies de vegetação típicas da nossa região, como a salva e a lavanda, entre outras.
A nossa Biblioteca continua muito agradável à vista e agora há novos estímulos às nossas percepções olfactivas: que bem que cheiram as plantas que lá se encontram!
VISITEM-NOS!
domingo, 11 de março de 2012
Concurso Traduzir 2012
Segunda-feira, dia 12 de março, a partir das 10H, vai decorrer na nossa escola o prémio de tradução Traduzir 2012, dirigido a alunos dos 11º e 12º anos, instituído pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Estão inscritos oito alunos do 12º A3 e C1 e seis alunos do 11º A1 e A2.
A prova de tradução terá a duração máxima de três horas e terá como professor responsável o prof. Serafim Gonçalves.
Saiba mais na pagina da DGIDC. Clique aqui
Saiba mais na pagina da DGIDC. Clique aqui
sexta-feira, 9 de março de 2012
De vento em popa nas Olimpíadas de Química +

No passado dia 3 de março, a Andreia Viegas (11º A1), o Carlos Teixeira (11º A2) e a Laura Labrador (10º A3) participaram na semifinal das Olimpíadas de Química, no Instituto Superior Técnico, e conquistaram o terceiro lugar, entre 37 equipas participantes.
Os nossos parabéns a estes alunos e à professora, Helena Bartolomeu, que os acompanhou.
Aguardamos pela sua participação na final individual, que ocorrerá a 5 de maio em Aveiro, onde estamos certos de que honrarão a nossa Escola.
Consulte a página da Sociedade Portuguesa da Química aqui
Consulte a página da Sociedade Portuguesa da Química aqui
quinta-feira, 8 de março de 2012
Dia Internacional da Mulher - Até onde nos leva (des)amor? - Conferência com Sandra Benfica
O grupo de Filosofia, em colaboração com a nossa Biblioteca, organizou para hoje, dia 8 de março, duas conferências sobre os direitos da mulher, sendo a conferencista Sandra Benfica (membro do Movimento Democrático das Mulheres).
Os objectivos traçados para esta atividade foram: "Reconhecer os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos" e "Reconhecer
direitos reclamados por mulheres de todas as idades, ignorados ou ilegalmente
suprimidos por leis ou por costumes de uma sociedade em particular". MDMPromoveu-se, também, uma reflexão sobre a violência no namoro
( Até onde nos leva o (des)amor), após a visualização de uma curta metragem: "De mãos dadas com o medo".
No final, Sandra Benfica alertou os alunos para as situações de tráfico de mulheres, cada vez mais frequentes sob a capa de um emprego promissor. Dialogou-se, de seguida, sobre o bullying. Uma das alunas presentes lembrou que esta situação deve ser combatida desde o primeiro ciclo. Interveio, então, uma outra convidada, Eduarda Quintino, membro do MDM do Algarve, que apoiou plenamente esta chamada de atenção. Lembrou, contudo, que todos somos responsáveis e não devemos ignorar situações de bullying, mas sim denunciá-las. Por último, a palavra foi passada a uma outra convidada presente, Rita Bessa, membro da APAV Tavira que sublinhou haver sempre uma porta amiga para ajudar vítimas de violência.
A nossa conferencista, Dr. Sandra Benfica, com os dois alunos, Mariana Carlota e Carlos Teixeira, que abriram a conferência da manhã expondo os seus pontos de vista sobre a pertinência da comemoração do Dia Da Mulher.
Conferência da manhã
Conferência da tarde
Se quiseres saber mais sobre a APAV não hesites em consultar a informação disponibilizada e/ou colocar as tuas questões/dúvidas.
O Gabinete do Aluno é também um local na nossa Escola onde poderás encontrar aconselhamento.
Dia Internacional da mulher / International Women's day (IWD)
Today we celebrate the International Women's Day. I had not thought of doing anything special in class, but one of my students suggested to write something related to this date. As we were studying the structure of complaint letters in English Commercial Correspondence, two students decided to write a complaint about the lack and enequalities of women's rights.
Then I decided to add a timeline to make us think a little bit about the historical events that led to womens' conquers throughout History.
The teacher, Susana Nassa
Australian Women’s
Association
98 The Hulk
Street
8900-548
Leeton
Australia
Australian Minister
Forks Lion street nº110
8800-671 Portland
Australia
23 January 1908
Subject:
Complaint about the discrimination towards women
Dear
Minister Gorge Cobain,
I, Joanne Caroline Francis, president of the
women association, am writing you this letter to complain about the
discrimination towards women.
We formed this group of women because we
want the same rights as you men. We think that it is not fair that you can vote
and we cannot and that you men earn better salaries than the women.
So with this letter we would like the
parliament to change the laws, so that women can have better work conditions,
better salaries and the right to vote like men have.
Best Wishes,
Joanne Francis
(President of the
Australian Women’s Association)
Anna Schröder e Marta Raposo, CEF ADM
IWD - a time line_ 8 março 2012
Read more about Women's Rights Movement in the USA
History of International Women's day - read more
A Timeline - here
History of International Women's day - read more
A Timeline - here
segunda-feira, 5 de março de 2012
Formação PORDATA/RBE
Após a sessão de formação PORDATA - Base de dados de Portugal Contemporâneo dirigida a professores, e que ocorreu no passado dia 31 de janeiro na nossa escola, decorreu hoje, dia 5 de março, uma formação PORDATA/RBE dirigida a alunos. Enquanto a primeira foi dinamizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio, a presente teve o apoio da nossa biblioteca.Esta formação que agora foi dirigida aos cursos da área de Economia, 10º e 11º anos de escolaridade, turmas B, é da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares em conjunto com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, tendo Bernardo Gaivão sido o formador.
O conhecimento do portal PORDATA é uma mais-valia para todos que assim ficam a conhecer uma base de dados de portuguesa que disponibiliza um variado conjunto de documentos, estatísticas e recursos para a elaboração de trabalhos curriculares.Acede ao PORDATA aqui.
Participa na 2ª edição do concurso PORDATA/RBE até 12 de Março.
Mais informação
quinta-feira, 1 de março de 2012
A Máscara - atividade com o ator Vítor Correia
No âmbito da comemoração do Carnaval, e para encerramento da exposição "A Máscara", realizou-se na nossa Biblioteca, no dia 29 de Fevereiro, pela manhã,uma atividade com a presença das turmas 11º TDIE , TIE, 12º C2, e do ator Vitor Correia.
A professora Edite Azevedo abordou o tema da Máscara na perspetiva da sociologia e da psicologia, enquanto a professora Margarida Diniz referiu as diversas funçoes e tipos de Máscaras. Já o convidado deliciou os presentes com relatos das suas experiências teatrais e do seu percurso pessoal no campo das artes e da performance.
A aluna Patricia Estevão vestiu-se de mimo e deambulou pelo evento interagindo com os presentes, durante a hora e meia que o grupo se reuniu.
No final, os participantes foram convidados a participar num exercício próprio do teatro, tendo a aluna Mónica Romba sido a voluntária que se destacou a experimentar o ato de chorar em palco.
Agradecemos, ainda, a colaboração de professores e alunos na cedência de máscaras para a exposição, bem como a participação do grupo de ensino especial. Com a orientação da professora Eliana, a Catarina e o Wilson também conceberam cada um a sua máscara e estas figuraram na mesa de destaques, como se pode ver no vídeo em anexo.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Olhar, ver e aprender com a Arte no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
A prova de que uma visita de estudo é uma atividade privilegiada para a reflexão e a aprendizagem encontra-se neste Roteiro e Relatório de Visita de Estudo ao Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian. A atividade foi organizada pela professora de Filosofia Maria Alberta Fitas, e nela participaram as turmas A1, A2 e E do 11º ano de escolaridade.
Folheie este e-book, realizado pelo Carlos Teixeira, Daniela Domingues, Gyulkibar Ahmed e Mariana Carlota, que nos fala sobre «O poder da arte! Arte, sociedade e mudança», «A Matemática na Arte» e «Arte e Estética», entre outros.sábado, 18 de fevereiro de 2012
Exposição: Para ti, meu amor / For you, my love
For some people Valentine’s Day may seem to be
an excuse of sellers to make people buy and consume even more than they do, but
actually there is History related to the day chosen for the celebration of the
in loved ones. That is why the team of teachers working in the library decided
to exhibit the legend of Valentine’s day and also the myth of Cupid. So, if you
still think that Valntine’s Day is just a day for business, enrich your cultural background and get to
know a bit more about the Saint who married couples.
The team of teachers counted on the help of
Classes CEF Eletricista de Mautenção and Administração for the decoration of the library.
Some students do not enjoy writing so much,
others simply consider Valentine’s Day ridiculous, but others proved that
perhaps there is not a better topic to write about than love. Well, at least some students in the classes
10ºTIG, TAGD, TCM1 and CEF proved that, by writing interesting poems in
Portuguese and also in English. Students from classes 10ºE and 10º C1 also joined in, either writing in Portuguese or in English.
In the
name of all the teachers who participated in the celebration of Valentine’s
day, I would like to leave some words to these students:
Congratulations on your inspiration and effort
to make this day a bit more meaningful for
the school community. It is very rewarding to see our students producing
something with enthusiasm!
The teacher: Susana Nassa
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
VIII Bibliopaper das Letras
Estão abertas as inscrições para o VIII Bibliopaper das Letras. Inscreve-te até ao dia 24 de fevereiro. Para tal, envia um e-mail para mariacouto@estavira.com. Basta indicares o teu nome, ano e turma e manifestares o teu interesse em participar.
A primeira prova é constituída por questões de conhecimentos gramaticais e literários.
Tens uma semana para a realizares e podes socorrer-te de todos os meios de consulta.
Entrega, até ao dia 2 de março, a resolução das questões à professora Maria Antonieta Couto ou deixa-a na Biblioteca.
Há prémios para os três melhores classificados da prova final, a realizar na última semana do segundo período.
Para mais informações, consulta o regulamento.
Há prémios para os três melhores classificados da prova final, a realizar na última semana do segundo período.
Para mais informações, consulta o regulamento.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
O amor em ensaios de escrita poética
Para além dos textos que compõem a exposição «Para ti, meu amor», produzidos pelos alunos do 10º ano, curso profissional TIG, entre outros, aqui publicamos dois, evidência do seu ensaio de escrita poética.
INFORTÚNIO
Procuraste-me pelo Mundo
Andava eu nas montanhas perdido,
Encontraste-me… Vagueando neste sono profundo
Foste o meu sonho preferido!
Logo que te vi… senti uma queda mística
Senti-me completo, com o destino incerto
Roubaste-me o coração, senti-me altruísta,
Um rei, o dono do mundo, um vagabundo!
Nesta confusão, foste… és, a minha maior paixão
Eras tu, a única, que eu queria, que eu desejo!
Por ti dava tudo… até o meu coração, a minha vida,
É por ti que luto, mas tu, minha querida,
Nem sabes da minha existência…
É da minha penitência…
Jorge
Almeida, Nº17, 10º TIG
Meu amor,
minha chave interior
meu céu multicor.
Meu sol que me ilumina,
meu pecado que me incrimina,
minha luz feminina.
Minha mina de diamante,
meu sorriso brilhante.
Minha, meu...
mas eu é que sou teu.
Bruno Andrade e Nuno Jesus , 10º TIG
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Escrita criativa: o amor
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Exposição: Para ti, meu amor
Em articulação com os conteúdos programáticos da
disciplina de Português, os alunos do 10º ano, turmas C2, TAGD e TIG, orientados
pela professora Paula Pereira, realizaram leituras, pesquisas e escrita
criativa sobre o tema do amor.
Por isso, durante esta semana em que se
celebra o Dia de S. Valentim, a par da exposição no átrio da Biblioteca,
publicamos alguns exemplos da sua produção escrita.
Veneza, 4 de Maio
de 1948
Minha querida Inês,
Eram
hoje cinco e vinte da manhã quando a saudade me acordou. Decidi então escrever-te esta carta e dizer-te, meu amor,
que as saudades que tenho aumentam a cada minuto que passam. Sinto a tua falta,
sinto falta do teu cheiro, daquele perfume de jasmim, sinto falta dos teus
cabelos de ouro, do macio da tua pele, sinto falta de ti, somente de ti.
Aqui
em Veneza, sem ti, já nada faz sentido. Tu partiste e o meu mundo desabou.
Fiquei como uma flor sem água. Minha querida Inês, a ansiedade de te poder voltar a abraçar é cada vez maior… As
saudades de ver esse teu sorriso, que é lindo, esses teus olhos azuis como o
céu… Não sei mais como exprimir o quão te amo, só te posso mostrar no momento
em que te beijar.
Inês,
que o vento te leve todos os beijos que te mandei…
Com todo o Amor,
Vasco
Autoria: André Santos, Hélder
Baptista e Joana Rosa, 10º C2
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Semana SeguraNet - Precauções com o comércio eletrónico
Palestra «Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas»
A CMT/BMAC, a Associação Agostinho da Silva e a Associação Nacional de Paremiologia patrocinam a Palestra «Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas», por Fernando Dacosta e Miguel Real, a ocorrer no sábado, dia 11 de janeiro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos ( BMAC), pelas 16:30.
Paralelamente, poderá visitar a exposição sobre Agostinho da Silva.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Acção de formação: INE / RBE - A literacia estatística
.jpg)
«A literacia estatística na aprendizagem do currículo» é uma acção de formação organizada pela Biblioteca com o patrocínio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Instituto Nacional de Estatística. Esta acção mereceu a atenção de muitos professores de várias áreas curriculares e decorreu na segunda feira, 6 de fevereiro, entre as 14:30 e as 17:30 nas instalações da nossa escola.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Semana SeguraNet - Pesquisas na Internet
Utiliza os recursos da Internet com responsabilidade e sentido crítico.
Um mau uso dos recursos da Internet não jogam a teu favor.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
De visita ao Centro de Arte Moderna e ao Museu Calouste Gulbenkian
No dia 12 de janeiro, p.p., as turmas do 11º A1,A2
e E realizaram uma visita de estudo, ao Centro de Arte Moderna e Museu
Gulbenkian, no âmbito do Programa Descobrir
proporcionado pela referida Instituição. Cada turma disfrutou de duas visitas
guiadas, marcadas de acordo com as respetivas áreas de estudo, tendo sido os
alunos acompanhados pelos professores Serafim Gonçalves, Maria Alberta Fitas e
João Madalena, respetivamente.
Dos momentos enriquecedores, não só de aquisição de
conhecimentos sobre arte, ou das múltiplas leituras e reflexão filosófica que
sobre ela se pode fazer, mas também de interdisciplinaridade com a menos óbvia
da disciplina, que tanto nos surpreendeu, a Matemática, se dá aqui
conhecimento. Este é um de entre tantos relatórios que ilustram quão profícua
foi a visita. De outros se dará, brevemente, notícia.
Maria Alberta Fitas
(Professora de Filosofia)
Relatório Visita CAM Sofia Basílioquinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Clube «Mentes Empreendedoras»
A primeira reunião do clube "Mentes Empreendedoras" realizar-se-á no próximo dia 3 de fevereiro, pelas 15h50m, na sala 9, da nossa escola.
A ordem de trabalhos será:
1. Objetivos e cronograma do projeto e clube Mentes Empreendedoras;
2. Diálogo sobre o papel de cada um no clube ME e brainstorming coletivo acerca das funções e propósitos do clube;
3. Próximos passos e tarefas a desenvolver;
4. Formação de grupos de trabalho e distribuição de tarefas.
1. Objetivos e cronograma do projeto e clube Mentes Empreendedoras;
2. Diálogo sobre o papel de cada um no clube ME e brainstorming coletivo acerca das funções e propósitos do clube;
3. Próximos passos e tarefas a desenvolver;
4. Formação de grupos de trabalho e distribuição de tarefas.
Destinatários:
Todos os alunos que participaram
no workshop ME e outros que queiram ser
empreendedores
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Desempenho excelente na primeira prova do Concurso «Jovens Jornalistas de Ciência»
Scientia
ocupa 2º posto na corrida a Nova Iorque
Procurar as melhores histórias. Ir para o terreno. Compilar
informação. Ser criativo. Dominar a língua portuguesa e a terminologia
científica. Ser um jornalista na verdadeira acepção da palavra, encarnando o
seu papel activo enquanto formador de consciências na sociedade. É este o
desafio proposto desde Setembro a mais de 145 equipas lusófonas.
Criar
um artigo jornalístico sobre o projecto de cooperação interescolar Impulsolar
desenvolvido pelo Centro Ciência Viva de Tavira, em 2008, era o repto da organização. Três alunos da turma A2 do 11º ano da nossa escola - Carlos
Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim – acederam ao proposto e enviaram a
sua prova, poucos dias antes de passarmos para 2012.
Aí, as cinco melhores equipas serão colocadas à prova, com uma
entrevista inesperada, lutando pela glória e por uma viagem até Nova
Iorque.
Carlos Teixeira, 11º A2
Subscrever:
Comentários (Atom)




















