BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Desempenho excelente na primeira prova do Concurso «Jovens Jornalistas de Ciência»


Scientia ocupa 2º posto na corrida a Nova Iorque

Procurar as melhores histórias. Ir para o terreno. Compilar informação. Ser criativo. Dominar a língua portuguesa e a terminologia científica. Ser um jornalista na verdadeira acepção da palavra, encarnando o seu papel activo enquanto formador de consciências na sociedade. É este o desafio proposto desde Setembro a mais de 145 equipas lusófonas.

Criar um artigo jornalístico sobre o projecto de cooperação interescolar Impulsolar desenvolvido pelo Centro Ciência Viva de Tavira, em 2008, era o repto da organização. Três alunos da turma A2 do 11º ano da nossa escola - Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim – acederam ao proposto e enviaram a sua prova, poucos dias antes de passarmos para 2012.  
 No passado sábado, as classificações foram divulgadas, sendo que a equipa tavirense arrecadou o segundo lugar a nível nacional e o primeiro no Algarve! A apenas um ponto de tomarem a dianteira classificativa, a equipa Scientia parte para a segunda prova, em vídeo, com o intuito de manter o bom trabalho e reduzir, quem sabe, a desvantagem para o primeiro classificado - uma equipa bracarense.
 Neste concurso, “Jovens Jornalistas de Ciência”, promovido pelo jornal online Ciência Hoje e pelo Ciência Viva, três provas são as etapas a ultrapassar, até se chegar à fase final e presencial, na gala Seeds of Science, na Figueira da Foz, durante o mês de Maio, em que se atribuem, a personalidades da realidade científica nacional, distinções variadas.

Aí, as cinco melhores equipas serão colocadas à prova, com uma entrevista inesperada, lutando pela glória e por uma viagem até Nova Iorque.  

Carlos Teixeira, 11º A2



Para aceder ao site do Concurso Jovens Jornalistas de Ciência, clic aqui


Conheça a reportagem elaborada pela equipa ScientiaA conquista além-mar dos fornos solares




Sem comentários:

Enviar um comentário