BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 22 de março de 2011

Semana da leitura: Apreciação crítica de «Abandonada», de Anya Peters

O livro que escolhi foi Abandonada de Anya Peters. O fundo apresenta-se, com o rosto de uma bebé com uma lágrima no olho direito e com uma expressão carente, entristecida e sem alegria alguma. Vê-se nitidamente que é uma criança infeliz, sob um fundo lilás. A contracapa é simples, também com fundo em que aparece uma frase bastante marcante e, que, depois da leitura do livro, faz todo o sentido “Só queria pertencer a algum lado, que alguém cuidasse de mim”.

A biografia da autora é contada no decorrer do próprio livro. É nele que esta descreve a sua dolorosa infância longe da mãe biológica. Anya Peters sentiu necessidade de dar a conhecer ao mundo, através de um blogue on-line, a sua emocionante história de vida, sendo ela uma sem-abrigo. Desempregada e sem casa, Anya encontrou refúgio nas diversas bibliotecas por onde passava, onde se entregou, por completo, à escrita. A sua vida, desde cedo, tornou-se num pesadelo pois, sendo filha ilegítima, é logo entregue a uma tia, cujo marido inflige humilhações, maus-tratos e violações à criança. A parir destas situações que marcam a vida de Anya nasce esta emotiva e dramática história. Este livro fala da história de vida de uma menina que cresceu com contornos chocantes e poucos momentos de alegria.

Esta é uma história verídica contada na primeira pessoa. Anya foi um descuido da sua mãe numa relação com um homem casado, razão pela qual foi separada da sua mãe biológica à nascença. Posto isto, cresce ao lado dos seus tios aos quais chama de “mamã” e de “papá ”. Contudo, a mãe biológica de Anya ia visitá-la frequentemente, passando-se como tia. Por vezes, tinha também a visita do seu pai, que só passado algum tempo é que soube que ela era sua filha. Anya cresceu num ambiente de terror, dominado pelo seu tio violento e abusador. Desde muito nova, Anya foi vítima de mais tratos físicos e psicológicos pelo tio. Anya além destes maus-tratos, foi obrigada a assistir ao abuso que o monstro do tio fizera diversas vezes às suas “irmãs”. Assim que tiveram oportunidade, estas saem de casa e Anya começa a ser a vítima destes abusos sexuais de forma descontrolada e perversa, a ponto de abusar de Anya à frente dos “irmãos”. Estes acham piada ao sucedido e começam a tratar Anya como uma autêntica prostituta. Cansada de tanta pressão e humilhação acaba por denunciar o tio à polícia, que mais tarde é preso.

Com o tio preso, Anya tenta ultrapassar o seu passado, tão presente. Esta começa a ter uma vida incerta e sem rumo. Até que, com o passar dos anos, se apercebe que não pertence a lado nenhum. Com medo de acabar sozinha e sem família, perdoa o tio, mesmo sabendo que o que tinha acontecido, podia voltar a acontecer. Passado algum tempo, sente que o seu lugar afinal não é ali.

Decidida a começar uma nova vida, esconde os seus sentimentos e tenta seguir a sua vida com o seu amor, que, depois de se aperceber da fraqueza psicológica e insegurança de Anya, começa a maltratá-la. Por fim, Anya consegue deixá-lo. Inocente, Anya acreditava que o seu pai, como prometera, ia sustentá-la e apoiá-la de maneira a proporcionar-lhe uma vida estável, coisa que nunca aconteceu. Sem cumprida esta promessa, Anya, quando dá por si, está a viver dentro de um carro, a tomar banho nos hospitais e a pedir nas ruas. Consciente da sua situação, ganha coragem e procura ajuda em diversas instituições para pessoas desfavorecidas ou centros de acolhimento, mas sempre sem sucesso, pois estes encontravam-se cheios.

Sem outro refúgio, Anya começou a passar muito do seu tempo com um padre, confessando-se e pedindo-lhe ajuda. Este acaba por aconselhá-la a transmitir tudo o que sentia para o papel. Com isto, Anya acaba por ouvir falar de vários sítios na Internet que lhe permitiam fazer isso. Aceitando o conselho do padre, Anya começa por fazer um blogue de origem incógnita onde conta toda a sua vida e expressa tudo aquilo que sentia nos diversos momentos que passara. Foram estes sentimentos e situações que ela descreve que acabam por atrair e deixar comovidas inúmeras pessoas, ganhando cada vez mais leitores. Certo dia, Anya fica surpreendida quando é contactada por uma editora, a propor-lhe para escrever um livro cujo tema era a sua própria vida. Passado algum tempo, o livro é publicado. Anya, actualmente, partilha uma casa com os seus amigos, onde é amada e acarinhada por todos.

Este livro foi importante para mim, não só porque aborda temas preocupantes na sociedade actual, como os abusos sexuais infantis e a triste realidade dos sem-abrigo. mas também porque é uma história extremamente comovente, que nos dá uma visão realista do mundo dos sem abrigo, tantas vezes ignorado. Fiquei sensibilizada pela maneira como ela nos mostra o interior da alma de uma criança que sofreu os piores abusos possíveis É um livro que conforme que se vai lendo dá cada vez mais vontade de o ler. Acho que devíamos todos ler este livro porque mostra coragem, mostra que devíamos dar mais valor ao carinho que recebemos todos os dias nas nossas casas, e também argumenta que não devíamos desistir das coisas à primeira vez.

Recomendo a sua leitura, já que é uma história verídica e muito impressionante.


PETERS,  Anya, Abandonada, Ideias de Ler, Porto,2008

Carina Guerreiro, nº 5,  11º C1

segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da leitura - «Leve um livro para a cama», de Henrique Barreto Nunes


Está aberta a semana da leitura e a nossa primeira sugestão é a de não deixar passar um dia sem se dedicar, nem que seja por uma dezena de minutos, à leitura. Como estímulo para tal tarefa, aqui transcrevemos um texto de Henrique Barreto Nunes:



Leve um livro para a cama
Vá à Feira do Livro, às livrarias, às bibliotecas que emprestam livros e traga um livro.
Leve o livro para casa. Leve o livro para a cama.
É sempre uma boa companhia. Quando lê, nunca está sozinho.

Mas primeiro dispa-o cuidadosamente do papel ou do saco de plástico que o envolve.
Depois, pode demorar-se a apreciar a encadernação, acariciar a lombada, abri-lo lentamente, folheá-lo devagarinho até encontrar uma ilustração mais interessante, pode voltar ao princípio, começar a lê-lo sem pressas, entusiasmar-se e mesmo acabar de repente, com sofreguidão.
E pode começar de novo de uma maneira ou de outra. Um livro tem sempre algo de diferente a revelar, às vezes custa é descobri-lo.
Pode voltar a pegar-lhe no dia seguinte, todos os dias, até se cansar, que ele permanece sempre a seu lado.

Não precisa de fazer uma leitura segura: não é necessário pôr-lhe uma capa plástica para o proteger. As suas mãos podem sentir-lhe a textura, a suavidade, a qualidade do papel, o cheiro da tinta e o pior que pode acontecer-lhe é ficar seduzido para sempre.
Pode lê-lo em qualquer posição, de trás para a frente, de frente para trás ou mesmo começar pelo meio. O livro está sempre disponível para se entregar a quem o ama.

Talvez seja mesmo o primeiro a lê-lo, e então aja com mil cuidados, porque vai querer saborear esse momento raro de colher as primícias do seu conteúdo.
E também há-de querer lê-lo mais vezes.


Leve um livro para a cama.
Ler, às vezes, é quase tão bom como fazer amor.
Leve um livro para a cama, hoje, amanhã, sempre.
Henrique Barreto Nunes

sexta-feira, 18 de março de 2011

Semana da Leitura 2011, em Tavira

Este ano, a Semana da Leitura é comemorada de 21 a 26 de Março, a nível nacional, e a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e o Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares colaboram nesta iniciativa.

Durante este semana, o concelho vai ser presenteado com diversas apresentações valorizadoras da importância da palavra,  falada e escrita, para a comunicação  e o entendimento: Maré de Contos.

Programa a nível concelhio:


De 21 a 25 de Março, 18h00
Workshop de Escrita Criativa por Pedro Chagas Freitas
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

De 22 a 26 de Março
Feira do Livro
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Segunda-feira, dia 21 de Março, 22h00
Espectáculo inaugural da Maré “Poetas da Lusofonia” com Afonso Dias
Mercado da Ribeira

Terça-feira, dia 22 de Março
10h00 e 14h00
Workshop “Livros gigantes… com mais de mil histórias dentro” por Natália Tost
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

21h00
Workshop “Direitos Humanos”, pela Teatroteca D. Paio Peres Correia
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

22h00
Sessão “Contos de medo e mistério” por Sandro Colaço
Clube de Tavira

Quarta-feira, dia 23 de Março,
10h00 e 14h00
Workshop “Histórias da Butónia” por Natália Tost
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

21h00
Sessão “Contos Algarvios”
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Quinta-feira, dia 24 de Março
 14h30
“Fados e Poesia com Alegria”
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

22h00
Sessão “Contos do Mundo”
Clube de Tavira

Dias 24 e 25 de Março
Workshop “Máquina da Poesia” com Miguel Horta
Escolas do concelho

Sexta-feira, dia 25 de Março
14h00
Apresentação do projecto “Tecer para dar e ler” por Maria Morais
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

22h00
Sessão de contos por Contabandistas
Távila

Sábado, dia 26 de Março,
10h00
Workshop “Contos de auto estima e de motivação, enquanto inclusão social” por Thomas Bakk
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

15h00
Workshop “A palavra em jogo” por Thomas Bakk
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

21h30
Workshop “À Volta dos contos” por Contabandistas
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

23h00
Concerto com banda local
Clube de Tavira

Domingo, dia 27 de Março
15h00
Entre poemas e amigos” por Grupo de Cantares de Cachopo, Miguel Horta e Thomas Bakk
Cachopo

18h00
Teatro “A minha amiga gaivota” (leitura encenada), pela Armação do Artista
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

quarta-feira, 16 de março de 2011

Canguru Matemático sem Fronteiras 2011

O Concurso Canguru Matemático 2011 realiza-se mais uma vez na nossa escola por iniciativa do Grupo de Matemática. A prova única decorre no dia 17 de Março de 2011 (quinta feira), na própria escola, da parte da tarde, com início oficial às 14h10.
Atendendo ao ano de escolaridade em que os alunos se encontram, assim será a categoria em que serão inscritos: 
- Cadete (9.º ano de escolaridade),
- Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade),
- Estudante (12.º ano de escolaridade).
A prova consiste num questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente, sendo a pontuação máxima 150 pontos, em qualquer uma das categorias acima mencionadas.. Os alunos começam com uma pontuação de 30 pontos e por cada resposta errada serão penalizados em 1/4 da pontuação da questão. As provas das  categorias Cadete, Júnior e Estudante têm 10 questões de 3 pontos, 10 questões de 4 pontos e 10 questões de 5 pontos.

Este ano haverá prémios para os melhores classificados a nível nacional em todas as categorias: livros de divulgação e DVD de simetria. Para os alunos que participem nas categorias Júnior e Estudante, haverá ainda o prémio adicional de inscrições na Escola de Verão DMUC/UC - inscrições limitadas e dados a confirmar - para os melhores classificados a nível nacional.

O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe uma selecção prévia.

Satisfaça já a sua curiosidade sobre estas provas, acedendo a exemplares que foram realizados em anos anteriores. Clique aqui.

Comemoração do Centenário do Dia Internacional da Mulher




Para comemorar o Centenário do Dia Internacional da Mulher, realiza-se hoje, quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 20:30h, no Auditório da nossa escola, uma celebração que contará com a declamação, por alunos e professores, de poemas inspirados na mulher e a audição de músicas alusivas à mesma. Esta é também uma iniciativa no âmbito do Projecto Ler+, promovida pelo CNO em parceria com a nossa Biblioteca.

terça-feira, 15 de março de 2011

Visita às exposições do Palácio da Galeria: «Cidade e Mundos Rurais - Tavira e as sociedades agrárias» e «Lapso de Tempo»


Na passada quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, no âmbito da disciplina de Filosofia, a turma 10ºA2, de Ciências e Tecnologias, foi visitar o Palácio da Galeria com o propósito de conhecer as duas exposições em montra, sendo estas «Cidade e Mundos Rurais – Tavira e as sociedades agrárias» e «Lapso de Tempo».

A turma reuniu-se na entrada do Palácio juntamente com a directora de turma e professora de Filosofia, a Professora Maria Fitas. A turma foi dividida em dois grupos, ficando cada um à responsabilidade de uma guia, nomeadamente, Luísa Ricardo e Patrícia Gonçalves, que iria então dar a conhecer detalhadamente cada exposição.


Os alunos encaminhados para a exposição «Cidade e Mundos Rurais – Tavira e as sociedades agrárias» tiveram a oportunidade de ficar a saber mais sobre a história, as descendências da cidade de Tavira e as influências que originaram a sociedade de hoje e a sua cultura.

Resumindo a informação adquirida na exposição:

Tavira não é constituída apenas pela cidade em si mas também pelas suas zonas rurais (mais conhecidas por campo). Apesar de os habitantes destas áreas serem menos do que os da cidade, desempenharam um importante papel para o desenvolvimento desta, principalmente através de actividades comerciais.

Os islâmicos, antigo povo que habitou esta zona do Algarve, deixaram uma herança cultural importantíssima à cidade de Tavira, que ainda hoje perdura, essencialmente em termos de tecnologias agrícolas (condutas de água como noras e canais de rega, contractos de agricultura, técnicas de moagem e de produção de azeite) e arquitectura (casas de terra, pedras, cal e taipa – materiais reutilizáveis e favoráveis ao ambiente que têm vindo a ser cada vez mais utilizadas pelos arquitectos desta zona). Influências deste povo são visíveis também em tradições e actividades que ainda se praticam, como, por exemplo, na música popular e na arte têxtil. Apesar deste «conjunto de saberes passado de geração em geração», disse-nos a guia Luísa Ricardo, muitas foram as tradições que se perderam ao longo dos anos.



Já na exposição «Lapso de Tempo» de Luís Ramos, os alunos puderam observar fotografias de zonas balneares da costa portuguesa em diferentes alturas do ano. A organização da exposição consistia em vários pares de fotografias (dípticos) das mesmas zonas balneares, colocadas ao lado uma da outra, tiradas em diferentes épocas do ano (verão e inverno). A visita à exposição foi ainda completada com a visualização de dois vídeos realizados na praia da Altura.

Nesta exposição, os alunos exploraram livremente o espaço, observando as fotografias, de modo a construírem uma opinião pessoal acerca da sua mensagem. Depois de tirarem as suas conclusões, os alunos partilharam com a guia Patrícia Gonçalves as suas opiniões e até mesmo experiências próprias.

Resumindo algumas das ideias partilhadas:

A partir do século XVIII é que as praias começaram a ser usufruídas pelo Homem mas apenas para efeitos medicinais, pois até aí a praia era vista como um lugar misterioso e obscuro que dava origem a mitos e lendas, temidos pelo Homem. No entanto, ao longo do tempo, as praias têm vindo a ser cada vez mais frequentadas, essencialmente no Verão, e isto deve-se a uma evolução da cultura e da mentalidade das sociedades.

Este lugar é agora visto como um lugar exótico e de diversão, que atraí pessoas de todo o lado. Com a ‘descoberta’ destes lugares, houve uma evolução do sector turístico nas zonas do litoral – novas construções surgem todos os anos nas zonas costeiras, desde casinos, hotéis, discotecas, centros comerciais, apartamentos. Este desenvolvimento proporcionou novos postos de trabalho e um crescimento económico destas regiões, mas, por outro lado, levou à destruição de zonas florestais, habitats naturais e à poluição das praias e das águas.

Concluímos que esta visita foi bastante interessante e enriquecedora para a turma, tanto a nível pessoal como escolar. Permitiu aos alunos conhecerem um pouco mais da história da sua terra e da sua zona e partilharem conhecimentos e experiências entre si.

No geral, a turma gostou da visita e gostaria de repetir, se possível, a uma outra exposição.

Carolina Silva, nº5, Miguel Silva, nº24, 10ºA2

segunda-feira, 14 de março de 2011

HOMENAGEM À MULHER

No ano em que se celebra o centenário do Dia Internacional da Mulher, reservámos a semana de 14 a 18 de Março para prestar um HOMENAGEM à MULHER.
Por iniciativa das alunas da professora Lúcia Faleiro, inscritas a Português Língua Não Materna, no CNO, estará patente, no átrio da Biblioteca, uma exposição sobre mulheres célebres e os direitos que estas têm vindo a conquistar.
Quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 20:30h, decorre, no Auditório da nossa escola, uma celebração que contará com a declamação, por alunos e professores, de poemas inspirados na mulher e a audição de músicas alusivas à mulher.

sábado, 12 de março de 2011

Inauguração da Casa Álvaro de Campos em Tavira


Álvaro de Campos, heterónimo pessoano de naturalidade tavirense, já tem um espaço de cultura exclusivamente a ele dedicado em Tavira. É a Casa Álvaro de Campos, situada na Rua D. Marcelino Franco, 20, na Corredoura, e que hoje, 12 de Março, foi inaugurada.
A convivência entre os inúmeros presentes foi intercalada pelos discursos de inauguração de Carlos Lopes, presidente da Direcção da Casa Álvaro de Campos, Dália Paulo, directora regional do Ministério da Cultura, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, e  Teresa Rita Lopes, uma especialista da obra pessoana, e a animação musical por Desidério Lázaro (saxofone) e Paulo Silva (contrabaixo). Houve ainda oportunidade para o lançamento do livro Álvaro de Campos, o engenheiro de Tavira, fruto do I Encontro Internacional Álvaro de Campos, ocorrido em Outubro passado, em Tavira.


Não deixem de visitar este espaço e apreciar os diversos objectos artísticos, desde esculturas a marcadores de livros, dedicados a Álvaro de Campos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Palestra: Do transistor às nanotecnologias


A convite de um grupo de alunos do 12º A1, realiza-se, hoje, sexta-feira, dia 11 de Março, no Auditório, uma palestra pelo Professor Dr. Jorge Semião, da Universidade do Algarve.

O tema a abordar, «A evolução dos sistemas integrados: do transistor às nanotecnologias» integra-se no âmbito do trabalho de projecto que os alunos Alexandre Matias, Hélio Valente, João Gonçalves, João Santos e Tânia Baptista têm estado a desenvolver e que tem como título: Evoluções Tecnológicas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Poesia de Afectos - reportagem


Numa colaboração com a DREALG e a nossa Biblioteca escolar, Afonso Dias, cantor e actor, veio à Escola Secundária Dr. Jorge Correia, de Tavira, no âmbito dos Projectos Curriculares de várias Turmas e em articulação com o Projecto de Educação Sexual. Encontrou-se connosco no dia 28 de Fevereiro, pelas 14:10h, e falou sobre o amor e relações afectivas.

Foi feita, inicialmente, uma breve introdução ao seu trabalho e ao tema da sessão pela professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas.

Depois da sua apresentação, o actor recitou-nos um poema de António Gedeão, em que se falava de Amor, repetindo esta mesma palavra várias vezes. Começou de tal maneira que nós nem nos apercebemos que já estávamos dentro do acontecimento.

A sessão foi passada com muitas citações de poemas, de poetas, como Henrique Barreto Nunes, Carlos Drummond de Andrade - autor do livro Amor Natura , que conta com “Declaração de Amor”- , Natália Correia, Luís de Camões e Eugénio de Andrade, entre outros.

Ouvimos (ditos e cantados) variadíssimos poemas, de conceituados poetas portugueses e brasileiros e, no fim, cantou-nos a música “Quem tiver medo que fuja”, na qual participámos cantando com Afonso Dias.

Na nossa opinião, foi uma palestra muito educativa, pois aprendemos várias maneiras de expressar o nosso amor e sentimentos, através da poesia e da música. Sentimos os poemas de tal forma que ficámos a pensar no verdadeiro significado de amor.
Beatriz Ávila, nº4 -10ºB
Francisco Mártires, nº10 – 10ºB

Intercâmbio com Perpignam


O Projecto «A Língua Portuguesa na Europa: O Lycée Arago», dinamizado pelos professores Ana Alves, António Rosendo e Paula Pereira, e um grupo de alunos do 12ºano, turmas A1, A2 e A3, continua muito activo e a partir de 10 de Março recebe na nossa escola e na nossa cidade alunos de Perpignan, França.


Os nossos alunos visitaram essa região e o Lycée Arago no passado mês de Setembro e agora é a nossa vez de retribuir a hospitalidade. A Câmara Municipal de Tavira é um parceiro relevante neste intercâmbio uma vez que Tavira e Perpignan são cidades geminadas.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Centenário do Dia Internacional da Mulher

«Celebra-se este ano o Centenário do Dia Internacional da Mulher. A criação de um dia das mulheres que fosse celebrado em todo o mundo foi proposto pela primeira vez por Clara Zetkin, em 1910. Esta decisão, tomada na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, foi inspirada nas manifestações e greves das operárias que tiveram lugar nos Estados Unidos da América em 1908 e 1909.

Clara Zetkin (1857-1933) foi, com Friedrich Engels (1820-1895) e August Bebel (1840-1913), a principal teórica da «questão das mulheres» no movimento operário revolucionário alemão e internacional.
Clara Zetkin lutou ao longo da vida pelo sufrágio universal, pelo direito ao divórcio e pela igualdade de oportunidades, quer no Partido Social Democrata alemão, quer no comunista. Foi presidente do parlamento alemão (a primeira presidente mulher dum Parlamento) em 1932, tendo combatido o nazismo antes de ser obrigada a fugir. Zetkin lutou pela paz mesmo durante a primeira guerra mundial quando a maioria dos partidos alemães fez uma trégua na luta interna em nome da "unidade" (organizou por exemplo uma Conferência de Paz em Berlim em 1915).

1909 – O primeiro dia nacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos da América a 28 de Fevereiro.

1910 – Na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, Clara Zetkin propõe a realização de um Dia Internacional da Mulher.

1975 – A Organização das Nações Unidas [ONU] começa a celebrar o Ano Internacional da Mulher. Neste ano realiza-se a 1ª Conferência mundial sobre as Mulheres [México]) e inicia-se a década da ONU sobre as mulheres [1975-1985].

Em Portugal, a primeira comemoração de que existe notícia, remonta a 1953. Apesar da proibição da ditadura, algumas dezenas de mulheres reuniram-se em Lisboa, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A primeira comemoração do 8 de Março em liberdade foi realizada em 1975


A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República vai celebrar o Centenário do Dia Internacional da Mulher com um conjunto de espectáculos, tertúlias e conferências em diversos pontos do país.»
  Veja o programa das comemorações e a fonte do texto transcrito clicando aqui

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher e seu centenário

Um grupo de alunas a estudar Português Língua Não Materna, no CNO, está a organizar a comemoração do Centenário do Dia Internacional da Mulher em Tavira.

Pintura de Paula Rego

Programa:

8 de Março - Entre as 14:00 e as 17:00, encontro no Jardim do Coreto.  (Sugere-se que as mulheres se façam acompanhar de um cachecol roxo)

12 de Março - Almoço no Hotel Porta Nova (mediante convite e inscrição)

14 a 18 de Março - Exposição sobre mulheres célebres e direitos que a mulher tem vindo a conquistar, no  Átrio da Biblioteca da Escola Secundária de Tavira

16 de Março - Sessão de poesia e música alusivas à mulher, no Auditório da Escola Secundária  Dr.   Jorge Correia -  Tavira, pelas 20:30h


No panfleto impresso, este grupo de mulheres inclui um slogan muito pertinente:

Pensando globalmente, actuamos localmente.

aspecto global : http:// www. internationalwomensday.com/

contacto local : Lyndal  lyndalb@hotmail.com
________________________________________
Este grupo de dinamizadoras da Comemoração do Centenário do Dia Internacional da mulher apoia também a Marcha/Passeio em Tavira que decorrerá no dia 8 por iniciativa da Associação Oncológica do Algarve, em parceria com o Município de Tavira.

Saiba mais sobre esta iniciativa clicando aqui. Mobilize-se e apoie esta causa participando nessa marcha/passeio!

terça-feira, 1 de março de 2011

Nós e os outros : o mundo lusófono - TIMOR

Durante o mês de Março, a Biblioteca  dedica um dos seus expositores do interior do seu espaço a mais um dos países lusófonos: Timor.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Poesia de Afectos com Afonso Dias

No âmbito dos Projectos Curriculares de Turma, e em articulação com o  Projecto de Educação Sexual das turmas da nossa escola, realizam-se, na proxima segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, no Auditório da nossa escola, duas sessões de poesia com o actor e cantor Afonso Dias.
Nessas sessões, agendadas para as 14:10 e as 15:50, serão recitados  e cantados poemas em articulação com o tema “Afectos e Relações Interpessoais”.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

XVI Olimpíadas do Ambiente - participação da nossa escola


No dia 22 de Fevereiro, realizou-se, na nossa Escola, a segunda eliminatória das XVI Olimpíadas do Ambiente. Estas Olimpídas  têm como objectivo fundamental sensibilizar a comunidade escolar para a problemática ambiental, aprofundando o conhecimento sobre a situação portuguesa e mundial.


Dos doze alunos inscritos para a primeira eliminatória, foram apurados três para esta segunda fase: Marta Yarynych ( 10º A1), Rúben Sousa (11º A4) e Pedro Santos (11º A4).
Estes são agora os candidatos à fase final e a nível nacional, que decorrerá entre 28 de Abril e 1 de Maio. Aguardamos uma boa prestação destes alunos que não temem testar os seus conhecimentos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olimpíadas de Química

No dia 9 de Fevereiro, três equipas da nossa escola participaram na fase regional das Olimpíadas de Química, na Universiadade do Algarve. Não lograram alcançar o primeiro lugar, que dá acesso imediato à fase nacional,  a realizar em Lisboa, mas a sua prestação foi muito honrosa.
As três equipas participantes já na posse do seu certificado, acompanhadas pelo guia que as adoptou e acompanhou o dia todo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Património Cultural Imaterial

A Direcção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a FNAC Algarveshopping, entidade parceira /mecenas do concurso, e com o apoio da Direcção Regional de Educação do Algarve, promove, quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, pelas 14:10, no Auditório da nossa escola, uma acção de sensibilização do Projecto Património Cultural Imaterial. Esta iniciativa realiza-se no âmbito da promoção do Ano Internacional da Juventude e visa promover a educação patrimonial junto dos jovens.

Objectivos do Projecto:

Através de uma vertente dinâmica e participativa, que pretende desafiar a criatividade individual, esta iniciativa tem como objectivos primordiais:

• Sensibilizar e envolver os jovens e a comunidade em geral para a questão do património e herança cultural da região;

• Motivar os jovens da região a conhecerem melhor e a valorizarem as suas memórias e identidade cultural;

• Promover o conhecimento do património imaterial algarvio e torná-lo objecto de obras criativas;

• Estimular olhares e uma perspectiva contemporânea, por parte dos jovens, para com o legado patrimonial imaterial;

• Valorizar as tradições;

• Fomentar a criatividade.

Com esta iniciativa procura-se promover junto da comunidade, e principalmente dos mais jovens, o interesse e curiosidade destes para com a sua própria cultura, aproximando-os das tradições e promovendo novas perspectivas sobre a herança da região. Deste modo, promove-se o cruzamento entre a memória e o tradicional, com rasgos de contemporaneidade originais e criativos como forma de conhecer, divulgar e preservar todas as expressões, praticas e representações patrimoniais imateriais associadas e exclusivas da região.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Palestra: Aristides de Sousa Mendes, na Biblioteca Álvaro de Campos

A Associação Internacional de Paremiologia (AIP), em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, leva a cabo, hoje, 12 de Fevereiro, pelas 21:00h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos uuma palestra intitulada:  “Aristides de Sousa Mendes: uma memória resistente”.
Aristides Sousa Mendes é conhecido como  "o Schindler português", por ter salvado dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. O orador é António Moncada de Sousa Mendes
António Moncada de Sousa Mendes é Licenciado em Ciências Políticas e Mestre em Filologia Russa (Teatro Contemporâneo). Juntamente com Álvaro de Sousa Mendes, seu primo, é um dos criadores da Fundação Aristides de Sousa Mendes que tem como grande objectivo a difusão da Memória de A. Sousa Mendes.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Semana SeguraNet - Vírus Informático

Para encerrar a Semana SeguraNet, aqui vos deixamos mais um trabalho sobre esta temática.

Palestra: Segurança na Internet

No dia 10 de Fevereiro, pelas 11:00h, no Auditório da nossa escola, decorreu uma sessão organizada pela coordenadora PTE, professora Conceição Santos, com a presença das  turmas 9º OPINF, 12º TTUR e  12º TAPSI.
Esta palestra integrada na Semana SeguraNet teve como orador o Dr. Nicolae Santos (DREAlg).

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Semana SeguraNet - Telemóveis

Na sequência das suas actividades na disciplina de Informática, ministrada pela professora Conceição Santos, os alunos CEF - Op. Inf.1 elaboraram trabalhos que foram partilhados primeiro com os alunos do 11ºC1, que previamente fizeram a  revisão do texto, numa sessão na Biblioteca no passado dia 7 de Fevereiro.
Aqui publicamos mais um desses trabalhos:



II Ciclo de Conferências «O Algarve e as Guerras Liberais»

No dia 10 de Fevereiro, turmas do curso de Humanidades irão assistir, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, ao II Ciclo de Conferências «O Algarve e as Guerras Liberais».
Estas conferências, promovidas pelo Regimento de Infantaria n.º 1, realizam-se no âmbito das comemorações dos 215 anos do Quartel da Atalaia.
A primeira conferência, «A participação do Sul nas Guerras Liberais», será proferida por Alexandre Sousa Pinto, a segunda, intitulada «Aspectos das lutas liberais no Algarve» é da responsabilidade de António Rosa Mendes, e a última, «A Guerrilha do Remexido», tem como orador Pedro Neves.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Semana SeguraNet - Chat e IM

Nesta semana dedicada à segurança na Internet, aqui publicamos mais um trabalho dos alunos CEF- Op., Inf1, orientados pela professora Conceição Santos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Olimpíadas de Química - Participação da nossa escola

Mais uma vez,  a nossa escola participa nas Olimpíadas de Química, este ano com três equipas, o número máximo permitido por escola. A prova, ainda na fase regional, decorre na Universidade do Algarve, quarta-feira, dia 9 de Fevereiro, e os alunos serão acompanhados pela professora Cristina Castilho.
Aguardamos uma boa prestação por parte  dos nossos alunos, a saber:

EQUIPA 1 : João Pedro Teixeira Horta, Marta Sofia Gonçalves Martins e Miguel Baptista Lopes Correia Figueira (Ano: 10º, Turma: A1)

EQUIPA 2 : Andreia Filipa Caetano Viegas , Carlos Moura Pereira Lucas Teixeira  e Ricardo Alexandre Mourato Rolim Oliveira ( Ano: 10º , Turma: A2)

EQUIPA 3 : Inês Correia da Silva Pires Faleiro, Mariana Correia da Silva Pires Faleiro e Marta Correia da Silva Pires Faleiro (Ano: 11º, Turma: A2 ).

Semana SeguraNet - Trabalho «Vírus Informático»

Nesta semana dedicada a conteúdos sobre Segurança na Internet, aqui fica mais um trabalho de um grupo de alunos CEF- Operadores de Informática:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Semana SeguraNet - Correio electrónico

Nesta semana dedicada à Segurança na Internet, aqui vos deixamos um trabalho de um grupo de alunos do CEF- Operadores de Informática, sobre o tema «Correio electrónico».


Manual de Literacia da Internet

A página SeguraNet disponibiliza diversas recursos úteis para uma navegação e utilização mais segura da Internet. O Manual de Literacia da Internet é uma publicação on-line  dirigida a encarregados da educação e a todos os educadores que permite melhor atingir tal finalidade. Clique na imagem e acederá à
 aplicação.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Semana SeguraNet

De 7 a 11 de Fevereiro, decorre a Semana Seguranet, pelo que na nossa escola irão decorrer diversas actividades fruto da colaboração entre professores e alunos  de cursos e anos distintos.
Para abrir a semana, decorre, na Biblioteca, entre as 11:40 e as 13:10, uma actividade de parceria entre a turma CEF - 9º ano, Operadores de Informática (OpInf.1), e a turma de Humanidades - 11º C1. Motivados pelos seus professores, respectivamente Conceição Santos (Grupo de Informática) e Ana Cristina Matias (Grupo de Português / Biblioteca),  os alunos cooperaram no produto final de trabalhos sobre a a temática da Segurança na Internet. A turma OpInf1 foi responsável pela parte do conteúdo dos trabalhos, e a turma 11º C1 desempenhou o papel de revisores de texto. Num segundo momento da actividade, a ocorrer segunda-feira, 7 de Fevereiro, os alunos da turma OpInf1 apresentarão os seus  trabalhos aos colegas do curso de Humanidades, e outros utilizadores presentes na Biblioteca,  e serão monitores da exploração de vídeos e de Jogos Educativos SeguraNet.



Workshop de Cerâmica

Realizou-se, na semana de 25 a 29 de Janeiro, um workshop de cerâmica orientado pelo ceramista Ricardo Lopes. O público-alvo foi o 12ºE. A actividade decorreu bastante bem e foi acolhida com excelente receptividade pelos alunos.

Este workshop surge no contexto da participação da escola no projecto TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Actuais). TASA é um projecto da CCDR Algarve, curado e executado pelo estúdio the-home-project Gbr (Berlim).

A turma de Artes do 12º ano foi convidada a participar neste projecto sob orientação das professoras Zélia Paixão (Oficina de Artes) e Cristina Viana (Oficina Multimédia), e a experieência tem sido até agora muito enriquecedora e positiva.

Pretende-se que os alunos fiquem sensibilizados ao tomarem contacto com saberes antigos, no âmbito do artesanato, e os consigam aplicar na criação de novos produtos, mais adequados ao mundo actual.

Este é para já o desafio para estes jovens criadores – Conhecer e divulgar saberes ancestrais e aplicá-los em soluções actuais.

Serão capazes?... Sabemos que sim!

Professora: Zélia Paixão

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Arte acontece…



Balanço das exposições temporárias do 12ºE


Durante as duas últimas semanas do mês de Janeiro, estiveram patentes ao público duas exposições paralelas de trabalhos dos alunos de Artes do 12º ano, conforme foi divulgado em cartaz.

Estas exposições surgiram do estudo e aplicação dos conteúdos “Metodologia do Projecto” e Áreas de Desenvolvimento” leccionadas em Oficina de Artes (professora Zélia Paixão). A partir do mote “Projectar uma exposição temporária”, os alunos criaram projectos para duas exposições em que mostraram os seus próprios trabalhos desenvolvidos em Oficina de Artes e Desenho (professor Reinaldo Barros).

As exposições decorreram paralelamente na Biblioteca, onde estiveram expostos trabalhos de Oficina de Artes que abrangeram diversas Áreas de Desenvolvimento, e na Sala 42 (futuro Gabinete de Apoio ao Aluno). Aí estiveram expostos trabalhos de Desenho desde o 10º ano até ao momento presente.

O balanço das exposições, a julgar pela receptividade, foi claramente positivo, uma vez que só a exposição da Sala 42 contou com cerca de quatrocentos visitantes! Entre os visitantes à sala 42 e à Biblioteca contaram-se turmas dos 8º e 9ºanos da Escola D. Manuel I, tendo os seus guias sido os alunos do 12ºE.

A Arte acontece na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia…

Deixemo-la acontecer!



Professora: Zélia Paixão




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

«Carta aos pais» do cientista Fernando Carvalho Rodrigues, redigida pela Equipa «Carisma» (Concurso «Se eu fosse... cientista!)

A equipa «Carisma» também se encontra  apurada para a segunda etapa do concurso «Se eu fosse.. cientista!», graças ao seu empenho na redacção de uma «Carta aos Pais», em nome do cientista escolhido. Nessa carta, o cientista explica aos progenitores (responsáveis ou tutores), enquanto jovem, por que razão escolheu a ciência como objectivo de vida e a área científica abraçada.




«Carta aos pais»

Confissão de um Futuro Cientista




Prova enviada pela equipa: Carisma



Cientista: Fernando Carvalho Rodrigues



Chelas, 18 de Novembro de 1965


Meus queridos pais,



Inicio esta minha carta com alguma felicidade. No momento em que a estão ler provavelmente questionam-se da razão pela qual estou a escrever, pois ainda ontem falámos por telefone. Acontece que, por telefone, não conseguia exprimir o misto de sentimentos pelo qual estou a passar. Faz agora dois meses da minha entrada no mundo universitário. É realmente fantástico. Estou onde quero estar. Na área da Física. Estou determinado que será esta a carreira que, no futuro, pretendo seguir.


Ainda hoje me lembro de quando recebi o prémio Ricardo Covões, por ter sido o melhor aluno primário… Recordam-se? Nos dias seguintes, todos me perguntavam o que gostaria de ser. Naquela altura, não fazia a mínima ideia. Enquanto os meus colegas mudavam o que queriam ser no futuro todas as semanas, eu continuava na “ignorância” acerca da minha profissão, esperando que chegasse o dia em que todas essas dúvidas se iriam dissipar. Sempre senti que os pais me incitaram para que a escolha fosse minha e não vossa. Esta carta tem como objectivo agradecer-vos a liberdade que me deram para realizar esta escolha, a Física. É claro que esta decisão, também teve o apoio de uma pessoa muito importante com a qual tive a oportunidade de me cruzar, o Professor José Pinto Peixoto. No Liceu Nacional Gil Vicente, fascinava-me de tal maneira com as suas aulas que, logo nessa altura, eu pensei que a Ciência seria a minha trajectória. E quando tive aulas de laboratório de Física, Química, Biologia, Geologia e Mineralogia, pela primeira vez, percebi a importância das Ciências. E as aulas de laboratório não eram divertimento, mas sim uma descoberta e método. Passei a acreditar que calcular, antecipar, prever, agir e ousar dar um destino ao que quer que seja é fenomenal. Isto, para mim, foi determinante.


Outro conhecimento que o professor Pinto Peixoto me transmitiu foi a atitude do verdadeiro cientista e a essência do espírito científico. Qualquer um que queira seguir Ciência tem de ter uma crença. Se olharmos para trás, percebemos que a Humanidade tem atingido grandes metas, passando por caminhos tortuosos até as atingir. É disto que se trata a Ciência. De uma caminhada eterna e emocionante, em busca de uma explicação. Neste processo, há uma espécie de magia. O cientista deverá querer mudar o Mundo, procurando saber o “abracadabra” que desvendará os mistérios que ainda hoje perduram.


Sendo bom aluno a Matemática desde o início do meu percurso escolar, percebo que a Ciência já entrou há muito tempo na minha vida. A Matemática é a primeira das ciências. Dentro dela a Aritmética será a Rainha. A Física, a linguagem física do mundo requer portanto a mestria da Matemática. Tudo está interligado.


Depois de demonstrada a minha satisfação neste curso, o que muito vos alegra (imagino eu), e a mim também por partilhar convosco todo o entusiasmo que eu sinto ao estar numa área que me permite deixar uma marca na história da Humanidade e da Ciência (assim o espero), termino agradecendo-vos uma vez mais a vossa atitude durante toda a minha vida. Obrigado, meus pais!


Um beijo do vosso filho,



Fernando Carvalho-Rodrigues




Estamos certos que o Carlos Teixeira, a Mariana Carlota e o Ricardo Rolim, autores da carta anterior, se empenharão ao máximo na segunda etapa do concurso em que participam.
Esta equipa tem também um blog no âmbito do Concurso « Se eu fosse... cientista». Visitem-no

«Carta aos Pais» do cientista Manuel Paiva, redigida pela equipa «Alquimistas» (Concurso: «Se eu fosse... cientista!)

De acordo com o regulamento do concurso «Se eu fosse... cientista!», Ciência Hoje/ Ciência Viva, a primeira prova consistiu numa redacção de uma «Carta aos Pais» em que o cientista escolhido por cada equipa explica aos progenitores (responsáveis ou tutores), enquanto jovem, por que razão escolheu a ciência como objectivo de vida e a área científica abraçada.
A equipa «Alquimistas» superou com sucesso esta primeira prova, tendo-se classificado entre as dez primeiras equipas num conjunto de 245 equipas.


«Carta aos Pais»



Um Adeus Convicto




Prova enviada pela equipa: ALQUIMISTAS
Cientista: Manuel Paiva


Bruxelas, 20 de Dezembro de 1965




Queridos e extremosos pais,


Espero que esta carta vos encontre bem. Por estas bandas o tempo anda incerto com um frio de enregelar. O céu permanece estranhamente aveludado e coberto de rosa, ameaçando um forte nevão.

Ponderei bastante antes de pôr no papel as palavras adequadas, mas nunca me senti tão confiante, tão certo da causa que me move. O país que tomei como meu durante os verdes anos da minha juventude já não conseguia satisfazer as minhas necessidades. Sentia-me aprisionado nesse pequeno país, sufocado pelo regime em vigor e convicto de que ele já não era para mim. Recordo-me de discutir com o meu professor de Filosofia e afirmar com absoluta certeza que em Portugal, onde a liberdade é um conceito desconhecido, não educaria os meus filhos.

Vieram-me à memória os tempos despreocupados, tempos de criança inocente, em que trocava impressões com o senhor António, o jornaleiro que duas vezes por semana trabalhava na nossa horta. E lembro-me claramente, agora que tenho de reviver esses momentos passados na escrita destas palavras, de lhe ter perguntado: Pensa que o Homem um dia chegará à Lua? E em resposta obtive: Não. Isso são coisas de Deus. Embora fosse, como sabem, uma pessoa muito inteligente e viajada, o senhor António caracterizava plenamente uma sociedade demasiado agarrada ao catolicismo e pejada de preconceitos.

Despontou a vocação para a Ciência quando tive a professora Maria de Lurdes a dar-me aulas. Ora, não foram só a sua beleza e jovialidade que me despertaram o interesse, como também a sua atenção em mostrar como poderíamos aplicar de maneira prática os seus ensinamentos de Físico-Química.

Recorda-se, pai, daquele episódio caricato, da improvisada operação cirúrgica que fez à galinha com a agulha de coser da mãe? A minha postura corajosa levou-o a crer que a minha vocação era ser cirurgião. Mas dentro de mim crescia a pertinente paixão pela Física. A Ciência Nuclear não estava exactamente nos meus planos de infância, mas começa a fazer parte dos contornos do meu futuro. É da Ciência que escolho viver e dela tirar o maior dos partidos.

As alegres conversas de rapaz sobre os mais recentes progressos científicos coloriam as manhãs passadas no eléctrico a caminho do colégio. As pequenas e secretas trocas de informações eram feitas com os colegas quase clandestinamente.

Sendo um dos meus motivos para além da orientação dos professores, Portugal em plena época de ditadura censura os sonhos de todos aqueles que pretendem alcançar um futuro prodigioso. A minha concepção de liberdade nunca se encaixou nesse país. Num país onde reina a censura inflamada pela defesa católica, é impossível seguir uma carreira baseada no progresso.

Você, mãe, com toda a sua inteligência do afecto feminino, compreendeu que seria difícil para mim retornar definitivamente a Portugal.

Neste momento da minha vida só tornaria a fazer uma pergunta ao Senhor António: Acha que o Homem conquistará o Espaço? Pertinente questão esta, pois se eu não me inclinasse para ser cientista seria astronauta!

Estou satisfeito e feliz com a escolha que fiz. Estou na plenitude da minha satisfação e já consigo antever uma carreira promissora compensada pelo empenho que sempre dedico à Ciência.

Agradeço-vos genuinamente pelo afecto e pela tranquila infância que me proporcionaram.


Com carinho,

Manuel Paiva


Os nossos parabéns às alunas Andreia Viegas, Ingrid Mayline e Marta Martins pela sua prestação nesta prova. Esperamos igual empenho na superação da segunda etapa do concurso!

Participação da equipa «Carisma» no Concurso «Se eu fosse cientista»

A nossa escola tem uma segunda equipa a participar no concurso promovido pelo Ciência Hoje / Ciência Viva: «Se eu fosse...cientista!».
A equipa «Carisma», constituída pelos alunos Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, é também orientada pela professora Helena Bartolomeu, do grupo disciplinar de Física e Química,  e o cientista objecto de investigação é Fernando Carvalho Rodrigues.