BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Poesia de Afectos - reportagem


Numa colaboração com a DREALG e a nossa Biblioteca escolar, Afonso Dias, cantor e actor, veio à Escola Secundária Dr. Jorge Correia, de Tavira, no âmbito dos Projectos Curriculares de várias Turmas e em articulação com o Projecto de Educação Sexual. Encontrou-se connosco no dia 28 de Fevereiro, pelas 14:10h, e falou sobre o amor e relações afectivas.

Foi feita, inicialmente, uma breve introdução ao seu trabalho e ao tema da sessão pela professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas.

Depois da sua apresentação, o actor recitou-nos um poema de António Gedeão, em que se falava de Amor, repetindo esta mesma palavra várias vezes. Começou de tal maneira que nós nem nos apercebemos que já estávamos dentro do acontecimento.

A sessão foi passada com muitas citações de poemas, de poetas, como Henrique Barreto Nunes, Carlos Drummond de Andrade - autor do livro Amor Natura , que conta com “Declaração de Amor”- , Natália Correia, Luís de Camões e Eugénio de Andrade, entre outros.

Ouvimos (ditos e cantados) variadíssimos poemas, de conceituados poetas portugueses e brasileiros e, no fim, cantou-nos a música “Quem tiver medo que fuja”, na qual participámos cantando com Afonso Dias.

Na nossa opinião, foi uma palestra muito educativa, pois aprendemos várias maneiras de expressar o nosso amor e sentimentos, através da poesia e da música. Sentimos os poemas de tal forma que ficámos a pensar no verdadeiro significado de amor.
Beatriz Ávila, nº4 -10ºB
Francisco Mártires, nº10 – 10ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário