BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 22 de março de 2011

Semana da leitura: Apreciação crítica de «Abandonada», de Anya Peters

O livro que escolhi foi Abandonada de Anya Peters. O fundo apresenta-se, com o rosto de uma bebé com uma lágrima no olho direito e com uma expressão carente, entristecida e sem alegria alguma. Vê-se nitidamente que é uma criança infeliz, sob um fundo lilás. A contracapa é simples, também com fundo em que aparece uma frase bastante marcante e, que, depois da leitura do livro, faz todo o sentido “Só queria pertencer a algum lado, que alguém cuidasse de mim”.

A biografia da autora é contada no decorrer do próprio livro. É nele que esta descreve a sua dolorosa infância longe da mãe biológica. Anya Peters sentiu necessidade de dar a conhecer ao mundo, através de um blogue on-line, a sua emocionante história de vida, sendo ela uma sem-abrigo. Desempregada e sem casa, Anya encontrou refúgio nas diversas bibliotecas por onde passava, onde se entregou, por completo, à escrita. A sua vida, desde cedo, tornou-se num pesadelo pois, sendo filha ilegítima, é logo entregue a uma tia, cujo marido inflige humilhações, maus-tratos e violações à criança. A parir destas situações que marcam a vida de Anya nasce esta emotiva e dramática história. Este livro fala da história de vida de uma menina que cresceu com contornos chocantes e poucos momentos de alegria.

Esta é uma história verídica contada na primeira pessoa. Anya foi um descuido da sua mãe numa relação com um homem casado, razão pela qual foi separada da sua mãe biológica à nascença. Posto isto, cresce ao lado dos seus tios aos quais chama de “mamã” e de “papá ”. Contudo, a mãe biológica de Anya ia visitá-la frequentemente, passando-se como tia. Por vezes, tinha também a visita do seu pai, que só passado algum tempo é que soube que ela era sua filha. Anya cresceu num ambiente de terror, dominado pelo seu tio violento e abusador. Desde muito nova, Anya foi vítima de mais tratos físicos e psicológicos pelo tio. Anya além destes maus-tratos, foi obrigada a assistir ao abuso que o monstro do tio fizera diversas vezes às suas “irmãs”. Assim que tiveram oportunidade, estas saem de casa e Anya começa a ser a vítima destes abusos sexuais de forma descontrolada e perversa, a ponto de abusar de Anya à frente dos “irmãos”. Estes acham piada ao sucedido e começam a tratar Anya como uma autêntica prostituta. Cansada de tanta pressão e humilhação acaba por denunciar o tio à polícia, que mais tarde é preso.

Com o tio preso, Anya tenta ultrapassar o seu passado, tão presente. Esta começa a ter uma vida incerta e sem rumo. Até que, com o passar dos anos, se apercebe que não pertence a lado nenhum. Com medo de acabar sozinha e sem família, perdoa o tio, mesmo sabendo que o que tinha acontecido, podia voltar a acontecer. Passado algum tempo, sente que o seu lugar afinal não é ali.

Decidida a começar uma nova vida, esconde os seus sentimentos e tenta seguir a sua vida com o seu amor, que, depois de se aperceber da fraqueza psicológica e insegurança de Anya, começa a maltratá-la. Por fim, Anya consegue deixá-lo. Inocente, Anya acreditava que o seu pai, como prometera, ia sustentá-la e apoiá-la de maneira a proporcionar-lhe uma vida estável, coisa que nunca aconteceu. Sem cumprida esta promessa, Anya, quando dá por si, está a viver dentro de um carro, a tomar banho nos hospitais e a pedir nas ruas. Consciente da sua situação, ganha coragem e procura ajuda em diversas instituições para pessoas desfavorecidas ou centros de acolhimento, mas sempre sem sucesso, pois estes encontravam-se cheios.

Sem outro refúgio, Anya começou a passar muito do seu tempo com um padre, confessando-se e pedindo-lhe ajuda. Este acaba por aconselhá-la a transmitir tudo o que sentia para o papel. Com isto, Anya acaba por ouvir falar de vários sítios na Internet que lhe permitiam fazer isso. Aceitando o conselho do padre, Anya começa por fazer um blogue de origem incógnita onde conta toda a sua vida e expressa tudo aquilo que sentia nos diversos momentos que passara. Foram estes sentimentos e situações que ela descreve que acabam por atrair e deixar comovidas inúmeras pessoas, ganhando cada vez mais leitores. Certo dia, Anya fica surpreendida quando é contactada por uma editora, a propor-lhe para escrever um livro cujo tema era a sua própria vida. Passado algum tempo, o livro é publicado. Anya, actualmente, partilha uma casa com os seus amigos, onde é amada e acarinhada por todos.

Este livro foi importante para mim, não só porque aborda temas preocupantes na sociedade actual, como os abusos sexuais infantis e a triste realidade dos sem-abrigo. mas também porque é uma história extremamente comovente, que nos dá uma visão realista do mundo dos sem abrigo, tantas vezes ignorado. Fiquei sensibilizada pela maneira como ela nos mostra o interior da alma de uma criança que sofreu os piores abusos possíveis É um livro que conforme que se vai lendo dá cada vez mais vontade de o ler. Acho que devíamos todos ler este livro porque mostra coragem, mostra que devíamos dar mais valor ao carinho que recebemos todos os dias nas nossas casas, e também argumenta que não devíamos desistir das coisas à primeira vez.

Recomendo a sua leitura, já que é uma história verídica e muito impressionante.


PETERS,  Anya, Abandonada, Ideias de Ler, Porto,2008

Carina Guerreiro, nº 5,  11º C1

Sem comentários:

Enviar um comentário