BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Semana da Cultura Científica: A nossa presença no IV Encontro Regional do Voluntariado Ambiental para a Água




Decorreu, a 15 e 16 de novembro, em Tavira, o IV Encontro Regional do Voluntariado Ambiental para a Água, organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Câmara Municipal e Centro Ciência Viva de Tavira. No 1º dia, este encontro decorreu na Biblioteca Municipal, tendo, o mesmo, consistido num conjunto de intervenções visando a reflexão em torno desta temática, bem como a partilha de experiências entre todas as entidades envolvidas no projeto, nas quais se incluem algumas escolas, básicas e secundárias.
 A nossa escola tem participado no projeto desde 2011 e, tal como todas as escolas envolvidas, recebeu este ano mais um certificado de mérito, pela abertura demonstrada para o debate em torno destas questões, bem como por fomentar, nos jovens, uma postura proativa na defesa do ambiente da sua região.
No ano de 2013, participaram no voluntariado ambiental para a água as professoras Augusta Carvalho e Teresa Afonso e algumas turmas de 10º e 11º anos, com o trabalho de “Monitorização Voluntária da Qualidade da Água da Ribeira de Alportel”, junto ao Pego do Inferno. Para tal, utilizaram, como bioindicadores da qualidade da água, os macroinvertebrados bentónicos de água doce. As mesmas professoras apresentaram o trabalho desenvolvido, bem como os resultados obtidos, no dia 15, a todos os participantes.
Esta iniciativa, para além de partilha de experiências, teve uma componente prática, tendo, o segundo dia do encontro, sido dedicado a saídas de campo e exemplificação prática das metodologias utilizadas no trabalho de monitorização voluntária da qualidade da água.
Para além do interesse científico e da prática laboratorial que envolve, o voluntariado ambiental pretende fomentar processos de consciencialização conducentes ao exercício de uma cidadania plena e responsável, pelas atuais e futuras gerações, designadamente no que concerne à qualidade ambiental e sustentabilidade do planeta.  


                       As professoras: Augusta Carvalho e Mª Teresa Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário