Conheça o Referencial para a Educação do Consumidor para os ensinos básico e secundário publicado pela DGE, a DGC e a DECO.
Acesso livre, permitindo descarregar em pdf.
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FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS - "Opiário", dito por Vítor Correia, acompanhado à guitarra e voz por Pedro Antunes.
Partilha Alternativa Associação e Casa Álvaro de Campos, Tavira
OBJETIVOS
1. Desenvolver saberes e capacidades que potencializem a aprendizagem do PLNM através de novos ambientes de informação e aprendizagem;
2. Articular a promoção da literacia da leitura no âmbito do PLNM com os recursos e atividades das bibliotecas escolares;
3. Promover uma cultura colaborativa entre os professores titulares de turma/ Português/PLNM e a Biblioteca Escolar;
4. Selecionar e produzir conteúdos linguísticos e culturais para PLNM em diferentes suportes e formatos, organizando-os num banco de recursos a disponibilizar à escola;
5. Definir colaborativamente estratégias de aprendizagem que vão ao encontro das necessidades dos alunos de PLNM;
6. Promover a realização de diversas iniciativas tendo em vista a rentabilização do espaço e dos recursos da BE, em estreita articulação entre os professores bibliotecários/professores titulares de turma, professores de Português/PLNM e outros elementos da comunidade educativa, designadamente os encarregados de educação.
Inscreva-se no Portal da Formação da DGE e depois selecione a ação pretendida.
Num conjunto de 14 áreas temáticas, da Arquitetura à Teologia, já tem à sua disposição 52 títulos.
Visite o site da Fundação Gulbenkian
Público-alvo: Professores do grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade
O webinar tem a duração de 1h15min, com participação gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24/10/2020.“
DGE/MEC
Duas das suas obras, “O último cais” (1993) e “O bazar alemão” (2010) são obras aconselhadas pelo PNL. O seu primeiro romance, “O último cais” valeu-lhe vários prémios: o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa. Em 2013, recebeu mais uma distinção, o Prémio Gazeta de Mérito, encontrando-se a sua obra já traduzida em seis línguas (alemão, búlgaro, castelhano, grego, italiano e romeno).
Já conhece o
Edulog – uma plataforma da Fundação Belmiro de Azevedo?
É altura de o fazer. Esta plataforma que tem como objetivo contribuir para a construção de um sistema de educação de referência conta com a parceria de diversas entidades, como o PNL ou a Casa das Ciências, entre outros.
A mais recente agregação de conteúdos contou com a parceria do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) que no passado dia 22 de setembro lançou LER – Leitura e Escrita: Recursos. A plataforma LER oferece uma sistematização sintética das principais vertentes do conhecimento sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. Dirige-se, por isso, primordialmente aos educadores de infância e aos professores do 1.º ciclo.
Explore o EDULOG e encontrará artigos, vídeos, recursos e estudos dirigidos aos diferentes níveis de ensino ou exclusivamente para o desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos professores.
A ESJAC já está inscrita na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Já temos interessados em participar em mais uma edição deste concurso, mas de bom grado aceitaremos outros candidatos.
Contacta a Biblioteca ESJAC ou o teu professor ou professora de Português.
Conulta o Regulamento .
Em memória de Sara Martins.
Lamentamos muito o falecimento da assistente administrativa Sara Martins. As nossas condolências à família.
Encerramos os nossos Erasmus Days 2020 com fotos dos painéis dedicados aos Projetos Erasmus+ ainda em decurso e os novos projetos que estão na sua fase de concretização inicial.
Advancing STEM education with IoT experiments / Progredindo na educação STEM com atividades IoT (2020-2022) é um projeto Erasmus + que recebeu a sua aprovação e financiamento europeu no passado mês de agosto.
A primeira reunião dos três parceiros (Estónia, Polónia e Portugal) está marcada para novembro próximo em Valga, Estónia.
O projeto visa promover cenários de aprendizagem com conteúdos motivadores para os alunos baseados na Internet das coisas (Internet of Things - IoT), induzindo, deste modo, uma progressão na educação STEM (sigla inglesa referente à cooperação entre as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) . Este objetivo geral será alcançado através de uma série de atividades como, por exemplo, a monitorização da temperatura e dos níveis de CO2 nas salas de aula. Os alunos analisarão os dados de temperatura e os níveis de CO2 de salas de aula a partir de sensores instalados e enviam-nos para a cloud IoT, usando o Arduino Uno e um módulo WiFi dedicado. Estas atividades serão desenvolvidas nalgumas disciplinas do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) e no Clube de Ciências.
A equipa de professores envolvida neste Projeto é coordenada, na ESJAC, pela professora de Física e Química, Cristina Castilho, e por outros professores licenciados em áreas distintas das Ciências, como, Física, Química, Matemática, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Informática.
#Erasmusdays2020
Envolvendo diretamente e no total 100 alunos e cerca de 16 professores, o projeto integra seis países, representados por escolas do ensino secundário: Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, Itália e Portugal.
Este projeto visa promover uma mudança equitativa para economias mais verdes e sociedades mais sustentáveis, já que todos os países europeus estão a enfrentar mudanças nas condições de vida devido às alterações climáticas. Há que aprender a satisfazer a nossa qualidade de vida sem comprometer o futuro das novas gerações, realçou o professor da área de Economia, António Viegas da Silva.
Assim, e em síntese, depois de trabalhar nas consequências das mudanças climáticas nos países parceiros, os alunos aprenderão o conceito de Economia Verde como a possibilidade de fazer frente aos impactos das mudanças climáticas, e serão estimulados a tomar parte ativa nessa transição tão necessária.
#Erasmusdays2020
PED - Professor da Era Digital é um Projeto Erasmus+, programa KA1, Formação profissional, (2020-1-PT01-KA101-077697), que é coordenado pelas professoras Fátima Martins e Ana Cristina Matias.Visa melhorar o nível de proficiência digital dos professores do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira, e as suas atividades estender-se-ão por 2020-2022.
#Erasmusdays2020
Visite-o.
Escape Classroom – Digital Turn (ECDT), 2018-2021 (2018-1-EL01-KA229-047666_5) é um programa Erasmus+, programa KA2 (Ensino Escolar), que tem proporcionado a reflexão e a partilha de cenários de aprendizagem entre escolas de seis países (Grécia, Espanha, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal) acessíveis a todos no site do Projeto.
O objetivo estratégico é o repensar o contexto de ensino-aprendizagem induzindo uma maior motivação nos alunos através do recurso às novas tecnologias e à metodologia da sala invertida. São participantes deste projeto os professores Fátima Martins, Ana Cristina Matias, Ana Paula Mana, Antonieta Couto, António Silva, Carmen Pedroso e Edite Azevedo.