BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia Nacional da Cultura Científica - Tavira assinala Semana da Ciência e da Tecnologia


A Semana da Ciência é assinalada, por todo o país, com diferentes e curiosas iniciativas. Consulta, nos links, a seguir sugeridos a riqueza dessas propostas.


Tavira assinala Semana da Ciência e da Tecnologia: clic aqui

Ciência viva, Semana da Ciência e da Tecnologia 2011: clic aqui

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia Nacional da Cultura Científica : O movimento segundo Aristóteles, Galileu e Newton

Para marcar o Dia Nacional da Cultura Científica, quinta-feira dia 24 de Novembro, damos destaque a um trabalho realizado por Afonso Nunes e Carlos Teixeira, alunos do 11º ano, turma A2, curso de ciências e tecnologias.
O Afonso e o Carlos fizeram uma pesquisa sobre o tema, O MOVIMENTO SEGUNDO ARISTÓTELES, GALILEU e NEWTON, no âmbito da Disciplina de Física e Química A, leccionada pela professora Helena Bartolomeu, e conceberam o trabalho aqui apenso.

http://issuu.com/cmteixeira/docs/movimentosegundoaristgalnew

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Debate «Desenvolvimento Humano», Cine-Teatro António Pinheiro

A coordenação da equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia e o Diretor da Escola, em parceria com elementos da equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Tavira, tem desenvolvido atividades que visam consciencializar os jovens com quem trabalha para questões de cidadania, formação cívica, ajuda humanitária, consciência social, sustentabilidade, entre outras.

No âmbito destas atividades vai realizar um debate, no Cine Teatro António Pinheiro, em Tavira, no próximo dia 18 de novembro, às 21.00h dedicado ao tema Desenvolvimento Humano, numa perspectiva holística.

O propósito deste debate é envolver os alunos na realidade sócio-político-económica atual que nos afeta a todos, ameaçando “contaminar” o futuro destes jovens.


Não há a promessa de encontrar soluções mas procurá-las em conjunto num debate que se pretende o mais abrangente possível, cobrindo áreas prioritárias e essenciais da existência humana.

COMPAREÇAM!



O convite do senhor diretor, José Otílio Baía,  Adriana Torres (Terapeuta ocupacional no Centro de Saúde de Tavira), Fernanda Santos (Professora da Escola Secundária de Tavira e coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde) e Graciela Caldeira (Assistente técnica do ACES Sotavento) é dirigido a todos: encarregados de educação, pais, professores, alunos e todos os que estejam interessados em refletir sobre o tema em debate.

Reflexão filosófica sobre o livro "A Peste", de Albert Camus


Reflexão filosófica sobre o livro
A Peste, de Albert Camus


Em Orão, como no resto do mundo


por falta de tempo ou reflexão, somos obrigados a amar sem saber.



O romance, A Peste, escrito por Albert Camus conta-nos como a Peste Negra influenciou a vida dos habitantes na agitada cidade de Orão. A vida nesta cidade era, até ao momento em que algo de repelente aconteceu, muito pacífica, vivendo os cidadãos para trabalhar e formar família apenas porque se sentiam obrigados a isso e não porque o amor ou uma grande paixão os levasse a tal.

Esta era uma cidade muito cinzenta e demasiado industrial, segundo o autor. Nela a população vivia uma vida bastante rotineira. Foi nesta cidade que um dia uma grande quantidade de ratos mortos apareceu nas ruas e nas casas, era o início da peste negra.

Muitas mortes ocorreram durante um longo período de tempo, numerosas famílias se separaram, perderam-se grandes amizades. A cidade acabou por “fechar portas ao resto do mundo”, ou seja, deixaram de poder entrar ou sair pessoas, mercadorias, etc., na cidade, e assim entregar-se e isolar-se na sua epidemia.


Então, a vida destes cidadãos mudou radicalmente. A peste tinha vindo fazer uma boa ação, os casais passaram a apaixonar-se e sentirem saudade, as pessoas passaram a dar valor à vida, a cada dia das suas vidas.

Quando a peste causou centenas de mortes, por dia, os saudáveis, essencialmente os médicos, como o narrador da história, o doutor Rieux, aplicavam-se 24 horas por dia, para travar esta doença e salvar vidas.

Mas não só os médicos começaram a dar mais valor à vida, a estes juntaram-se também os jornalistas, como Rambert e Tarrou, que ganharam especial interesse nesta repentina epidemia. Pela mesma epidemia que os tinha impedido de voltarem para as suas vidas e os “trancara” naquela cidade à qual tinham vindo apenas por trabalho. Seria apenas o acaso que os teria levado até ali?

Para saber mais, clic aqui



Daniela Domingues, Nº 7, 11º A2




A nossa biblioteca dispõe desta obra para requisição domiciliária.

Faz a tua própria leitura. Forma a tua própria opinião.

CAMUS, Albert, A peste,trad. Ersílio Cardoso, Lisboa : Livros do Brasil, 1970 (Autores de sempre) 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Adaptação cinematográfica de "O Estrangeiro", por Visconti

O Estrangeiro, de Albert Camus, foi adaptado ao cinema por Visconti, em 1967.


Meursault, um francês a viver na Argélia, mata um árabe na praia, num momento de lapso mental. Levado a julgamento, tem dificuldades em explicar o que motivou o seu crime.

Visconti, prestigiado realizador italiano, fez, em 1967, uma fiel versão cinematográfica do espetacular livro O Estrangeiro do romancista-filósofo franco-argelino Albert Camus, ele mesmo um pied-noir, ou seja , um "pé-negro francês" que vivia no Magreb (a Africa árabe do Mediterrâneo), daí o seu conhecimento de causa.

O assassínio narrado no  livro já foi interpretado de inúmeras formas. Ainda assim, trata-se de uma obra magnífica, de diálogos aforismáticos e de teor existencialista, mostrando uma pessoa (talvez o próprio Camus ) que vive de forma despropositada num mundo sem sentido, e nem sequer se preocupa com isso, apenas com o que a vida lhe entrega a cada momento.
Quem tem inclinações filosófico-epicuristas com certeza vai gostar muito deste filme.


Título orginal : Lo Straniero

Ano : 1967

Realizador : Visconti

País : Itália / França / Argélia

Prémios : Venice Film Festival / Rome Film Festival / Globo de Ouro


Veja um excerto do filme aqui

A professora: Maria Alberta Fitas

Reflexão sobre "O Estrangeiro", de Albert Camus


Reflexão sobre
O Estrangeiro, de Albert Camus
                                   (1º esboço)



O livro O Estrangeiro de Albert Camus é uma obra que está dividida em duas partes.

A primeira parte fala-nos um pouco sobre a vida do senhor Meursault, e toda a obra está escrita na primeira pessoa.

A história começa com a morte da mãe, e toda a primeira parte se refere à vida deste homem após a morte da sua mãe. Ele age como se nada de grave tivesse acontecido e prossegue com a sua vida normalmente com os seus amigos. É claro que não se sentiu totalmente indiferente, foi ao funeral da sua mãe, mas aos olhos de muitos foi insensível.

Na segunda parte, Meursault é preso por ter morto um árabe com cinco tiros. Toda esta parte é desenrolada na prisão com interrogatórios, o julgamento e o seu final trágico, a condenação à morte.



Este é um romance que considero um pouco estranho, a obra é bastante descritiva e a personagem é bastante pensativa, atenta aos pormenores. Não fala por falar e é sempre verdadeiro. Dá-nos a entender que o amor tem pouca importância, como vimos quando Maria, uma das personagens, lhe perguntou se a amava, ele respondeu que isso nada queria dizer, e quando lhe falou em casamento, respondeu que isso pouco importava. Estas são respostas estranhas e confusas, mas para ele nada disto era importante. Apenas se importava com o dia de hoje e o de amanhã e passava a maior parte do seu tempo a analisar tudo o que o rodeava, mesmo quando as pessoas falavam com ele. Na prisão matava o tempo com todas as suas recordações e refletia. No julgamento foi condenado à morte, mas, naquele preciso momento, isso pouco o afetou. Só mais tarde é que começou a refletir durante bastante tempo e percebeu que afinal andou toda a sua vida à espera da morte e que todos nós vamos ter este final, independentemente daquilo que fizemos no dia a dia. Todas as suas repostas, por vezes inteligentes, causavam certo desconforto em muitos e não o compreendiam da melhor maneira, mas ele compreendia sempre os outros com o seu raciocínio.

Este não é um livro igual a tantos outros, é um livro que nos leva a refletir sobre a perspetiva de vida de um indivíduo, construída com os acasos da mesma, e com ele, vamos pensando se a nossa forma de encarar a vida não deverá ser diferente.

Henrique da Silva Carmo, nº6, 11º B

O Estrangeiro motivou a composição de uma letra e música pelos The Cure.
 Assiste ao vídeoclip seguindo este link.

Aceda à letra "Killing an arab", The Cure. Clic aqui.



A biblioteca possui esta obra na sua versão original em língua francesa.

Faz a tua própria leitura. Forma a tua própria opinião.

CAMUS, Albert, L' étranger. U. R. R. S. : Gallimard, 1971 (Folio)

Dia Internacional da Filosofia 2011

Neste ano, em que preocupações diversas nos assolam, relembram-se os Monty Python ou The Pythons, cujo programa de humor televisivo britânico, lançado em 5 de Outubro de 1969, nos propõe, em breves cenas, uma reflexão sobre um quotidiano marcado pelo imprevisto e pelo non sense.

Então, será que a disputa, proposta no filme aqui exibido, é premonitória? Será que nos basta, por vezes, um simples Eureka, para ganhar um jogo, o da vida? Pode ou não a Filosofia ajudar-nos nesta caminhada?

Os aprendizes de filósofos sabem bem como, só jogando o desafio da Filosofia, poderão alcançar o prazer de melhor compreender o mundo e com mais serenidade o enfrentar.









A professora: Alberta Fitas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reflexão filosófica motivada pela leitura de "A morte feliz", de Albert Camus

Mersault é um homem simples, com uma boa constituição física, que tem um relacionamento com Marthe, através da qual conhece Zagreus, um senhor proprietário duma grande riqueza, mas que, devido a um acidente, se tinha tornado inválido.

O protagonista vive infeliz: aprisionado numa rotina monótona que não obedece aos seus interesses nem vontade. Está sujeito a um emprego desagradável que, em tempos, foi uma promessa de algum dia poder levar uma vida com alguma qualidade e que se tinha tornado num sacrifício que apenas garantia o indispensável para a vida, pela qual Mersault já perdeu a esperança (conformismo, rotina).

Vive no apartamento herdado da mãe, pobre e infeliz, contrastando com a atividade e (talvez) felicidade das famílias na rua. Partilhava o apartamento com um tanoeiro, surdo e mudo, bruto, cuja mãe morreu e a irmã abandonou devido à sua maldade, deixando-o em sofrimento. Atormentado pela solidão e memórias da mãe, refugia-se, sempre que possível, no café, junto dos seus semelhantes.


Zagreus defende a opinião de que devemos fazer tudo pela felicidade, independentemente do meio usado para a adquirir, justificando assim até as más ações como roubar. Roubar, pois Zagreus acredita que, de certo modo, o dinheiro faz, indiretamente, a felicidade. Mais concretamente defende que ter dinheiro equivale a ter tempo para se ser feliz (ou seja, o tempo “compra-se”). Obviamente, não se aplica a todos os indivíduos porque nem todos têm um sentido de felicidade que compreenda a necessidade de uma certa aprendizagem do tempo, nem têm as condições necessárias para serem felizes, como no caso de Zagreus. Apesar de ter dinheiro e, consequentemente, tempo disponível, não consegue usufruir de tal, devido ao seu problema, e é infeliz. No entanto, este consegue preservar alguma da sua paixão pela vida e vontade de viver, ser feliz e transmitir tal felicidade.

Para saber mais, clic aqui




Miguel Figueira, nº 22, 11º A1

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reflexão filosófica: "As perguntas da vida", de Fernando Savater


As perguntas da vida, de Fernando Savater

Reflexão efetuada a partir do capítulo nº1:

“Para começar a morte”


Qual o sentido da nossa existência? Para Fernando Savater, como demonstra no livro As perguntas da vida, o ser humano só começa a pensar na vida quando se apercebe da sua mortalidade. Essa mortalidade é o que nos faz humanos. “Os verdadeiros viventes são só os mortais porque deixaremos de viver e é exatamente nisso que a vida consiste”. A morte, tal como a vida, é pessoal. Visto que somos únicos, ninguém pode viver ou morrer por nós.

A morte uma vez que tem um carácter pessoal leva-nos a pensar muito sobre ela. Ao pensarmos na nossa mortalidade contribuímos para o desenvolvimento da nossa consciencialização desse acontecimento e, por conseguinte, isso contribui para adotarmos uma vida melhor, ou seja, fazer os possíveis para evitar o falecimento. Os seres humanos são únicos, pois a sua mortalidade é um indício da humanidade, conforme afirma Platão: “filosofar é preparar-se para morrer”. O filosofar é um sinal único dos humanos, pois somos o único animal capaz de pensar racionalmente a sua própria morte.

Outro problema que nos atormenta quando pensamos na morte é “para onde vamos quando falecermos?”

Para saber mais,  clic aqui

Marta Yarynych, nº21, Ricardo Ova, nº23, 11º A1


A nossa biblioteca tem esta obra para requisição domiciliária.

Faz a tua própria leitura. Forma a tua própria opinião.

SAVATER, Fernando,  As perguntas da vida , 2ª ed ,Lisboa : Dom Quixote, 2000 (Biblioteca Dom Quixote ; 20) ISBN: 972-20-1723-3

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reflexão filosófica: "A Metamorfose”, de Franz Kafka


Gregor Samsa, a personagem principal, é um caixeiro-viajante que vive para trabalhar e pagar as dívidas dos seus pais... Um dia ele acorda sentindo-se incapaz de se levantar. Quando a família e o seu chefe lhe ordenam a abertura da porta, Gregor sofre uma metamorfose, transformando-se num inseto nojento e inútil. Mas o que significará esta transformação? Entendo-a como o resultado da necessidade de isolamento ou de fuga e assim o protagonista sentia-se reconfortado em não ter compromissos para com a família, trabalho e sociedade. Transformando-se numa barata, alcança uma vingança surda e imunda. De certo modo essa situação metamórfica impede Gregor de expressar os seus sentimentos, toda a sua raiva e indignação, seja contra a família, que o trata como escravo, seja contra o patrão que o oprime, ou a sociedade em geral, que o sufoca.



Gregor, embora fechado no seu quarto como inseto, continua a pensar e a agir como ser humano. Os pais tiveram que arranjar trabalho e a sua irmã mais nova, Grete de 17 anos, que sonha ser violinista teve que se empregar numa firma, pois Gregor, até aí, era quem sustentava a família, dando-lhes a possibilidade de se alimentarem bem, sem trabalharem. Todos os dias Grete arranjava ao Gregor comida, adaptada ao seu gosto, restos dos almoços e jantares que sobravam. À medida que o tempo passa, Gregor vai sendo mal tratado e esquecido pela sua família, a qual se quer ver livre desse peso pesado. O Senhor Samsa para se livrar daquilo que causa vergonha à família atirou uma maçã a Gregor, o que lhe causou um grave ferimento nas costas. Porém, a mais cruel foi a sua irmã, quando cansada de viver, escondendo o inseto, sugere ao pai livrar-se dele. Quando o inseto asqueroso morre e a empregada o encontra e informa a família, todos fazem as “suas arrumações “ na vida. Fazem um passeio, descobrem que a vida é bela e fantástica, decidem comprar um novo apartamento, mais pequeno, num bairro mais agradável. Já não sentem a perda do Gregor. Constroem planos para o futuro!




Da leitura desta obra concluí que quem sofre uma metamorfose não é o Gregor, mas sim a sociedade, no dia a dia... Gregor, visto como um inseto pela sociedade, é rejeitado por não ser um deles. Mas na verdade o que acontece é que o Gregor foi sempre um inseto quando trabalhava que nem um escravo, todos dias rejeitava os seus sonhos, não os realizava. Apenas pensava que os queria realizar, mas chegou um dia em que se apercebeu da realidade, transformando-se numa barata, foge à vida que não quer ter, nem ser igual a todos. Foi com a sua metamorfose e correspondente sacrifício, que ajudou a família a mudar de vida e a encontrar a felicidade. Ao transformar-se num inseto inútil a família foi à procura de trabalho, a irmã voltou a tocar violino, o que mais gostava de fazer, passaram a ser a verdadeira família unida, de pai, mãe e filha. Afinal, Gregor fez com que a família saísse à rua e visse o que é o “sol da vida!”. O que é a felicidade! Quem sofre a metamorfose no dia a dia é a sociedade. Todos os dias acumula sujidade em si, hipocrisia, angústia e desprezo, dizendo que se vão realizar os sonhos, porém na verdade, não passa disso, de sonhos! Não se faz nada para mudar, vive-se o dia a dia “rastejando”, dominados pelas obrigações, sem qualquer liberdade.

Angela Kurakova, 11ºE, nº7

A nossa biblioteca tem esta obra para requisição domiciliária.


Faz a tua própria leitura. Forma a tua própria opinião.


KAFKA, Franz, A metamorfose , trad. João Crisóstomo Gasco, Porto : Público, 2002  (Mil folhas ; 30) ISBN: 84-8130-561-8

sábado, 12 de novembro de 2011

Sê filósofo por um dia


No próximo dia catorze inicia-se a semana que encerra o Dia Internacional da Filosofia, este ano, dia 17 de novembro.


Em nome da importância da disciplina de Filosofia, como aquela que exercita o pensamento e sendo aquela disciplina que provoca, que nos deixa perplexos e depois lá nos deixamos entranhar por ela, desafiei os alunos do 11º ano, turmas A1, A2, B e E a ler obras de Franz Kafka, Albert Camus, Sartre e outros que colocassem no centro das suas problemáticas temas como o sentido da vida ou a condição do ser humano.

A caminhada não tem sido simples, pelos ecos que me têm chegado, mas quem disse que tudo tem que ser imediato e fácil? Pois, eu estou a gostar do trabalho laborioso de fazer e refazer aquilo que cada aluno tem estado a praticar e do qual se dá aqui uma pequena imagem. Entendam-se estes textos como abertos e não definitivos.

Durante a semana publicar-se-á, cada dia, um texto que resulta desse repto, atempadamente, lançado.

A Professora: Maria Alberta Fitas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Martinho com castanhas quentinhas e outros doces

A turma 11º B revelou o seu empreendedorismo e cooperação entre os seus diversos elementos e está a a permitir que todos comemoremos o São Martinho com castanhas quentinhas e outras coisas doces.








sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exposição temporária: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?

O Século de Péricles.

Péricles. O seu nome significa "cercado por glória".

Viveu em Atenas, a poderosa cidade-Estado da Grécia Antiga. De ilustre político, a estratega, orador, cidadão prestigiado de Atenas.. . Péricles influenciou de tal modo a sociedade do mundo antigo, que viu o seu nome ser dado ao século V a.C.


As Turmas de 10º ano, dos Cursos profissionais de TCM1 e TCM2, tiveram o prazer de conhecer um pouco da vida e obra de tão ilustre cidadão, através da pesquisa e construção de power points com sínteses que foram apresentadas na aula de História da Cultura e da Artes, no passado mês de Outubro.

Continuaremos a partilhar os trabalhos dos nossos alunos e os saberes estudados.

Até Novembro, na Biblioteca da Escola Sec 3EB Dr. Jorge Augusto Correia.
 A professora: Margarida Diniz

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sessão de esclarecimento «Gestão do orçamento familiar», DECO

O Dia Mundial da Poupança, celebrado no passado dia 31 de outubro, foi assinalado na nossa Escola, no dia 2 de novembro,  com sessões de esclarecimento sobre  «Gestão do Orçamento Familiar».
Nessas sessões promovidas pela DECO, deu-se destaque ao incentivo à poupança.




Crie o hábito da poupança. Siga os conselhos da  Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor ( DECO ). Clique aqui

Halloween - comemorar, aprender e exercitar

A turma CEF, Assistente Administrativo, aproveitando a comemoração do Halloween, desenvolveu trabalhos com a professora Susana Nassa, na disciplina de Correspondência Comercial em Língua Inglesa.   
O fruto da aprendizagem de composição de cartas comerciais em inglês foi, então, preparado para uma exibição num dos painéis da Biblioteca.




Imagem da capa    
Membros da equipa de professores colaboradores da BE complementaram a decoração do espaço e selecionaram diversas obras em inglês que são boas sugestões de leitura, entre as quais:

SHELLEY, Mary, Frankenstein, Londres : Penguin Popular Classics, 1994

GATES, B.; MYHRVOLD, N.; RINEARSON, P. ,The road ahead, Essex : Addison Wesley Longman Limited, 1999  (Penguin readers, level 3)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não desistas.... Por Portugal

«Portugal precisa de ganhar o entusiasmo e a motivação, precisa de levantar o ânimo precisa de pessoas empenhadas no seu trabalho, na sua missão e no futuro!»


Selecionado pela professora Carmen Castro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prémio de Mérito 2011 - Rotary Clube de Tavira

Na passada sexta feira, dia 23 de Outubro, numa cerimónia na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos , o Rotary Clube de Tavira atribuiu um  prémio ao melhor aluno de cada um dos agrupamentos escolares do concelho e da Escola Secundária Dr. Jorge Correia - Tavira.

Os nossos parabéns a estes três alunos que alcançaram o nível de excelência:
À esquerda, CLÁUDIA RODRIGUES
(Vinda do Agrupamento de Escolas D. Paio Peres Correia,  frequenta agora o 10º A3)

Ao centro, JOANA CONCEIÇÃO
( Concluiu o Curso de Ciências e Tecnologias na nossa escola e frequenta agora a Universidade de Lisboa)

À direita, JOÃO FRANCISCO
(Vindo do Agrupamento de Escolas D. Manuel I , frequenta agora o 10º A1)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Semana de 17 a 23 de Outubro: Combate à pobreza e à exclusão social

Para ver, refletir e AGIR!




Selecionado pela professora Carmen Castro e explorado nas aulas de Economia.

Prémios Escolares 2011 atribuídos pelo Rotary Clube Tavira

Um dos nossos alunos irá receber o prémio escolar 2011 atribuído, mais uma vez,  pelo Rotary Clube de Tavira.
Considere-se convidado e compareça.
O Rotary Clube Tavira tem o prazer de convidar V. Exª para a cerimónia de entrega dos Prémios Escolares do Rotary Clube Tavira, Edição 2011/2012, a realizar-se pelas 18:30h no próximo dia 21 de Outubro de 2011 (sexta-feira) na Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira.

Nesta cerimónia, que conta com a actuação do Grupo Coral da Academia de Música de Tavira, serão distinguidos os melhores alunos que completaram os respectivos estudos em cada uma das escolas: Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, Agrupamento de Escolas D. Paio Peres Correia e Escola 3EB Secundária Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.


O Presidente do Rotary Clube de Tavira,

Abílio Lopes

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Testemunho do Prémio de Mérito 2011 - Curso Científico Humanístico

[...]
O Prémio de Mérito que me foi atribuído significa muito para mim, é a recompensa de todo o meu esforço e trabalho durante o meu percurso escolar do qual me orgulho. Posso dizer que tudo aquilo que alcancei, a nível escolar, a mim o devo, nunca ninguém me ensinou a estudar, sempre aprendi sozinha. No início foi um pouco difícil, mas ao longo do tempo e com a prática tudo se tornou mais simples. Agora estou a iniciar uma nova etapa da minha vida na Faculdade de Farmácia de Lisboa. Este será mais um período de adaptação e após estes cinco anos de Mestrado Integrado espero sair da faculdade e poder ser uma boa profissional na minha área.
[ ... ]

 Outubro 2001,  Joana Pereira

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bibliotecas Famosas

Neste mês dedicado à biblioteca escolar, prestamos aqui homenagem a outras bibliotecas suas congéneres.
A apresentação electrónica apensa apresenta-nos bibliotecas europeias famosas. Sabia que entre elas se encontram três que são portuguesas. Veja e tome nota:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Encontro Literário - Álvaro de Campos e Arredores

A Casa Álvaro de Campos organiza, no próximo sábado, 15 de outubro, data da comemoração do nascimento do heterónimo pessoano, Álvaro de Campos, um encontro literário no Hotel Porta Nova.

A entrada é livre. Venha ouvir as comunicações sobre esta personalidade literária a quem Fernando Pessoa deu a naturalidade de Tavira.


Programa:
ÁLVARO DE CAMPOS E ARREDORES – Tavira, 15 de Outubro de 2011

9:30 Inauguração da exposição de fotografias de Claire Xavier, Lisboa assombrada por Pessoa.

10H. Inauguração dos trabalhos

Palavras prévias do Presidente da Casa Álvaro de Campos, Carlos Lopes, e do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho.

Palestra inaugural, pela Professora Teresa Rita Lopes: “Álvaro de Campos, o chefe de orquestra do romance-drama-em-gente”

Seguir-se-ão três mesas redondas, (i)moderadas pela Professora Teresa Rita Lopes, assim constituídas:

Manuela Nogueira: Álvaro de Campos - a tempestade à procura de O CAIS

Maria João Infante Serrado: Retratos do Sr. Engenheiro Álvaro de Campos

Luísa Monteiro: A imagística cénica na obra de Campos

Pausa Café

Cláudia Souza: O Engenheiro Álvaro de Campos e os seus projectos


Ana Raquel Roque: As Notas para a Recordação do meu Mestre Caeiro, de Álvaro de Campos –
                               um afloração da realidade na ficção ou da ficção na realidade?


Almoço

Maria do Céu Estibeira: Da leitura de Milton e Whitman à estética de Campos

Anabela Almeida: Álvaro de Campos, o mestre de Violante de Cysneiros


Pausa Café

Rui Lopo: Eudoro de Sousa e Álvaro de Campos


Nuno Ribeiro: Capturar-se a si próprio nos mais vastos círculos –
                      a Ode Marítima e a experiência dionisíaca


Final dos trabalhos: Colocação de uma placa com poema de Campos: “Notas sobre Tavira”

Conheça o resumo das comunicações aqui

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Testemunho do prémio de mérito dos cursos profissionais


A vencedora do prémio de mérito 2011 – cursos profissionais, Ana Laura Afonso Mascarenhas , redigiu um pequeno comentário relativo ao dia do diploma e ao seu percurso na nossa escola:

Ser aluna desta escola foi muito gratificante, pois através do curso profissional, que aqui frequentei, pude alargar os meus horizontes e crescer enquanto pessoa, ao mesmo tempo que aprendi a fazer algo de que gosto.

Cada etapa deste Curso de Gestão foi um desafio que tive que assumir e conquistar… desde a teoria, à prática, até à prova de aptidão profissional!

Neste curso nada se fez sem esforço, responsabilidade e a ajuda de todos: colegas de turma e professores, cuja grande maioria sempre nos apoiou, revelando serem não só nossos mestres, mas também nossos amigos. O mérito é, portanto, nosso! … de todos os que fizemos parte dos TGES 2008/2011!

Ana Laura Mascarenhas, n.º 2 – TGES

Veja o álbum 2 - Dia do Diploma 2011 - fotos de finalistas aqui

Releia a primeira notícia sobre o Dia do Diploma aqui

sábado, 8 de outubro de 2011

Guia do utilizador da Biblioteca Escolar

Contribui para o bom funcionamento do espaço pedagógico comum a toda a comunidade escolar respeitando as suas normas de utilização. Eis o nosso guia:
GUIA UTILIZADOR da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia Internacional do Professor - 5 de Outubro

Jô Soares, define o que é ser "Professor"



O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


É jovem, não tem experiência.


É velho, está superado.


Não tem automóvel, é um pobre coitado.


Tem automóvel, chora de "barriga cheia".


Fala em voz alta, vive gritando.


Fala em tom normal, ninguém escuta.


Não falta ao colégio, é um "Adesivo".


Precisa faltar, é um "turista".


Conversa com os outros professores, está "malhando" nos alunos.


Não conversa, é um desligado.


Dá muita matéria, não tem dó do aluno.


Dá pouca matéria, não prepara os alunos.


Brinca com a turma, é metido a engraçado.


Não brinca com a turma, é um chato.


Chama a atenção, é um grosso.


Não chama a atenção, não se sabe impor.


A prova é longa, não dá tempo.


A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.


Escreve muito, não explica.


Explica muito, o caderno não tem nada.


Fala correctamente, ninguém entende.


Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.


Exige, é rude.


Elogia, é debochado.


O aluno é retido, é perseguição.


O aluno é aprovado, deitou "água-benta".


É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,


agradeça a ele.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia do diploma - os finalistas e os prémios de mérito

No passado dia 30 de Setembro, pelas 19:00h, realizou-se, na sala de convívio da nossa escola, a cerímónia de entrega dos diplomas aos finalistas dos cursos científico humanísticos, dos cursos profissionais e dos cursos de educação e formação.







Os prémios de mérito foram atribuídos a Joana da Conceição Pereira e Ana Laura Afonso Mascarenhas que se distinguiram pela excelência dos seus resultados escolares. A estas alunas e aos restantes finalistas desejamos os maiores sucessos no prosseguimento de estudos em estabelecimentos de ensino universitário ou no seu ingresso na vida activa, no campo profissional.
Veja o álbum 1: fotos finalistas 2011 aqui

Outubro - Mês da Biblioteca Escolar

"A biblioteca escolar desempenha uma função indispensável na aprendizagem, nas actividades curriculares desenvolvidas nas várias disciplinas, nos projetos de natureza interdisciplinar ou transdisciplinar e ainda na ocupação dos tempos livres.”

A biblioteca escolar disponibiliza:
Redes de comunicação e conhecimento;
• Consulta de documentos físicos e virtuais;
• Pesquisa: catálogo, bibliotecas digitais, repositórios, diretórios;
• Produção de documentos;
• Leitura de livros, jornais, revistas, publicações;
• Acesso à Web 2.0;
• Dispositivos móveis: tablets, smartphones, e-readers e quadros interactivos;
• Apoio ao estudo;
• Empréstimo domiciliário;
• Parceria entre bibliotecas;
• Recursos humanos: professores e funcionários.”

A biblioteca escolar oferece actividades educativas e culturais, encontro temáticos com escritores, cientistas, clubes de leitura, de ciência, de artes, partilha de saberes, …”

Dia Mundial dos Animais

Nesta data, 4 de Outubro, Dia Mundial dos Animais, convidamos os nossos visitantes a ler um conto de Paulo Coelho que se encontra na aplicação anexa.
Esta data comemorativa foi instituida em 1929, no Congresso de Proteção Animal, em Viena ,Áustria, por se comemorar a 4 de Outubro a morte de São Francisco de Assis (1182-1226) , santo protector dos animais.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro - Mês da Biblioteca Escolar


Folheto 2011-2012 da Rede de Bibliotecas Escolares:
" Lançado em 1996, o programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) instalou e desenvolveu mais de 2500 bibliotecas nas escolas de todos os níveis de ensino. Hoje, mais de 1350 000 alunos podem encontrar, no mesmo sítio, quase tudo: os filmes, as músicas, as revistas, os livros  e o mundo todo na internet."

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês das bibliotecas escolares. Visita-nos.



Marca uma sessão de formação de utilizadores. Inscreve-te como nosso leitor. e/ou  como nosso monitor BE.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Património Cultural Imaterial - VIVE PCI

A nossa escola teve, no ano transacto, a apresentação do Concurso VIVE PCI (Património Cultural Imaterial).
Conheça os trabalhos vencedores acedendo à Brochura do Concurso de Fotografia e Vídeo - Vive PCI. Clique aqui

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia Europeu das Línguas

Celebra o décimo aniversário do Dia Europeu das Línguas  navegando por um site em :

Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas, criado a 26 de setembro de 2001 por ocasião da comemoração do Ano Europeu das Línguas, tem como objetivo fundamental celebrar a variedade linguística existente na Europa e promover o respeito e a convivência entre línguas e culturas no espaço europeu.
O Conselho da Europa, entidade promotora do referido dia, pretendeu dar ênfase às práticas inclusivas e integradoras no ensino e aprendizagem de línguas e culturas, consciencializando os europeus de todas as idades para a importância e necessidade de aprender línguas numa sociedade plenamente globalizada em direção ao futuro.

A biblioteca da tua escola e os teus professores associam-se a este dia e dinamizam algumas atividades nas quais és convidado(a) a participar! Envolve-te nelas e participa!

Testa os teus conhecimentos sobre as línguas europeias!



Inês Pinheiro ( professora de Espanhol, colaboradora da BE)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Receção aos alunos

     Pelas 10:05h do dia 15 de setembro, os alunos da nossa escola foram recebidos pelos seus diretores de turma.
     A receção aos alunos do CEF e do 10º ano incluiu a visita ao espaço escolar e, claro, também à nossa biblioteca. Aí assinalámos a presença do CEF - Administrativo, acompanhado pela professora Fernanda Cruz, do 10º A1, acompanhado pela professora Graça Moreira., e do 10º C1, acompanhado pela professora Paula Pereira, entre outros.
     Esperamos termos cativado muitos alunos para serem frequentadores deste espaço escolar onde se pode ler, estudar e pesquisar.








quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo ano escolar

Um novo ano escolar já teve o seu início e novos projetos e objetivos estão em fase de planeamento por parte do corpo docente.


O lema definido pelo Conselho Geral para o ano letivo 2011/2012 é:

CUMPRIR REGRAS, TRABALHAR MELHOR.


Apropriemo-nos todos, alunos e professores, deste lema e invistamos no nosso progresso e sucesso profissional e pessoal.

Bom ano letivo!



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ECOESTUDANTIL, n.º 17, Junho 2011

Esgotada há muita a edição em papel, aqui deixamos a versão electrónica do último número do jornal da nossa escola editado pela BIBLIOTECA:
ECOESTUDANTIL, Junho 2011