BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reflexão filosófica: "As perguntas da vida", de Fernando Savater


As perguntas da vida, de Fernando Savater

Reflexão efetuada a partir do capítulo nº1:

“Para começar a morte”


Qual o sentido da nossa existência? Para Fernando Savater, como demonstra no livro As perguntas da vida, o ser humano só começa a pensar na vida quando se apercebe da sua mortalidade. Essa mortalidade é o que nos faz humanos. “Os verdadeiros viventes são só os mortais porque deixaremos de viver e é exatamente nisso que a vida consiste”. A morte, tal como a vida, é pessoal. Visto que somos únicos, ninguém pode viver ou morrer por nós.

A morte uma vez que tem um carácter pessoal leva-nos a pensar muito sobre ela. Ao pensarmos na nossa mortalidade contribuímos para o desenvolvimento da nossa consciencialização desse acontecimento e, por conseguinte, isso contribui para adotarmos uma vida melhor, ou seja, fazer os possíveis para evitar o falecimento. Os seres humanos são únicos, pois a sua mortalidade é um indício da humanidade, conforme afirma Platão: “filosofar é preparar-se para morrer”. O filosofar é um sinal único dos humanos, pois somos o único animal capaz de pensar racionalmente a sua própria morte.

Outro problema que nos atormenta quando pensamos na morte é “para onde vamos quando falecermos?”

Para saber mais,  clic aqui

Marta Yarynych, nº21, Ricardo Ova, nº23, 11º A1


A nossa biblioteca tem esta obra para requisição domiciliária.

Faz a tua própria leitura. Forma a tua própria opinião.

SAVATER, Fernando,  As perguntas da vida , 2ª ed ,Lisboa : Dom Quixote, 2000 (Biblioteca Dom Quixote ; 20) ISBN: 972-20-1723-3

Sem comentários:

Enviar um comentário