
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
DISPONIBLIDADE e DEDICAÇÃO essenciais para o SUCESSO - Maria Couto, prémio de mérito 2010

Olá a todos!
A pedido da professora Ana Cristina Matias, aqui estou para deixar umas palavras aos actuais, e futuros, alunos da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, bem como a todos aqueles que visitarem este blogue.
As vitórias, não as alcançamos sozinhos, por muito que não aceitemos ou precisemos de ajuda. As conquistas fazem-se com partilha de conhecimentos, sentimentos, valores, e exemplos. Fazem-se ainda com trabalho, perseverança, esforço e alguma abdicação.
Para mim, receber este Prémio de Mérito representou o reconhecimento do empenho e dedicação que coloquei em tudo o que fiz para atingir os meus objectivos, sendo o culminar de três anos de trabalho, tornando-o gratificante e recompensador.
É imprescindível agradecer à minha família por todo o apoio, principalmente aos meus pais, por todo o tempo dedicado, por terem estado sempre presentes quando necessário, por terem sabido dizer “não” quando assim devia ser, por terem acreditado sempre nas minhas capacidades, por terem sabido ouvir e terem sempre tido uma palavra amiga, compreensiva e também de alento quando as coisas nem sempre correram como queria. No fundo, agradecer-lhes pela magnífica educação e todas as bases e valores que me transmitiram.
Quero agradecer também aos meus professores, que todos os dias me deram um pouco de si, com os quais aprendi muito, não só a nível da educação escolar, mas também para a vida. O seu papel foi fundamental, pois todos nós, rapazes e raparigas de hoje, seremos os homens e mulheres de amanhã, e não nos podemos esquecer que uma boa parte daquilo que somos nos é incutida pelos nossos professores. No entanto, é importante não confundir o papel que compete ao professor com o papel que cabe aos pais desempenhar.
Por fim, quero agradecer aos bons colegas que tive a sorte de ter, pois muitos deles mereciam igualmente um prémio de reconhecimento pelo seu empenho, e também à Escola e seus restantes membros, pelo contributo que deu para o meu sucesso.
Ingressei agora no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Espera-me uma nova etapa, quase tão longa como a percorrida até ao final do ensino secundário, e que terá, espero, menos maus e mais bons momentos que aqueles que já tive a possibilidade de vivenciar. Este é um curso com custos elevados, pelo que o prémio pecuniário vai ajudar bastante para adquirir o material médico de que vou necessitar. Espero vir a ser uma boa e competente médica, e “tratar da saúde” a muitas doenças…
Boa sorte a todos neste novo ano lectivo que agora se inicia, e um bom trabalho, pois é com disponibilidade e dedicação que tudo se alcança. Nunca desistam dos vossos sonhos, acreditem sempre nas vossas capacidades, e tudo, acredito, será possível.
Maria Couto
Setembro 2010
A pedido da professora Ana Cristina Matias, aqui estou para deixar umas palavras aos actuais, e futuros, alunos da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, bem como a todos aqueles que visitarem este blogue.
As vitórias, não as alcançamos sozinhos, por muito que não aceitemos ou precisemos de ajuda. As conquistas fazem-se com partilha de conhecimentos, sentimentos, valores, e exemplos. Fazem-se ainda com trabalho, perseverança, esforço e alguma abdicação.
Para mim, receber este Prémio de Mérito representou o reconhecimento do empenho e dedicação que coloquei em tudo o que fiz para atingir os meus objectivos, sendo o culminar de três anos de trabalho, tornando-o gratificante e recompensador.
É imprescindível agradecer à minha família por todo o apoio, principalmente aos meus pais, por todo o tempo dedicado, por terem estado sempre presentes quando necessário, por terem sabido dizer “não” quando assim devia ser, por terem acreditado sempre nas minhas capacidades, por terem sabido ouvir e terem sempre tido uma palavra amiga, compreensiva e também de alento quando as coisas nem sempre correram como queria. No fundo, agradecer-lhes pela magnífica educação e todas as bases e valores que me transmitiram.
Quero agradecer também aos meus professores, que todos os dias me deram um pouco de si, com os quais aprendi muito, não só a nível da educação escolar, mas também para a vida. O seu papel foi fundamental, pois todos nós, rapazes e raparigas de hoje, seremos os homens e mulheres de amanhã, e não nos podemos esquecer que uma boa parte daquilo que somos nos é incutida pelos nossos professores. No entanto, é importante não confundir o papel que compete ao professor com o papel que cabe aos pais desempenhar.
Por fim, quero agradecer aos bons colegas que tive a sorte de ter, pois muitos deles mereciam igualmente um prémio de reconhecimento pelo seu empenho, e também à Escola e seus restantes membros, pelo contributo que deu para o meu sucesso.
Ingressei agora no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Espera-me uma nova etapa, quase tão longa como a percorrida até ao final do ensino secundário, e que terá, espero, menos maus e mais bons momentos que aqueles que já tive a possibilidade de vivenciar. Este é um curso com custos elevados, pelo que o prémio pecuniário vai ajudar bastante para adquirir o material médico de que vou necessitar. Espero vir a ser uma boa e competente médica, e “tratar da saúde” a muitas doenças…
Boa sorte a todos neste novo ano lectivo que agora se inicia, e um bom trabalho, pois é com disponibilidade e dedicação que tudo se alcança. Nunca desistam dos vossos sonhos, acreditem sempre nas vossas capacidades, e tudo, acredito, será possível.
Maria Couto
Setembro 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Álbum de fotos - 8 de Set. 2010 - Dia do diploma
Se já assistiu à apresentação da entrega dos diplomas da sua turma, incluída em entradas anteriores, e deseja guardar a sua foto, clique no link e aceda ao álbum completo:
http://picasaweb.google.com/103773326054691298613/DiaDoDiploma2010PalacioDaGaleriaESJACTavira?feat=directlink
http://picasaweb.google.com/103773326054691298613/DiaDoDiploma2010PalacioDaGaleriaESJACTavira?feat=directlink
Diplomas e prémios de mérito 2010

- Cursos Científico Humanísticos - Maria Teresa Couto (12º A1)

A cerimónia encerrou com os discursos de uma das alunas premiadas, Maria Couto, do patrono, Dr. Jorge Correia, e do presidente da Câmara, Dr. Jorge Botelho.



Parabéns a todos os finalistas e , em particular, a estas duas alunas que tão bem se distinguiram!
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Finalistas 2010 - Curso Profissionais: TC, TGPIS, TIG
Create your own video slideshow at animoto.com.
Finalistas 2010 - Curso Profissional Técnico Animador Sociocultural
Create your own video slideshow at animoto.com.
Novo ano escolar 2010 - 2011
Novo ano escolar, nova motivação para cada um alcançar a sua realização pessoal. Por isso, aqui recordamos o lema do presente para a perspectivação do futuro, tal como se encontra consignado no Projecto Educativo da nossa escola (2008-2011):
__________EVOLUÇÃO
_______ÉTICA
_____EMPENHO
__EDUCAÇÃO
Estes são, afinal, conceitos chave para uma aprendizagem rica, motivadora e numa perspectiva de continuidade ao longo da vida.
__________EVOLUÇÃO
_______ÉTICA
_____EMPENHO
__EDUCAÇÃO
Estes são, afinal, conceitos chave para uma aprendizagem rica, motivadora e numa perspectiva de continuidade ao longo da vida.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
PREAA - Actividades do 10º A3 e sua cooperação com alunos do 1º Ciclo
No ano lectivo 2009/2010, a turma da área de Ciências e Tecnologias, 10º A3, iniciou a sua participação no projecto PREAA, promovido pela DREAlg.
Trata-se de um projecto de educação ambiental pela arte, cuja origem assenta numa ideia de Helena Tapadinhas, que, entre outros talentos, escreve histórias dirigidas aos mais pequenos, através das quais tenta dar a conhecer, com alguma graça, a história geológica do Algarve. Assim nasceu o livro «Contos do Mago», dedicado a toda a região algarvia. Este trabalho, conjuntamente com o preconizado, em termos de conteúdos programáticos, pelo ME, tem, também ao nível do secundário, constituído mote para a exploração destas temáticas, subscrevendo, o grupo de trabalho, em termos metodológicos, o primado da articulação de diferentes níveis de ensino como factor potenciador do interesse, por parte dos jovens de diferentes gerações, pelo assunto em apreço.
Ao longo deste primeiro ano foram desenvolvidas várias actividades, a maioria das quais em contexto de formação, nomeadamente:
(1) sessão de conto (1ª abordagem), seguido de ensaio formativo ao nível da expressão corporal, dinamizada pela formadora Susana Rocha;
(2) percurso “Sapal e Praia do Barril”, com a formadora Jacinta Fernandes, no qual explorámos as características ecológicas daquela região;
(3) workshop de desenho de fauna e flora da praia de Cacela, dinamizado por Miguel Godinho, no qual intervieram alunos do 10º A3 e crianças do 1º Ciclo, sendo de assinalar a interessante articulação das diferentes gerações, naquilo que eram os diferentes olhares de uma mesma realidade...
(4) percurso aos Pegos/Ribeira da Assêca, orientado por Francisco Lopes, nesta fase dirigida a professores, tendo em vista o reconhecimento das marcas da história geológica do Algarve, através da observação comparativa dos registos geológicos de serra, barrocal e litoral algarvios;
(5) reconto, por parte de duas alunas do 10º A3, Ana Gonçalves e Carina Silva, às crianças da escola EB1 de Cabanas, do conto «Nascem Nuteixos», dedicado a Tavira, concretamente à praia do Barril.
É objectivo da turma oferecer, no próximo ano lectivo, a dramatização deste conto às crianças do 1º Ciclo, para cuja preparação contamos desde já com a promessa de ajuda sistematizada por parte da formadora Susana Rocha.
Um projecto desta natureza constitui uma mais-valia para o processo ensino-aprendizagem, na medida em que fomenta o desenvolvimento de competências científicas aliadas a um elevado grau de criatividade. Nas gerações mais jovens é interessante ver como a cristalização, no seu imaginário, de conceitos construídos com recurso ao fantástico, pode ser um factor motivacional importante para uma eventual exploração, na sua vertente mais científica, dos temas abordados.
A professora de Biologia: Teresa Afonso
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Projecto «Causa Animal» e a sua acção de sensibilização no Jardim de Infância de Conceição de Tavira
No dia 5 de Julho, no âmbito do projecto Causa Animal, deslocaram-se, ao jardim de Infância da Conceição de Tavira, três elementos da Escola Secundária, Fernanda Vilas-Boas, Teresa Afonso e Rosário Carmo, fazendo-se esta última acompanhar de um convidado muito especial, o seu cão de estimação, Shy. 
O objectivo era dar a conhecer, às crianças, o testemunho vivo do que pode [e deve] ser uma experiência de relação do ser humano com um animal de estimação: os cuidados, o carinho, o respeito pelos sentimentos do animal, a noção de que é algo para a vida... e, como tal, incompatível com conceitos, como maus-tratos, negligência, abandono...Teve direito a lágrima e tudo... Espectacular, este testemunho!...[Shy é um pequeno cão, encontrado na rua, que, depois de ter passado um mau bocado, teve a sorte de encontrar um lar... ]
As crianças, orientadas pela educadora Teresa Gaspar e por Madalena
Bagarrão, fizeram questão de também partilhar as suas experiências com animais, criando-se um momento de grande emoção e entusiasmo em torno das suas histórias.
O objectivo era dar a conhecer, às crianças, o testemunho vivo do que pode [e deve] ser uma experiência de relação do ser humano com um animal de estimação: os cuidados, o carinho, o respeito pelos sentimentos do animal, a noção de que é algo para a vida... e, como tal, incompatível com conceitos, como maus-tratos, negligência, abandono...Teve direito a lágrima e tudo... Espectacular, este testemunho!...[Shy é um pequeno cão, encontrado na rua, que, depois de ter passado um mau bocado, teve a sorte de encontrar um lar... ]
As crianças, orientadas pela educadora Teresa Gaspar e por Madalena
A professora: Teresa Afonso.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Notícia no «Barlavento online» PREAA: dos livros de contos para os livros de estudo
EducaçãoPREAA: Dos livros de contos para os livros de estudo
Filipe Antunes Ver Fotos » http://barlavento.online.pt/popup/multimedia.php?nid=42381
Iniciativa do PREAA na Praia do Barril, em Tavira
Filipe Antunes Ver Fotos » http://barlavento.online.pt/popup/multimedia.php?nid=42381
Iniciativa do PREAA na Praia do Barril, em Tavira
Todo o trabalho dos alunos do Secundário foi precedido de um estudo prévio do percurso temático do Barril, o que implicou investigação em aula. A demonstração aos alunos do 2º ano foi, assim, o culminar de um processo de vários meses.
De acordo com a professora Augusta Carvalho, responsável pela turma do 11.º A3 da Escola Secundaria de Tavira, não está excluída a possibilidade de a informação recolhida dar agora origem a um roteiro destinado à população em geral, continuando o trabalho já desenvolvido, no ano passado, pelas turmas de Artes.
«Embora este conto envolva mais a questão da dinâmica dunar, o nosso contexto global incidiu sobre a história geológica do Algarve. Além disso, estudámos toda a parte científica do sapal e dunas, o que implicou duas saídas de campo», concluiu a professora de biologia e geologia.
8 de Junho de 2010 07:29
Filipe Antunes
De acordo com a professora Augusta Carvalho, responsável pela turma do 11.º A3 da Escola Secundaria de Tavira, não está excluída a possibilidade de a informação recolhida dar agora origem a um roteiro destinado à população em geral, continuando o trabalho já desenvolvido, no ano passado, pelas turmas de Artes.
«Embora este conto envolva mais a questão da dinâmica dunar, o nosso contexto global incidiu sobre a história geológica do Algarve. Além disso, estudámos toda a parte científica do sapal e dunas, o que implicou duas saídas de campo», concluiu a professora de biologia e geologia.
8 de Junho de 2010 07:29
Filipe Antunes
Aceda à fonte desta notícia seguindo o link:
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Notícia no «Barlavento online» sobre a actividade de articulação entre o 11º A3 e uma turma da EB1 da Luz de Tavira
Educação
PREAA ajuda alunos a investigar, desenhar e provar a Ria Formosa (com fotos)
Filipe Antunes Ver Fotos »http://barlavento.online.pt/popup/multimedia.php?nid=42380&mmn=5&cnt=5
Iniciativa do PREAA na Praia do Barril, em Tavira
«Posso provar?», «Sim», ouve-se. «Sabe a salgado!». As palavras são dos alunos do segundo ano da Escola Básica I da Luz de Tavira, que foram desafiados pelos alunos da turma A3 do 11º ano, da Escola Secundária de Tavira, a conhecerem o trilho ambiental da Praia do Barril, no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA).
É ainda antes da ponte metálica que cruza a Ria Formosa que é feita a primeira paragem pedagógica da manhã, conduzida pelos alunos mais velhos.
A primeira lição é sobre botânica e, para se perceber se as plantas da ria são salgadas, a prova impôs-se.
A dor de barriga não chegou, mas o ímpeto da prova teve de ser controlado pelos mais velhos, pois existiam mais 1,5 quilómetros de vegetação para explorar até à praia.
Das salgadeiras e das salicórnias do alto e médio sapal, a visita debruçou-se depois sobre as plantas aquáticas, nomeadamente sobre a spartina e a zoostera, exemplos de espécies que conseguem sobreviver debaixo de água nas zonas de sapal.
Ao longo do percurso ambiental do Barril, as 18 crianças do básico ficaram ainda a saber qual a importância das dunas na prevenção do avanço do mar, embora o exemplo dos frequentadores da praia não seja o melhor.
Além das paliçadas destruídas, eram muitos os trilhos abertos em plena duna primária apenas para cortar caminho.
Já no areal, e junto às antigas âncoras que atestam o que restou da antiga armação de atum do Barril, os alunos do 11.º ano explicaram qual importância do estorno, planta que é considerada a pioneira na fixação das areias, assim como o cordeirinho-das-areias, pequena planta acinzentada sujeita a condições extremas e coberta por penugem.
Porque ver ao longe não chega, ambas as espécies foram, literalmente, examinadas à lupa.
Mas porque estamos a falar de um projeto integrado no PREAA, aqui tudo é explicado de outra forma, recorrendo, ao gesto e à ficção.
Como vem sendo habitual, o livro «Os contos do Mago», da autoria de Helena Tapadinhas, deu o mote para as iniciativas, já que aí está representada uma dezena de histórias fantasiadas, onde não faltam mensagens didáticas para a preservação da diversidade ambiental do Algarve, explicou Susana Rochas, a coordenadora do PREAA no Sotavento.
No caso de Tavira, o mote da iniciativa é o conto «Nascem Nuteixos», onde a personagem Nuna (duna) escondia os barcos e âncoras dos pescadores (fateixas), até que um dia parou de se mexer, colocando em causa a estabilidade da praia. História adentro, aparece o Mago (personagem principal), que se vê forçado a intervir para travar a destruição do ecossistema.
8 de Junho de 2010 07:29
Filipe Antunes
Fonte:
http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=42380
PREAA ajuda alunos a investigar, desenhar e provar a Ria Formosa (com fotos)
Filipe Antunes Ver Fotos »http://barlavento.online.pt/popup/multimedia.php?nid=42380&mmn=5&cnt=5
Iniciativa do PREAA na Praia do Barril, em Tavira
«Posso provar?», «Sim», ouve-se. «Sabe a salgado!». As palavras são dos alunos do segundo ano da Escola Básica I da Luz de Tavira, que foram desafiados pelos alunos da turma A3 do 11º ano, da Escola Secundária de Tavira, a conhecerem o trilho ambiental da Praia do Barril, no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA).
É ainda antes da ponte metálica que cruza a Ria Formosa que é feita a primeira paragem pedagógica da manhã, conduzida pelos alunos mais velhos.
A primeira lição é sobre botânica e, para se perceber se as plantas da ria são salgadas, a prova impôs-se.
A dor de barriga não chegou, mas o ímpeto da prova teve de ser controlado pelos mais velhos, pois existiam mais 1,5 quilómetros de vegetação para explorar até à praia.
Das salgadeiras e das salicórnias do alto e médio sapal, a visita debruçou-se depois sobre as plantas aquáticas, nomeadamente sobre a spartina e a zoostera, exemplos de espécies que conseguem sobreviver debaixo de água nas zonas de sapal.
Ao longo do percurso ambiental do Barril, as 18 crianças do básico ficaram ainda a saber qual a importância das dunas na prevenção do avanço do mar, embora o exemplo dos frequentadores da praia não seja o melhor.
Além das paliçadas destruídas, eram muitos os trilhos abertos em plena duna primária apenas para cortar caminho.
Já no areal, e junto às antigas âncoras que atestam o que restou da antiga armação de atum do Barril, os alunos do 11.º ano explicaram qual importância do estorno, planta que é considerada a pioneira na fixação das areias, assim como o cordeirinho-das-areias, pequena planta acinzentada sujeita a condições extremas e coberta por penugem.
Porque ver ao longe não chega, ambas as espécies foram, literalmente, examinadas à lupa.
Mas porque estamos a falar de um projeto integrado no PREAA, aqui tudo é explicado de outra forma, recorrendo, ao gesto e à ficção.
Como vem sendo habitual, o livro «Os contos do Mago», da autoria de Helena Tapadinhas, deu o mote para as iniciativas, já que aí está representada uma dezena de histórias fantasiadas, onde não faltam mensagens didáticas para a preservação da diversidade ambiental do Algarve, explicou Susana Rochas, a coordenadora do PREAA no Sotavento.
No caso de Tavira, o mote da iniciativa é o conto «Nascem Nuteixos», onde a personagem Nuna (duna) escondia os barcos e âncoras dos pescadores (fateixas), até que um dia parou de se mexer, colocando em causa a estabilidade da praia. História adentro, aparece o Mago (personagem principal), que se vê forçado a intervir para travar a destruição do ecossistema.
8 de Junho de 2010 07:29
Filipe Antunes
Fonte:
http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=42380
Subscrever:
Mensagens (Atom)