BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Feliz Natal

 E o primeiro período está concluído com o Tradicional Presépio Algarvio do Menino Jesus em Pé e as suas searinhas meticulosamente cuidadas pela assistente operacional, Silvina Rios.



sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Green Chef8: vídeo do 11.º B precisa de "Likes"

 

Vamos lá visualizar e colocar “LIKE” no vídeo produzido por Luna, Inês Pires e o Martim Jacinto (11.º B) para o Concurso Green Chef 8: Geração +sustentável, promovido pela Deco Jovem.

Com base na Dieta Mediterrânica, recorrendo a produtos da época e locais, os três alunos ensinam a preparar umas maravilhosas "Pernas de Frango com Bagos de Amor e Salada Jacintiana."

Este é um trabalho desenvolvido para a Área de Cidadania e Desenvolvimento, com orientação da Professora Patrícia Gonçalves.

Acede ao vídeo aqui.  Dá o teu “like” e partilha! O teu voto pode ajudar a equipa a vencer o concurso. Não te esqueças: Cozinhar e não desperdiçar é ser saudável e ter um planeta sustentável!




Boletim Biblio ESJAC, n.º 44

 Ainda  estão a tempo de requisitarem uma obra para lerem na interrupção do Natal. O Boletim Biblio ESJAC apresenta cinco sugestões de leitura, mas temos muitos outros títulos à escolha.

Ler dá saber! Ler dá prazer!




Dia Mundial Ciência: reportagem

Reportagem na ESJAC sobre o Dia Mundial da Ciência, 2023, por Afonso Matos, Cristina Yin, David Andrade, Ísis Sares e Tomás Rodrigues, 11.º A2, sob orientação da Professora Georgina Giroto.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Líderes Digitais, 9.ª edição com inscrições abertas

 


Envolva os seus alunos em ações de sensibilização para a Cidadania Digital inscrevendo-os na 9.ª edição dos Líderes Digitais, até 15 de dezembro, uma iniciativa da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNET da DGE. 

Formulário de inscrição   

A categoria Líderes Digitais integra alunos do 7º ano ao 12º ano de escolaridade, acompanhados por um professor, sendo os temas deste ano:

-Como garantir o Bem-Estar Online?

- Como construir uma identidade digital positiva?

- Inteligência Artificial: que vantagens e cautelas

- Onde ficam os direitos de autor?

Cada equipa dinamizará, no mínimo, duas intervenções, junto da comunidade educativa, sensibilizando-a para as temáticas relacionadas com o digital.

Há acompanhamento do Projeto ao longo do ano, ocorrendo a 9 de janeiro de 2024 uma sessão de sensibilização destinada aos alunos inscritos na iniciativa Líderes Digitais. Para o 1.º e 2.º ciclos há a categoria Líderes Digitais Benjamins.

Consulte o Documento Orientador na página do Seguranet.

 

.

 

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Clube de Teatro em cena

 O Clube de Teatro, dirigido pelo Professor Luís Gonçalves, leva à cena, no Auditório ESJAC, a partir do dia 13, a sua produção teatral do 1.º período.  

Se a tua turma ainda não está agendada, contacta  os membros do Clube de Teatro e manifesta o teu interesse em assistir à peça. Novas datas e horas aguardam agendamento.




quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

«Literacia e Educação para a comunicação social» com o Jornal O POSTAL


«Literacia e Educação para a comunicação social» será o tema de três sessões a serem dinamizadas pelo diretor e publisher do Jornal Postal do Algarve, Henrique Dias Freire, no dia 7 de dezembro, na ESJAC.  

As sessões resultam de uma parceria da Biblioteca com o Postal, e em articulação com a disciplina de Português.

Web site POSTAL DO ALGARVE



PISA 2022: o que os alunos de 15 anos sabem e conseguem fazer a matemática, leitura e ciências

 
Os testes do Programme for International Student Assessment (PISA) avaliam até que ponto os alunos conseguem resolver problemas complexos, pensar criticamente e comunicar de forma eficaz. Em 2022, esses testes foram aplicados a alunos de 15 anos, avaliando o nível de conhecimentos e competências a matemática, leitura e ciências.

O relatório e análise dos resultados é agora público e nós damos destaque ao seguinte:


«O que os alunos sabem e conseguem fazer a matemática

 • Em Portugal, 70% dos alunos atingiram, pelo menos, o nível 2 de proficiência a matemática (média da OCDE: 69%). No mínimo, estes alunos são capazes de interpretar e reconhecer, sem recurso a instruções diretas, como uma situação simples pode ser representada matematicamente (p. e., comparar a distância total de dois percursos alternativos ou converter preços numa moeda diferente). Mais de 85% dos alunos de Singapura, Macau (China), Japão, Hong Kong (China)*, Taipé Chinês e Estónia (por ordem decrescente de percentagem) obtiveram um desempenho neste nível ou superior.»

«O que os alunos sabem e conseguem fazer a leitura

• Cerca de 77% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a leitura (média da OCDE: 74%). No mínimo, estes alunos são capazes de identificar a ideia principal num texto de extensão moderada, encontrar informação com base em critérios explícitos, embora por vezes complexos, e refletir sobre a finalidade e a forma dos textos quando explicitamente solicitados a fazê-lo. A percentagem de alunos de 15 anos que atingiram níveis mínimos de proficiência em leitura (nível 2 ou superior) variou entre 89% em Singapura e 8% no Camboja.»

«O que os alunos sabem e conseguem fazer a ciências

 • Cerca de 78% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a ciências (média da OCDE: 76%). No mínimo, estes alunos são capazes de reconhecer a explicação correta para fenómenos científicos familiares e conseguem utilizar esse conhecimento para identificar, em casos simples, se uma conclusão é válida com base nos dados fornecidos.»

Relatório completo relativo ao desempenho dos alunos portugueses.


 

Celebrar a Filosofia


Comemorações do Dia Mundial da Filosofia na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, promovidas na Sala Polivalente e no Auditório pelo Grupo Disciplinar de Filosofia. Participação voluntária de alunos e professores com interpretações musicais e momento de poesia. Reportagem do Professor Jorge Rosa.

Ver vídeo


segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Projeto Solidário

 A turma do 10º TAE está a organizar o Projeto Solidário, que consiste numa campanha de recolha solidária de bens (vestuário, calçado, brinquedos, produtos de higiene e alimentos). 

Os donativos revertem a favor de uma instituição de apoio a crianças e jovens, nomeadamente a Casa de Acolhimento /CAIC "A Gaivota", em Tavira.

 As caixas para a recolha dos bens estão colocadas na sala de convívio dos alunos e no bloco 4, até ao dia 15 de dezembro.

 Junte-se a nós neste Projeto.

Pequenos gestos fazem a diferença!

 

A Diretora do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa,

Prof.ª Cláudia Marcelino


Dia Mundial da Filosofia, 2023 : Pensar liberta

Compilação de trabalhos em vídeo de alunos dos cursos científico-humanísticos, 11.º ano, relacionados com a Comemoração do Dia Mundial da Filosofia. Edição do Professor Jorge Rosa. Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira

 

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Futebol Geométrico

 

Joshua, 11.º B

Neste 5.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, damos desta que à Matemática. Um dos trabalhos que tem estado em exposição é o Futebol Geométrico.

Com recurso ao software GrafEq, os alunos do 11.º ano da Professora Patrícia Gonçalves foram criativos e, utilizando condições matemáticas, construíram um desenho de um jogador de futebol.

 Venham até a Biblioteca apreciar a Exposição da Semana da Ciência e da Tecnologia. Há painéis com cartazes e objetos 3D  de Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática. 






 

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Projeto de Sinergias Ambientais: Tabela Periódica da Sustentabilidade, Tridimensional e Interativa, e Ecoponto.


Neste 4.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, divulgamos o Projeto de Sinergias Ambientais: Tabela Periódica da Sustentabilidade, Tridimensional e interativa, e Ecoponto, coordenado pelo Professor Pedro Gabriel e envolvendo a cooperação de uma equipa multidisciplinar de professores e várias turmas dos 10.º ao 12.º ano.

O Projeto, desenvolvido em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, visa:

  1. Desenvolver competências relativas ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais.
  2. Discutir e desenvolver atividades diversas, enquadradas nos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030.
  3.  Implementar medidas preconizadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030).
  4.  Enquadrar todas as atividades científicas no contexto do Projeto Cultural de Escola.
  5. Sensibilizar para a necessidade de uma Economia circular em detrimento da Economia linear.



Depois da sua fase de conceptualização, durante os 2.º e 3.º períodos do ano letivo de 2022-23, o projeto encontra-se em fase de montagem durante o 1.º período do ano letivo corrente.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Etna - o vulcão mais ativo do mundo

 Neste 4.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, convidamos a visualizar um trabalho sobre o Vulcão Etna, realizado por Mariana Castilho, Mariana Simões e Sara Soares, 10.º A1 , sob orientação do Professor Rui Carmo.


Visualizar apresentação eletrónica

Visitem a Biblioteca e apreciem a exposição da Semana da Ciência e da Tecnologia. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial, Projeto iHeritage


No 3.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia foi inaugurada uma exposição na Sala Polivalente sobre Dieta Mediterrânica, promovida pela CMT. Este é o 10.º aniversário do registo da Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial.

No Auditório ESJAC, decorreu também uma conferência de imprensa conduzida pela coordenadora do projeto iHeritage, fruto de uma parceria entre a UAlg e o Centro Ciência Viva de Tavira .

Ler artigo: Projeto iHERITAGE Portugal apresentaresultado das sinergias criadas com vários parceiros

Explorar Sítio web: Projeto iHERITAGE

 

MOOC – Cidadão Cibersocial

 Neste 3.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, divulgamos um curso online, aberto e massivo (MOOC), gratuito e com diploma no final: CIDADÃO CIBERSOCIAL.

Dirigido a todos que tenham mais de 14 anos, este curso permite ficar mais apto a saber como bem utilizar as redes sociais, como manter as contas seguras e evitar que os  dados pessoais estejam expostos.

Esta é a 2.ª edição da formação que é promovida pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Está disponível até 30 de abril de 2024.

Mais informação 



 



sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Semana da Ciência e da Tecnologia – 2.º dia de atividades

 

No dia em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica houve lugar a duas sessões com o Professor João Pedro Bernardes para os alunos do 10.º C1, C2 , C4 e E1, acompanhados pelas professoras Joana Ferreira e Maria Leonor Ribeiro.

Numa parceria da Biblioteca com o Centro Ciência Viva e a UAlg,  João Pedro Bernardes, Professor Associado com Agregação, do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, deu a conhecer o processo de investigação in loco sobre Balsa, numa palestra intitulada: “Radiografia de uma cidade com 2000 anos em Tavira".

Descobre mais sobre o Projeto Balsa ou requisita um dos livros sobre o tema na Bibloteca ESJAC:


 


A tradição do "Thanksgiving Day"

Os alunos de Comunicar em Inglês )(12.º TREC), da Professora Margarida Beato, fizeram uma pesquisa, seguida de seleção de informação e trabalho gráfico para expor na Biblioteca, relativo ao domínio da competência intercultural: o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) na cultura norte-americana, tradição celebrada este ano a 23 de novembro.


                                   

Programa de Mentoria de Pares

Programa de Mentoria de Pares, processo de formação de duplas: mentores (11.º e 12.º ano) e mentorandos (10.º ano):

«No âmbito do Programa de Mentoria de Pares 23-25, realizou-se no dia 22 de Novembro, a Atividade "SpeedMeeting'', de apresentação dos novos Mentores e Mentorandos, com vista a formação das duplas. Esta atividade foi dinamizada pelo SPO, com o apoio da equipa de acompanhamento do programa e da biblioteca escolar.»

Carla Lúcio, Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)