BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

PISA 2022: o que os alunos de 15 anos sabem e conseguem fazer a matemática, leitura e ciências

 
Os testes do Programme for International Student Assessment (PISA) avaliam até que ponto os alunos conseguem resolver problemas complexos, pensar criticamente e comunicar de forma eficaz. Em 2022, esses testes foram aplicados a alunos de 15 anos, avaliando o nível de conhecimentos e competências a matemática, leitura e ciências.

O relatório e análise dos resultados é agora público e nós damos destaque ao seguinte:


«O que os alunos sabem e conseguem fazer a matemática

 • Em Portugal, 70% dos alunos atingiram, pelo menos, o nível 2 de proficiência a matemática (média da OCDE: 69%). No mínimo, estes alunos são capazes de interpretar e reconhecer, sem recurso a instruções diretas, como uma situação simples pode ser representada matematicamente (p. e., comparar a distância total de dois percursos alternativos ou converter preços numa moeda diferente). Mais de 85% dos alunos de Singapura, Macau (China), Japão, Hong Kong (China)*, Taipé Chinês e Estónia (por ordem decrescente de percentagem) obtiveram um desempenho neste nível ou superior.»

«O que os alunos sabem e conseguem fazer a leitura

• Cerca de 77% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a leitura (média da OCDE: 74%). No mínimo, estes alunos são capazes de identificar a ideia principal num texto de extensão moderada, encontrar informação com base em critérios explícitos, embora por vezes complexos, e refletir sobre a finalidade e a forma dos textos quando explicitamente solicitados a fazê-lo. A percentagem de alunos de 15 anos que atingiram níveis mínimos de proficiência em leitura (nível 2 ou superior) variou entre 89% em Singapura e 8% no Camboja.»

«O que os alunos sabem e conseguem fazer a ciências

 • Cerca de 78% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a ciências (média da OCDE: 76%). No mínimo, estes alunos são capazes de reconhecer a explicação correta para fenómenos científicos familiares e conseguem utilizar esse conhecimento para identificar, em casos simples, se uma conclusão é válida com base nos dados fornecidos.»

Relatório completo relativo ao desempenho dos alunos portugueses.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário