Os testes do Programme for International Student Assessment (PISA)
avaliam até que ponto os alunos conseguem resolver problemas complexos, pensar
criticamente e comunicar de forma eficaz. Em 2022, esses testes foram aplicados
a alunos de 15 anos, avaliando o nível de conhecimentos e competências a
matemática, leitura e ciências.
O relatório e análise dos resultados é agora público e nós
damos destaque ao seguinte:
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a matemática
• Em Portugal, 70%
dos alunos atingiram, pelo menos, o nível 2 de proficiência a matemática (média
da OCDE: 69%). No mínimo, estes alunos são capazes de interpretar e reconhecer,
sem recurso a instruções diretas, como uma situação simples pode ser
representada matematicamente (p. e., comparar a distância total de dois
percursos alternativos ou converter preços numa moeda diferente). Mais de 85%
dos alunos de Singapura, Macau (China), Japão, Hong Kong (China)*, Taipé Chinês
e Estónia (por ordem decrescente de percentagem) obtiveram um desempenho neste
nível ou superior.»
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a leitura
• Cerca de 77% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou
superior a leitura (média da OCDE: 74%). No mínimo, estes alunos são capazes de
identificar a ideia principal num texto de extensão moderada, encontrar
informação com base em critérios explícitos, embora por vezes complexos, e
refletir sobre a finalidade e a forma dos textos quando explicitamente
solicitados a fazê-lo. A percentagem de alunos de 15 anos que atingiram níveis
mínimos de proficiência em leitura (nível 2 ou superior) variou entre 89% em
Singapura e 8% no Camboja.»
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a ciências
• Cerca de 78% dos
alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a ciências (média da OCDE:
76%). No mínimo, estes alunos são capazes de reconhecer a explicação correta
para fenómenos científicos familiares e conseguem utilizar esse conhecimento
para identificar, em casos simples, se uma conclusão é válida com base nos
dados fornecidos.»
Relatório completo relativo ao desempenho dos alunos
portugueses.
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