Deem um saltinho ao Gabinete do Aluno e apreciem as explorações artísticas realizadas pelo 12º E:
EXPLORAÇÕES ARTISTICAS DO 12ºE
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Dia da Europa
No primeiro período escolar, as Turmas dos Cursos profissionais de TIE, TDIE e TOE, do 11º ano, produziram, na Área
de Integração, brochuras sobre a História da União Europeia, desde
o inicio da cooperação entre países com vista ao fim das rivalidades até
aos dias de hoje.
A
nossa Biblioteca foi, nessa altura, mais uma vez a anfitriã de uma
exposição aberta à Comunidade escolar que pretende dar visibilidade aos
trabalhos dos alunos.
Agora, para assinalar o Dia da Europa, as brochuras foram objeto de seleção e compiladas num e-book:
DIA DA EUROPA - 9 de maio
Tendo em vista a aproximação dos cidadãos europeus ao antigo conceito de união dos povos da Europa,comemora-se, hoje, dia 9 de Maio, o dia da Europa.
Este dia é comemorado a 9 de maio dado que foi nessa data que Robert Schuman, estadista francês, avançou com a proposta de criar uma entidade europeia nacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman, o embrião da atual União Europeia.
Este dia é comemorado a 9 de maio dado que foi nessa data que Robert Schuman, estadista francês, avançou com a proposta de criar uma entidade europeia nacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman, o embrião da atual União Europeia.
terça-feira, 8 de maio de 2012
A origem da designação EUROPA
Ainda se recorda da lenda de Europa?
Zeus e Europa
Zeus e Europa ( vaso grego)
Europa era uma linda princesa fenícia. Como ainda não chegara à idade de casar, vivia com os pais num magnífico palácio e
tinha por hábito dar longos passeios com as amigas nos prados e nos bosques. Certo dia quando apanhava flores junto da
foz de um rio, foi avistada por Zeus (o deus supremo) que se debruçava lá do Olimpo observando os mortais. Fascinado com
tanta formosura, decidiu raptá-la. Para evitar a fúria da sua ciumentíssima mulher, quis disfarçar-se. Nada mais fácil para
quem tem poderes sobre naturais! Tomou a forma de um touro. Um belo touro castanho com um círculo prateado a enfeitar
a testa. Desceu então ao prado e deitou-se aos pés da Europa.
Ela ficou encantada por ver ali um animal tão manso, de
pelo sedoso e olhar meigo. Primeiro afagou-o, depois sentou-se-lhe no dorso e... o touro disparou de imediato a voar por
cima do oceano. A pobre princesa ficou assustadíssima. Mas não tardou a perceber que o raptor só podia ser um deus
disfarçado, pois entre as ondas emergiam peixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon apareceu agitando o seu
tridente.
Muito chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugar ermo. Zeus consolou-a, mostrou-se carinhoso, prometeu
levá-la para um sítio lindo que ele conhecia fora da Ásia.
Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três
filhos que vieram a ser famosos. Agora o nome da princesa é que ficou famosíssimo!
Agradou a poetas da Grécia Antiga que passaram a chamar Europa aos territórios para lá da Grécia. E agradou ao
historiador Hérodoto, que no séc. V a.C foi o primeiro a chamar Europa a todo o continente.
in A Europa dá as Mãos, Ana Maria Magalhães/Isabel Alçada
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, 1995.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Nesta semana em que se comemora o Dia da Europa, desafiamos os nossos visitantes a realizar o puzzle relativo aos países que a compõem.
Puzzle EUROPA
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Testemunho da aluna vencedora do VIII Bibliopaper das Letras
O Bibliopaper das Letras, cuja oitava edição decorreu no dia 21 de março, foi uma brilhante
iniciativa por parte da professora Antonieta Couto.
É um evento que nos permite
conhecer pessoas criativas com espírito crítico e muito talento e nos permite
tomar conhecimento de outros géneros literários e autores que até então
desconhecíamos ou ainda não faziam parte do nosso rol de leituras. Além disso, também nos ajuda a
desinibir, de maneira a que ganhemos segurança e um à vontade em público e
desenvolvamos capacidades de comunicação. Assim, acabamos por revelar, não só a
nós próprios – porque muitas vezes não temos noção daquilo que valemos – mas
também aos outros, capacidades que de outra maneira continuariam escondidas.
Em
adição, ainda temos a valorização do nosso eu, que se exprime e impõe nas três
provas propostas, uma vez que a sensação de ser aplaudido, embora seja, por um
lado, assustadora – porque somos o centro das atenções e todos os olhares estão
pousados em nós –, é também avassaladoramente agradável, porque é bom sermos
reconhecidos e dá-nos vontade de continuar a apostar naquilo que gostamos de
fazer e, consequentemente, em quem somos.
Exposição: A mãe
Em homenagem a todas as mães biológicas ou afetivas , está a decorrer na Biblioteca, de 2 a 11 de maio, a exposição: A Mãe.
Visita-nos.
Observa os quadros, os romances, os poemas e os DVD sobre o tema que para ti selecionámos. Quem sabe não queiras requisitar um para ler em casa.
Serafinstórias - os contos e os livros
Numa
iniciativa da biblioteca escolar, recebemos, no dia 27 de abril, no auditório, com
muito prazer e entusiamo, o contador de histórias Jorge Serafim, ou
simplesmente Serafim.
Humorista
sobejamente conhecido do mundo televisivo, Serafim reparte-se por outra
atividade menos mediática, mas igualmente interessante. É da sua faceta de
contador de histórias da tradição oral que falamos e foi nessa qualidade que o recebemos,
ouvindo as histórias e historietas que tanto enaltecem a nossa cultural e a
mantêm viva e nos distraem das tecnologias que nos consomem tanto do nosso
tempo.
Pretendíamos
que o conteúdo “contos de autores do século XX”, integrado no programa de 10º
ano de Português, tivesse um início motivador e apelativo, por isso foram organizadas
duas sessões. Uma primeira às 10h:05 que recebeu as turmas 10ºA1, 10º A2, 10º
C1 e 10º C3; uma segunda, às 11h:40 que acolheu as turmas 10ºA3, 10º C2, 10ºE,
10ºB+A4, 10º TOE.
Numa como
noutra sessão, Serafim revelou ser um verdadeiro cultivador e manipulador da
palavra, fazendo-a soar com um sabor e musicalidade alentejanos, a que
adicionou uma sensibilidade e atenção pelo mundo que nos rodeia. As histórias, em
que habitam personagens caricatas, que vivem situações rocambolescas e
absurdas, Serafim cozinha-as com a sátira aos bons e maus costumes, juntando-lhe
uma pitada de Stand-Up comedy, misturada com nonsense, que resulta numa rajada
de gargalhadas geral.
Bons ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte
Afonso Dias, actor e músico, animou duas sessões da atividade Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte - no auditório da nossa Escola no dia 23 de Abril.
Pela estreita articulação com o Programa de Português, a equipa da Biblioteca convidou as turmas que têm aulas dessa disciplina às horas das sessões marcadas - 10:05 e 11:40h. Assim, os alunos das turmas 10º TCM1, TCM2, TIG, TAGD; 11º A3, B e 12º TGPSI revelaram estar recetivos a apreciar a poesia como essência do belo e a acompanhar a interpretação de várias músicas por Afonso Dias em que a beleza e o sentido preciso das palavras são valoriozados.



Pela estreita articulação com o Programa de Português, a equipa da Biblioteca convidou as turmas que têm aulas dessa disciplina às horas das sessões marcadas - 10:05 e 11:40h. Assim, os alunos das turmas 10º TCM1, TCM2, TIG, TAGD; 11º A3, B e 12º TGPSI revelaram estar recetivos a apreciar a poesia como essência do belo e a acompanhar a interpretação de várias músicas por Afonso Dias em que a beleza e o sentido preciso das palavras são valoriozados.



A professora bibliotecária, Ana Cristina Matias
Carlos Teixeira apurado para a última fase do Prémio Traduzir 2012
Num conjunto de 670 traduções de Inglês de 105 escolas secundárias participantes no Concurso Prémio Traduzir 2012, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, o nosso aluno Carlos Teixeira, 11º A2, foi apurado para a última fase .
O vencedor será apurado de entre as quatro traduções de Inglês selecionadas para a última fase e será conhecido no dia 1 de junho.
O primeiro prémio a atribuir é um Curso de Inglês intensivo de uma semana. Inclui o curso, livros, alojamento em quarto partilhado em regime de homestay, plano de refeições e seguro médico e de viagem.
Agradecemos a participação de todos os alunos inscritos na disciplina de Inglês e que se dispuseram a concorrer e damos os nossos parabéns ao Carlos pela sua muito boa prestação.
O professor, Serafim Gonçalves
Curso Profissional TIE na Futurália
Entre os dias 12 e 15 de Março de 2012, o MEC, juntamente com outros parceiros, promoveu em Lisboa, no Parque das Nações, um Encontro de jovens das escolas secundárias e do ensino profissional através da Feira Futurália
Sob o
lema de “A vida é tua, descobre o teu
caminho”, as Escolas fizeram-se representar com o objetivo de divulgar e valorizar
as qualificações e saídas profissionais destes Cursos. A região algarvia foi
convidada a participar no certame com duas escolas: A Secundária Tomás Cabreira e a Secundária 3EB Dr Jorge Correia.
A nossa Escola esteve representada com o Curso Profissional de Técnicos de
Instalações Elétricas, do 11º ano, nomeadamente os alunos Edgar Rodrigues, João Caetano, Ivo
Sousa e Pedro Afonso. Com a orientação e
acompanhamento dos professores José Afonso e Orlando Martins, os alunos puderam
demonstrar e simular um conjunto de experiências interativas para o público
presente, a saber:
- Três circuitos de
iluminação;
- Dois circuitos de Força Motriz;
- Dois circuitos com Autómato Programável.
A experiência de participação foi
positiva e a nossa Escola muito bem representada.
A professora, Margarida Diniz
Montagem de um circuito de iluminação
A Visita ao stand da nossa Escola pelo Ministro Nuno Crato
A Visita ao stand da nossa Escola pelo Director Regional ( DREALG), Alberto Almeida
Para ver mais fotos do evento clic aqui
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Exposição: Ria Formosa? Um olhar crítico
Após a exposição sobre as espécies animais e vegetais típicas da Ria Formosa, organizada pelo 10º A2 e pela professora Aurora Carmo, seguiu-se, entre 12 a 26 de Abril, um outro olhar sobre este meio natural da nossa região: Ria Formosa? Um olhar crítico
«Um Parque natural quer ser uma área natural, protegida por lei, e onde existem certas restrições com o objetivo específico de preservar a flora e a fauna existentes. Naturalmente, o Parque também pode servir como um local de recreação para pessoas enquanto possibilita o seu usufruto de forma aberta, regulada e sustentável.
Entre ambientalistas de um lado e populações locais de outro, cabe a todos nós coexistir com a Natureza sem deixar a forte marca da presença humana.»
Esta foi a mensagem deixada aos utilizadores do nosso espaço e organizada pela professora Margarida Diniz com a colaboração dos alunos do 11º ano, turmas, TOE, TIE e TOE, e ainda da equipa de educação especial e os seus alunos Catarina e Wilson.
« A natureza é o único livro que oferece
um conteúdo valioso em todas as folhas»
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Serafinstória - Os contos e os livros
Por patrocínio da DREALG, o contador de histórias tradicionais, Serafim, anima amanhã, dia 27 de abril, no Auditório da nossa escola, duas sessões de contos, pelas 10:05 e 11:40.
Pela direta relação com os conteúdo do programa de Português do 10º ano, as turmas inscritas pertencem todas a esse ano de escolaridade.
Pela direta relação com os conteúdo do programa de Português do 10º ano, as turmas inscritas pertencem todas a esse ano de escolaridade.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Gulbenkian publica notícia sobre visita da nossa escola ao Centro de Arte Moderna
Fruto dos relatórios redigidos por alunos do 11.ºA1 , A2 e E após visita de estudo, e publicados neste BIBLIOBLOGUE, o site DESCOBRIR + , Programa Gulbenkian Educação para a Cultura redigiu a seguinte notícia:
Veja a notícia no seu contexto original AQUI
Relembre as notícias publicadas neste blog sobre a visita ao CAM:
«No dia 12 de janeiro de 2012, as turmas A1, A2 e E do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Tavira visitaram o Centro de Arte Moderna e participaram nas nossas atividades. Estes “aprendizes no mundo da Arte” vinham, assim, à procura de “novas experiências, novas sensações, novas ferramentas de aprendizagem, novos conhecimentos.”
A professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas, com a ajuda dos seus “aprendizes” Carlos Teixeira, Daniela Domingues, Gyulkibar Ahmed e Mariana Carlota criaram um e-book que nos fala sobre «O poder da arte! Arte, sociedade e mudança», «A matemática na Arte» e «Arte e Estética», entre outros. Este e-book é “a prova de que uma visita de estudo é uma atividade privilegiada para a reflexão e a aprendizagem” e que se pode afirmar como um instrumento de verdadeira descoberta do universo fascinante da prática e da fruição das Artes.
Porque contribuímos para a abertura das mentes e horizontes destes alunos, o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – e a sua vasta equipa ficam especialmente estimulados com o entusiasmo destes alunos (e de muitos mais que nos visitam anualmente) e agradecemos este trabalho feito com tanta dedicação pelos alunos. Será sempre um prazer receber a vossa visita. E muitos parabéns a esta professora e alunos!»
Veja a notícia no seu contexto original AQUI
Relembre as notícias publicadas neste blog sobre a visita ao CAM:
Concurso Jovens Jornalistas de Ciência - equipa «Scientia», da ESJAC na final
A Figueira da
Foz espera por eles!
Entroncamento,
Tavira, Braga, Porto e Beja na final de «JJC»
«Espaço
Científico» vai à frente com escassa margem de três pontos
A equipa «Scientia», de Tavira, ficou em segundo lugar na primeira fase do concurso «Jovens Jornalistas de Ciência”. Arrecadou 729 pontos, menos três do que a “Espaço Científico” do Entroncamento e apenas mais três do que a «Science Today» de Braga.
Foi uma primeira fase,
constituída por três provas, a que concorreram 147 equipas de todo o continente.
Chegaram ao fim as cinco melhores
equipas.
A Figueira da Foz vai receber no próximo dia 25 de maio uma final
inédita neste tipo de concursos. Durante cinco horas, os participantes vão fazer uma entrevista ao vivo a
um ou uma cientista de que apenas tomarão conhecimento no início da prova que
começa às 15 horas.
Trata-se de uma entrevista escrita que terá um máximo de cinco mil
caracteres (incluindo os espaços). Durante duas horas, terão
oportunidade de fazer investigação sobre o ou a cientista com quem vão
conversar e podem ter grupos de apoio que os ajudem nesse trabalho de pesquisa.
Nesta primeira parte podem ter a colaboração direta dos seus professores. Seguidamente, têm meia hora para efetuar a entrevista e depois dispõem
de duas horas e meia para a escrever. Os professores não
participam na entrevista nem na redação direta da mesma.
Os resultados e as
distinções a atribuir serão conhecidos apenas no dia seguinte durante a V Gala
da Ciência que se realiza no Casino da Figueira da Foz a partir das 19:30h.
Vão ser, por certo, momentos muito especiais.
A professora, Maria Helena Bartolomeu
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Estamos a tornar-nos crias de robots
"Poderá
a tecnologia atenuar a solidão ou,
pelo contrário, contribuirá para
desumanizar o mundo?"
Sei que esta não é a maneira mais correta de
começar uma composição cuidada, mas deixemo-nos de cortesias, porque a ironia
de Ricardo Araújo Pereira está a apoderar-se de mim.
Tecnologia.
Solidão. Estas palavras vão ser o centro da minha composição não muito cuidada.
Quando
pensamos em tecnologia e falamos em cartas, uma ideia assustadora apodera-se de
nós. Vou aproveitar-me dessa ideia.
Primeiro
facto: o número de idosos aumenta, assim como o desenvolvimento da tecnologia,
e por sua vez a solidão. Na
minha opinião, a relação entre o Homem e a Natureza (mundo) estaria bem melhor
há cinquenta anos. Confesso que a tecnologia tem vindo a diminuir os problemas
da sociedade, mas se calhar até demais.
Se
penso que a tecnologia possa atenuar a solidão? Não, não penso. A tecnologia
tem vindo a substituir-nos, a substituir os amigos, a família… Os jogos de
futebol até às dezoito horas são agora videojogos com armas e sangue até às
duas da manhã; o jantar em família tornou-se cada membro ver um canal de
televisão diferente, as cartas às namoradas foram substituídas por e-mails. Agora
pergunto-me: onde está a diversão, a amizade, o tempo? E respondo. Está dentro
do computador e do telemóvel. Desumanizar
o mundo? Já está a acontecer. Os avós ficam sozinhos em casa, porque os netos
estão a jogar computador.
Meus
caros, esta é a minha opinião: estamos a
tornar-nos crias de robots, e daqui a cem anos vamos estar gordos e sentados em
cadeiras sem mexer o dedo, como demonstra o filme Wall.e.
A
solidão? Infelizmente duvido que seja atenuada, bem pelo contrário.
Adriana Justo Correia
- 10º A4
Dia Mundial do Livro
Neste dia mundial do livro e dos direitos de autor, sugerimos a ida a uma livraria para ver as novidades e, quem sabe, comprar um livro.Sugerimos, também, o visionamento da apresentação electrónica que selecionámos e que nos lembra que a livraria mais bela do mundo é portuguesa. Veja lá se não é verdade...
sábado, 21 de abril de 2012
Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte
Fruto de uma parceria entre a nossa Biblioteca e a DREALG realizam-se, segunda-feira, dia 23 de abril, duas sessões no Auditório animadas por Afonso Dias: Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Técnicas de vitrinismo e comunicação - curso profissional de comércio
Durante a semana escolar de 16 a 20 de abril, os alunos do Curso Profissional de Comércio apresentaram o seu trabalho final do Módulo 8 - Técnicas de Vitrinismo, disciplina de Comunicação no Ponto de Venda.
O trabalho foi organizado a pares e consistia na apresentação de uma montra simulada, baseada nos métodos e técnicas de vitrinismo e comunicação.
Com base numa montra temática livre, e dentro das possibilidades, os alunos reuniram artigos, adereços e condições logísticas para a realizar. Desde uma ida à praia buscar areia e vegetação, ao pedido de empréstimo de um manequim ou de artigos de terceiros, os alunos usaram da sua imaginação e criatividade para por mãos à obra e organizar as suas montras, respeitando temas, cores, leis da leitura e da visibilidade, estética e técnicas de atração visual, entre outras.
Os trabalhos foram preparados, apresentados e discutidos pelos alunos com o professor António Silva, no decorrer das respectivas aulas, das quais foram tomados os registos em fotografia, conforme se apresentam.
Dia Mundial do Livro 2012
O DIA MUNDIAL DO LIVRO comemora-se a 23 de abril, data simbólica escolhida pela UNESCO por nessa dia terem falecido grandes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Para relembrar a importância dos livros ao longo da nossa vida, aqui deixamos uma sugestão da aluna Maria de Fátima Nunes (11º A2): a curta metragem de animação The Funtastic Flying books of Mr. Morris Lessmore.
Para relembrar a importância dos livros ao longo da nossa vida, aqui deixamos uma sugestão da aluna Maria de Fátima Nunes (11º A2): a curta metragem de animação The Funtastic Flying books of Mr. Morris Lessmore.
Esta curta-metragem de animação foi galardoada este ano com o Óscar da sua categoria (84ª cerimónia dos Óscares). Com uma variedade de técnicas de animação, que incluem o stop-motion, miniaturas, animação em 2D e CGI, esta curta – que é inspirada pelo Furação Katrina, Buster Keaton, ‘O Feiticeiro de Oz’, e uma paixão por livros – conta-nos a história de pessoas que devotam a sua vida aos livros, acabando os mesmo por retribuir o favor.
Subscrever:
Comentários (Atom)




























