"Reencontro com Tomás de Alencar", momento do Episódio "Passeio final" de Os Maias adaptado a Banda Desenhada por Joana Nascimento e Lília Santos (11.º C2)
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
segunda-feira, 8 de junho de 2020
BD de «Os Maias»: "Ega e Carlos avistam Charlie Gouvarinho"
"Ega e Carlos avistam Charlie Gouvarinho", momento
do Episódio "Passeio final" de «Os Maias» , de Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada
por João Manhita (11.º C2)
sexta-feira, 5 de junho de 2020
BD: "Ega dá as novas de Dâmaso Salcede"
"Ega dá as novas de Dâmaso Salcede", momento do Episódio "Passeio
final" de «Os Maias», Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada por Jéssica Cruz (11.º
C2).
Uma reflexão filosófica sobre os tempos presentes
“Convém,
assim, perguntar, o que perdemos com aquilo de que prescindimos e o que
ganhámos com aquilo que conquistámos. Ganhámos imaterialidade, em certo
sentido, e com ela ganhámos velocidade e ubiquidade da nossa presença simbólica
[…]. E com a velocidade ganhámos aceleração[…] . Mas perdemos tudo o que não
tem imediatamente a ver com os dois sentidos do ouvido e da visão: o que tem a
ver com o tato, com o olfato e com o gosto. E perdemos também a lentidão, que é
o tempo da germinação criativa e da assimilação, o tempo dos afetos e do amor,
o tempo da natureza, que Lamberto Maffei meditou no seu Elogio della
lentezza; perdemos o peso, que é a dimensão da corporeidade e da densidade
conceptual, perdemos a capacidade de sentir a temperatura, ou seja, o calor dos
outros e dos acontecimentos, perdemos a noção do invisível e do mistério que
nos remete para o outro lado do que nos é acessível e do que está à nossa
disposição, e perdemos até a capacidade de escuta que não é facilmente
compatível com a velocidade e com a aceleração. Diria, por isso, também com
Hartmut Rosa, filósofo da Universidade de Jena, que perdemos a capacidade de
ressonância (que ele propõe como antídoto à aceleração), de entrar em
ressonância com o mundo e com os outros, com a natureza e com o que a
transcende, com o tempo e com as suas infinitas modulações, com os afetos e as
teias que eles entretecem.”
João Maria André
Telépolis, a distância, a velocidade e a ressonância
BD - "A ociosidade, os políticos e os Gouvarinhos"
"A ociosidade, os políticos e os Gouvarinhos", momento do Episódio
"Passeio final" de Os Maias, , Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada por Daniela
Gonçalves e Mariana Salvado (11.º C2)
quinta-feira, 4 de junho de 2020
Kit Ekui - aprendizagem inclusiva
Caro colega do Grupo de Educação Especial,
Sabia que a Biblioteca ESJAC tem o kit EKUI que pode requisitar para trabalhar com os seus alunos?
Explore o site da EKUI
Por aqui
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Quiz sobre Sophia de Mello Breyner Andresen
Teste os seus conhecimentos sobre a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen:
Quiz produzido por PRELO
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"Encontro com Dâmaso Salcede" em BD
Momento do Episódio "Passeio final" de Os Maias, de Eça de Queirós,"Encontro com Dâmaso Salcede", adaptado a Banda Desenhada por Inês Pádua (11.º C2)
quarta-feira, 3 de junho de 2020
Manifesto em defesa das humanidades
Caríssimos encarregados de educação, não deixem de ler o
artigo apenso. Em breve chegará o período de matrículas para o 10.º ano e a
inevitável escolha da área de prosseguimento de estudo.
“As artes e as humanidades desempenham uma função central na
história da democracia, mas mesmo assim, muitos pais, na actualidade, têm
vergonha de que os seus filhos estudem arte ou literatura. Ainda que a
filosofia e a literatura tenham mudado o mundo, é muito mais provável que um
pai ou uma mãe se preocupem porque os seus filhos nada sabem de negócios do que
por terem uma insuficiente formação em matéria de humanidades.”
Marthe C Nussbaum
Carlos e Ega no Hotel Bragança
Excerto do Episódio "Passeio final" de Os Maias, , de Eça de Queirós, adaptado a BD por Mara Monteiro (11.º C2)
Será que é preciso variar os métodos de ensino para obter melhores resultados de aprendizagem?
Clermont Gauthier, Steve Bissonnette e
Marie Bocquillon defendem que a ação do professor deve manter uma
orientação estável e variar as atividades de aprendizagem em função da matéria
e dos alunos.
Saiba mais lendo: “Ensinar ou confundir os alunos? O que a investigação diz sobre a ideia de que «é preciso variar o método de ensino.»”
terça-feira, 2 de junho de 2020
"Se", de Ruyard Kipling dito por Diogo Infante
Diogo Infante diz, de modo cativante, um grande poema de
Ruyard Kipling para comemorar o Dia Mundial da Criança:
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