BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

BD - "Reencontro com Tomás de Alencar"

"Reencontro com Tomás de Alencar", momento do Episódio "Passeio final" de Os Maias adaptado a Banda Desenhada por Joana Nascimento e Lília Santos (11.º C2)


BD de «Os Maias»: "Ega e Carlos avistam Charlie Gouvarinho"


"Ega e Carlos avistam Charlie Gouvarinho", momento do Episódio "Passeio final" de «Os Maias» , de Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada por João Manhita (11.º C2)



sexta-feira, 5 de junho de 2020

BD: "Ega dá as novas de Dâmaso Salcede"

"Ega dá as novas de Dâmaso Salcede", momento do Episódio "Passeio final" de «Os Maias», Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada por Jéssica Cruz (11.º C2).




Uma reflexão filosófica sobre os tempos presentes


“Convém, assim, perguntar, o que perdemos com aquilo de que prescindimos e o que ganhámos com aquilo que conquistámos. Ganhámos imaterialidade, em certo sentido, e com ela ganhámos velocidade e ubiquidade da nossa presença simbólica […]. E com a velocidade ganhámos aceleração[…] . Mas perdemos tudo o que não tem imediatamente a ver com os dois sentidos do ouvido e da visão: o que tem a ver com o tato, com o olfato e com o gosto. E perdemos também a lentidão, que é o tempo da germinação criativa e da assimilação, o tempo dos afetos e do amor, o tempo da natureza, que Lamberto Maffei meditou no seu Elogio della lentezza; perdemos o peso, que é a dimensão da corporeidade e da densidade conceptual, perdemos a capacidade de sentir a temperatura, ou seja, o calor dos outros e dos acontecimentos, perdemos a noção do invisível e do mistério que nos remete para o outro lado do que nos é acessível e do que está à nossa disposição, e perdemos até a capacidade de escuta que não é facilmente compatível com a velocidade e com a aceleração. Diria, por isso, também com Hartmut Rosa, filósofo da Universidade de Jena, que perdemos a capacidade de ressonância (que ele propõe como antídoto à aceleração), de entrar em ressonância com o mundo e com os outros, com a natureza e com o que a transcende, com o tempo e com as suas infinitas modulações, com os afetos e as teias que eles entretecem.”
João Maria André

Ler artigo completo:

Telépolis, a distância, a velocidade e a ressonância




BD - "A ociosidade, os políticos e os Gouvarinhos"

"A ociosidade, os políticos e os Gouvarinhos", momento do Episódio "Passeio final" de Os Maias, , Eça de Queirós, adaptado a Banda Desenhada por Daniela Gonçalves e Mariana Salvado (11.º C2)


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Kit Ekui - aprendizagem inclusiva

Caro colega do Grupo de Educação Especial,

Sabia que a Biblioteca ESJAC tem o kit EKUI  que pode requisitar para trabalhar com os seus alunos?








 Explore o site da EKUI


 Por aqui

Quiz sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

Teste os seus conhecimentos sobre a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen:
  Quiz produzido por PRELO

"Encontro com Dâmaso Salcede" em BD

Momento do Episódio "Passeio final" de Os Maias, de Eça de Queirós,"Encontro com Dâmaso Salcede", adaptado a Banda Desenhada por Inês Pádua (11.º C2)



quarta-feira, 3 de junho de 2020

Manifesto em defesa das humanidades


Caríssimos encarregados de educação, não deixem de ler o artigo apenso. Em breve chegará o período de matrículas para o 10.º ano e a inevitável escolha da área de prosseguimento de estudo.  
“As artes e as humanidades desempenham uma função central na história da democracia, mas mesmo assim, muitos pais, na actualidade, têm vergonha de que os seus filhos estudem arte ou literatura. Ainda que a filosofia e a literatura tenham mudado o mundo, é muito mais provável que um pai ou uma mãe se preocupem porque os seus filhos nada sabem de negócios do que por terem uma insuficiente formação em matéria de humanidades.”
Marthe C Nussbaum


Carlos e Ega no Hotel Bragança

Excerto do Episódio "Passeio final" de Os Maias, , de Eça de Queirós, adaptado a BD por Mara Monteiro (11.º C2) 


Será que é preciso variar os métodos de ensino para obter melhores resultados de aprendizagem?


Clermont Gauthier, Steve Bissonnette e Marie Bocquillon defendem que a ação do professor deve manter uma orientação estável e variar as atividades de aprendizagem em função da matéria e dos alunos.

Saiba mais lendo: “Ensinar ou confundir os alunos? O que a investigação diz sobre a ideia de que «é preciso variar o método de ensino.»”