Integrado na Semana da leitura, 2017, «O prazer de ler»,
realiza-se na terça-feira, dia 28 de março, no Auditório ESJAC, a final do
Concurso de Leitura Expressiva «Dar Voz às Letras».
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
segunda-feira, 27 de março de 2017
domingo, 26 de março de 2017
Semana da leitura - Palestra UAlg: «Danúbio», de Claudio Magris
A semana da leitura 2017, "O prazer de ler", abre
na ESJAC com uma palestra por duas professoras da Equipa UAlg sobre a obra
Danúbio, de Claudio Magris.
sábado, 25 de março de 2017
Semana da leitura 2017: O prazer de ler
A Semana da Leitura 2017, subordinada ao tema «O prazer de ler», decorre, em Tavira, de 27 a 31 de março de 2017, num repto anualmente lançado pela RBE/ Plano Nacional de Leitura e organizado pela Rede de Bibliotecas de Tavira.
Conheça a programação no folheto anexo
quinta-feira, 23 de março de 2017
«É tempo de dizer bem dos professores», por Afonso Mendonça Reis
É tempo de dizer bem dos professores
Afonso Mendonça Reis
(Fundador das Mentes Empreendedoras,
Inspira
o teu Professor e Professor Universitário na Nova SBE)
Os professores estão hoje desmotivados. Este problema diz
respeito a todos, pois os professores têm o futuro dos nossos jovens e, por
isso, o futuro da nossa sociedade nas mãos.
Precisamos de uma educação forte, as oportunidades da 4.a
revolução industrial estão a deixar milhões para trás, a desigualdade de
rendimento aumenta em Portugal e pelo mundo fora e o populismo ameaça os
valores basilares da democracia. Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, quando
confrontado com o fenómeno Trump, respondeu prontamente que uma competência
essencial nos dias de hoje é saber identificar falácias e argumentos dúbios.
Thomas Friedman, jornalista do New York Times,
ilustra como a “era da aceleração”, a velocidade de transformação num ritmo
alucinante de hoje, exige uma educação que capacite e que crie autonomia.
Primeiro, a AT&T, uma empresa líder de telecomunicações nos Estados Unidos,
criou um novo “contrato social” com os seus colaboradores assente na
aprendizagem ao longo da vida. Quem quiser manter os seus empregos, e
ambicionar empregos para a vida, terá de fazer mini-cursos financiados para
actualizar as suas competências. Quem quiser um emprego para a vida, terá de
aprender toda a vida. Segundo, a Internet, ambiente onde estamos todos em
contacto sem filtros ou moderação, dá ao cidadão comum um poder de criação e
destruição sem precedentes.
Este ambiente sem moderação cria a necessidade de ensinar às
crianças e jovens o pensamento crítico, aliado a valores e ética, para se
tornarem em cidadãos digitais conscientes e agentes de mudança positiva. Não
existem fórmulas mágicas nem atalhos para estas questões, precisamos de uma
educação robusta. Mesmo na 4.a revolução industrial, qualquer que seja o modelo
de ensino, e melhor ou pior que seja, serão sempre os professores a dar corpo à
educação, dia a dia, aluno a aluno.
quarta-feira, 22 de março de 2017
terça-feira, 21 de março de 2017
Dia Mundial da Poesia - "Porque o rio continua, com água ou sem ela"
O poema "Porque o rio continua, com água ou sem ela", de João Mêda (10.º C1), para bem comemorar este Dia Mundial da Poesia.
segunda-feira, 20 de março de 2017
Olimpíadas da Língua Portuguesa - melhores classificados
No passado dia 10 de março, vinte e seis alunos do 10.º ao 12.º ano, realizaram a prova da 1.ª fase das Olimpíadas da Língua Portuguesa.
Os melhores classificados na nossa escola foram: João Moura Teixeira (10.º A2), em primeiro lugar; Carolina Pereira (11.º C1), Pedro Sousa (10.º A2) e Wilson Cavaco (11.º C1), em segundo lugar; e Brígida Fernandes (11.º B), Iúri Montes (11.º C1) e Miguel Oliveira (10.º B), em terceiro lugar.
Para aceder à 2.ª fase deste concurso a nível nacional, era necessário atingir os 180 pontos. Como o máximo alcançado a nível de escola foi 160 pontos, valeu pela experiência e desafio ao domínio da língua portuguesa.
Os melhores classificados na nossa escola foram: João Moura Teixeira (10.º A2), em primeiro lugar; Carolina Pereira (11.º C1), Pedro Sousa (10.º A2) e Wilson Cavaco (11.º C1), em segundo lugar; e Brígida Fernandes (11.º B), Iúri Montes (11.º C1) e Miguel Oliveira (10.º B), em terceiro lugar.
Para aceder à 2.ª fase deste concurso a nível nacional, era necessário atingir os 180 pontos. Como o máximo alcançado a nível de escola foi 160 pontos, valeu pela experiência e desafio ao domínio da língua portuguesa.
segunda-feira, 13 de março de 2017
Prémio Traduzir 2017
Hoje, 15 alunos do 11.º e 12.º anos compareceram no
Auditório para disputar o Prémio Traduzir 2017 promovido pela Faculdade de
Ciências Humanas da Universidade Católica.
A prova de âmbito nacional constava de uma tradução do
Capítulo I de " My ear at his heart. Reading of
my father", de Hanif Kureishi, Faber and Faber, 2005.
Esta atividade insere-se no Plano de atividades do
Grupo Disciplinar de Línguas, coordenado pelo professor Serafim Gonçalves,
sendo a Biblioteca ESJAC um dos parceiros na iniciativa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)