BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Visita ao Pavilhão do Conhecimento, Centro de Ciência Viva, Lisboa

A turma do 10.ºA2 recebeu um convite inesperado, vindo do Pavilhão do Conhecimento, Centro de Ciência Viva, de Lisboa.
No dia 25 de Novembro deveriam acompanhar, juntamente com os seus professores e Director da Escola, o aluno Carlos Teixeira, na recepção do prémio que este vencera na grande final europeia do concurso de vídeos TIME for NANO. Imediatamente todos aderiram!

Garantida a disponibilização do autocarro, por parte do Município, projectou-se um bom aproveitamento do dia. Nessa semana, SEMANA C&T 2010, a ciência e a tecnologia estavam na ordem do dia e por isso a turma participou na construção de robôs, a partir de Kits NXT da Lego, e envolveu-se, entusiasticamente, nas propostas dos monitores do Instituto Superior de Robótica de Coimbra, que orientavam o workshop.



De seguida, professora e alunos dirigiram-se ao auditório onde o Carlos iria receber o seu prémio. Aí, vir-se-ia a visionar os 2º e 3º Prémios e constatar-se-ia a enorme simplicidade, mas também a extraordinária criatividade do vídeo concebido, entre tantos participantes europeus, pelo nosso representante. Assim, na presença do Director da Escola, foram proferidas palavras de reconhecimento do valor do trabalho apresentado a concurso e de incentivo aos jovens cientistas, para que abracem desafios como estes. E a nossa escola também ganhou um prémio - um kit de nanotecnologia.

Existiam ainda muitas propostas aliciantes. O percurso pela sala interactiva Explora foi um desafio divertido e de partilha de descobertas, sobre fenómenos do dia-a-dia, mas perspectivados de um modo universal e científico.

E a exposição "SEXO...E ENTÃO?!"foi vivida num espírito de brincadeira e divertimento, ao mesmo tempo que iam absorvendo a informação que era transmitida. De destacar o aspecto gráfico desta exposição que nos seus variegados efeitos cromático e luminoso, bem como nos bonecos escolhidos para representarem os seres humanos, nos atrai de imediato e nos deixa uma sensação de alegria e doçura.

Ainda passeamos pela Exposição Amazónia Expedição, mas o relógio indicava-nos o fim de um dia, em Lisboa, muito bem passado. O exemplo do Carlos foi muito estimulante e todos reconhecemos as vantagens do Saber.

Profª Maria Alberta Fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário