BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia Internacional da Filosofia 2010 - Reflexão sobre uma questão relacionada com a Ética

Este ano, o desafio lançado pela Associação de Professores de Filosofia parte da questão « Que nos convém: prazer ou dever?, no âmbito da ética. A professora Alberta Fitas e os seus alunos das turmas A1, A2 e E, do décimo ano, requisitaram sessões de trabalho na nossa biblioteca e estão a produzir trabalhos sobre esse assunto.

A colecção que temos para uso dos nossos utilizadores tem várias obras sobre a Ética. Aqui damos destaque a três:
RACHELS, Jacques ( 2004)  Elementos de Filosofia Moral, Lisboa: Gradiva


«Um dos aspectos mais inovadores da obra é a integração de diversos problemas de ética aplicada, como a eutanásia ou os direitos dos animais, para ilustrar os problemas e teorias estudados. O leitor compreenderá assim a pertinência das teorias de Kant, Hobbes, Mill, Hume, Aristóteles, Anscombe e tantos outros dos filósofos estudados. »








                           SINGER, Peter ( 2000) Ética Prática. Lisboa: Gradiva
«Esta obra - clara, informada e muito bem argumentada - enfrenta alguns dos grandes desafios éticos do nosso tempo. Trata-se dos desafios éticos impostos pela fome no mundo, pelo equilíbrio ecológico do planeta, pela exigência de igualdade e pela moderna ciência médica, entre outros.»


SINGER, Peter ( 2004) Um só mundo: a ética da globalização. Lisboa: Gradiva
«O livro trata quatro grandes questões mundiais: as alterações climáticas, o papel da Organização Mundial do Comércio, os direitos humanos e a intervenção com fins humanitários, e a ajuda externa. Singer aborda cada uma destas questões fundamentais de uma perspectiva ética e apresenta alternativas à abordagem estadocêntrica que caracteriza actualmente a teoria e as relações internacionais.»
                                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário