sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia Internacional da Dança

Neste Dia Internacional da Dança, aqui vos deixamos um vídeo com a selecção de bons momentos desta arte no cinema:
video

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Workshop – Om Express: Redescobrir a Paz


Na próxima sexta-feira, dia 29 de Abril, realizam-se, na Biblioteca, dois workshops dinamizados pelo grupo de jovens da Brahma Kumaris – Academia para um Mundo Melhor.

Esta oficina de formação, Om Express: Redescobrir a Paz, é destinada, preferencialmente, a jovens do 12ºano e tem como finalidade desenvolver os valores humanos intrínsecos a cada ser, fortalecendo internamente os jovens que se encontram numa fase decisiva das suas vidas.

Programa:
- Boas vindas
- Quem somos
- Projecto SpotLight Values - Redescobrir os Nossos Valores

- Workshop Om Express: Redescobrir a Paz (Explorar – Expressar – Partilhar)
- Partilha de experiências e fecho do workshop

Saiba mais sobre outros workshops promovidos pela Brahma Kumaris International Youth Forum, em Portugual, seguindo este terceiro link da presente notícia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Casa Álvaro de Campos -Tertúlia «a passagem das horas» - em diálogo com a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen



Divulgamos mais uma iniciativa da Casa Álvaro de Campos:

TERTÚLIA 26 de ABRIL -19H30 - STª LUZIA -TAVIRA

Tertúlia «a passagem das horas»

Ana Cristina Matias
sobre
Sophia de Mello Breyner Andresen


Restaurante Mourão – Stª Luzia

Inscrições-10 euros

TLM.93 666 7915

mmailto:mail-alvarodecampos09@gmail.com

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro

Para este Dia Mundial do Livro, seleccionámos um vídeo que prova que o conceito de livro pode evoluir, mas o fascínio da leitura também pode persistir:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oficina RECICLAR COM ARTE

No dia 5 de Abril realizou-se, na nossa escola, a Mostra / Oficina «Reciclar com Arte», visando a mesma contribuir para a sensibilização da comunidade educativa para as questões da sustentabilidade, designadamente no que concerne ao impacto ambiental resultante da enorme acumulação de resíduos, que tem sido uma realidade ao longo de décadas.

A oportunidade surgiu pelo facto de, nos cursos nocturnos, existirem formandos com dotes artísticos e capacidade inventiva para fazer do velho novo e transformar um objecto banal numa peça com valor acrescentado, em termos práticos e estéticos.

Durante cerca de duas horas e meia, o público que circulava no polivalente teve a oportunidade de apreciar várias propostas, tendo também sido convidado a interagir com os "mestres".

Ana Margarida Salvador expôs uma mostra de peças com base na reutilização de tecidos e outra de pequenos e charmosos arranjos florais. Noutra banca, Lurdes Leal apresentou porta-retratos feitos com fósforos já utilizados e propostas de reaproveitamento de papel de jornal para a construção de pequenos cestos, copos para lápis, pisa-papéis, entre outros utensílios. Exemplificou e ensinou, também, a técnica de cestaria aplicada ao papel de jornal. Elsa Margarida, por sua vez, expôs objectos construídos com feltro, tecidos velhos e aplicações variadas, como missangas e botões, novos ou reutilizados. Por último, Lina Brito - ceramista, escultora, pintora - deu a conhecer a forma como respiga, ora reaproveitando as tintas, as cores, os pedacinhos de barro que sobram, ora reaproveitando peças preexistentes.

Como se tratava de uma oficina, o público assistente teve oportunidade de aprender com os artistas convidados e elaborar as suas próprias peças. Por graça, um pequeno grupo do curso EFA 357 fez questão de moldar a ovelha Dolly, por referência ao debate, neste momento em curso, sobre as implicações bioéticas da manipulação genética da espécie através da clonagem.

A todos quantos se disponibilizaram para participar nesta Mostra / Oficina, o nosso grato reconhecimento.

A professora: Maria Teresa Afonso







quarta-feira, 6 de abril de 2011

Physics Masterclasses 2011 em Física de Partículas


No dia 16 de Março, um grupo de alunos do 12º A3 participou nas Physics Masterclasses 2011 em Física de Partículas, na Universidade do Algarve, tendo sido acompanhado pela professora Cristina Castilho.

A Masterclasses em Física de Partículas é uma actividade realizada a nível europeu e internacional, organizada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), o CERN (Genebra) e pelos Institutos / Universidades participantes. Tem por finalidade dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza e é uma actividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.


 



A participação dos alunos nesta actividade permitiu-lhes conhecer o ciclo típico da actividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, auto-avaliação). Tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a palestras sobre física das partículas, conversar com os cientistas, analisar e extrair medidas de dados recolhidos no CERN e discutir os resultados com um cientista localizado no CERN (videoconferência).
Todos os alunos foram unãnimes em afirmar que foi uma experiência muito interessante e que aprenderam novos conteúdos que ainda não são estudado no ensino secundário.

terça-feira, 5 de abril de 2011

SOBE e DESCE - Transportes urbanos de Tavira renovados


Os transportes urbanos de Tavira oferecem agora novos percursos e novos horários para facilitar a mobilidade urbana.

O TUT SOBE e DESCE tem agora duas linhas (AZUL e VERMELHA) e abrange as urbanizações periféricas da cidade.

Aceda a mais informação clicando aqui
Consulte o horário na aplicação em baixo. Cicando no título ( horario_sobe_ e_ desce) poderá ver a informação no écran inteiro:

horario_sobe_e_desce_

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jornal EcoEstudantil - Novo número

Desde o dia 1 de Abril que se encontra à venda um novo número do nosso jornal escolar. Adquira-o e fique a saber um pouco mais sobre a vida da nossa escola.

Reportagem da demonstração táctico-policial pela PSP na nossa escola

No dia 16 de Março, pelas 10:15, a nossa comunidade educativa teve a oportunidade de assistir a demonstrações táctico-policiais no interior do recinto escolar.

Esta actividade, promovida pelo Comando Distrital de Faro da PSP, através do Projecto Escola Segura , e apoiada pelo Governo Civil, contou com uma demonstração da Brigada Cinotécnica da Polícia de Segurança Pública.

As habilidades e a obediência dos cães polícia foram, sem dúvida, os momentos que maior interesse despertaram na assitência.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nós e os outros - o mundo lusófono - BRASIL

O mês de Abril é dedicado a mais um dos países do mundo lusófono, neste caso o Brasil. Esteja atento a um dos expositores do interior da biblioteca agora reservado a uma exposição sobre este tema.