BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Physics Masterclasses 2011 em Física de Partículas


No dia 16 de Março, um grupo de alunos do 12º A3 participou nas Physics Masterclasses 2011 em Física de Partículas, na Universidade do Algarve, tendo sido acompanhado pela professora Cristina Castilho.

A Masterclasses em Física de Partículas é uma actividade realizada a nível europeu e internacional, organizada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), o CERN (Genebra) e pelos Institutos / Universidades participantes. Tem por finalidade dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza e é uma actividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.


 



A participação dos alunos nesta actividade permitiu-lhes conhecer o ciclo típico da actividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, auto-avaliação). Tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a palestras sobre física das partículas, conversar com os cientistas, analisar e extrair medidas de dados recolhidos no CERN e discutir os resultados com um cientista localizado no CERN (videoconferência).
Todos os alunos foram unãnimes em afirmar que foi uma experiência muito interessante e que aprenderam novos conteúdos que ainda não são estudado no ensino secundário.

Sem comentários:

Enviar um comentário