BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Põe-te a ler, Frankenstein, de Mary Shelley

 Sabias que o famoso Frankenstein é fruto da imaginação criativa de uma escritora?

Estórias da História: 11 de Março de 1818: É publicado o romance "Franke...:   Frankenstein  ou o  Moderno Prometeu  é publicado em 11 de Março de 1818. O livro, de autoria de Mary Wollstonecraft Shelley, de apenas 21...

quarta-feira, 10 de março de 2021

Põe-te a ler!

 


Condenados a viajar dentro de casa

 uma produção escrita de   Maria Leonor, Luís Romão e Vicente Teixeira, 10.ºC3.

Professora: Norberta Sousa

             

 

Galeria de autores na Semana da Leitura, 2021

Semana da leitura 

 Galeria de Autores – Rede de Bibliotecas de Tavira. VÍDEO


PÕE-TE A LER! - De Modigliani ao conto "George"

 Observe e aprecie a exposição digital de Modigliani, numa curadoria experimental do 12.º C2. Depois, leia o conto “George” de Maria Judite de Carvalho (in Seta Despedida, 1995) e descubra a relação entre esse pintor italiano e o conto. 

Põe-te a ler! 

Semana  da leitura, 2021


Criado com o Padlet

segunda-feira, 8 de março de 2021

sexta-feira, 5 de março de 2021

Semana da Leitura, 2021

De 8 a 12 de março decorre a 15ª edição da Semana da Leitura. Em Tavira, a Semana da Leitura é organizada pela Rede de Bibliotecas de Tavira (Bibliotecas escolares e Biblioteca Municipal) e conta com a colaboração da Rádio Gilão.

Devido à atual situação de pandemia, realiza-se online.

Ver programa .


 

quinta-feira, 4 de março de 2021

11.º A3 troca ciência por miúdos com o UALGORITMO

 O Professor José Bragança, mentor do Ualgoritmo, a ciência trocada por miúdos, ainda motivou mais os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias, 11º ano, turma A3, para a sua participação neste projeto, numa videoconferência que decorreu hoje, dia 4 de março, entre as 10h30 e as 11h30.

Fruto de uma cooperação entre a UAlg, a Biblioteca ESJAC e a professora Helena Bartolomeu Silva, do grupo disciplinar de Física e Química, os alunos têm agora como função ser revisores do artigo científico Serão as nanopartículas removidas pelos processos mais comuns de tratamento de água?”, da autoria das investigadoras Vânia Serrão Sousa e Margarida Ribau Teixeira, da Universidade do Algarve, simplificando e esclarecendo conceitos científicos e, deste modo, tornando o conhecimento acessível a todos.  

Este é o segundo ano que temos um grupo de alunos envolvidos neste Projeto. Consulte a revista online e, em particular, o artigo “Como identificar a qualidade interna de frutos apenas com a luz” (Ualgoritmo, Vol. 2, n.º 4, julho 2020).  



 


quarta-feira, 3 de março de 2021

Dia Mundial da Vida Selvagem - Algarve Selvagem (CCV, Tavira)

 Hoje (3 de março) é o Dia Mundial da Vida Selvagem e o centro Ciência Viva Tavira fez uma publicação interessante que permite melhor compreender como o património florestal do Algarve influenciou tantos usos e costumes das suas gentes ao longo de milénios. Ler:  ALGARVE SELVAGEM: um passeio na floresta mediterrânica 


A cor e a pintura

 Qual a sua cor favorita?

Escolha uma cor na banda superior da página Arts & Culture e verá uma coleção de quadros onde essa cor predomina. Clicando sobre o quadro, obterá informação sobre o pintor, ano de produção e coleção ou museu a que pertence:
 


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Webinar Projeto MAIA , 25 FEV., 17h.

O Projeto de  Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) efetua o seu primeiro webinar no próximo dia 25 de fevereiro, entre as 17h e as 19h, no canal do Youtube da DGE/ME.

Haverá três intervenções subordinadas ao tema Ideias e Práticas Para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação:
 
Domingos Fernandes, Práticas de Classificação e de Atribuição de Notas;
Sandra Cardoso, Práticas de Avaliação Criterial;
Joaquim Picado, Práticas Exemplares da Avaliação Formativa;
 
Moderador: Eusébio André Machado
Colaboradora: Fernanda Candeias. 


1.º WEBINAR Projeto MAIA

 


 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Dia de S. Valentim - um poema de amor

 Inspire-se no poema de Almeida Garrett, o nosso grande autor romântico, e celebre o Dia de São Valentim (14 de fevereiro) 




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Jornal EcoEstudantil, n.º 35


 Já está lançado o número 35.

Leia as notícias, as reportagens e os artigos sobre diversos projetos e  atividades que decorreram no nosso Agrupamento de setembro de 2020 a janeiro de 2021.

Formato e-book

Deveres do aluno no ensino a distância

 


Conhece os teus deveres, cumpre-os e tudo correrá bem.






Regras de etiqueta no ensino a distância

 Tira o maior proveito do ensino a distância cumprindo as regras de etiqueta:






quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Manter a saúde psicológica durante o confinamento – sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses em parceria com a DGS


 Leia o top 10 de sugestões para conseguir manter uma boa saúde psicológica durante o isolamento da autoria da Ordem dos psicólogos Portugueses e da DGS. 

Se se sentir sobrecarregado pelas suas angústias ligue para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS – Telefone: 808 24 24 24. Depois selecione a opção 4. 

O serviço está disponível 24h/dia, 7 dias por semana, o atendimento é feito por psicólogos clínicos e as chamadas telefónicas não são gravadas.




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ser competente na leitura

 
Queres tornar-te um leitor mais eficaz e competente? Segue os oito conselhos extraídos do artigo Ler com eficácia, Blogue Ler+, PNL2027

 

 

  1. Tirar notas nas margens; 
  2. Listar as palavras desconhecidas;
  3. Colocar post-its nas páginas com conteúdo de interesse;
  4. Criar cartões (auxiliares de memória) físicos ou digitais com as informações mais relevantes;
  5. Registar no final de cada capítulo as ideias principais que nos possam vir a ser úteis;
  6. No início ou final do livro criar um índice com a indicação das páginas que têm informação relevante;
  7. Num bloco de notas, físico ou virtual, registar passagens do livro e, à frente, colocar comentários (podem ser dúvidas, impressões, emoções…);
  8. Destacar todas as passagens que nos emocionaram, que nos ensinaram algo, ou até com as quais discordamos.