BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

«Carta aos Pais» do cientista Manuel Paiva, redigida pela equipa «Alquimistas» (Concurso: «Se eu fosse... cientista!)

De acordo com o regulamento do concurso «Se eu fosse... cientista!», Ciência Hoje/ Ciência Viva, a primeira prova consistiu numa redacção de uma «Carta aos Pais» em que o cientista escolhido por cada equipa explica aos progenitores (responsáveis ou tutores), enquanto jovem, por que razão escolheu a ciência como objectivo de vida e a área científica abraçada.
A equipa «Alquimistas» superou com sucesso esta primeira prova, tendo-se classificado entre as dez primeiras equipas num conjunto de 245 equipas.


«Carta aos Pais»



Um Adeus Convicto




Prova enviada pela equipa: ALQUIMISTAS
Cientista: Manuel Paiva


Bruxelas, 20 de Dezembro de 1965




Queridos e extremosos pais,


Espero que esta carta vos encontre bem. Por estas bandas o tempo anda incerto com um frio de enregelar. O céu permanece estranhamente aveludado e coberto de rosa, ameaçando um forte nevão.

Ponderei bastante antes de pôr no papel as palavras adequadas, mas nunca me senti tão confiante, tão certo da causa que me move. O país que tomei como meu durante os verdes anos da minha juventude já não conseguia satisfazer as minhas necessidades. Sentia-me aprisionado nesse pequeno país, sufocado pelo regime em vigor e convicto de que ele já não era para mim. Recordo-me de discutir com o meu professor de Filosofia e afirmar com absoluta certeza que em Portugal, onde a liberdade é um conceito desconhecido, não educaria os meus filhos.

Vieram-me à memória os tempos despreocupados, tempos de criança inocente, em que trocava impressões com o senhor António, o jornaleiro que duas vezes por semana trabalhava na nossa horta. E lembro-me claramente, agora que tenho de reviver esses momentos passados na escrita destas palavras, de lhe ter perguntado: Pensa que o Homem um dia chegará à Lua? E em resposta obtive: Não. Isso são coisas de Deus. Embora fosse, como sabem, uma pessoa muito inteligente e viajada, o senhor António caracterizava plenamente uma sociedade demasiado agarrada ao catolicismo e pejada de preconceitos.

Despontou a vocação para a Ciência quando tive a professora Maria de Lurdes a dar-me aulas. Ora, não foram só a sua beleza e jovialidade que me despertaram o interesse, como também a sua atenção em mostrar como poderíamos aplicar de maneira prática os seus ensinamentos de Físico-Química.

Recorda-se, pai, daquele episódio caricato, da improvisada operação cirúrgica que fez à galinha com a agulha de coser da mãe? A minha postura corajosa levou-o a crer que a minha vocação era ser cirurgião. Mas dentro de mim crescia a pertinente paixão pela Física. A Ciência Nuclear não estava exactamente nos meus planos de infância, mas começa a fazer parte dos contornos do meu futuro. É da Ciência que escolho viver e dela tirar o maior dos partidos.

As alegres conversas de rapaz sobre os mais recentes progressos científicos coloriam as manhãs passadas no eléctrico a caminho do colégio. As pequenas e secretas trocas de informações eram feitas com os colegas quase clandestinamente.

Sendo um dos meus motivos para além da orientação dos professores, Portugal em plena época de ditadura censura os sonhos de todos aqueles que pretendem alcançar um futuro prodigioso. A minha concepção de liberdade nunca se encaixou nesse país. Num país onde reina a censura inflamada pela defesa católica, é impossível seguir uma carreira baseada no progresso.

Você, mãe, com toda a sua inteligência do afecto feminino, compreendeu que seria difícil para mim retornar definitivamente a Portugal.

Neste momento da minha vida só tornaria a fazer uma pergunta ao Senhor António: Acha que o Homem conquistará o Espaço? Pertinente questão esta, pois se eu não me inclinasse para ser cientista seria astronauta!

Estou satisfeito e feliz com a escolha que fiz. Estou na plenitude da minha satisfação e já consigo antever uma carreira promissora compensada pelo empenho que sempre dedico à Ciência.

Agradeço-vos genuinamente pelo afecto e pela tranquila infância que me proporcionaram.


Com carinho,

Manuel Paiva


Os nossos parabéns às alunas Andreia Viegas, Ingrid Mayline e Marta Martins pela sua prestação nesta prova. Esperamos igual empenho na superação da segunda etapa do concurso!

Participação da equipa «Carisma» no Concurso «Se eu fosse cientista»

A nossa escola tem uma segunda equipa a participar no concurso promovido pelo Ciência Hoje / Ciência Viva: «Se eu fosse...cientista!».
A equipa «Carisma», constituída pelos alunos Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, é também orientada pela professora Helena Bartolomeu, do grupo disciplinar de Física e Química,  e o cientista objecto de investigação é Fernando Carvalho Rodrigues.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Participação da nossa escola no concurso «Se eu fosse... cientista!»

A equipa constituída pelas alunas Andreia Viegas, Ingrid Mayline e Marta Martins, sob a orientação da professora de Física e Química, Helena Bartolomeu, está envolvida num concurso promovido pela Ciência Hoje / Ciência Viva: Se eu fosse... cientista.
Atribuiram o nome de «Alquimistas» à sua equipa, escolheram um cientista português, Manuel Paiva,  e neste momento prosseguem já para a segunda fase do concurso.


ALQUIMISTAS


Se desejar saber mais sobre este concurso, clique aqui.

As alquimistas têm também o seu próprio blog, visitem-no.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Apresentação de um novo livro: Sebenta pedagógica


No próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 20:00, decorre, no Auditório, a apresentação da obra Sebenta pedagógica: apontamentos desusados, da autoria de Antonieta Rosendo, Ascensão Calado e Manuela Grade.
A sessão contará com a presença das autoras e dos alunos da professora de Português Luísa Coruche. Esta é uma actividade do CNO que se articula com o Ler + e tem a colaboração da Biblioteca.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nós e os outros - o mundo lusófono : São Tomé e Príncipe

O destaque da biblioteca este mês vai para os arquipélagos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, actividade desenvolvida no âmbito de «Nós e os Outros: o mundo lusófono».
Se numa mensagem anterior publicámos um filme sobre Cabo Verde, agora aqui deixamos um outro sobre São Tomé e Príncipe, elaborado a partir de uma reportagem fotográfica in loco pelos professores Filomena Madalena e João Madalena.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sessão pública de entrega de diplomas em noite cultural

 No passado dia 12 de Janeiro, pelas 19:30, o CNO organizou uma sessão pública de entrega de diplomas dos níveis básico e secundário e complementou tal cerimónia com a participação dos alunos e de grupos musicais do nosso concelho.
A entrega de diplomas, efectuada pelo director da escola, professor José Baía, foi intercalada pela recitação de poemas por alunos dos cursos EFA continuação e RVCC. A seleccção de poemas recaiu sobre poetas algarvios: João de Deus, Álvaro de Campos, João Lúcio, Ramos Rosa, António Aleixo, Nuno Júdice e Sebastião Leiria. Maria Helena Leiria, filha deste último poeta natural de Tavira, recitou um poema de Sebatião Leiria.
A parte final da cerimónia, contou com as actuações do Rancho Folclórico da Luz de Tavira e com o grupo de Charolas de Santa Catarina.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exposição: O mundo lusófono

 No âmbito do Projecto «Nós e os outros: o mundo lusófono», a Biblioteca dedica, este mês, a sua atenção a dois arquipélagos: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Para além dos expositores dedicados a estes locais da lusofonia, temos objectos artesanais de ambos os países, gentilmente cedidos pelos professores Filomena Madalena e João Madalena.
Da reportagem fotográfica elaborada por estes professores numa das suas viagens a estas ilhas, construímos um filme a que vos convidamos a assistir:


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Exposição de trabalhos do 12º E

A partir do dia 19 de Janeiro estão convidados a visitar a exposição temporária de trabalhos do 12º E, distribuída por dois locais: uma no espaço de leitura de periódicos da Biblioteca, outra na Sala 42, onde irá funcionar o gabinete de apoio ao aluno.

Homenagem a MIGUEL TORGA ( 1907 - 1995)

Em homenagem a Miguel Torga, que faleceu a 17 de Janeiro de 1995, aqui incluímos um Diaporama da autoria de Luís Aguilar e Vitália Rodrigues, concebido a partir do livro Fotobiografias de Clara Rocha.div>

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Visite a nossa Biblioteca onde poderá encontrar diversas obras deste autor.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Exposição: O Sistema Solar



A Biblioteca é um espaço vivo que se remodela de acordo com as solicitações.

Fruto do estudo e pesquisa que os alunos das turmas A1 e A2 do décimo ano, sob a responsabilidade, respectivamente, das professoras Aurora Carmo e Augusta Carvalho, temos uma área da Biblioteca com a exposição de trabalhos sobre o sistema solar, bem como obras do nosso catálogo sobre este tema em destaque.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Diplomas e Charolas

O Centro de Novas Oportunidades realiza, quarta-feira, dia 12 de Janeiro, pelas 19:30, no Auditório, a entrega pública de Diplomas dos Níveis Básico e Secundário. Seguir-se-á  a audição de charolas e de música tradicional do Algarve interpretada por alunos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nós e os outros: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe




No âmbito do projecto «Nós e os outros : o mundo losófono», o mês de Janeiro é dedicado aos arquipélagos de Cabo Verde e de São Tomé.  Se têm imagens ou objectos destes países que possam figurar na nossa exposição, contactem-nos.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jornal escolar

Com a colaboração de alunos e professores, foi possível, este ano, lançar o ECOESTUDANTIL, número 15, ainda durante o mês de Dezembro. Depois da sua edição impressa, lançamos agora a versão digital.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Votos de ano novo

Determinação, persistência e trabalho metódico, certamente, conduzir-nos-ão ao sucesso.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Conto de natal

Para bem assinalar o Natal, convidamos os nossos leitores a ler e a ouvir ler o conto "Natal Chinês", extraído da obra A China fica ao lado (1968), de Maria Ondina Braga, disponibilizado pelo Instituto Camões.
Clique aqui.

BOAS FESTAS


A novidade na decoração natalícia do nosso espaço tem o mérito dos alunos do 12º E, Curso de Artes, orientados pela professora Zélia.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Reflexão sobre os critérios de apreciação da moralidade dos actos humanos (2)

Fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do desafio do Dia Internacional da Filosofia 2010, pela professora Alberta Fitas e os seus alunos do 10º ano, aqui publicamos uma outra reflexão de duas alunas.


“O Herói do Metro”

Nos Estados Unidos, mais concretamente Nova York, Wesley Autrey, um cidadão comum, cumpria mais um dia de rotina, à espera do metro. Wesley não imaginava o que ainda estava para acontecer… algo que veio quebrar a sua rotina: um indivíduo que também se encontrava à espera do metro, desequilibra-se e cai para os carris, ficando inconsciente. O metro já se avistava ao fundo do túnel e Wesley sente-se no dever de salvá-lo.

Numa fracção de segundos, este atira-se para junto dele, num acto heróico. Este nova-iorquino tinha poucos segundos para salvar a vida deste desconhecido e consequentemente a sua vida. Move-se para o meio dos carris e debruça-se sobre o homem, permanecendo vinte minutos lá em baixo. Após tal acontecimento, Wesley encontra-se ileso de quaisquer danos, apenas o indivíduo foi levado para o hospital devido à queda.


Analisando filosoficamente este acto:


∞ Segundo Stuart Mill e o seu princípio da maior felicidade, devemos produzir maior grau de felicidade e o menor grau de infelicidade para a maioria das pessoas afectadas pela acção. Devemos agir com imparcialidade, procurando promover a felicidade ou o bem-estar da maioria e ao fazer isto estamos a fazer uma acção moralmente certa.


∞ Kant contraria Stuart Mill da seguinte maneira: devemos agir segundo o dever e de tal modo que as nossas acções possam valer para todo o ser, sem nunca infringir os deveres universais. Existem deveres morais absolutos que devem ser respeitados em todas as circunstâncias.


A acção levada a cabo por Wesley uma vez que trouxe, de facto, felicidade ao maior número de pessoas, é considerada moralmente certa, segundo o princípio de Stuart Mill. Segundo a filosofia de Kant, este acto seria justificável uma vez que ele arriscou a sua vida para salvar o outro, ou seja , agiu como gostaria que agissem com ele.


Actualmente, poucos são os homens que seriam capazes de fazer o mesmo que Wesley. Damos razão tanto a Stuart Mill como a Kant, pois apesar de este acto ter trazido felicidade a muitos, foi um grande risco e é isto que o distingue dos demais. É, portanto, um herói.


As alunas: Ana Lourenço, nº 2 e Leontina Djedjo, nº 13 – 10ºA1

Reflexão sobre os critérios de apreciação da moralidade dos actos humanos

Fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do desafio do Dia Internacional da Filosofia 2010, pela professora Alberta Fitas e os seus alunos do 10º ano, aqui publicamos uma reflexão de um aluno.


Análise do acontecimento ocorrido no metro de Nova Iorque

Depois de ter tomado conhecimento da notícia do acidente em que um homem desmaiou, caiu para cima da linha-férrea do metro e foi salvo por outro senhor, pude reflectir sobre o acontecimento. Passo a explicar mais detalhadamente o sucedido: Cameron Holopeter ao desmaiar caiu em cima dos carris e outro senhor, chamado Wesley Autrey, ao ver o metropolitano aproximar-se, saltou para cima do outro senhor, de modo a protegê-lo entre os carris.

O acto de coragem do Sr. Autrey foi instintivo e não foi ponderado, logo não pode ser considerado uma acção. No entanto, Wesley tinha a intenção de salvar o outro senhor e tinha um motivo, que era fazer o mais correcto. Mas não sendo um acto deliberado, como pode ter uma intenção e motivo? Pode dizer-se que a escolha foi condicionada por factores culturais, visto que o Sr. Autrey “agiu” inconscientemente de acordo com os valores da sociedade já adquiridos por ele. Ao reagir, não calculou as consequências, muito provavelmente mortais, e tomou a decisão mais correcta que, possivelmente, não teria tomado se ponderasse. Ou seja, não houve liberdade de escolha (excluindo-se o livre-arbítrio), podendo ter sido pré-determinada por vários factores (Determinismo) ou completamente aleatória (Indeterminismo). Eu penso que a doutrina que se adequa a este acontecimento é o Determinismo, pois a atitude de Wesley resultou de valores que interiorizou e de uma personalidade corajosa e perspicaz (factores psicológicos). Também se pode dizer que foi condicionado por factores físicos, por ser ele a estar naquele local e naquele instante, tendo uma oportunidade exclusiva. No entanto, pode ter decidido, num ápice, a atitude correcta, pois poderia ter optado por não arriscar (caso tivesse tempo para decidir), e ,desse modo, a Teoria do Determinismo Moderado é adequada à descrição. Nesse caso, o Libertismo também poderia corresponder mas, na minha opinião, seria o Determinismo Moderado a corrente mais presente neste acidente porque relaciona a opção tomada por ele e o condicionamento de vários factores já referidos.

Pode-se concluir que foi uma boa acção, mas segundo os princípios de Stuart Mill ou de Immanuel Kant? De facto, ambos são adequados, pois qualquer um dos dois nos permite compreender e avaliar o que está a ser analisado.

Uma boa acção, segundo o princípio de Mill, é aquela que proporciona mais felicidade a um maior número de pessoas, que é o que se aplica neste caso: Cameron foi salvo, Wesley ganhou satisfação pessoal, a família e amigos decerto que ficaram muito contentes e as pessoas em geral, porque a sociedade tenta seguir este exemplo heróico. Desta maneira, melhora o bem-estar (obedece às regras de Mill). Caso Wesley não tivesse salvo Cameron, poderia arrepender-se da sua opção e iria ficar infeliz, tal como a família e amigos. Desse jeito, não seria considerado uma boa acção, segundo o princípio da maior felicidade.

Porém, se o sucedido for observado pelo ponto de vista de Immanuel Kant, também se pode considerar uma boa acção já que Wesley Autrey age de acordo com o que considera o seu dever e a atitude mais correcta. Se não tivesse salvo Cameron Holopeter, não teria sido a atitude mais correcta e não poderia ser considerada uma boa acção, porque a intenção do agente não corresponderia à alternativa mais correcta. Nesta ocorrência, pode-se dizer que para além de ter agido segundo o dever, respeitou os direitos das pessoas (direito à vida) e fez o mais correcto que assim seria considerado em todo o mundo. A coragem é um valor que se considera absoluto e objectivo, visto que todas as pessoas consideram o valor positivo, independentemente das épocas e lugar no mundo.

Pode-se concluir que o acontecimento ocorrido no metro é uma boa acção de todos os pontos de vista, o que não acontece com todas as acções.

Também se pode dizer que os valores afectam as nossas acções que, por sua vez, caracterizam a nossa maneira de ser, ou seja, os valores podem ser considerados factores que afectam a nossa personalidade, porque agimos segundo os nossos próprios valores e de maneira distinta.


Miguel Figueira, nº19-10ºA1

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aquíferos à lupa

 A convite das professoras Augusta Carvalho e Aurora Carmo, um professor da Universidade do Algarve, Duarte Duarte, conduziu, ao longo da manhã do dia 30 de Novembro, uma actividade de conhecimento do funcionamento de aquíferos junto dos alunos do 10º do Curso de Ciências e Tecnologias.  
O  vídeo, que junto se anexa, testemunha o interesse dos alunos pelo tema e o seu empenho nas experiências realizadas, tendo em vista a consciencialização  para a necessidade de manter  em boas condições os reservatórios naturais de água doce subterrânea.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um presente literário oferecido na biblioteca

No âmbito do Projecto Ler+, decorreu, na Biblioteca, no dia 16 de Dezembro, pelas 21:00 horas, uma sessão de incentivo à leitura organizado pela professoras Ana Neto e Luísa Coruche. As turmas anfitriãs,
EFA continuação (área de competência CLC) e Oficina de Leitura e Escrita (Básico e Secundário), seleccionaram poemas alusivos ao Natal, e, intercalando com uma pequena ceia, com chá e doces, característicos da época, foram presenteando os elementos do CNO e os seus colegas a prosseguir estudos em regime nocturno com a leitura expressiva de poemas. A sessão terminou com a oferenda de «dizer poesia» por outros professores presentes.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um presente literário


Hoje, 16 de Dezembro, pelas 21:00, decorre na Biblioteca uma actividade no âmbito do Projecto LER+, da responsabilidade das professoras do Grupo de Português Ana Neto e Luísa Coruche e do Centro de Novas Oportunidades.
Esta actividade, intitulada, UM PRESENTE LITERÁRIO, constará da leitura expressiva de contos e poemas alusivos ao Natal e de uma pequena ceia com chá e doces característicos da época. Estão envolvidas as turmas EFA continuação (área de competência CLC) e Oficina de Leitura e Escrita (Básico e Secundário).
O nosso espaço já há uns dias que está bem decorado de acordo com a época natalícia que se celebra:




Árvore de natal concebida pelo 12º E ( Curso de Artes), sob orientação da professora Zélia

Feira de Natal






O dinamismo que costuma ocorrer no interior de cada sala de aula, passou, estes últimos dias, para o exterior. Diversas foram as turmas que se organizaram para montar uma feira de natal com produtos fabricados pelos próprios, tendo em vista a angariação de fundos para visitas de estudos.

Foi o caso da turma de Economia, 10º B:

A turma de Línguas e Humanidades, 12º C:
Os cursos profissionais:

Celebrar o Natal em Inglês e Alemão

Os professores de Inglês e Alemão, tendo por objectivos motivar os alunos para o uso das línguas inglesa e alemã no contexto específico de Natal e conscencializá-los para a importância do Natal como época de partilha de afectos, desafiaram os seus alunos a conceber postais de natal e a expô-los na sala de convívio. Os alunos dedicaram-se com gosto à tarefa e, com prontidão, realizaram trabalhos bem atractivos

Semana das Profissões

Nos dias 14 e 15 de Dezembro, na sala de convívio da nossa escola, estiveram em actividade diversas bancas alusivas a diferentes profissões. Sob a responsabilidade do FIR - Gabinete de Projectos da Fundação Irene Rolo, em conjunto com os professores António Miguéns, Margarida Correia e Anabela Florêncio, agentes mobilizadores de alunos, decorreram workshops e stands de divulgação com o objectivo de:
  • dar a conhecer as entidades da região com ofertas de educação/formação; 
  • promover o conhecimento de diversos perfis profissionais;
  • facilitar a definição de trajectórias profissionais,
  • dar a conhecer entidades empregadoras na região.
Registámos, em foto, alguns desses recantos bem activos:







quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PREAA - Contos do Mago - Sessão de animação na Biblioteca

Decorreu na Biblioteca, no passado dia 6 de Dezembro, entre as 11:40 e as 13:10, uma sessão do conto, no âmbito do projecto “Contos do Mago”, um Projecto de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) da Direcção Regional de Educação do Algarve.

Estiveram presentes as turmas 10º A2, acompanhada pela professora Augusta Carvalho, e 11º E, acompanhada pelo Professor Reinaldo Barros, sendo esta uma actividade integrada nas disciplinas de Biologia/Geologia e Desenho, respectivamente. Para dinamizar a sessão, estiveram connosco Susana Rocha, Coordenadora Regional PREAA para o sotavento algarvio, e como contador Rui Afonso, o qual com grande entusiasmo e criatividade envolveu os alunos presentes e imprimiu uma dinâmica muito pessoal ao conto: “O caso do oceano remendado”.


Os Contos do Mago são uma recriação da história geológica do Algarve, com contos do imaginário e da autoria de Helena Tapadinhas, Coordenadora do Projecto, no qual o imaginário é chave de interpretação do território.

Após esta sessão, haverá ainda uma outra de “retorno do conto” e um ou mais percursos pedestres com os alunos a locais alusivos ao conto ou com testemunhos geológicos referidos no mesmo, a partir do qual os alunos desenvolverão trabalhos de carácter criativo e livre.

As professoras:
Augusta Carvalho (artigo)
Susana Rocha (fotos)
Ana Cristina Matias (edição e publicação)

Create your own video slideshow at animoto.com.

Saiba um pouco mais sobre o conto "O Caso do Ocenao Remendado" ciclando aqui.

Aceda à página do Projecto Contos do Mago

Era uma vez a República, de José Fanha

Agora também os livros têm trailer de apresentação:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Solidariedade - Recolha de Natal

De 14 a 17 de Dezembro decorre, na nossa escola, uma RECOLHA DE NATAL. Este ano solicita-se que a comunidade escolar entregue alimentos e roupa para bebé.
Na Biblioteca, poderás apreciar o presépio tradicional algarvio:
searinhas, laranjas e o Menino Jesus em Pé

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PREAA - Contos do Mago na nossa BE

Hoje, dia 6 de Dezembro, decorre uma sessão de animação na Biblioteca com a presença de Susana Rocha. Esta inciativa é parte integrante das actividades do PREAA - Contos do Mago, de Helena Tapadinhas.