BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Reflexão sobre os critérios de apreciação da moralidade dos actos humanos (2)

Fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do desafio do Dia Internacional da Filosofia 2010, pela professora Alberta Fitas e os seus alunos do 10º ano, aqui publicamos uma outra reflexão de duas alunas.


“O Herói do Metro”

Nos Estados Unidos, mais concretamente Nova York, Wesley Autrey, um cidadão comum, cumpria mais um dia de rotina, à espera do metro. Wesley não imaginava o que ainda estava para acontecer… algo que veio quebrar a sua rotina: um indivíduo que também se encontrava à espera do metro, desequilibra-se e cai para os carris, ficando inconsciente. O metro já se avistava ao fundo do túnel e Wesley sente-se no dever de salvá-lo.

Numa fracção de segundos, este atira-se para junto dele, num acto heróico. Este nova-iorquino tinha poucos segundos para salvar a vida deste desconhecido e consequentemente a sua vida. Move-se para o meio dos carris e debruça-se sobre o homem, permanecendo vinte minutos lá em baixo. Após tal acontecimento, Wesley encontra-se ileso de quaisquer danos, apenas o indivíduo foi levado para o hospital devido à queda.


Analisando filosoficamente este acto:


∞ Segundo Stuart Mill e o seu princípio da maior felicidade, devemos produzir maior grau de felicidade e o menor grau de infelicidade para a maioria das pessoas afectadas pela acção. Devemos agir com imparcialidade, procurando promover a felicidade ou o bem-estar da maioria e ao fazer isto estamos a fazer uma acção moralmente certa.


∞ Kant contraria Stuart Mill da seguinte maneira: devemos agir segundo o dever e de tal modo que as nossas acções possam valer para todo o ser, sem nunca infringir os deveres universais. Existem deveres morais absolutos que devem ser respeitados em todas as circunstâncias.


A acção levada a cabo por Wesley uma vez que trouxe, de facto, felicidade ao maior número de pessoas, é considerada moralmente certa, segundo o princípio de Stuart Mill. Segundo a filosofia de Kant, este acto seria justificável uma vez que ele arriscou a sua vida para salvar o outro, ou seja , agiu como gostaria que agissem com ele.


Actualmente, poucos são os homens que seriam capazes de fazer o mesmo que Wesley. Damos razão tanto a Stuart Mill como a Kant, pois apesar de este acto ter trazido felicidade a muitos, foi um grande risco e é isto que o distingue dos demais. É, portanto, um herói.


As alunas: Ana Lourenço, nº 2 e Leontina Djedjo, nº 13 – 10ºA1

Sem comentários:

Enviar um comentário