E assim encerramos o 1.º período letivo. Boas férias!
Os alunos do Curso de Técnico Profissional de Ação Educativa (10.º ano) exercitaram os seus dotes artísticos e fizeram cartões de Natal e outros adereços que, gentilmente, ofereceram a diversos serviços da ESJAC.
Este foi o que nos deixaram:
Mimoso, não é?Apreciem bem este adereço de Natal que adquiri na Banca de Natal organizada pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, exclusivamente com objetos criados e decorados por eles.
Feliz Natal!
Põe à prova os teus conhecimentos de língua portuguesa disputando as XII Olimpíadas de Língua Portuguesa. Manifesta o teu interesse junto da tua professora de Português e vem inscrever-te na Biblioteca.
A 1ª fase de apuramento realiza-se a 14 de janeiro, na Biblioteca ESJAC, sendo as provas constituídas por itens de seleção (escolha múltipla, associação, ordenação, verdadeiro/falso, completamento). Os 50 melhores classificados prosseguem para a 2.ª fase da prova a nível regional. Os alunos do ensino secundário disputam as provas do escalão B.
Consultar outras provas das OLP
Safer Internet Forum 2024, decorreu a 11 NOV. e teve um painel exclusivamente conduzido por jovens sobre o tema CIBERBULLYING.
Marta é uma aluna portuguesa e foi uma das jovens que conduziu o painel. Um grupo de alunos portugueses participa no minuto 2:48 e o caso português é focado no minuto 25:30. Porém, todo o workshop merece ser visto, ouvido e discutido.
Recomendamos a leitura deste artigo de Maria João Neves, publicado no jornal Postal do Algarve. O mesmo articula-se com conteúdos de Filosofia e de Literatura, além de suscitar a reflexão sobre: “O que há de Édipo em cada um de nós?”
No âmbito do Programa de Mentoria de Pares da ESJAC, realizou-se, no dia 11 de dezembro, mais um speed meeting entre Mentores (12.º ano) e Mentorandos (10.º ano), atividade dinamizada pelo SPO, com a colaboração da biblioteca escolar.
Vídeo: Programa de Mentoria de Pares: Speed meeting.
V centenário de Camões
LuísVaz, o Hiper-Camões, por Jorge Queirós no Postal do Algarve
«Luís Vaz de Camões escreveu Os Lusíadas, uma obra ímpar sobre os descobrimentos e a ousada aventura dos navegadores portugueses, rumo ao desconhecido.
Imagina que atualmente ainda estamos numa fase de exploração de novos mundos. Constrói uma história em que tu és o líder numa viagem de descoberta de territórios ainda por desbravar.»
Entrega à tua professora de Português, ou na biblioteca, até ao dia 17 de dezembro. Nós submeteremos a concurso o(s) melhor(es) trabalho(s).
Selecionámos e recomendamos a leitura deste artigo do projeto Iniciativa Educação da Fundação Soares dos Santos.
«É uma ideia muito comum, a de que o conhecimento e o estudo de matemática e de matérias científicas não fariam desenvolver o espírito crítico e a criatividade. [..] Sabe-se hoje que o espírito crítico, o trabalho de equipa, a criatividade e outros destes chamados soft skills se desenvolvem na base do conhecimento. Não se pode ser crítico em temas que se desconhecem, não se pode trabalhar em equipa sem objetivos claros, não se pode ser criativo no vácuo.»