BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Obra em destaque: O Futuro da Terra

 Uma obra que aguarda novo leitor: 

O FUTURO DA TERRA EXPLICADO A QUEM PENSAVA QUE O COMPREENDIA




O futuro da Terra explicado a quem pensava que o compreendia
de Luís M. Aires
Editora:
Edições Sílabo
Edição: 1.ª ed.
Ano de edição: 2021
Páginas: 99 p. : il.
ISBN: 978-989-561-156-0
N.º de registo: 12320
Cota ESJAC: 50 AIR

Luís M. Aires, doutor em ciências biológicas, procura, de uma forma acessível, mas com rigor científico, explicar que o que está em perigo não é o Planeta Terra, mas, sim, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies que nele ainda habitam.


A translação da Terra continuará por milhares de milhões de anos, mas as variadas espécies  não.  Desde que há vida na terra, há cerca de 4 000  milhões de anos, já se registaram cinco extinções em massa. Quais serão as próximas que não conseguirão adaptar-se às variações do ambiente e, consequentemente, sucumbirão? Que medidas a tomar para prolongar a vida da espécie humana na Terra?

Após a apresentação de diversos dados científicos, seguidos do seu comentário, o autor termina com um apelo para o regresso a um novo estado de harmonia com o ambiente. Acredita que ainda é possível reverter a anunciada calamidade, se, cada um de nós, mudar os seus hábitos de consumo, de alimentação, de intervenção social  e de conceção do que é  vida de qualidade: “É urgente encarar o sistema Terra como aquilo que é realmente: um sistema material fechado e finito; uma nave espacial com uma provisão infinita de energia (solar)” (p. 93).


Livro recomendado PNL2027 - 2022 1.º Sem. - Ciências e Tecnologias - Cultura e Sociedade - Literatura - dos 15-18 anos - maiores 18 anos – Fluente.

Ana Cristina Matias
(Professora do Grupo Disciplinar de Português)


Sem comentários:

Enviar um comentário