BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

VI ENPAR – Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania




Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o IPDJ ( Instituo Português do Desporto e Juventude) recebeu o VI ENPAR, organizado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve.
Tal como é mencionado no texto de apresentação, «trata-se de um programa que pretende catalizar os projetos, trabalhos e actividades constantes nos projectos educativos das escolas, valorizando e dando visibilidade ao que de bom se faz na região, através da promoção da partilha e disseminação de experiências educativas, numa perspetiva integradora com carácter transversal a todas as áreas curriculares da educação.
Em cada ano, o plano de trabalho é subordinado às temáticas dos anos internacional e europeu, sendo que em 2014 o enfoque foi dado à Agricultura Familiar e ao Cidadão, respetivamente.
Paralelamente trabalhou-se também o apoio à dieta mediterrânica enquanto património imaterial da Humanidade.
As temáticas fixas do ENPAR – Viver a escola no Séc. XXI, Diálogos Intergeracionais e Jovens Empreendedores – completaram as abordagens à grande temática central que é a Cidadania.»
Neste contexto e subscrevendo o desígnio de promoção da agricultura familiar, a Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Correia – Tavira participou neste encontro através da apresentação do projeto «Horta Vertical Solidária», coordenado pela professora Teresa Afonso, grupo disciplinar de Biologia e Geologia, e no qual intervieram alunos das turmas 11º A2 e A3, bem como auxiliares de ação educativa e também senhoras do Lar da Santa Casa da Misericórdia – entidade com a qual a escola tem vindo a estabelecer parceria colaborativa na manutenção de parte do efetivo de plantas. Esta parceria visa essencialmente a partilha intergeracional de experiências e de saberes, assim como a operacionalização da vertente solidária do projeto, que será, em determinados momentos do ano, diretamente mediada pela Santa Casa.






A professora mencionou ainda o facto de a escola possuir outros projetos que incluem, na sua exploração, uma vertente de cidadania, de que são exemplo o Voluntariado Ambiental para a Água, o Kit do Mar, a Causa Animal, o Plano Nacional de Cinema, o Plano de Educação para a Saúde, entre outros – todos dignos de divulgação e partilha.

Teresa Afonso
( Coordenadora do Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia)


Sem comentários:

Enviar um comentário