BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESCOLHER CIÊNCIA – Projeto: A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul


 Investigação Jovem - Relato de um Processo   
No ano que ora termina, a Escola Secundária de Tavira foi convidada a participar no projeto de investigação científica intitulado «A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul». 
Trata-se de um programa que visa essencialmente equipar os alunos com o conhecimento sobre o mundo científico e explicar o funcionamento dos procedimentos científicos; esclarecer os alunos sobre as carreiras na área de ciências, explicando-lhes a importância da ciência para a atividade humana; criar ambientes de aprendizagem que envolvam os alunos em atividades investigativas; promover ações colaborativas de partilha através de cooperação à escala nacional e europeia; desenvolver competências pessoais relacionadas com a criatividade e a iniciativa e promover competências de comunicação oral, escrita e simbólica nos alunos para melhor exprimirem ideias científicas.
A implementação deste programa decorreu em três principais momentos:

A 1ª etapa decorreu em contexto de sala de aula e consistiu na realização de dois Workshops subordinados aos seguintes temas:
 1 – Como criar um projeto de investigação 
 2 – Como ler artigos científicos. 
Foram desenvolvidas estratégias de ensino diversificadas que permitiram aos alunos:
• Compreender como a ciência se constrói através dos métodos científicos;
• Aprender a fazer uma pesquisa bibliográfica;
• Aprender a ler e discutir artigos científicos;
• Formular um problema de investigação;
• Estabelecer um protocolo científico;
• Aprender o que são controlos, réplicas e variáveis de uma experiência e a sua importância em investigação.






A 2ª etapa decorreu nos laboratórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos quais foi realizada a componente prática do trabalho de investigação efetuada pelos nossos alunos. Participaram alunos das turmas 10º A3 e 11º A3, respetivamente acompanhados pelas professoras Augusta Gonçalves e Teresa Afonso.

Na 3ª etapa, os alunos elaboraram um trabalho / poster científico, que apresentaram, no dia 20 de maio, no congresso científico “A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, no IPMA de Algés, Lisboa. Os temas desenvolvidos foram:
(1)   Identificação de espécies marinhas por métodos moleculares

(2) Efeito da Privação de Oxigénio nos Parâmetros Sanguíneos de Corvina
(Ver trabalho em:

(3) Os Sedimentos: A memória do Oceano
(Ver trabalho em:

(4) Aquacultura – Produção Artificial de Bivalves

Esta última fase do projeto permitiu fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos, assim como desenvolver competências de comunicação oral, escrita e de argumentação e estimular o raciocínio lógico, a inferência e a interpretação de dados. Permitiu também a partilha de conhecimento científico entre investigadores e alunos.
Tavira viu os seus alunos distinguidos pela excelência da sua prestação, tendo três alunos do 11º A3 sido distinguidos com um convite para participarem em duas expedições científicas, a decorrer neste verão. (ver artigo projeto Kit do Mar: http://estbiblioblogue.blogspot.pt/2014/07/projeto-kit-do-mar.html)

A participação dos alunos neste projeto reveste-se da maior importância, dado que permitiu potenciar, com maior eficácia, o alcance de objetivos curriculares - científicos e pedagógicos - no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tal como preconizado pelo Ministério da Educação e Ciência, bem como fomentar a discussão em torno das questões de sustentabilidade, conforme consagrado no projeto educativo de escola.

No final do congresso “A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, a organização recolheu a opinião de alguns dos participantes neste Projeto científico.

Resta-nos agradecer a oportunidade que nos foi concedida de participarmos neste magnífico projeto, coordenado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental em parceria com Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Expressamos ainda o nosso grato reconhecimento pela infinita disponibilidade da vasta equipa de cientistas que acompanhou os nossos alunos, sem a qual nada disto teria sido possível. A todos um Bem-Haja!...

Augusta Gonçalves e Teresa Afonso
(Professoras de Biologia e Geologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário