Investigação Jovem - Relato de um Processo
No ano que ora
termina, a Escola Secundária de Tavira foi convidada a participar no projeto de
investigação científica intitulado «A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul».
Trata-se de um
programa que visa essencialmente equipar os alunos com o conhecimento sobre o
mundo científico e explicar o funcionamento dos procedimentos científicos;
esclarecer os alunos sobre as carreiras na área de ciências, explicando-lhes a
importância da ciência para a atividade humana; criar ambientes de aprendizagem
que envolvam os alunos em atividades investigativas; promover ações
colaborativas de partilha através de cooperação à escala nacional e europeia;
desenvolver competências pessoais relacionadas com a criatividade e a
iniciativa e promover competências de comunicação oral, escrita e simbólica nos
alunos para melhor exprimirem ideias científicas.
A implementação deste
programa decorreu em três principais momentos:
A 1ª etapa decorreu
em contexto de sala de aula e consistiu na realização de dois Workshops
subordinados aos seguintes temas:
1 – Como criar um projeto de investigação
2 – Como ler artigos científicos.
1 – Como criar um projeto de investigação
2 – Como ler artigos científicos.
Foram desenvolvidas
estratégias de ensino diversificadas que permitiram aos alunos:
• Compreender como a
ciência se constrói através dos métodos científicos;
• Aprender a fazer
uma pesquisa bibliográfica;
• Aprender a ler e
discutir artigos científicos;
• Formular um
problema de investigação;
• Estabelecer um
protocolo científico;
• Aprender o que são controlos,
réplicas e variáveis de uma experiência e a sua importância em investigação.
A 2ª etapa decorreu
nos laboratórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos quais
foi realizada a componente prática do trabalho de investigação efetuada pelos
nossos alunos. Participaram alunos das turmas 10º A3 e 11º A3, respetivamente
acompanhados pelas professoras Augusta Gonçalves e Teresa Afonso.
Na 3ª etapa, os alunos elaboraram um trabalho / poster
científico, que apresentaram, no dia 20 de maio, no congresso científico “A
Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, no IPMA de Algés, Lisboa. Os temas
desenvolvidos foram:
(1)
Identificação
de espécies marinhas por métodos moleculares
(Ver trabalho em: http://prezi.com/jba30ucwn7tb/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share);
(2) Efeito da Privação de Oxigénio nos Parâmetros
Sanguíneos de Corvina
(Ver trabalho em:
(3) Os Sedimentos: A memória do Oceano
(Ver trabalho em:
(4) Aquacultura – Produção Artificial de
Bivalves
(Ver trabalho em: http://issuu.com/biblioblogue/docs/aquacultura_-_produ____o_artificial)
.
Esta última fase do
projeto permitiu fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos, assim como desenvolver
competências de comunicação oral, escrita e de argumentação e estimular o
raciocínio lógico, a inferência e a interpretação de dados. Permitiu também a
partilha de conhecimento científico entre investigadores e alunos.
Tavira viu os seus
alunos distinguidos pela excelência da sua prestação, tendo três alunos do 11º
A3 sido distinguidos com um convite para participarem em duas expedições
científicas, a decorrer neste verão. (ver artigo projeto Kit do Mar: http://estbiblioblogue.blogspot.pt/2014/07/projeto-kit-do-mar.html)
A participação dos
alunos neste projeto reveste-se da maior importância, dado que permitiu
potenciar, com maior eficácia, o alcance de objetivos curriculares -
científicos e pedagógicos - no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tal
como preconizado pelo Ministério da Educação e Ciência, bem como fomentar a
discussão em torno das questões de sustentabilidade, conforme consagrado no
projeto educativo de escola.
No final do congresso
“A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, a organização recolheu a opinião de
alguns dos participantes neste Projeto científico.
(Ver artigo em: http://kitdomar.emepc.pt/outros-mares/a-ponte-entre-a-escola-e-a-ciencia-azul/a-opiniao-dos-participantes/)
Resta-nos agradecer a
oportunidade que nos foi concedida de participarmos neste magnífico projeto, coordenado
pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental em parceria
com Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Expressamos ainda o nosso grato
reconhecimento pela infinita disponibilidade da vasta equipa de cientistas que
acompanhou os nossos alunos, sem a qual nada disto teria sido possível. A todos
um Bem-Haja!...
Augusta
Gonçalves e Teresa Afonso
(Professoras
de Biologia e Geologia)
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