BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Uma breve reflexão sobre o documentário «Quantas pessoas podem viver na Terra?»



Depois da visualização do documentário “Quantas pessoas podem viver na Terra?” (2010) de David Attenbourough, no âmbito da semana dedicada à Interculturalidade na nossa escola (12 a 16 de maio de 2014), nós, a turma TCM2 relembrámos, com mais pormenor, o efeito negativo que o Homem tem na Terra.
É impressionante a velocidade com que o Homem utiliza os recursos naturais!!! A capacidade que a natureza tem para se renovar não acompanha a rapidez com que nós usamos e abusamos dos recursos naturais.
Neste momento, a água é o bem que mais preocupa a humanidade, pois começa a escassear; começa a não ser suficiente para os cerca de 7 biliões de pessoas que existem na Terra. Prevê-se que a água se torne num bem mais valioso do que o petróleo, podendo mesmo levar ao início de uma nova guerra.
Cada vez que abrimos uma torneira devemos ter a preocupação em utilizar a água com moderação e não desperdiçá-la. Somos uns privilegiados pelo facto de termos esse bem, num gesto tão simples quanto o de abrir uma torneira. O que não é simples é a adoção de hábitos eficientes no uso deste recurso. Por exemplo, quantas pessoas utilizam racionalmente a água no banho ou enquanto lavam a loiça? Está-se mesmo a ver, não é?
A satisfação das necessidades individuais sem pensar no outro e no ambiente é o que impera hoje em dia e, cada vez mais, nos afasta do bem comum, do bem coletivo.
12º TCM2
Artigo orientado pela professora Susana Ferreira
 (Grupo disciplinar de Filosofia)

Sem comentários:

Enviar um comentário