BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevista a Carlota Simões, investigadora da FCT da Universidade de Coimbra , 1º prémio JJC

Esta é a entrevista realizada pela equipa «Scientia», constituída pelos nossos alunos Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, e que lhes permitiu alcançar o primeiro lugar no Concurso «Jovens Jornalistas de Ciência»,  2012.

«Todas as crianças são génios em potência»

Por Scientia

Doutorou-se em Matemática Aplicada em Twente (Holanda), mas não foi suficiente. Desmistificar a Matemática tornou-se a sua meta. Demonstrando a sua aplicabilidade em áreas como a Música, a directora do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra revelou-nos o truque para domar o bicho-de-sete-cabeças que a Matemática se revela para muitos.

"Estamos a tirar aos nossos homens a oportunidade de descobrir!", exclama a investigadora.
Scientia (S) – Sendo uma investigadora na área da Matemática, por que razão decidiu procurar a aplicabilidade desta em contextos do quotidiano? Foi uma fuga à Matemática teórica?
Carlota Simões (CS) – Pergunta interessante… Sim. Há de facto uma escapatória implícita à minha decisão. Quando fiz o doutoramento, escolhi uma área muito específica. Ao publicar artigos científicos, apercebi-me que poucas pessoas no Mundo eram capazes de os compreender. (risos) Esta situação fez-me sentir sozinha e incompreendida. Decidi focar-me na divulgação para falar com as pessoas, por menos interesse e conhecimento que demonstrassem. Achei que era melhor explicar como é que a Matemática está presente na Natureza, por exemplo.
S – Qual considera ser a posição da Matemática entre as outras ciências? Crê que serve de base ou constitui o resultado final?
CS - Penso que a matemática é o esqueleto. Considero-a parecida à Filosofia. Ambas não partem de situações reais para depois construírem um modelo, mas criam vários modelos que, pelas diferentes ciências e por tentativas, vão sendo aplicados ao caso em estudo, até encontrar uma hipótese que se aplique. Assim, enquanto a Filosofia e a Matemática desenvolvem um raciocínio lógico-dedutivo, as restantes ciências socorrem-se da experimentação.
S – Reparámos que um dos seus temas preferidos é a Música e a respectiva ligação com a Matemática. Mozart revelou-se o compositor que utilizou para divulgar esta relação. Porquê Mozart e não outro?
CS – Se pensarmos qual o compositor que mais aplicava a Matemática nas suas obras, a resposta não é Mozart. É Bach. Aquilo é tudo cheio de regras e está tudo alinhadinho… Escolher Mozart foi um desafio que fiz a mim mesma. Fui convidada para falar sobre a Matemática e a Música, na Casa da Música. Disse que ia falar de Mozart, mas só depois é que fui estudar o tema… Vocês apanharam-me! (risos) Achei que era adequado falar sobre este compositor, no seu 250º aniversário.
A história mitológica das Greias é utilizada pela divulgadora de Ciência para incentivar os mais novos
A história mitológica das Greias é utilizada pela divulgadora de Ciência para incentivar os mais novos
S – Sendo divulgadora de Ciência e tendo muita experiência na interacção com públicos jovens, considera que a Matemática é entendida como um bicho-papão pelos mais novos?
CS – Creio que não. As crianças têm medo da Matemática porque são os próprios pais que o incutem, mesmo antes de estes entrarem no Ensino Primário. Há uma necessidade de mudar a mentalidade destes, sem condicionar as escolhas dos alunos.
S – Percebemos que a sua estratégia para motivar e confrontar os jovens com a Matemática passa por uma história, da qual se extrai um problema. Com recurso aos materiais existentes, naquele momento, em sala de aula, incita os mais novos a resolverem-no. Acha que assim as crianças se sentirão mais motivadas e mais confortáveis na resolução de problemas lógicos?
CS - Notei que muitas das histórias que eu contava - e que eu considerava uma novidade – acabavam por não causar qualquer surpresa aos alunos. Por oposição, os professores, enquanto eu leccionava acções de formação, desconheciam por completo os temas mitológicos que serviam de base para as histórias. Apesar de eu conseguir cativá-los, os seus professores não conseguiam. Afinal, tratam-se de gerações distintas. Como não há a procura dos interesses dos alunos, por parte dos docentes, o que a aprendizagem motivadora é muito menos motivante. É por isso necessário descobrir métodos alternativos para complementar a educação, neste nível de ensino.
S – Afirmou que a mente de um matemático funciona de forma semelhante à dos músicos, pois ambos apresentam uma mente muito estruturada que reconhece padrões e repetições. Considera que o melhor método para estudar é o que estes utilizam?
CS - Claro que sim. O músico passa muito tempo sozinho, tal como o matemático. Enquanto, na actualidade, os jovens são muito apoiados pelos explicadores, professores e pais, estes são mais autónomos e vivem mais intensamente o processo de descoberta. É muito importante que os alunos lidem com as frustrações, por muito desmotivantes que sejam, pois só assim terão a capacidade de desenvolver raciocínios mais complexos e de experienciar a glória.
Carlota Simões explica Mozart
Carlota Simões explica Mozart

Matemática harmoniosa

S – Qual considera ser o elemento mais básico, a nível musical, que demonstra de imediato esta relação?
CS - A pauta é o exemplo mais marcante. Se repararmos, encontramos um eixo vertical que representa a altura do som e um eixo horizontal que demarca o tempo. Para além disso, fomenta um raciocínio abrangente e simultâneo que permite, em contexto matemático, achar a solução de um problema, de forma muito mais clara e rápida.
S – Se na música estamos habituados à improvisação, acha que a matemática limita o espírito criativo ou desenvolve-o?
CS - Acredito mais na segunda opção. A música clássica não possibilita a improvisação, mas a música contemporânea envereda por este caminho. Qualquer um poderá criar o seu método de resolução e encontrar uma forma inovadora de solucionar o problema. Isto acontece na Matemática, tal como noutras disciplinas. Logo, todas as crianças são génios em potência, mas cada uma na sua área. Daí devemos de mostrar às crianças as várias opções que o Mundo proporciona, de forma a encontrar o seu máximo potencial.
S – E agora? Quais as perspectivas a curto prazo? Há algum desafio?
Assegurar a continuidade do “Ciência a Brincar”, em primeiro lugar. Depois, como 2013 é o Ano Internacional das Matemáticas do planeta Terra, pretendo desenvolver projectos a presença da matemática em cada pedacinho do planeta.
"As crianças não têm medo da Matemática. Os pais é que lhes incutem", afirma Carlota Simões.
FONTE : http://jjcprovas.cienciahoje.pt/3262

Sem comentários:

Enviar um comentário