BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projecto «Comportamentos de risco da adolescênica»

















No dia 22 de Outubro, decorreu no Auditório da Escola Secundaria de Tavira, uma palestra sobre “Métodos Contraceptivos”, no âmbito do projecto “Comportamentos de risco da adolescência”, dinamizado pelas turmas 11º A2 e 12º A2, para além de outras que aderiram à iniciativa.
Os alunos Ana Rita e Gonçalo Lima abriram a sessão e apresentaram a enfermeira Cátia Palma, uma jovem de 23 anos, formada pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende, em Lisboa, e actualmente a exercer a sua profissão no serviço de urgência e Obstetrícia e Ginecologia, no Hospital Central de Faro.
Os diversos alunos presentes, entre os quais, as turmas anteriormente referidas, a turma CEF de Operador de Informática, a turma do curso de Animador SocioCultural e outros alunos que por iniciativa própria comparecem nesta sessão de educação para a saúde, estiveram muito atentos e a recolher informação sobre métodos contraceptivos irreversíveis e reversíveis. Dentro destes últimos, ficaram a conhecer os métodos naturais e não naturais.
A enfermeira Cátia alertou muito os presentes para a necessidade de ter uma sexualidade responsável. Por isso, frisou que o único método que evita, simultaneamente, a gravidez e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é o uso do preservativo. Sublinhou ainda que a pílula do dia seguinte não é um meio contraceptivo a ser utilizado com regularidade mas apenas como emergência e justificado com a falha do outro método contraceptivo. A pílula do dia seguinte tem consequências graves para a saúde da mulher.A sessão foi encerrada pela Joana Campos e, de seguida, o André Gonçalves recolheu a opinião de alguns dos presentes. A Débora, a Diana e a Marisa, alunas do 12º A2, afirmaram que a palestra foi muito importante e produtiva para uma melhor vivência da vida dos adolescentes. O Milton Brito, aluno do 11º A2, também realçou a importância dos conhecimentos divulgados. Por sua vez, o professor de Biologia, Rui Carmo, disse que a apresentação foi muito bem dirigida, de uma forma muito perceptível e atraente. A enfermeira Cátia Palma considerou que tudo correu bem e que os alunos se comportaram muito bem.
Espera-se que esta iniciativa, fruto de uma ideia da Directora de Turma, professora Rosa Palma, venha a contribuir para a vivência mais responsável da sexualidade na adolescência.

Repórter: João Palma, 11º A2
Repórter Fotográfico: André Gonçalves, 11º A2

Sem comentários:

Enviar um comentário