BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana da Leitura : Apreciação crítica de «Ética Para Um Jovem», de Fernando Savater




O livro que escolhi foi Ética Para Um Jovem de Fernando Savater. A capa é simples, tendo o fundo verde e amarelo. A contracapa é igualmente simples, apresentando-se sob um fundo verde.



Fernando Savater nasceu no dia 21 de Junho de 1947 em San Sebastian, Espanha. É professor, filósofo e escritor. Viveu em San Sebastian até começar a estudar filosofia na Universidade Complutense de Madrid. Trabalhou como professor assistente na Universidade de Ciências Políticas e Filosofia na Universidade Autónoma de Madrid, onde foi afastado do ensino em 1971 por motivos políticos. Também foi professor de Ética e Sociologia na UNED e professor de Ética na Universidade do País Basco por mais de uma década. Colabora regularmente no jornal El Pais. É co-director ao lado de Javier Pradera, desde a sua fundação na revista Claves para la Razón Práctica.

Fernando Savater fez parte de vários grupos a favor da paz e contra o terrorismo no País Basco, como o Movimento para a Paz e Não-Violência Fórum Ermua, e agora ¡Basta Ya! Este movimento recebeu do Parlamento Europeu o “Prémio Sakharov de direitos humanos”. Recebeu também entre outros galardões o “Prémio Francisco Cerecedo” da Associação de Jornalistas Europeus. Pertence ao partido político Unión Progreso y Democracia. É, ainda, um dos pensadores mais destacados de Espanha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.



Ética Para Um Jovem fala sobre a ética. A ética não é mais do que uma disciplina filosófica que estuda os problemas da nossa interacção na sociedade e as consequência das nossas acções, que afectam sempre, positivamente ou negativamente, os outros seres. Tem valores implicados, tais como, a justiça, igualdade, liberdade, patriotismo, e também alguns conceitos como o direito e o dever, que têm ou podem ter influência nas nossas acções. Esta disciplina avalia e considera o que é uma acção boa ou o que é uma acção má, o que pode pôr em causa os direitos e deveres de cada um, sendo nós seres conscientes e responsáveis pelos nossos actos.
Neste livro é focada a igualdade, liberdade e justiça. A igualdade é muito discutida no livro principalmente quando se invoca os direitos e os deveres dos homens. Quando se fala de igualdade refere-se à igualdade entre os homens de uma sociedade, isto é, distribuir o bem-estar de igual modo por todos os homens e também implica que estes sejam respeitados e se respeitem uns aos outros. Este valor ético é crucial, pois é um dos ideais dos direitos humanos. Para este valor ser cumprido é necessário existir tolerância, cooperação e respeito pelas diferenças entre os homens. A igualdade, os direitos humanos e todos os valores éticos partem de um conceito, o chamado Humanismo. Não basta que o homem seja um ser livre. Para existir igualdade entre todos os homens, não os podemos tratar como coisas, mas sim como homens. Por isso, Savater propõe uma máxima: “devemos tratar os outros como gostamos que nos tratem a nós”. Deste modo, é possível existir uma interacção respeitosa e pacífica entre os homens.

Uma das histórias que o escritor relata no livro passa-se na Antiguidade. Um filósofo romano estava a discutir com um amigo que negava a liberdade humana e garantia que, para todos os homens, não há maneira de evitar fazer o que fazem. O filósofo pegou no seu bastão e começou a dar-lhe pauladas com toda a sua força “Já chega? Não batas mais!”, dizia-lhe o outro. E o filósofo, sem deixar de surrá-lo, continuou a argumentar: “Não dizes que não sou livre e que quando faço uma coisa não posso evitar fazê-la? Pois então não gastes saliva a pedir-me que pare: sou automático."

Fernando Savater escreve de uma maneira que qualquer pessoa pode compreender. Durante o livro, ele faz com que a leitura seja enriquecedora e ao mesmo tempo agradável. Aprendi muito sobre o que é a vida e o que podemos fazer para nos tornar “Homens Bons”, pessoas que praticam o bem e que ajudam este mundo a tornar-se um sítio um pouco melhor. Ética Para Um Jovem é o meu livro preferido e estou actualmente a lê-lo pela segunda vez. Este é um excelente livro para pensar acerca das atitudes de cada um. Recomendo vivamente.
Afonso Freire, n.º 2, 11º C1









SAVATER, Fernando, Ética Para Um Jovem, 13ª edição, Dom Quixote, Lisboa, 2005.

Obs.: Esta obra está disponível para empréstimo domiciliário na nossa biblioteca. Visita-nos.!

Sem comentários:

Enviar um comentário