Vê o vídeo e tira as tuas conclusões!
Ver vídeo (2 min)
Explora a página Prazeres Interrompidos onde há novos podcasts sobre livros todas
as semanas.
O último é sobre O Banquete de Platão. Em 2 min podes ficar a saber muito sobre esta obra e a origem do conceito Amor Platónico.
Temos disponível para empréstimo domiciliário o título: Platão,
Apologia de Sócrates e Banquete, Edições 70, 2010.
Visita-nos.
Começou 2024 e o 2.º período letivo.
Determinação e resiliência levar-te-ão à concretização dos teus projetos!
Persiste! Lê! Reflete!
Realizou-se entre 17 e 19 de janeiro a visita de estudo ao
Porto das turmas B e A2 do 12.º ano.
Os alunos visitaram O Palácio da Bolsa (Câmara de comércio do Porto), Caves do Vinho do Porto Cálem, Cruzeiro no Douro das 6 pontes e Roteiro patrimonial e arquitetónico da cidade: Ribeira, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Jardins do Palácio de Cristal, Universidade do Porto e Mercado do Bulhão.
No Palácio da Bolsa
Nas caves do Vinho do Porto CálemA experiência proporcionada contribuiu para o enriquecimento
curricular dos alunos e foi organizada pelos professores Isabel Brito, António
Silva, David Barbosa e Marta Nugas.
E o primeiro período está concluído com o Tradicional Presépio Algarvio do Menino Jesus em Pé e as suas searinhas meticulosamente cuidadas pela assistente operacional, Silvina Rios.
Vamos lá visualizar e colocar “LIKE” no vídeo produzido por Luna, Inês Pires e o Martim Jacinto (11.º B) para o Concurso Green Chef 8: Geração +sustentável, promovido pela Deco Jovem.
Com base
na Dieta Mediterrânica, recorrendo a produtos da época e locais, os três alunos
ensinam a preparar umas maravilhosas "Pernas de Frango com Bagos de
Amor e Salada Jacintiana."
Este é
um trabalho desenvolvido para a Área de Cidadania e Desenvolvimento, com
orientação da Professora Patrícia Gonçalves.
Ainda estão a tempo de requisitarem uma obra para lerem na interrupção do Natal. O Boletim Biblio ESJAC apresenta cinco sugestões de leitura, mas temos muitos outros títulos à escolha.
Ler dá saber! Ler dá prazer!
A categoria Líderes Digitais integra alunos do 7º ano ao 12º ano
de escolaridade, acompanhados por um professor, sendo os temas deste ano:
-Como garantir o Bem-Estar Online?
- Como construir uma identidade digital positiva?
- Inteligência Artificial: que vantagens e cautelas
- Onde ficam os direitos de autor?
Cada equipa dinamizará, no mínimo, duas intervenções, junto da
comunidade educativa, sensibilizando-a para as temáticas relacionadas com o
digital.
Há acompanhamento do Projeto ao longo do ano, ocorrendo a 9 de
janeiro de 2024 uma sessão de sensibilização destinada aos alunos inscritos na
iniciativa Líderes Digitais. Para o 1.º e 2.º ciclos há a categoria Líderes
Digitais Benjamins.
Consulte o Documento Orientador na página do Seguranet.
.
O Clube de Teatro, dirigido pelo Professor Luís Gonçalves, leva à cena, no Auditório ESJAC, a partir do dia 13, a sua produção teatral do 1.º período.
Se a tua turma ainda não está agendada, contacta os membros do Clube de Teatro e manifesta o teu interesse em assistir à peça. Novas datas e horas aguardam agendamento.
As sessões resultam de uma parceria da
Biblioteca com o Postal, e em articulação com a disciplina de Português.
Web site POSTAL DO ALGARVE
Os testes do Programme for International Student Assessment (PISA)
avaliam até que ponto os alunos conseguem resolver problemas complexos, pensar
criticamente e comunicar de forma eficaz. Em 2022, esses testes foram aplicados
a alunos de 15 anos, avaliando o nível de conhecimentos e competências a
matemática, leitura e ciências.
O relatório e análise dos resultados é agora público e nós
damos destaque ao seguinte:
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a matemática
• Em Portugal, 70%
dos alunos atingiram, pelo menos, o nível 2 de proficiência a matemática (média
da OCDE: 69%). No mínimo, estes alunos são capazes de interpretar e reconhecer,
sem recurso a instruções diretas, como uma situação simples pode ser
representada matematicamente (p. e., comparar a distância total de dois
percursos alternativos ou converter preços numa moeda diferente). Mais de 85%
dos alunos de Singapura, Macau (China), Japão, Hong Kong (China)*, Taipé Chinês
e Estónia (por ordem decrescente de percentagem) obtiveram um desempenho neste
nível ou superior.»
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a leitura
• Cerca de 77% dos alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou
superior a leitura (média da OCDE: 74%). No mínimo, estes alunos são capazes de
identificar a ideia principal num texto de extensão moderada, encontrar
informação com base em critérios explícitos, embora por vezes complexos, e
refletir sobre a finalidade e a forma dos textos quando explicitamente
solicitados a fazê-lo. A percentagem de alunos de 15 anos que atingiram níveis
mínimos de proficiência em leitura (nível 2 ou superior) variou entre 89% em
Singapura e 8% no Camboja.»
«O que os alunos sabem e conseguem fazer a ciências
• Cerca de 78% dos
alunos em Portugal atingiram o nível 2 ou superior a ciências (média da OCDE:
76%). No mínimo, estes alunos são capazes de reconhecer a explicação correta
para fenómenos científicos familiares e conseguem utilizar esse conhecimento
para identificar, em casos simples, se uma conclusão é válida com base nos
dados fornecidos.»
Relatório completo relativo ao desempenho dos alunos
portugueses.
A turma do 10º TAE
está a organizar o Projeto Solidário, que consiste numa campanha de recolha
solidária de bens (vestuário, calçado, brinquedos, produtos de higiene e
alimentos).
Os donativos revertem
a favor de uma instituição de apoio a crianças e jovens, nomeadamente a Casa de
Acolhimento /CAIC "A Gaivota", em Tavira.
As caixas para a recolha dos bens estão colocadas na sala de convívio dos alunos e no bloco 4, até ao dia 15 de dezembro.
Junte-se a nós neste Projeto.
Pequenos gestos fazem
a diferença!
A Diretora do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa,
Prof.ª Cláudia Marcelino
![]() |
Joshua, 11.º B |
Com recurso ao software GrafEq, os alunos do 11.º ano da Professora Patrícia Gonçalves foram criativos e, utilizando condições matemáticas, construíram um desenho de um jogador de futebol.
Venham até a Biblioteca apreciar a Exposição da Semana da Ciência e da Tecnologia. Há painéis com cartazes e objetos 3D de Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática.
O Projeto, desenvolvido em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, visa:
Depois da sua fase de conceptualização, durante os 2.º e 3.º períodos do ano letivo de 2022-23, o projeto encontra-se em fase de montagem durante o 1.º período do ano letivo corrente.
Neste 4.º dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, convidamos a visualizar um trabalho sobre o Vulcão Etna, realizado por Mariana Castilho, Mariana Simões e Sara Soares, 10.º A1 , sob orientação do Professor Rui Carmo.
Visualizar apresentação eletrónica
Visitem a Biblioteca e apreciem a exposição da Semana da Ciência e da Tecnologia.
No Auditório ESJAC, decorreu também uma conferência de imprensa conduzida pela coordenadora do projeto iHeritage, fruto de uma parceria entre a UAlg e o Centro Ciência Viva de Tavira .
Ler artigo: Projeto iHERITAGE Portugal apresentaresultado das sinergias criadas com vários parceiros
Explorar Sítio web: Projeto iHERITAGE