BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Capuchinho Vermelho em PECS


Os alunos em regime de Educação Especial, a Catarina e o Wilson, com o apoio da professora Eliana Silva, realizaram  a ilustração da bem conhecida história O Capuchinho Vermelho e compilaram-na em livro. Essa atividade teve a aplicação de  um método de iniciação à leitura  - PECS ( Picture Exchange Communication System) -, um sistema alternativo de comunicação por figuras.

Esse livro em suporte impresso foi oferecido à Biblioteca e constará do nosso catálogo. Porém, desejamos dá-lo a conhecer a outros e possibilitar o seu uso em suporte digital.

Folheie o e-book e fique a conhecer este sistema alternativo de comunicação.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exposição de Oficina de Artes: Assemblagem

Deem um saltinho ao Gabinete do Aluno e apreciem as explorações artísticas realizadas pelo 12º E:
EXPLORAÇÕES ARTISTICAS DO 12ºE

Dia da Europa


No primeiro período escolar, as Turmas dos Cursos profissionais de TIE, TDIE e TOE, do 11º ano, produziram, na Área de Integração, brochuras sobre a História da União Europeia, desde o inicio da cooperação entre países com vista ao fim das rivalidades até aos dias de hoje.
A nossa Biblioteca foi, nessa altura, mais uma vez a anfitriã de uma exposição aberta à Comunidade escolar que pretende dar visibilidade aos trabalhos dos alunos.
Agora, para assinalar o Dia da Europa, as brochuras foram objeto de seleção e compiladas num e-book:



DIA DA EUROPA - 9 de maio

Tendo em vista a aproximação dos cidadãos europeus ao antigo conceito de união dos povos da Europa,comemora-se, hoje, dia 9 de Maio, o dia da Europa.
 Este dia é comemorado a 9 de maio dado que foi nessa data que Robert Schuman, estadista francês, avançou com a proposta de criar uma entidade europeia nacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman, o embrião da atual União Europeia.

                                                                                         


terça-feira, 8 de maio de 2012

A origem da designação EUROPA

Ainda se recorda da lenda de Europa?

Zeus e Europa 
            Zeus e Europa ( vaso grego)


      Europa era uma linda princesa fenícia. Como ainda não chegara à idade de casar, vivia com os pais num magnífico palácio e tinha por hábito dar longos passeios com as amigas nos prados e nos bosques. Certo dia quando apanhava flores junto da foz de um rio, foi avistada por Zeus (o deus supremo) que se debruçava lá do Olimpo observando os mortais. Fascinado com tanta formosura, decidiu raptá-la. Para evitar a fúria da sua ciumentíssima mulher, quis disfarçar-se. Nada mais fácil para quem tem poderes sobre naturais! Tomou a forma de um touro. Um belo touro castanho com um círculo prateado a enfeitar a testa. Desceu então ao prado e deitou-se aos pés da Europa.
      Ela ficou encantada por ver ali um animal tão manso, de pelo sedoso e olhar meigo. Primeiro afagou-o, depois sentou-se-lhe no dorso e... o touro disparou de imediato a voar por cima do oceano. A pobre princesa ficou assustadíssima. Mas não tardou a perceber que o raptor só podia ser um deus disfarçado, pois entre as ondas emergiam peixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon apareceu agitando o seu tridente. Muito chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugar ermo. Zeus consolou-a, mostrou-se carinhoso, prometeu levá-la para um sítio lindo que ele conhecia fora da Ásia. 
     Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três filhos que vieram a ser famosos. Agora o nome da princesa é que ficou famosíssimo! Agradou a poetas da Grécia Antiga que passaram a chamar Europa aos territórios para lá da Grécia. E agradou ao historiador Hérodoto, que no séc. V a.C foi o primeiro a chamar Europa a todo o continente. 

in A Europa dá as Mãos, Ana Maria Magalhães/Isabel Alçada 
 Centro de Informação Europeia Jacques Delors, 1995.

segunda-feira, 7 de maio de 2012



Nesta semana em que se comemora o Dia da Europa, desafiamos os nossos visitantes a realizar o puzzle relativo aos países que a compõem.

Puzzle EUROPA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Testemunho da aluna vencedora do VIII Bibliopaper das Letras

  
            O Bibliopaper das Letras, cuja oitava edição decorreu no dia 21 de março, foi uma brilhante iniciativa por parte da professora Antonieta Couto. 
         É um evento que nos permite conhecer pessoas criativas com espírito crítico e muito talento e nos permite tomar conhecimento de outros géneros literários e autores que até então desconhecíamos ou ainda não faziam parte do nosso rol de leituras. Além disso, também nos ajuda a desinibir, de maneira a que ganhemos segurança e um à vontade em público e desenvolvamos capacidades de comunicação. Assim, acabamos por revelar, não só a nós próprios – porque muitas vezes não temos noção daquilo que valemos – mas também aos outros, capacidades que de outra maneira continuariam escondidas. 
Em adição, ainda temos a valorização do nosso eu, que se exprime e impõe nas três provas propostas, uma vez que a sensação de ser aplaudido, embora seja, por um lado, assustadora – porque somos o centro das atenções e todos os olhares estão pousados em nós –, é também avassaladoramente agradável, porque é bom sermos reconhecidos e dá-nos vontade de continuar a apostar naquilo que gostamos de fazer e, consequentemente, em quem somos. 

Exposição: A mãe






Em homenagem a todas as mães biológicas ou afetivas , está a decorrer na Biblioteca, de 2 a 11 de maio, a exposição: A Mãe.
Visita-nos. 
Observa os quadros, os romances, os poemas e os DVD sobre o tema que para ti selecionámos. Quem sabe não queiras requisitar um para ler em casa.

Serafinstórias - os contos e os livros


Numa iniciativa da biblioteca escolar, recebemos, no dia 27 de abril, no auditório, com muito prazer e entusiamo, o contador de histórias Jorge Serafim, ou simplesmente Serafim.
Humorista sobejamente conhecido do mundo televisivo, Serafim reparte-se por outra atividade menos mediática, mas igualmente interessante. É da sua faceta de contador de histórias da tradição oral que falamos e foi nessa qualidade que o recebemos, ouvindo as histórias e historietas que tanto enaltecem a nossa cultural e a mantêm viva e nos distraem das tecnologias que nos consomem tanto do nosso tempo.
Pretendíamos que o conteúdo “contos de autores do século XX”, integrado no programa de 10º ano de Português, tivesse um início motivador e apelativo, por isso foram organizadas duas sessões. Uma primeira às 10h:05 que recebeu as turmas 10ºA1, 10º A2, 10º C1 e 10º C3; uma segunda, às 11h:40 que acolheu as turmas 10ºA3, 10º C2, 10ºE, 10ºB+A4, 10º TOE.
Numa como noutra sessão, Serafim revelou ser um verdadeiro cultivador e manipulador da palavra, fazendo-a soar com um sabor e musicalidade alentejanos, a que adicionou uma sensibilidade e atenção pelo mundo que nos rodeia. As histórias, em que habitam personagens caricatas, que vivem situações rocambolescas e absurdas, Serafim cozinha-as com a sátira aos bons e maus costumes, juntando-lhe uma pitada de Stand-Up comedy, misturada com nonsense, que resulta numa rajada de gargalhadas geral.
 
 














A professora, Maria Antonieta Couto

Bons ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte

Afonso Dias, actor e músico, animou duas sessões da atividade Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte - no auditório da nossa Escola no dia 23 de Abril.
Pela estreita articulação com o Programa de Português, a equipa da Biblioteca convidou as turmas que têm aulas dessa disciplina às horas das sessões marcadas - 10:05 e 11:40h. Assim, os alunos das turmas 10º TCM1, TCM2, TIG, TAGD; 11º A3, B e 12º TGPSI revelaram estar recetivos a apreciar a poesia como essência do belo e a acompanhar a interpretação de várias músicas por Afonso Dias em que a beleza e o sentido preciso das palavras são valoriozados.





A professora bibliotecária, Ana Cristina Matias

Carlos Teixeira apurado para a última fase do Prémio Traduzir 2012

Num conjunto de 670 traduções de Inglês de  105 escolas secundárias participantes no Concurso Prémio Traduzir 2012, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, o nosso aluno Carlos Teixeira, 11º A2, foi apurado para a última fase .
O vencedor será apurado de entre as quatro traduções de Inglês selecionadas para a última fase e será conhecido no dia 1 de junho. 
O primeiro prémio a atribuir é um Curso de Inglês intensivo de uma semana. Inclui o curso, livros, alojamento em quarto partilhado em regime de homestay, plano de refeições e seguro médico e de viagem.

Agradecemos a participação de todos os alunos inscritos na disciplina de Inglês e que se dispuseram a concorrer e damos os nossos parabéns ao Carlos pela sua muito boa prestação.

O professor, Serafim Gonçalves

Curso Profissional TIE na Futurália




Entre os dias  12 e 15 de Março de 2012, o MEC, juntamente com outros parceiros,  promoveu em Lisboa, no Parque das Nações, um Encontro de jovens das escolas secundárias e do ensino profissional através da Feira Futurália 2012, a maior feira de educação, formação e orientação educativa em Portugal.

Sob o lema de “A vida é tua, descobre o teu caminho”, as Escolas fizeram-se representar com o objetivo de divulgar e valorizar as qualificações e saídas profissionais destes Cursos. A região algarvia foi convidada a participar no certame com duas escolas: A Secundária Tomás  Cabreira e a Secundária 3EB Dr Jorge Correia.

A nossa Escola esteve representada com o Curso Profissional de Técnicos de Instalações Elétricas, do 11º ano, nomeadamente os  alunos Edgar Rodrigues, João Caetano, Ivo Sousa e Pedro Afonso.  Com a orientação e acompanhamento dos professores José Afonso e Orlando Martins, os alunos puderam demonstrar e simular um conjunto de experiências interativas para o público presente, a saber:
- Três circuitos de iluminação;
- Dois circuitos de Força Motriz;
- Dois circuitos com Autómato Programável.

A experiência de participação foi positiva e a nossa Escola muito bem representada. 

A professora, Margarida Diniz


Montagem de um circuito de iluminação 


O grupo convidado na Exposição 

A Visita ao stand da nossa Escola pelo Ministro Nuno Crato 
A Visita ao stand da nossa Escola pelo Director Regional ( DREALG), Alberto Almeida 

Para ver mais fotos do evento clic  aqui

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Exposição: Ria Formosa? Um olhar crítico

Após a exposição sobre as espécies animais e vegetais típicas da Ria Formosa, organizada pelo 10º A2 e pela professora Aurora Carmo, seguiu-se, entre 12 a 26 de Abril,  um outro olhar sobre este meio natural da nossa região: Ria Formosa? Um olhar crítico
«Um Parque natural quer ser uma área natural, protegida por lei, e onde existem certas restrições com o objetivo específico de preservar a flora e a fauna existentes. Naturalmente, o Parque também pode servir como um local de recreação para pessoas enquanto possibilita o seu usufruto de forma aberta, regulada e sustentável.
Entre ambientalistas de um lado e populações locais de outro, cabe a todos nós coexistir com a Natureza sem deixar a forte marca da presença humana.»

Esta foi a mensagem deixada aos utilizadores do nosso espaço e organizada pela professora Margarida Diniz com a colaboração dos alunos do 11º ano, turmas, TOE, TIE e TOE, e ainda da equipa de educação especial e os seus alunos Catarina e Wilson.





 « A natureza é o único livro que oferece 
um conteúdo valioso em todas as folhas»






quinta-feira, 26 de abril de 2012

Serafinstória - Os contos e os livros

Por patrocínio da DREALG, o contador de histórias tradicionais, Serafim, anima amanhã, dia 27 de abril, no Auditório da nossa escola, duas sessões de contos, pelas 10:05 e 11:40.
Pela direta relação com os conteúdo do programa de Português do 10º ano, as turmas inscritas pertencem todas a esse ano de escolaridade.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Gulbenkian publica notícia sobre visita da nossa escola ao Centro de Arte Moderna

Fruto dos relatórios redigidos por alunos do 11.ºA1 , A2 e E após visita de estudo, e publicados neste BIBLIOBLOGUE, o site DESCOBRIR + , Programa Gulbenkian Educação para a Cultura redigiu a seguinte notícia:


«No dia 12 de janeiro de 2012, as turmas A1, A2 e E do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Tavira visitaram o Centro de Arte Moderna e participaram nas nossas atividades.  Estes “aprendizes no mundo da Arte” vinham, assim, à procura de “novas experiências, novas sensações, novas ferramentas de aprendizagem, novos conhecimentos.”

A professora  de Filosofia, Maria Alberta Fitas, com a ajuda dos seus “aprendizes” Carlos Teixeira, Daniela Domingues, Gyulkibar Ahmed e Mariana Carlota criaram um e-book que nos fala sobre «O poder da arte! Arte, sociedade e mudança», «A matemática na Arte» e «Arte e Estética», entre outros. Este e-book é “a prova de que uma visita de estudo é uma atividade privilegiada para a reflexão e a aprendizagem” e que se pode afirmar como um instrumento de verdadeira descoberta do universo fascinante da prática e da fruição das Artes.
Porque contribuímos para a abertura das mentes e horizontes destes alunos, o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – e a sua vasta equipa ficam especialmente estimulados com o entusiasmo destes alunos (e de muitos mais que nos visitam anualmente) e agradecemos este trabalho feito com tanta dedicação pelos alunos. Será sempre um prazer receber a vossa visita. E muitos parabéns a esta professora e alunos!»


   Veja a notícia no seu contexto original AQUI

Relembre as notícias publicadas neste blog sobre a visita ao CAM:




Concurso Jovens Jornalistas de Ciência - equipa «Scientia», da ESJAC na final


A Figueira da Foz espera por eles!


Entroncamento, Tavira, Braga, Porto e Beja  na final de «JJC»


«Espaço Científico» vai à frente com escassa margem de três pontos


A equipa «Scientia», de Tavira, ficou em segundo lugar na primeira fase do concurso «Jovens Jornalistas de Ciência”. Arrecadou 729 pontos, menos três do que a “Espaço Científico” do Entroncamento e apenas mais três do que a «Science Today» de Braga.

    Foi uma primeira fase, constituída por três provas, a que concorreram 147 equipas de todo o continente.
Chegaram ao fim as cinco melhores equipas.
    A Figueira da Foz vai receber no próximo dia 25 de maio uma final inédita neste tipo de concursos. Durante cinco horas, os participantes vão fazer uma entrevista ao vivo a um ou uma cientista de que apenas tomarão conhecimento no início da prova que começa às 15 horas.
    Trata-se de uma entrevista escrita que terá um máximo de cinco mil caracteres (incluindo os espaços). Durante duas horas, terão oportunidade de fazer investigação sobre o ou a cientista com quem vão conversar e podem ter grupos de apoio que os ajudem nesse trabalho de pesquisa. Nesta primeira parte podem ter a colaboração direta dos seus professores. Seguidamente, têm meia hora para efetuar a entrevista e depois dispõem de duas horas e meia para a escrever. Os professores não participam na entrevista nem na redação direta da mesma.

    Os resultados e as distinções a atribuir serão conhecidos apenas no dia seguinte durante a V Gala da Ciência que se realiza no Casino da Figueira da Foz a partir das 19:30h.
Vão ser, por certo, momentos muito especiais.
 A professora, Maria Helena Bartolomeu 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estamos a tornar-nos crias de robots


"Poderá a tecnologia atenuar a solidão ou, 
pelo contrário, contribuirá para desumanizar o mundo?"

    Sei que esta não é a maneira mais correta de começar uma composição cuidada, mas deixemo-nos de cortesias, porque a ironia de Ricardo Araújo Pereira está a apoderar-se de mim.
    Tecnologia. Solidão. Estas palavras vão ser o centro da minha composição não muito cuidada.
    Quando pensamos em tecnologia e falamos em cartas, uma ideia assustadora apodera-se de nós. Vou aproveitar-me dessa ideia.
     Primeiro facto: o número de idosos aumenta, assim como o desenvolvimento da tecnologia, e por sua vez a solidão. Na minha opinião, a relação entre o Homem e a Natureza (mundo) estaria bem melhor há cinquenta anos. Confesso que a tecnologia tem vindo a diminuir os problemas da sociedade, mas se calhar até demais.
     Se penso que a tecnologia possa atenuar a solidão? Não, não penso. A tecnologia tem vindo a substituir-nos, a substituir os amigos, a família… Os jogos de futebol até às dezoito horas são agora videojogos com armas e sangue até às duas da manhã; o jantar em família tornou-se cada membro ver um canal de televisão diferente, as cartas às namoradas foram substituídas por e-mails. Agora pergunto-me: onde está a diversão, a amizade, o tempo? E respondo. Está dentro do computador e do telemóvel. Desumanizar o mundo? Já está a acontecer. Os avós ficam sozinhos em casa, porque os netos estão a jogar computador.
       Meus caros,  esta é a minha opinião: estamos a tornar-nos crias de robots, e daqui a cem anos vamos estar gordos e sentados em cadeiras sem mexer o dedo, como demonstra o filme Wall.e.
                A solidão? Infelizmente duvido que seja atenuada, bem pelo contrário.

Adriana Justo Correia - 10º A4

Dia Mundial do Livro

Neste dia mundial do livro e dos direitos de autor, sugerimos a ida a uma livraria para ver as novidades e, quem sabe, comprar um livro.Sugerimos, também, o visionamento da apresentação electrónica que selecionámos e que nos lembra que a livraria mais bela do mundo é portuguesa. Veja lá se não é verdade...



sábado, 21 de abril de 2012

Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte




Fruto de uma parceria entre a nossa Biblioteca e a DREALG realizam-se, segunda-feira, dia 23 de abril, duas sessões no Auditório animadas por Afonso Dias: Bons Ofícios - a poesia está na escola e em toda a parte.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Técnicas de vitrinismo e comunicação - curso profissional de comércio

     Durante a semana escolar de 16 a 20 de abril, os alunos do Curso Profissional de Comércio apresentaram o seu trabalho final do Módulo 8 - Técnicas de Vitrinismo, disciplina de Comunicação no Ponto de Venda.
   O trabalho foi organizado a pares e consistia na apresentação de uma montra simulada, baseada nos métodos e técnicas de vitrinismo e comunicação.
     Com base numa montra temática livre, e dentro das possibilidades, os alunos reuniram artigos, adereços e condições logísticas para a realizar. Desde uma ida à praia buscar areia e vegetação, ao pedido de empréstimo de um manequim ou de artigos de terceiros, os alunos usaram da sua imaginação e criatividade para por mãos à obra e organizar as suas montras, respeitando temas, cores, leis da leitura e da visibilidade, estética e técnicas de atração visual, entre outras. 
   Os trabalhos foram preparados, apresentados e discutidos pelos alunos com o professor António Silva, no decorrer das respectivas aulas, das quais foram tomados os registos em fotografia, conforme se apresentam.
O professor, António Silva