EFA continuação (área de competência CLC) e Oficina de Leitura e Escrita (Básico e Secundário), seleccionaram poemas alusivos ao Natal, e, intercalando com uma pequena ceia, com chá e doces, característicos da época, foram presenteando os elementos do CNO e os seus colegas a prosseguir estudos em regime nocturno com a leitura expressiva de poemas. A sessão terminou com a oferenda de «dizer poesia» por outros professores presentes.
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Um presente literário oferecido na biblioteca
No âmbito do Projecto Ler+, decorreu, na Biblioteca, no dia 16 de Dezembro, pelas 21:00 horas, uma sessão de incentivo à leitura organizado pela professoras Ana Neto e Luísa Coruche. As turmas anfitriãs,
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Um presente literário
Hoje, 16 de Dezembro, pelas 21:00, decorre na Biblioteca uma actividade no âmbito do Projecto LER+, da responsabilidade das professoras do Grupo de Português Ana Neto e Luísa Coruche e do Centro de Novas Oportunidades.
Esta actividade, intitulada, UM PRESENTE LITERÁRIO, constará da leitura expressiva de contos e poemas alusivos ao Natal e de uma pequena ceia com chá e doces característicos da época. Estão envolvidas as turmas EFA continuação (área de competência CLC) e Oficina de Leitura e Escrita (Básico e Secundário).
Árvore de natal concebida pelo 12º E ( Curso de Artes), sob orientação da professora Zélia
Feira de Natal
O dinamismo que costuma ocorrer no interior de cada sala de aula, passou, estes últimos dias, para o exterior. Diversas foram as turmas que se organizaram para montar uma feira de natal com produtos fabricados pelos próprios, tendo em vista a angariação de fundos para visitas de estudos.
A turma de Línguas e Humanidades, 12º C:
Os cursos profissionais:
Celebrar o Natal em Inglês e Alemão
Os professores de Inglês e Alemão, tendo por objectivos motivar os alunos para o uso das línguas inglesa e alemã no contexto específico de Natal e conscencializá-los para a importância do Natal como época de partilha de afectos, desafiaram os seus alunos a conceber postais de natal e a expô-los na sala de convívio. Os alunos dedicaram-se com gosto à tarefa e, com prontidão, realizaram trabalhos bem atractivos
Semana das Profissões
Nos dias 14 e 15 de Dezembro, na sala de convívio da nossa escola, estiveram em actividade diversas bancas alusivas a diferentes profissões. Sob a responsabilidade do FIR - Gabinete de Projectos da Fundação Irene Rolo, em conjunto com os professores António Miguéns, Margarida Correia e Anabela Florêncio, agentes mobilizadores de alunos, decorreram workshops e stands de divulgação com o objectivo de:
- dar a conhecer as entidades da região com ofertas de educação/formação;
- promover o conhecimento de diversos perfis profissionais;
- facilitar a definição de trajectórias profissionais,
- dar a conhecer entidades empregadoras na região.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
PREAA - Contos do Mago - Sessão de animação na Biblioteca
Decorreu na Biblioteca, no passado dia 6 de Dezembro, entre as 11:40 e as 13:10, uma sessão do conto, no âmbito do projecto “Contos do Mago”, um Projecto de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) da Direcção Regional de Educação do Algarve.
Estiveram presentes as turmas 10º A2, acompanhada pela professora Augusta Carvalho, e 11º E, acompanhada pelo Professor Reinaldo Barros, sendo esta uma actividade integrada nas disciplinas de Biologia/Geologia e Desenho, respectivamente. Para dinamizar a sessão, estiveram connosco Susana Rocha, Coordenadora Regional PREAA para o sotavento algarvio, e como contador Rui Afonso, o qual com grande entusiasmo e criatividade envolveu os alunos presentes e imprimiu uma dinâmica muito pessoal ao conto: “O caso do oceano remendado”.
Os Contos do Mago são uma recriação da história geológica do Algarve, com contos do imaginário e da autoria de Helena Tapadinhas, Coordenadora do Projecto, no qual o imaginário é chave de interpretação do território.
Após esta sessão, haverá ainda uma outra de “retorno do conto” e um ou mais percursos pedestres com os alunos a locais alusivos ao conto ou com testemunhos geológicos referidos no mesmo, a partir do qual os alunos desenvolverão trabalhos de carácter criativo e livre.
As professoras:
Augusta Carvalho (artigo)
Susana Rocha (fotos)
Ana Cristina Matias (edição e publicação)
Create your own video slideshow at animoto.com.
Saiba um pouco mais sobre o conto "O Caso do Ocenao Remendado" ciclando aqui.
Aceda à página do Projecto Contos do Mago
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Saiba um pouco mais sobre o conto "O Caso do Ocenao Remendado" ciclando aqui.
Aceda à página do Projecto Contos do Mago
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Solidariedade - Recolha de Natal
De 14 a 17 de Dezembro decorre, na nossa escola, uma RECOLHA DE NATAL. Este ano solicita-se que a comunidade escolar entregue alimentos e roupa para bebé.
Na Biblioteca, poderás apreciar o presépio tradicional algarvio:
searinhas, laranjas e o Menino Jesus em Pé
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
PREAA - Contos do Mago na nossa BE
Hoje, dia 6 de Dezembro, decorre uma sessão de animação na Biblioteca com a presença de Susana Rocha. Esta inciativa é parte integrante das actividades do PREAA - Contos do Mago, de Helena Tapadinhas.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Comentário a um filme:Denise telefona /Denise Calls Up
Denise telefona /Denise Calls Up
Comédia EUA
Duração - 80’
Comédia EUA
Duração - 80’
Trata-se de um filme de 1995, assinado por Hal Salwen (realização e argumento) e com interpretação de Caroleen Feeney, Dan Gunther, Dane Wheeler-Nicholson e Timothy Daly, entre outros.
Denise telefona conta a história de um grupo de amigos nova-iorquinos, que trabalham através do seu PC e vivem demasiadamente ocupados para se encontrarem pessoalmente, acabando por comunicar apenas por telefone e fax...
Gale, Frank, Barbara, Jerry, Linda, Martin e Denise são todos trintões solteirões... mantêm, entre si, laços de afecto, confiam uns nos outros, seduzem-se, abandonam-se, vivem, nascem e morrem... ao telefone!...
Vivem todos estes momentos com intensidade, com emoção, mas sempre ao telefone... e agarrados ao seu PC!...
O filme pretende ser uma caricatura daquilo que é a tendência da sociedade actual, altamente tecnológica, supostamente com comunicação facilitada e paradoxalmente algo alienante; na era das tecnologias, em que coexistem imensos recursos de comunicação, falta tempo... falta ar puro... falta mar... falta um pouco de atitude contemplativa... a quem vive, 24 horas sobre 24, dentro de quatro paredes, a consumir magnetismo...
A única personagem que representa a contra-corrente, a que tenta sempre, é Denise, curiosamente a única que é filmada no espaço exterior...
Não obstante, Denise não é considerada protagonista do filme; antes, porém, é todo aquele colectivo que protagoniza o enredo e dá corpo à história.
Na opinião dos alunos, «é um filme risível (dizem uns), ridículo (dizem outros), saturante (adiantam ainda outros)...
[Embora se tivessem fartado de rir ao longo da exibição!...]
Epítetos que foram trabalhados na sessão de exploração, ocorrida a 11 de Outubro, dinamizada pela professora Edite Azevedo, que prontamente acedeu ao nosso convite e a quem manifestamos o nosso grato reconhecimento pela sua magnífica colaboração.
A professora Maria Teresa Afonso
Curso de Técnico Administrativo, 1º ano
Área Disciplinar - Sociedade, Tecnologia e Ciência
Unidade de Formação de Curta Duração ( UFCD) , TIC
EFA
Professores: Cristina Castilho, Nuno Rodrigues e Maria Teresa Afonso
Curso de Técnico Administrativo, 1º ano
Área Disciplinar - Sociedade, Tecnologia e Ciência
Unidade de Formação de Curta Duração ( UFCD) , TIC
EFA
Professores: Cristina Castilho, Nuno Rodrigues e Maria Teresa Afonso
Frank TIM DALEY; Barbara CAROLEEN FEENEY; Martin DAN GUNTHER; Gale DANA WHEELER NICHOLSON; Jerry LIEV SCHREIBER; Linda AIDA TURTURRO; Denise ALANNA UBACH; Sharon SYLVIA MILES
Realização e Argumento HAL SALWEN; Director de Fotografia MICHAEL MAYERS; Décors SUSAN BOLLES; Montagem GARY SHARFIN; Música LYNN GELLER; Produtor J.TODD HARRIS; Produção DAVIS ENTERTAINEMENT & SKYLINE ENTERTAINEMENT PARTNERS; EUA 1995
Obs: Este DVD faz parte da colecção da nossa biblioteca e pode ser requsitado para exploração em contexto de sala de aula.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Visita ao Pavilhão do Conhecimento, Centro de Ciência Viva, Lisboa
A turma do 10.ºA2 recebeu um convite inesperado, vindo do Pavilhão do Conhecimento, Centro de Ciência Viva, de Lisboa.
No dia 25 de Novembro deveriam acompanhar, juntamente com os seus professores e Director da Escola, o aluno Carlos Teixeira, na recepção do prémio que este vencera na grande final europeia do concurso de vídeos TIME for NANO. Imediatamente todos aderiram!
Garantida a disponibilização do autocarro, por parte do Município, projectou-se um bom aproveitamento do dia. Nessa semana, SEMANA C&T 2010, a ciência e a tecnologia estavam na ordem do dia e por isso a turma participou na construção de robôs, a partir de Kits NXT da Lego, e envolveu-se, entusiasticamente, nas propostas dos monitores do Instituto Superior de Robótica de Coimbra, que orientavam o workshop.
De seguida, professora e alunos dirigiram-se ao auditório onde o Carlos iria receber o seu prémio. Aí, vir-se-ia a visionar os 2º e 3º Prémios e constatar-se-ia a enorme simplicidade, mas também a extraordinária criatividade do vídeo concebido, entre tantos participantes europeus, pelo nosso representante. Assim, na presença do Director da Escola, foram proferidas palavras de reconhecimento do valor do trabalho apresentado a concurso e de incentivo aos jovens cientistas, para que abracem desafios como estes. E a nossa escola também ganhou um prémio - um kit de nanotecnologia.
Existiam ainda muitas propostas aliciantes. O percurso pela sala interactiva Explora foi um desafio divertido e de partilha de descobertas, sobre fenómenos do dia-a-dia, mas perspectivados de um modo universal e científico.
E a exposição "SEXO...E ENTÃO?!"foi vivida num espírito de brincadeira e divertimento, ao mesmo tempo que iam absorvendo a informação que era transmitida. De destacar o aspecto gráfico desta exposição que nos seus variegados efeitos cromático e luminoso, bem como nos bonecos escolhidos para representarem os seres humanos, nos atrai de imediato e nos deixa uma sensação de alegria e doçura.
Ainda passeamos pela Exposição Amazónia Expedição, mas o relógio indicava-nos o fim de um dia, em Lisboa, muito bem passado. O exemplo do Carlos foi muito estimulante e todos reconhecemos as vantagens do Saber.
Profª Maria Alberta Fitas
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
BM : Audição comentada de CHOPIN, por João Miguel Cunha
Aceitem a nossa sugestão de ocupação de uma hora do vosso tempo livre este fim-de-semana:
Sábado, 27 de Novembro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, pelas 17:00h, João Miguel Cunha irá guiar a assistência na audição do compositor Fréderic Chopin, "O poeta do piano".
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Dia Internacional da Filosofia 2010 - Reflexão sobre uma questão relacionada com a Ética
Este ano, o desafio lançado pela Associação de Professores de Filosofia parte da questão « Que nos convém: prazer ou dever?, no âmbito da ética. A professora Alberta Fitas e os seus alunos das turmas A1, A2 e E, do décimo ano, requisitaram sessões de trabalho na nossa biblioteca e estão a produzir trabalhos sobre esse assunto.
A colecção que temos para uso dos nossos utilizadores tem várias obras sobre a Ética. Aqui damos destaque a três:
RACHELS, Jacques ( 2004) Elementos de Filosofia Moral, Lisboa: Gradiva
«Um dos aspectos mais inovadores da obra é a integração de diversos problemas de ética aplicada, como a eutanásia ou os direitos dos animais, para ilustrar os problemas e teorias estudados. O leitor compreenderá assim a pertinência das teorias de Kant, Hobbes, Mill, Hume, Aristóteles, Anscombe e tantos outros dos filósofos estudados. »
SINGER, Peter ( 2000) Ética Prática. Lisboa: Gradiva
«Esta obra - clara, informada e muito bem argumentada - enfrenta alguns dos grandes desafios éticos do nosso tempo. Trata-se dos desafios éticos impostos pela fome no mundo, pelo equilíbrio ecológico do planeta, pela exigência de igualdade e pela moderna ciência médica, entre outros.»
SINGER, Peter ( 2004) Um só mundo: a ética da globalização. Lisboa: Gradiva
«O livro trata quatro grandes questões mundiais: as alterações climáticas, o papel da Organização Mundial do Comércio, os direitos humanos e a intervenção com fins humanitários, e a ajuda externa. Singer aborda cada uma destas questões fundamentais de uma perspectiva ética e apresenta alternativas à abordagem estadocêntrica que caracteriza actualmente a teoria e as relações internacionais.»
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Dia Internacional da Filosofia - 18 de Nov. 2010
Como noticiámos no início da semana, hoje celebra-se o Dia Internacional da Filosofia. As turmas A1, A2 e E, do 10º ano, orientadas pela professora Alberta Fitas, reservaram a Biblioteca para desenvolver a proposta de trabalho lançada pela Associação de Professores de Filosofia: uma reflexão sobre os critérios de apreciação da moralidade dos actos humanos.
Por dentro do episódio a «A Espinha Dorsal da Noite», de Carl Sagan
Motivadas pela professora de filosofia Maria Alberta Fitas, as alunas Kristina e Marta, 10º , conceberam a seguinte reflexão sobre o episódio «A Espinha Dorsal da Noite», de Carl Sagan:
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Cosmos, de Carl Sagan

Eis uma boa sugestão de leitura que poderás requisitar para empréstimo domiciliário: Cosmos, Carl Sagan.
«Mostrando como a ciência e a civilização cresceram juntas, Cosmos é a história duma longa aventura de descoberta, a história dos homens e das forças que contribuíram para a edificação da ciência moderna»
in contracapa de
SAGAN, Carl, Cosmos, Lisboa: Gradiva, 1984 ( Ciência Aberta; 5)
Por dentro do episódio do Cosmos, «A Espinha Dorsal da Noite»

Comentário referente ao episódio da série Cosmos, “A Espinha Dorsal da Noite”, de Carl Sagan

A relação que vejo entre o vídeo a que assisti e os conteúdos dados na disciplina de Filosofia é grande. Carl Sagan diz que durante toda a nossa vida, desde o nosso primeiro batimento cardíaco até ao último suspiro, vamos evoluindo.
Podemos, com isto, estabelecer de imediato uma relação com a Filosofia. A Filosofia e, nomeadamente, os filósofos rejeitam a presunção de saber antes de começar a filosofar, tal como a criança, que ainda se encontrava em relativa ignorância do que era realmente o Mundo lá fora (ex: o local onde vivia o autor). Toda a Filosofia se baseia em interrogações (que podemos relacionar com as questões da criança) e que procura uma resposta coerente e com argumentos sólidos para a questão (tal como o jovem, que não descansaria até obter uma resposta com sentido).
Colocar questões é tão natural como respirar... Mas como teria sido a época em que a Ciência ainda não tinha respondido a muitas questões para as quais hoje já temos respostas?
Assim como no campo filosófico, na altura em que muitas questões não tinham resposta, havia várias interpretações quanto ao que eram estrelas (exemplos: chamas que eram acesas para lá do céu e que nós observávamos; gotas do leite da deusa Hera que iluminavam os céus.), também na Filosofia há várias análises e argumentações referentes ao mesmo problema (radicalidade e autonomia filosófica).
Há 25 séculos, em terras gregas, algo de novo aconteceu. Parece que todos começaram a sentir uma necessidade insaciável de obter respostas e certezas para tudo aquilo que mais os intrigava, parecia que o acto de entender todas as coisas que os rodeava era vida! Terá sido nesta altura que ocorreu a transição do Caos para o Cosmos, nomeadamente, de um universo organizado pelos deuses para um universo ordenado, com uma natureza regular e não totalmente imprevisível que originava a descoberta de factos. O Universo era compreensível!
Toda esta concepção do Mundo terá surgido na Grécia, visto ser um local isolado que não se cingia a ideias fixas e que permitia um pensamento livre. Assim é a Filosofia, uma actividade que não se baseia em algo pré-concebido, mas sim na observação e num pensamento próprio, com uma problematização inerente. A Grécia, um local de cruzamento de culturas devido à sua posição geográfica, gera uma variedade de línguas, ideias e pessoas, que obviamente resulta em Filosofia e consequentes questões filosóficas.
Foi há mais de 20 séculos que o conhecimento “desabrochou” na Grécia. Neste episódio, observam-se imensos casos como o de Tales de Mileto (que acreditava que o Mundo já fora um único mar e que a terra seca se devia a algo parecido à sedimentação), o de Anaximandro (o primeiro homem a realizar uma experiência), o de Empédocles (que se debateu com o enchimento e esvaziamento da clepsidra e descobriu o ar), o de Demócrito (que afirmava que toda a matéria era formada por átomos) e o de Pitágoras (que terá afirmado que a Terra é redonda e terá desenvolvido o famoso teorema). Mas Pitágoras dizia que as leis naturais podem ser desvendadas pelo pensamento puro, baseando-se apenas na observação sem qualquer experimentação...
Por todas as descobertas referidas anteriormente, e porque daquilo que eu sei todos eles são filósofos, podemos concluir que a Ciência e a Filosofia estão relacionadas, que obtêm respostas semelhantes, mas usam métodos diferentes até chegar a uma resposta.
Mas, afinal, qual é o método correcto? Poderá haver aqui alguma diferença? Mas, serão Ciência e Filosofia o mesmo? Será a Filosofia uma ciência?
Qualquer Ciência (Física, Biologia, Matemática, entre outras) inicia-se como Filosofia, visto que há uma sistemática curiosidade e problematização acerca de questões que normalmente não valorizamos. Logo por isto, podemos dizer que a Filosofia é uma ciência, mas num campo diferente do que a Geologia, a Química, a Geometria (que são ciências exactas), uma ciência humana.
Também percebemos que a ciência é a designação que se reserva para o que pode ser demonstrado com recurso a cálculos e experiências, para o saber que nos dá uma resposta precisa. Já a Filosofia dependendo também do pensamento humano, vive da argumentação logo, é considerada uma ciência humana.
Quem somos? Onde estamos? De onde viemos? Para onde vamos? Serão as questões que, geração após geração, surgirão para permitir uma descoberta ainda mais profunda do nosso Cosmos, do nosso amanhã... É nisto que a Filosofia e a Ciência se baseiam. Em algo por descobrir e em descobrir algo...
Carlos Moura Pereira Lucas Teixeira, nº4 do 10ºA2
FILOSOFIA – 10º Ano. Profª. Maria Alberta Fitas
terça-feira, 16 de novembro de 2010
«A Espinha Dorsal da Noite», de Carl Sagan
Por dentro do episódio do Cosmos «A Espinha Dorsal da Noite», de Carl Sagan
Numa das aulas de Filosofia da professora Maria Alberta Fitas foi visionado o episódio 7 da série Cosmos, de Carl Sagan. Eis uma das reflexões sobre essa actividade lectiva:

Sob o meu ponto de vista, o que achei mais importante do filme «A Espinha Dorsal da Noite», de Carl Sagan, foi:
A pergunta que o narrador faz logo de início é "O que são estrelas?", algo que o intrigou desde pequeno. Como não o intrigou só a ele mas a todas as crianças, o narrador conclui que todo o ser humano nasce com vontade de saber.
Apesar de não ter encontrado facilmente a resposta, considera-se sortudo. Vive numa época em que é possível encontrar respostas para estas perguntas, obtendo-as através de diversos meios, quer práticos, quer teóricos.
Há muitos anos, no tempo dos primeiros homens, a mesma pergunta teria sido feita, o que permite concluir que ao longo dos séculos o Homem manteve a sua inteligência e curiosidade. Nesse tempo não havia como explicar certos fenómenos, por isso a partir do que conheciam faziam analogias e comparações e arranjavam respostas/soluções para os explicar, e assim, a partir desta maneira de pensar, surgiram os deuses como responsáveis por todo o Bem ou Mal que acontecia.
Anos mais tarde, apareceram homens capazes de explicar com lógica os fenómenos da Natureza - os cientistas.
Um deles, Demócrito, descobriu coisas muito importantes como os átomos e a força do ar, esta última que parecia tão óbvia - o ar - foi descoberto realmente, por isso é importante descobrir o óbvio. Mas, como era de uma cidade que na altura era motivo de anedotas, nunca foi levado muito a sério. Logo, não importa o que façamos, pois estaremos sempre condicionados pelas nossas origens.
Estes homens contradiziam o que era então considerado correcto, por isso foram perseguidos e muitas vezes mortos. Quem tem o poder, o seu maior medo é ser contraditado por alguém bem suportado.
Descobrir o Universo e saber o que são estrelas é muito mais que isso. Imaginar uma galáxia, desta escolher uma estrela, depois observar um planeta e olhar para uma forma de vida é estarmos a olhar para nós. Descobrir o Universo é descobrirmo-nos a nós próprios. O Homem é parte do Universo. O Homem é um microcosmos.
Ricardo Rolim
10º A2
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