BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Visita de estudo à «Quinta dos Correias»


No dia 4 de Maio, a turma do 10º T COM partiu da Escola Secundária Dr. Jorge Correia – Tavira, em direcção à Quinta dos Correias na Luz de Tavira.
Quando lá chegámos, o proprietário, o Sr. Ricardo Silva Sousa, fez-nos uma breve introdução histórica da quinta, que está na família há mais de 200 anos. Actualmente, produzem quatro qualidades de vinho: Vinho Terras da Luz, Fuzeta, Terras da Luz reserva e o Balsa que é o vinho mais conceituado da Quinta, mas que não é posto à venda todos os anos porque não têm produção suficiente. Este vinho ficou com este nome porque perto daquela quinta havia uma cidade romana, com esse nome, agora submersa pelas águas da ria. Na feitura dos diferentes vinhos são usadas quatro tipos de castas de uva: Uva Aragonês, Uva Touriga Nacional, Uva Castelão mais conhecida por Periquita, Uva Cabernet Sauvignon.


O Sr. Ricardo disse que, quando as uvas estão boas, ele vai buscar uma amostra de cada uma e esmaga-as individualmente até criar o mosto, que é o sumo produzido pela uva, que depois é colocado num aparelho chamado Refractómetro para ver a percentagem de álcool, porque o açúcar das uvas é todo transformado em álcool, e, quando este processo é realizado, consegue-se ver o teor alcoólico do vinho.
Um factor curioso foi quando nos disse que, em vez de usarem químicos para se protegerem das pragas, usam rosas, no início de cada fileira de pés de uvas. Se os bichos comerem a rosa, aí usam os químicos, mas sempre em último caso.


Depois desta explicação teórica, levou-nos à adega. Lá mostrou-nos todos os equipamentos usados no processo de produção dos vinhos, desde quando as uvas chegam à adega, até serem esmagadas por um aparelho que se chama Esmagador desengaçador. As uvas são esmagadas até criar o mosto, depois deixam-se fermentar até ao ponto em que o açúcar das uvas é transformado totalmente em álcool.
Depois, quase no fim da explicação, disse-nos que as misturas dos vinhos só se faziam no fim e que é obrigatório por lei mandar os vinhos para laboratório, para ver se estão bons e se é preciso ou não fazer correcções.


No fim da Visita, o Sr. Ricardo ofereceu um pequeno lanche à turma e deu a provar dois tipos de vinhos: o Terras da Luz e o Fuzeta.
Na minha opinião, gostei desta pequena visita de estudo que também serve para mostrar que o Algarve é capaz de produzir bom vinho, não ficando atrás de vinhos como os do Alentejo, do Douro e da Estremadura, entre outros. A grande diferença entre os vinhos da nossa região e os outros é que nós ainda não temos herdades com capacidade suficiente para comercializar a nível nacional e internacional.

Miguel Mariano, 10º T.Com

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reportagem: “ II ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ALGARVE – 2010



No dia 25 de Maio, decorreu, no Hotel Vila Galé, em Tavira, o II Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve. Diversos elementos da equipa da nossa Biblioteca marcaram presença, bem como o nosso director, José Baía.

A abertura foi efectuada por Sua Excelência a Senhora Ministra da Educação, Isabel Alçada, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, o Director Regional da Educação do Algarve, Luís Correia, a Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, e a Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.
A Senhora Ministra da Educação destacou a oportunidade do tema escolhido, “Literacias no século XXI”, caracterizou a Biblioteca como um recurso libertador e a vantagem da Internet que nos dá a segurança do inesgotável, já que este meio nos possibilita pesquisar sempre mais e, também, procurar saber sempre mais. Porém, ter acesso à informação não é o mesmo que dominar o conhecimento ou aplicá-lo com sabedoria. E, a propósito desta tríade “informação, conhecimento, sabedoria”, fez referência a um excerto de um poema de T. S. Eliot, que depois foi lido na sessão de encerramento pela Dr. Teresa Calçada:
[...]

O ciclo infinito de ideias e acção,

Infinita invenção, experiência infinita,

Traz o conhecimento do voo, mas não do repouso;

O conhecimento da fala, mas não o do silêncio;

O conhecimento das palavras e a ignorância do Verbo.

Todo o nosso conhecimento nos aproxima da ignorância,

Toda a nossa ignorância nos avizinha da morte,

Mas a iminência da morte não nos acerca de DEUS.

Onde está a vida que perdemos quando vivos?

Onde está a sabedoria que perdemos no saber?

Onde está o conhecimento que perdemos na informação?



[...]Coros de "A Rocha" (1934), T.S. Eliot

O desafio do século XXI é, então, saber usar a informação que temos ao nosso dispor, aprender a transformá-la em conhecimento e, por fim, aplicá-lo com sabedoria.

A primeira conferência, moderada por Manuela Silva (Gabinete da RBE), foi proferida por Mirian Tavares (UALG e Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e teve por tema “ A literacia dos média face aos desafios colocados pela sociedade da informação e do conhecimento”. Sublinhou-se que a história da evolução do livro é uma história de inovações técnicas, tendo o suporte em que o mesmo é apresentado sofrido contínuas actualizações. Todavia, o livro, independentemente do seu suporte, continua bem vivo. De igual modo, o papel das Bibliotecas tem sofrido alterações, cabendo-lhes hoje um espaço privilegiado na promoção das literacias.

Moderadas por Salomé Horta (Biblioteca Municipal António Ramos Rosa – Faro), seguiram-se duas comunicações. Luísa Alvim (Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudo – Vila Nova de Famalicão) desenvolveu o tema “Web 2.0 – novas oportunidades para as bibliotecas? Comunicar compensa!”, tendo destacado que a sabedoria colectiva é sempre mais produtiva do que a sabedoria de especialistas individuais, bem como que o intercâmbio e a cooperação são valores que compensam nos usos produtivos e educativos das bibliotecas, traduzidos pelas acções de gerar e partilhar conteúdos com e entre pares.
Fernando Carmo (Gabinete da RBE) centrou-se em “Web 2.0 – espaço de partilha e de construção colaborativa de saberes e de competências ao serviço da biblioteca escolar?”. Realçou que as bibliotecas tiveram e têm de continuar a abrir-se para o mundo virtual através das tecnologias de informação cada vez mais presentes e exigentes; que, no presente, o aluno faz da biblioteca a sua oficina de pesquisa e de tratamento da informação por ele recolhida; e que todos temos de ter consciência de que, tal como afirma Alvim Toffler, os analfabetos do século XXI são aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.

A sessão da tarde, moderada por Ana Cristina Matias (Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia – Tavira), começou com a Conferência “ Leitura…. O melhor é ler mais” da responsabilidade de Luísa Matos. Esta professora, membro da equipa do Plano Nacional de Leitura, deu conta da boa participação de professores e alunos nos vários projectos lançados pelo PNL, destacando que as novas tecnologias representam novas oportunidades para os jovens lerem e escreverem em contextos mais diversificados e participativos.

Seguiu-se o “Painel Boas Práticas”. Graça Lobo e Filomena Branco (DREALG) fizeram uma comunicação sobre o projecto “Ver para ler”, uma das iniciativas do Programa Juventude Cinema e Escola (JCE) e que contribui para desenvolver a consciência crítica dos alunos, infelizmente, tão formatados pela cultural audiovisual de massas.
Luís Brito (AVE de Armação de Pêra) focou, seguidamente, a importância da “Literacia da Informação” e como a biblioteca escolar melhor pode colaborar com os professores.
Do Agrupamento Vertical de Escolas (AVE) João da Rosa – Olhão, Nélia Estêvão fez, então, uma comunicação sobre “A utilização do Moodle: da biblioteca para a escola”, dando-nos conta da existência de espaços electrónicos como as estantes virtuais ou o e-estudo. Por último, Emília Firmino (AVE de Parchal – Lagoa) apresentou a sua comunicação “Com o Magalhães, uma história de encantar para rir e sonhar”. Aí focou o uso do computador em contexto de sala de aula e exemplificou com uma photo story.
A sessão de encerramento contou com a presença de Eduardo Dias (director adjunto DREALG), Teresa Calçada (Coordenadora do Gabinete da RBE) e Paula Ferreira (Biblioteca Municipal Álvaro de Campos – Tavira) que congratularam os presentes por mais uma jornada de trabalho das bibliotecas escolares tão bem participada por todos.

Se o intervalo para café da manhã fora muito bem condizido pelos alunos do Curso CEF – Serviço de mesa, da Escola D. Paio Peres Correia, o encerramento coube a um grupo de alunos de viola da Academia de Música de Tavira.
Estamos certos que todos os destinatários, grupos de trabalho de bibliotecas do Algarve, professores bibliotecários e equipas de bibliotecas escolares, técnicos de bibliotecas públicas e universitárias, responsáveis pela gestão de escolas e Centros de formação, parceiros RBE e PNL e interessados nas temáticas, saíram deste Encontro ainda mais motivados para prosseguir o seu trabalho em prol do desenvolvimento da leitura e das literacias.


Ana Cristina Matias
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia - Tavira

terça-feira, 1 de junho de 2010

2 de Junho - Dia da Matemática na ESJAC Tavira



O Dia da Matemática decorre na nossa escola, quarta-feira, dia 2 de Junho.
Para além de outras actividades, os melhores trabalhos de pesquisa de cada ano e turma serão apresentados pelos grupos de trabalho no Auditório, entre as 10:05 e 11:35 e, depois, na parte da tarde, a partir das 14:10.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Noite Cultural na Biblioteca Álvaro de Campos






No dia 24 de Maio, o II Encontro das Bibliotecas Escolares do Algarve contou também com uma Noite Cultural na Biblioteca Álvaro de Campos, organizada pelo grupo de trabalho das Bibliotecas do concelho de Tavira. A sessão foi apresentada pelo Miguel Pires (10º A2) e pela professora Ana Cristina Matias (Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia - Tavira). Cada agrupamento convidou professores e alunos para participarem na animação da noite:
- Grupo de alunos do 4º ano, a tocar flauta, Área de Actividades Extracurriculares, Escola Básica, n.º 2, Porta Nova, sob a orientação do professor de música, Pedro Antunes;
- Laura Palma (viola), Ana Cardoso (canto) e Mariana Teixeira (leitura de poema), 8º ano, Escola Básica 2,3 D. Manuel I;
- Paulo Santos (piano), 9º ano, Escola Básica 2/3 D. Paio Peres Correia;
- Mariana Morais (piano), 12ºC, Escola Secundária Dr. Jorge Correia;
- Sketch "Nunca na vida comerei tomate", pelas professoras Manuela Pereira e Carla Viegas, Escola Básica 2/3 D. Paio Peres Correia;
- Atribuição dos prémios (fase concelhia) do 3º Concurso Literário Infantil e Juvenil do Algarve, promovido pela DREALG em colaboração com as Câmaras Municipais, sob o tema "Gentes e Paisagens no Algarve - Evocação de Manuel Teixeira Gomes".
A Drª. Filomena Branco (DREALG) e o Dr. Jorge Botelho (Presidente da Câmara Municipal de Tavira) felicitaram os concorrentes e atribuíram os seguintes prémios:
1º prémio - Inês Guilherme, 10º C1;
2º prémio - Bárbara Ferreira, 12º C.


PARABÉNS ÀS NOSSAS PREMIADAS!

O trabalho da Inês Guilherme continua em concurso na fase regional.

A noite terminou com "Poesia Cantada" pelo professor, músico e compositor Pedro Antunes.

domingo, 30 de maio de 2010

SEMANA DAS LÍNGUAS 2010

Clíque no vídeo e terá uma breve retrospectiva de alguns momentos e actividades da Semana das Línguas 2010

sábado, 29 de maio de 2010

Retrospectiva fotográfica da Exposição « Por dentro... da exposição de Rico Sequeira: Hops»





A professora Maria Alberta Fitas, no âmbito da disciplina de Filosofia, levou os alunos das turmas 11º A1, A2 e A3 ao Palácio da Galeria para ver a exposição de Rico Sequeira «Hops! Tom & Rico». A posterior reflexão e produção de trabalhos escritos resultou numa exposição que esteve patente no átrio da nossa biblioteca.
Como complemento a essa exposição, demos destaque, no interior do nosso espaço, a algumas obras de Banda Desenhada que temos para leitura presencial ou requisição domiciliária.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fotos da representação de Jacques Prévert pelo grupo Te Atrito




No passado dia 11 de Maio, a companhia Te Atrito conquistou os alunos e os professores com a sua arte de bem representar. A conversa final após a representação também provou ser muito entusiasmante e um incentivo para a formação e criação de novos públicos para o teatro. Esperamos poder repetir a experiência para o próximo ano lectivo.

Feir@ T.€OM - Actividades do Curso Profissional de Técnico de Comércio


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Centenário da República - Encontro com José Sequeira Gonçalves e João Espada


No dia 28 de Maio, pelas 11:40, decorre, no Auditório da nossa escola, um encontro com o escritor José Gonçalves, fruto de uma iniciativa conjunta da BE e do Grupo de História, no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
Depois do romance Cruz de Portugal, que foca a instauração da República e os heróis portugueses que combateram na Primeira Guerra Mundial, José Sequeira Gonçalves lança agora um novo romance: Amanhecer na Rotunda. Este última obra, que conta com a colaboração do ilustrador João Espada, relata-nos episódios que conduziram à implantação da República em Portugal.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

II Encontro dos Grupos de Trabalho Concelhios das Bibliotecas do Algarve - Programa da Noite Cultural de 24 de Maio na Biblioteca Municipal


No dia 24 de Maio, pelas 21:00, decorre na Biblioteca Municipal uma Noite Cultural organizada pela Rede de Bibliotecas do concelho de Tavira. Alunos de cada um dos agrupamentos escolares irão interpretar peças musicais e, entre outros, serão atribuídos os prémios da fase concelhia do concurso literário «Gentes e paisagens do Algarve» - Evocação de Manuel Teixeira Gomes, promovido pela DREALG em colaboração com as Câmaras Municipais.
Da nossa escola, marcarão presença Mariana Morais, 12º C, com uma interpretação ao piano; Miguel Pires, 10º A2, na apresentação do espectáculo; e Inês Guilherme, 10ºA1, e Bárbara Ferreira, 12º C, alunas premiadas nesta fase do concurso.

Aceite o nosso convite e compareça.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

2º Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve - em Tavira


Programa
9h30 - Abertura do secretariado
10h - Sessão de abertura
Sua Excelência a Senhora Ministra da Educação ; Presidente da Câmara Municipal de Tavira ; Director Regional de Educação do Algarve ; Coordenadora do Gabinete do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares
10h30 - Conferência "A Literacia dos média face aos desafios colocados pela Sociedade da Informação e do Conhecimento”, por Mirian Tavares – Universidade do Algarve e CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
11h10 - Debate
Moderadora: Manuela Silva – Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
11h25 - Pausa para café
Serviço dos alunos do curso CEF- Serviço Mesa, da Escola D. Paio Peres Correia
11h45 - Web 2.0 e as Bibliotecas
"Web 2.0 – novas oportunidades para as bibliotecas? Comunicar compensa!”, por Luísa Alvim – Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudos
" WEB 2.0 – espaço de partilha e de construção colaborativa de saberes e de competências ao serviço da biblioteca escolar?", por Fernando Carmo – Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
12h30 - Debate
Moderadora: Salomé Horta - Biblioteca Municipal António Ramos Rosa , Faro
13h - Amoço
14h30 - Conferência Leitura….“O melhor é ler mais”, por Filomena Cravo - PNL
15h - Painel Boas Práticas
Moderadora: Professora Bibliotecária Ana Cristina Matias - Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira
Projecto "Ver para Ler" - Graça Lobo e Filomena Branco (DREALG)
A literacia da informação - Luís Brito - AVE de Armação de Pêra (Armação de Pêra)
“Com o Magalhães, uma história de encantar para rir e sonhar" Emília Maria Firmino - AVE Parchal (Lagoa)
"A utilização do Moodle: da biblioteca para a escola" - Nélia Estevão - AVE João da Rosa (Olhão)
16h30 - Debate
17h - Encerramento

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Exposição «Competências Interculturais»


Está patente no átrio da Biblioteca um conjunto de trabalhos, realizados pelos alunos de Artes, 12º E, relativos a cada um dos sete países envolvidos no Projecto Comenius «As Competências Interculturais através dos currículos escolares». Sob a orientação das professoras Andreia Marques e Maria João Gouveia, os alunos activaram a sua criatividade e os seus conhecimentos sobre Bulgária, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Turquia e Roménia e construíram painéis e cartazes alusivos aos países participantes.
Para saber mais sobre este projecto consulte: http://www.circum.pbworks.com/

Palestra UALG «Como resolver conflitos com a Matemática»

Escrita criativa: O amor

Difícil não é lutar pelo que mais se quer,
Mas sim desistir de quem mais se ama.
Eu pensei desistir…
Mas não pensem que esse "desistir" foi por não ter mais forças para lutar,
Mas sim por não ter mais condições de sofrer...


Tiago Cruz, 10º TSALV






Definição de amor
O amor segundo o dicionário é sinónimo de

paixão, ternura, afecto,
mas para mim é uma palavra como qualquer outra.
Talvez porque ainda não o encontrei.

Luís Vargues, 10º TSALV

domingo, 16 de maio de 2010

Visita ao Regimento de Infantaria nº1 de Tavira (Quartel da Atalaia)

















Chegámos todos, impreterivelmente, pelas 14h00 ao quartel da Atalaia para podermos assistir à formatura dos militares com o coronel Almeida.Viu-se uma variedade de comandos, de boina verde, preta e vermelha.
Depois da formatura, seguimos para uma sala, que é a sala de honra, onde vimos algumas bandeiras, as mais importantes, umas fotografias da geração militar, desde o primeiro comandante até ao de hoje, uns álbuns com fotos de militares, dos seus serviços prestados à humanidade, e por aí fora. Estavam nessa sala umas armas que pudemos pegar para ver melhor. Numa mesa estava um livro, o de honra, que já vem desde há muito tempo, onde as pessoas mais importantes que vão visitar aquele quartel escrevem algo e assinam. A última personalidade que foi ao Regimento de Infantaria nº1 foi o presidente da Câmara, Jorge Botelho.

Numa parede estava um objecto que os generais utilizavam para dar sinal às suas tropas e avançarem.
Depois dessa sala, fizemos uma paragem no bar e nas casas de banho, para depois não interrompermos a visita.
E continuámos para uma sala, onde um militar (Pedro Rafael) nos deu uma explicação sobre missão, actividades e a sua história. Informou-nos sobre como estão preparados, que recebem muitos tropas de fora, das mini férias que podem ter, do seu alojamento, da visão para o futuro, das saídas profissionais que se tem no exército e, por fim, mostrou-nos uns vídeos do exército que ia comentando.
















Logo a seguir, prepararam-se para nos mostrar a evolução das bandeiras. Para tal, estavam dez bandeiras, um tropa com cada uma. Cada tropa marchava até uma zona para mostrar a respectiva bandeira, enquanto o coronel falava sobre essa bandeira.
Quando essa demonstração acabou, fomos até aos dormitórios que ficam em casernas, ver como estão organizados, e como tudo é igual para cada um. Vimos também os balneários, onde nos distraímos um pouco.















Seguidamente, fomos para o ginásio dos militares, fizemos alguns exercícios, rimos, conversámos. Apesar de os materiais estarem já um pouco velhos eram bons.



Saímos do ginásio e tivemos que nos dividir em dois grupos, um de dez e outro de nove pessoas, para podermos entrar numa salinha onde têm muitas armas. Falaram-nos da sua origem, dos nomes, das munições, dos preços e por aí fora.






Depois de os dois grupos terem visto isso, fomos para fora, onde nos esperavam dois militares com uns materiais expostos. Um deles estava camuflado para nós vermos como ficam quando têm que ir para o mato. Mostraram-nos três ou quatro armas, a melhor técnica para pegar numa arma, a mochila que levam para as saídas, o colete, as bússolas, os mapas para se orientarem, montaram e desmontaram uma arma. Um deles até nos ensinou uma técnica para saber o nosso olho de disparo. Estivemos a experimentar algumas coisas e a tirar dúvidas.

No fim, o coronel levou-nos para uma sala onde nos prepararam um lanche. Comemos e falámos sobre a visita. Depois disso, despedimo-nos.











Fábio e Sara , 10º TCOM







Disciplina de Comercializar e Vender

Leitura de imagem fixa

René Magritte, Os Amantes, 1928.

Se atentarmos no título, "Os Amantes", percebemos perfeitamente a razão pela qual têm os rostos tapados. Os mesmos têm de se esconder por trás do lenço, para não serem descobertos pela sociedade. Contudo, os seus lenços são brancos, o que nos leva a pensar que a sua relação é pura e inocente, embora a sociedade não aceite a sua união. Os compromissos que eles assumiram estão a ser violados, uma vez que ambos estão a trair os seus companheiros.

Rita Trabulo Silva, 10º A4


Estas duas pessoas estão de cara tapada pois estão a encobrir algo, o seu relacionamento como amantes.
O facto de o céu se apresentar acinzentado e com muitas nuvens poderá significar uma fase difícil pela qual ambos estão a passar, provavelmente a de serem descobertos.
As árvores, cuja cor é verde, verde de esperança, dão a entender que nada está perdido, que ainda há esperança, e o mar, ao longe, poderá ser o caminho da salvação. Mas, o facto de estar longe significa que o caminho vai ser difícil.

Filipe Mestre, 10º A4
Trabalho orientado pela professora Ana Lúcia Magalhães.

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

No passado dia 29 de Abril, decorreu na nossa Escola a cerimónia da entrega pública de diplomas de conclusão do processo RVVV. Publicamos, aqui, dois dos testemunhos apresentados nessa sessão. Outros testemunhos poderão ser lidos no último número de ECOESTUDANTIL, à venda na Reprografia e na Biblioteca da nossa escola.
O testemunho sobre o meu RVCC!


O RVCC veio ao encontro da concretização de um velho sonho, ou seja, um sonho de “Menina”. O sonho de estudar, de saber mais. O RVCC foi positivo, foram gastas algumas horas do meu tempo de lazer, mas não me arrependo, nem um só segundo.
Eu acabei de viver um grande sonho e conheci o mundo de outros saberes, o mundo de aprendizagem do RVCC. (Das novas oportunidades). “É vivendo os sonhos que conhecemos o Mundo”! (Autor Desconhecido)
Dos profissionais só tenho a dizer bem. Ao longo de todo o processo, foram sempre muito zelosos empreendedores, encorajadores e muito competentes. Algumas vezes faltei sem avisar, mas a minha profissional, Teresa Correia, telefonava-me logo! Para me fazer lembrar do meu dever. Este é o meu simples, e respeitoso, testemunho sobre a realização do meu RVCC na Escola Secundária de TAVIRA.


Na foto estão alguns dos profissionais. Desculpem-me os que faltam. A toda a equipa parabéns e obrigado, por me terem guiado no caminho.

Hoje é um dia muito feliz, vou receber o certificado do meu 12º. (29-04-2010)

“UM SONHO REALIZADO” (Portefólio)

Assim se chama o meu sonho de menina.

Manuela Pereira.

Outro testemunho:

O processo de RVCC foi interessante. Fiz com muito prazer esta caminhada que foi bastante agradável e encaro o final do mesmo como mais um passo na minha vida.

Chegado este momento, quero deixar uma palavra de apreço e de gratidão à maravilhosa equipa de formadoras pelo profissionalismo e relação que mantivemos, tendo adquirido neste relacionamento auto-estima. Posso assim dizer que nunca é tarde para começar a realização de alguns sonhos. A Todos o meu MUITO OBRIGADO.

Estêvão M. H. Costa