BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Visita de Estudo à Santa Casa da Misericórdia

Data da Visita: 14/01/2010
Local visitado: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Turmas participantes: 11º TAPSI e 12º TAS
Professores Acompanhantes: Isabel Lacueva; Maria Alberta Fitas; Vera Galhardo e Luís Ferreira

No passado dia 14 de Janeiro de 2010, os alunos do 11º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial e os alunos do 12º ano do Curso de Animação Sociocultural realizaram uma visita de estudo à Santa Casa da Misericórdia em Lisboa. Partiu-se da escola por volta das 7:40h e chegou-se a Lisboa (Belém) por volta das 11:40h. Ao chegarmos, cada um escolheu o seu rumo, sendo que às 14:10h teriam de estar novamente no autocarro para seguir viagem ate à Santa Casa da Misericórdia.
Já no local da visita, fomos acompanhados para uma sala por duas técnicas que, muito atenciosamente, nos explicaram em que consiste o centro de apoio social de S. Bento, que tipo de actividades são aí desenvolvidas e para quem é dirigido o apoio social. Constatámos o que aprendemos em várias disciplinas, que o modo como a sociedade desenvolve as pessoas, ou as acolhe e melhora, reflecte-se no bem-estar de todos e em sociedades mais ou menos equilibradas.
De seguida, fizeram-nos uma visita guiada às instalações da instituição. Conhecemos os tipos de actividades e trabalhos que fazem e também as pessoas que lá estão. Estas pessoas que são acolhidas nesta instituição viviam nas ruas, e os técnicos, quando as encontram nessas condições, convidam-nas a visitar o centro de apoio, não obrigam ninguém a lá ir, cada pessoa tem de decidir pela sua própria consciência e vontade. Quando essas pessoas decidem ir para a instituição, encontram tudo o que necessitam, desde comida, roupa e utensílios para a sua higiene pessoal. Essas pessoas são acolhidas e é na instituição que vão desenvolvendo capacidades para se integrarem na sociedade. É através do trabalho em que se empenham que utilizam e desenvolvem ferramentas e habilidades específicas, porque em todas as sociedades os Homens têm que prover alimentos, abrigo e roupa. Na instituição, também estabelecem relações interpessoais, conhecem pessoas que também passaram pelo mesmo, trocam experiências de vida e falam sobre os projectos que têm para o futuro. Aprendem a tornar as relações interpessoais mais ricas, positivas e maduras, porque se vão compreendendo a si próprios e aos outros. Deste modo, as pessoas que estão instaladas na instituição vão-se tornando mais autónomas, confiantes e capazes de se integrar na sociedade, pois a sua auto-estima e o seu autoconceito estão elevados, logo têm uma maior autoconfiança, acreditam mais nas suas possibilidades e têm melhores resultados nas tarefas que realizam.
Vimos actividades como o trabalho em tapete de Arraiolos, pintura em madeira, pasta de papel, desenho, trabalhos de costura, entre muitos mais.
Depois de todas as explicações das técnicas, visitámos ainda a loja onde estão expostos os trabalhos da instituição, sendo que o dinheiro das vendas reverte a favor da própria instituição.
Ao terminarmos a visita, regressámos ao autocarro. Fizemos uma paragem relâmpago no Centro Comercial Vasco Da Gama. Isso foi algo que desagradou a alguns alunos. Chegámos ao local da partida às 21:30h, de uma viagem que correu bem.

Liliana Cunha, nº11, TAPSI

Sem comentários:

Enviar um comentário