BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia da Biblioteca Escolar

A nível internacional, o mês de Outubro é o mês da biblioteca escolar e, a nível nacional, escolheu-se a data de 26 para comemorar o dia da biblioteca escolar.
Dedicámos este mês uma particular atenção aos novos alunos da nossa escola, organizando visitas guiadas à biblioteca e uma primeira sessão de formação de utilizadores.
Desafiámos, também, os alunos a escreverem um texto sobre as suas memórias de actividades nas bibliotecas ou os motivos por que frequentam, ou não, estes espaços pedagógicos. Já nos chegaram dois, que aqui deixamos transcritos:

Por que vou à biblioteca

Uma biblioteca, normalmente, é uma sala ou um edifício onde se encontram múltiplos livros, de A a Z. É um espaço onde, por vezes, podemos estar em paz, devido à tranquilidade e ao silêncio que nele se encontra.
Há vários tipos de bibliotecas. A biblioteca da minha escola é uma biblioteca escolar. Confesso que não a frequento muito, mas, quando vou, tenho a possibilidade de fazer várias coisas, tais como: realizar trabalhos nos computadores, pesquisas de informação ou até mesmo desfrutar do espaço apenas por lazer. Também posso optar por ver um filme no seu magnífico televisor. Ainda tenho o prazer de poder fazer trabalhos de grupo ou individuais e se precisar de ajuda, posso recorrer aos livros que lá se encontram. Normalmente, este processo é um grande desafio. Como há tantos livros, é difícil saber onde estão os que precisamos. Mas, se precisarmos de ajuda, podemos e devemos perguntar à bibliotecária ou procurar no sistema informático.
Também costumo frequentar a Biblioteca Municipal de Tavira. Quase sempre frequento-a para ir almoçar, mas também já houve vezes em que a frequentei para estudar, requisitar um livro para ler em casa, tirar informações de livros para a realização de trabalhos, enfim...muitas coisas.
Em síntese, é por estas razões que eu vou talvez à maior fonte de conhecimento e de informação, a Biblioteca.
Desfrutem da sua sabedoria ao máximo.

Mónica Romba, nº12, 10º C2

Por que vou à biblioteca?

Eu gosto muito de livros. Sempre gostei desde a minha infância. O meu passatempo preferido é ler. Adoro ler romances, policiais e dramas.
A minha biblioteca de eleição é a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. É nessa biblioteca que faço os trabalhos de pesquisa, entre outras coisas.
Gosto muito de ir a uma biblioteca porque é um lugar calmo onde se pode estudar e trabalhar com total silêncio e concentração. Os livros, ao contrário do que muita gente pensa, não são umas folhas com letras, mas sim um mundo a descobrir. Os livros podem contar histórias verídicas, histórias de romance ou até ficção.
Eu vou à biblioteca por tudo isto!

Andreia Carriço, n.º 4, 10º C2

Sem comentários:

Enviar um comentário