sábado, 31 de março de 2012

Jornal ECOESTUDANTIL , n.º 18

Findo o período de aquisição do último número do nosso  jornal , aqui deixamos o link para o aceder em suporte digital
ECOESTUDANTIL, n.º 18,  dez. 2011.

O próximo número sai mal comece o terceiro período.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Teatro - É só vigarice

O Clube de Teatro da nossa escola voltou a surpreender-nos com três momentos teatrais cheios de boa disposição e sentido crítico.

  1ª peça - Num multibanco peculiar com os atores Catarina Guerreiro, João Vasco e Vera Pissarreira.
                 Veja aqui 

  2ª peça - Argumentos absolutamente estúpidos com as atrizes Magda Ribeiro, Marisa Tubal e Rita Semedo
                 Veja aqui

3ª peça - Conselho de Bruxos com os atores Cláudio Batista, Liliana Alves, Rosalina Djedjo, Rita Semedo, Sara Leiria e a participação especial do professor Arlindo Correia
                Veja aqui

sexta-feira, 23 de março de 2012

Limpar Portugal 2012 - 24 de março


O Projeto Limpar Portugal 2012, iniciativa da Associação Mãos à Obra Portugal, irá realizar este ano, novamente, uma enorme ação de voluntariado a nível nacional, com o objetivo de limpar, num só dia - 24 de março – deposições ilegais de resíduos por todo o País.

Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e a reflexão sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa da limpeza e remoção de resíduos depositados indevidamente nos espaços naturais que devem ser preservados.

A ação planeada para Tavira será realizada no contexto do Projeto Rio, iniciativa do Centro Ciência Viva de Tavira (CVTav) e da qual é parceira a Câmara Municipal de Tavira, que pretende focar-se no rio como objeto de reflexão coletiva nas suas diversas vertentes, sendo o ambiente uma temática central do projeto. Neste âmbito, será efetuada uma ação de limpeza na manhã de sábado dia 24 de março, em zonas junto ao rio Gilão. O Centro Ciência Viva é o coordenador local do evento, o ponto de encontro será em frente ao Pingo Doce, junto ao rio, perto das 10 horas, para organização dos grupos.

A Associação de estudantes estará presente, bem como o grupo de alunos do 11º A2 e 11ºA3 envolvido no projeto "Voluntariado Ambiental para Água".
A professora, Augusta Carvalho

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mentes Empreendedoras promove iniciativa ecológica

O Clube Mentes Empreendedoras é um clube que pretende incentivar os jovens a ter um papel ativo na sociedade, criando, para tal, projectos de ação e caráter social que beneficiem a comunidade local. Como o empreendedorismo e a criatividade não faltam aos membros do clube, está na hora de concretizarmos a primeira iniciativa!

No próximo dia 23 de março, sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00, na Mata da Conceição, irá realizar-se uma plantação de árvores, como forma de comemorar o Dia da Árvore (21 de março) e como forma de compensar o Ambiente pelos estragos que todos os dias provocamos. Em parceria com a Sumol+Compal e com a Câmara Municipal de Tavira, haverá ainda lugar para um piquenique grátis e para passarmos uma manhã diferente, rodeados pela Mãe Natureza.


Já estás com vontade de participar? Apressa-te! O autocarro tem lugares limitados, por isso, inscreve-te já! Procura um dos membros do clube na escola ou fala com o teu diretor de turma para que te ajude! As faltas daqueles que, efetivamente, participem, serão justificadas e a partida é as 9h00, junto ao portão da escola.
Carlos Teixeira, 11º A2

quarta-feira, 21 de março de 2012

Voluntariado Ambiental para a Água - Alunos do 11º monitorizam a qualidade da água, em Tavira

Na continuidade do trabalho iniciado no ano letivo transato, a nossa escola participa no “Voluntariado Ambiental para a água”. 

 Este projecto é dinamizado pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), e tem este ano a participação e apoio do Centro de Ciência Viva de Tavira. Consiste numa monitorização voluntária, por parte de um grupo, da qualidade da água, quer de ribeiras de água doce, quer na zona litoral. 

Algumas escolas algarvias estão envolvidas neste tipo de voluntariado, ao mesmo tempo que desenvolvem um trabalho de estudo científico de um curso de água. Este estudo é feito segundo vários parâmetros ou indicadores, como sejam o estudo de comunidades de foraminíferos como os bioindicadores da qualidade da água. 

As turmas 11ºA2 e 11ºA3 participam este ano letivo no projeto, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, com orientação da professora Augusta Carvalho. Cada uma das turmas realizou uma saída de campo para recolha de sedimentos para análise posterior em laboratório dos foraminíferos presentes (espécies, quantidade, diversidade e outros). A turma 11ºA2 monitorizará um ponto da Ria Formosa, em Santa Luzia, tendo realizado uma saída de campo no dia 12 de Março, com a participação da professora Teresa Afonso e da bióloga Ana Moura do CCV de Tavira. À saída de campo, seguiu-se trabalho laboratorial, ainda em curso. 

Por sua vez, a turma 11ºA3 monitorizará o estuário do rio Gilão, entre o Pingo Doce e a Ponte dos Descobrimentos, tendo realizado uma saída de campo no dia 21 de Março. Nas saídas de campo é preenchida uma ficha disponibilizada pela ARH e no final deste estudo é feito um pequeno relatório com os resultados obtidos sobre a qualidade da água. 

 A este grupo de alunos, poder-se-ão juntar outros que queiram aderir a este tipo de voluntariado.
A professora de Biologia e Geologia, Augusta Carvalho

Projeto Maré Formosa: estudo da propagação e dissipação de energia da onda de maré na Ria Formosa

A 22 de março, quinta-feira, pelas 17: 00 h, no Centro Ciência Viva de Tavira, ocorrerá uma palestra, proferida pelo Prof. Duarte Duarte da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve, no âmbito do Projeto MARÉ FORMOSA.

Com este projeto de investigação, pretende conhecer-se a forma como a maré se propaga e perde energia nos seus canais principais, mas também conhecer os períodos de imersão e os tempos de residência da água, por exemplo nas áreas de viveiros. 

Esta investigação torna-se relevante, uma vez que os estudos anteriores foram fundamentados com base em modelos matemáticos e não em dados hidrodinâmicos registados na Ria. Pretende-se, assim, conhecer melhor os parâmetros que influenciam os organismos que habitam na Ria Formosa, nomeadamente a nível dos seus ciclos de vida





Mais informação no site CIÊNCIA VIVA TAVIRA

Prova final do VIII Bibliopaper das Letras

Realiza-se, hoje, dia 21 de Março, pelas 11:40, no Auditório, a final do Bibliopaper das Letras que já vai na sua 8.ª edição.Compareça para apoiar os concorrentes deste ano.VIII Regulamento Biblio 2012 _1




A importância da leitura

Ainda não está convencido sobre a importância da leitura?
Assista ao vídeo e tire a sua conclusão.

terça-feira, 20 de março de 2012

Será que ler devia ser proibido?

Será que ler devia ser proibido?

Veja o vídeo e atente na argumentação.

Semana da Leitura 2012 - Galeria de autores

      O Grupo de trabalho das Bibliotecas de Tavira concebeu, para a Semana da Leitura de 2012,  uma Galeria de Autores cujas obras podem ser requisitadas nas Bibliotecas do nosso concelho.
     Tendo por objectivos divulgar a cultura literária e motivar para a leitura, essa galeria de autores está disponível, ao longo de toda a semana, em cada uma das carreiras do Sobe e Desce ( Transportes Urbanos de Tavira) para livre acesso dos passageiros.
      Eis um dos autores dessa galeria : JOÃO AGUIAR

Galeria de autores: João Aguiar

sexta-feira, 16 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Visita memorável à RTP1

No dia 5 de Março, as turmas de Comunicação e de Comércio ( 10 º TCM2 e 12º TCOM) visitaram os estúdios da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), onde aprenderam muita coisa. 

A guia que nos apresentou a RTP foi muito simpática. Depois visitámos o museu, que nasceu no dia 9 de Outubro de 2009. Este projecto visa proteger, preservar e divulgar os aparelhos de realização, difusão e recepção da história da rádio e televisão, sem esquecer alguns dos momentos mais marcantes da produção de conteúdos radiofónicos e televisivos que se assumem como um tributo à excelência do Serviço Público e ao trabalho de todos os profissionais da Rádio e Televisão de Portugal. 

Mas, o mais engraçado foi na parte do final quando todos os alunos se reuniram e gravaram um vídeo, dentro do estúdio, como podem ver…





10º TCM2

Filmes marcantes do cinema italiano

     No âmbito do Projeto « All roads lead... home», está em exposição no átrio da Biblioteca uma exposição de cartazes de filmes marcantes do cinema italiano.
   O projeto «All roads lead... home» integra-se no programa comunitário Comenius e tem desenvolvido o intercâmbio de estudantes, de professores e de  referências culturais  de cada um dos parceiros envolvidos, Salemi e Tavira.
     Uma das atividades de promoção culturais contempla a realização de trabalhos de pesquisa sobre  cada um dos países parceiros. No presente caso, o professor José Couto, com a colaboração dos seus alunos, fez um estudo sobre o cinema italiano e escolheu doze filmes representativos da sétima arte e da cultura italiana.
    Os cartazes, originais italianos em tamanho A3, dão-nos uma retrospetiva de uma das mais importantes cinematografias do espaço europeu, que inclui realizadores como: Vittorio de Sica, Rosselini, Visconti, Fellini, Bertolucci, Benigni e Moretti, entre outros.





terça-feira, 13 de março de 2012

Meninos especiais a confecionar bolachinhas especiais

No passado dia 6 de março, o Wilson e a Catarina, os nossos meninos especiais, surpreenderam-nos com uma deliciosa prova de bolachinhas de manteiga que eles próprios tinham confecionado na cantina da nossa escola.


Se soubesse que estavam tão boas, teria pedido para repetir a dose que me coube.
Os nossos parabéns à Catarina e  ao Wilson. O nosso apreço pelos professores e auxiliares de ação educativa   que, diariamente, acompanham estes nossos meninos especiais.

A nossa participação no Prémio Traduzir 2012


Oito alunos da nossa escola compareceram, ontem, dia 12 de março, na sala 20,  para realizarem a tradução de um texto de inglês para português. Muito compenetrados, efetuaram com empenho a sua tarefa de reescrita. Esperemos que alcancem boas classificações e, quem sabe, até um prémio.


Lista de participantes:

12º
Afonso de Albergaria Dias Freire
C1
2
Inglês
12º
Patrícia Alexandra Viegas Matias
C1
14
Inglês
12º
Patrícia Isabel Patrão Salvé-Rainha
C1
16
Inglês
12º
Tatiana Andreia Correia Machado
C1
20
Inglês
12º
Krystina Vashchyshyn
C1
24
Inglês
11º
Carlos Moura Pereira Lucas Teixeira
A2
3
Inglês
11º
Tiago Filipe Crispim Pereira
A1
24
Inglês
11º
Yoann da Silva Frayssinet
A1
25
Inglês



Este concurso Prémio Traduzir 2012, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, é dirigido a alunos dos 11º e 12º anos , sendo selecionadas as quatro melhores traduções de cada uma das áreas linguísticas (inglês, para o o caso da nossa escola). À tradução mais distinta de cada uma das áreas linguísticas será atribuído um prémio, sendo às restantes atribuída uma menção honrosa, ordenada por mérito.

segunda-feira, 12 de março de 2012

PRESERVAR O AMBIENTE - Exposição - ESPÉCIES DA RIA FORMOSA

Por iniciativa da professora Aurora Carmo e dos seus alunos do 10º A2 está a decorrer entre 9 e 23 de Março uma exposição: ESPÉCIES DA RIA FORMOSA.


Os alunos empenharam-se nas suas pesquisas sobre a fauna e a flora desta área de reserva natural onde vivemos. Procederam também à recolha de espécies de vegetação típicas da nossa região, como a salva e  a lavanda, entre outras.
A nossa Biblioteca continua muito agradável à vista  e agora há novos estímulos às nossas percepções olfactivas: que bem que cheiram as plantas que lá se encontram!

VISITEM-NOS!

domingo, 11 de março de 2012

Concurso Traduzir 2012


Segunda-feira, dia 12 de março, a partir das 10H, vai decorrer na nossa escola o prémio de tradução Traduzir 2012, dirigido a alunos dos 11º e 12º anos, instituído pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Estão inscritos oito alunos do 12º A3 e C1 e seis alunos do 11º A1 e A2.

A prova de tradução terá a duração máxima de três horas e terá como professor responsável o prof. Serafim Gonçalves.


Saiba mais na pagina da DGIDC. Clique  aqui

sexta-feira, 9 de março de 2012

De vento em popa nas Olimpíadas de Química +


No passado dia 3 de março, a Andreia Viegas (11º A1),  o Carlos Teixeira (11º A2) e a Laura Labrador (10º A3) participaram na semifinal das Olimpíadas de Química, no Instituto Superior Técnico, e conquistaram o terceiro lugar, entre 37 equipas participantes.
Os nossos parabéns a estes alunos e à professora, Helena Bartolomeu, que os acompanhou.
Aguardamos pela sua participação na final individual, que ocorrerá a 5 de maio em Aveiro, onde estamos certos de que honrarão a nossa Escola.




Consulte a página da Sociedade Portuguesa da Química aqui

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Até onde nos leva (des)amor? - Conferência com Sandra Benfica


O grupo de Filosofia, em colaboração com a nossa Biblioteca, organizou para hoje, dia 8 de março,  duas conferências sobre os direitos da mulher, sendo a conferencista Sandra Benfica (membro do Movimento Democrático das Mulheres).

Os objectivos traçados para esta atividade foram: "Reconhecer os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos" e  "Reconhecer direitos reclamados por  mulheres de todas as idades, ignorados ou ilegalmente suprimidos por leis ou por costumes de uma sociedade em     particular".                                                      MDM

Promoveu-se, também,  uma reflexão sobre a violência no namoro 
 ( Até onde nos leva o (des)amor), após a visualização de uma curta metragem: "De mãos dadas com o medo".

No final, Sandra Benfica alertou os alunos para as situações de tráfico de mulheres, cada vez mais frequentes sob a capa de um emprego promissor. Dialogou-se, de seguida, sobre o bullying. Uma das alunas presentes lembrou que esta situação deve ser combatida desde o primeiro ciclo. Interveio, então, uma outra convidada, Eduarda Quintino, membro do MDM do Algarve, que apoiou plenamente esta chamada de atenção. Lembrou, contudo, que todos somos responsáveis e não devemos ignorar situações de bullying, mas sim denunciá-las. Por último, a palavra foi passada a uma outra convidada presente, Rita Bessa, membro da APAV Tavira que sublinhou haver sempre uma porta amiga para ajudar vítimas de violência.

A nossa conferencista, Dr. Sandra Benfica, com os dois alunos, Mariana Carlota e Carlos Teixeira, que abriram a conferência da manhã expondo os seus  pontos de vista sobre a pertinência da comemoração do Dia Da Mulher.

     Conferência da manhã
Conferência da tarde

 Se quiseres saber mais sobre a APAV não hesites em consultar a informação disponibilizada e/ou colocar as tuas questões/dúvidas.

O Gabinete do Aluno é também um local na nossa Escola onde poderás encontrar aconselhamento.


Dia Internacional da mulher / International Women's day (IWD)


Today we celebrate the International Women's Day. I had not thought of doing anything special in class, but one of my students suggested to write something related to this date. As we were studying the structure of complaint letters in English Commercial Correspondence, two students decided to write a complaint about the lack and enequalities of women's rights.
Then I decided to add a timeline to make us think a little bit about the historical events that led to womens' conquers throughout History.
The teacher, Susana Nassa





Complaint Letter

Australian Women’s Association
98 The Hulk Street
8900-548 Leeton
Australia
Australian Minister
Forks Lion street nº110
8800-671 Portland
Australia

23 January 1908

Subject: Complaint about the discrimination towards women

             Dear Minister Gorge Cobain,

I,  Joanne Caroline Francis, president of the women association, am writing you this letter to complain about the discrimination towards women.
We formed this group of women because we want the same rights as you men. We think that it is not fair that you can vote and we cannot and that you men earn better salaries than the women.
So with this letter we would like the parliament to change the laws, so that women can have better work conditions, better salaries and the right to vote like men have.

Best Wishes,

Joanne Francis
(President of the Australian Women’s Association)


Anna Schröder e Marta Raposo, CEF ADM




IWD - a time line_ 8 março 2012


Read more about Women's Rights Movement in the USA

History of International Women's day - read more 

A Timeline - here 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Formação PORDATA/RBE

Após a sessão de formação PORDATA - Base de dados de Portugal Contemporâneo dirigida a professores, e que ocorreu no passado dia 31 de janeiro na nossa escola, decorreu hoje, dia 5 de março, uma formação PORDATA/RBE dirigida a alunos.  Enquanto a primeira  foi dinamizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio, a presente teve o apoio da nossa biblioteca.

Esta formação que agora foi dirigida aos cursos da área de Economia, 10º e 11º anos de escolaridade, turmas B, é da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares em conjunto com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, tendo Bernardo Gaivão sido o formador.
O conhecimento do portal PORDATA é uma mais-valia para todos que assim ficam a conhecer uma base de dados de portuguesa que disponibiliza um variado conjunto de documentos, estatísticas e recursos para a elaboração de trabalhos curriculares.

Acede ao PORDATA aqui.

Participa na 2ª edição do concurso PORDATA/RBE até 12 de Março.
Mais informação 

quinta-feira, 1 de março de 2012

A Máscara - atividade com o ator Vítor Correia


No âmbito da comemoração do Carnaval, e para encerramento da exposição "A Máscara", realizou-se na nossa Biblioteca, no dia 29 de Fevereiro, pela manhã,uma atividade com a presença das turmas 11º TDIE , TIE, 12º C2, e do ator Vitor Correia.
A professora Edite Azevedo abordou o tema da Máscara na perspetiva da sociologia e da psicologia, enquanto a professora Margarida Diniz referiu as diversas funçoes e tipos de Máscaras. Já o convidado deliciou os presentes com relatos das suas experiências teatrais e do seu percurso pessoal no campo das artes e da performance.
A aluna Patricia Estevão vestiu-se de mimo e deambulou pelo evento interagindo com os presentes, durante a hora e meia que o grupo se reuniu.
No final, os participantes foram convidados a participar num exercício próprio do teatro, tendo a aluna Mónica Romba sido a voluntária que se destacou a experimentar o ato de chorar em palco.



Agradecemos, ainda,  a colaboração de professores e alunos na cedência de máscaras para a exposição, bem como a participação do grupo de ensino especial. Com a orientação da professora Eliana, a Catarina e o Wilson também conceberam cada um a sua máscara e estas figuraram na mesa de destaques, como se pode ver no vídeo em anexo.