BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia da Biblioteca Escolar

A nível internacional, o mês de Outubro é o mês da biblioteca escolar e, a nível nacional, escolheu-se a data de 26 para comemorar o dia da biblioteca escolar.
Dedicámos este mês uma particular atenção aos novos alunos da nossa escola, organizando visitas guiadas à biblioteca e uma primeira sessão de formação de utilizadores.
Desafiámos, também, os alunos a escreverem um texto sobre as suas memórias de actividades nas bibliotecas ou os motivos por que frequentam, ou não, estes espaços pedagógicos. Já nos chegaram dois, que aqui deixamos transcritos:

Por que vou à biblioteca

Uma biblioteca, normalmente, é uma sala ou um edifício onde se encontram múltiplos livros, de A a Z. É um espaço onde, por vezes, podemos estar em paz, devido à tranquilidade e ao silêncio que nele se encontra.
Há vários tipos de bibliotecas. A biblioteca da minha escola é uma biblioteca escolar. Confesso que não a frequento muito, mas, quando vou, tenho a possibilidade de fazer várias coisas, tais como: realizar trabalhos nos computadores, pesquisas de informação ou até mesmo desfrutar do espaço apenas por lazer. Também posso optar por ver um filme no seu magnífico televisor. Ainda tenho o prazer de poder fazer trabalhos de grupo ou individuais e se precisar de ajuda, posso recorrer aos livros que lá se encontram. Normalmente, este processo é um grande desafio. Como há tantos livros, é difícil saber onde estão os que precisamos. Mas, se precisarmos de ajuda, podemos e devemos perguntar à bibliotecária ou procurar no sistema informático.
Também costumo frequentar a Biblioteca Municipal de Tavira. Quase sempre frequento-a para ir almoçar, mas também já houve vezes em que a frequentei para estudar, requisitar um livro para ler em casa, tirar informações de livros para a realização de trabalhos, enfim...muitas coisas.
Em síntese, é por estas razões que eu vou talvez à maior fonte de conhecimento e de informação, a Biblioteca.
Desfrutem da sua sabedoria ao máximo.

Mónica Romba, nº12, 10º C2

Por que vou à biblioteca?

Eu gosto muito de livros. Sempre gostei desde a minha infância. O meu passatempo preferido é ler. Adoro ler romances, policiais e dramas.
A minha biblioteca de eleição é a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. É nessa biblioteca que faço os trabalhos de pesquisa, entre outras coisas.
Gosto muito de ir a uma biblioteca porque é um lugar calmo onde se pode estudar e trabalhar com total silêncio e concentração. Os livros, ao contrário do que muita gente pensa, não são umas folhas com letras, mas sim um mundo a descobrir. Os livros podem contar histórias verídicas, histórias de romance ou até ficção.
Eu vou à biblioteca por tudo isto!

Andreia Carriço, n.º 4, 10º C2

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sessão de Informação: Gripe A




Na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro, pelas 10:15, terá lugar, no Auditório da nossa escola, uma SESSÃO DE INFORMAÇÃO, subordinada ao tema:

GRIPE A, Procedimentos a adoptar em caso de pandemia

Os oradores serão os médicos, Dr. Carlos André e Dr. João Paulo. Os mesmos irão elucidar-nos sobre esta ameaça de pandemia e estarão disponíveis para esclarecer dúvidas.

Organização: Biblioteca, Plano de Contingência da Gripe A, Grupo de Filosofia e Turma 12º A3.




No passado dia 19 de Outubro, realizou-se no auditório da escola uma palestra destinada a esclarecer as dúvidas de toda a comunidade escolar acerca da Gripe A, bem como a explicar os métodos de prevenção mais adequados para esta epidemia. A palestra resultou da iniciativa conjunta da Biblioteca da nossa escola, do coordenador da Educação para a Saúde e de algumas alunas da turma do 12º. A3 da Área de Ciências e Tecnologias, em colaboração com a professora de Psicologia, Fernanda Santos.
O Dr. João Fragoso, membro do conselho clínico do agrupamento de centros de saúde do sotavento algarvio e responsável pela luta contra a tuberculose nos concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Alcoutim e Castro Marim, acompanhado pela enfermeira Sónia, responsável pela vacinação antigripal e responsável pela educação sexual nas escolas do concelho, orientaram esta sessão que marcou com a presença de diversas turmas (12º A1, A2, A3 e C1; e 10º A1)
Os oradores convidados começaram por esclarecer os conceitos de epidemia, vírus, bactéria, entre outros. Seguidamente, falaram dos métodos preventivos mais eficazes e que devem ser adoptados de forma a evitar o contágio, esclareceram ainda algumas dúvidas e responderam a questões colocadas pelos alunos e professores.

Luísa Guerreiro, 12º.A3

Grupo de Trabalho:
Ana Matias; Andreia Domingos; Andreia Rolo; Liliana Vicente; Luísa Guerreiro; Marta Nobre; e Sandra Neto




terça-feira, 6 de outubro de 2009

ALUNOS BRILHANTES


O Rotary Clube de Tavira entregou, no passado dia 30 de Setembro, pelas 17:30, os prémios escolares do ano lectivo 2008/2009.
Numa cerimónia na Biblioteca Álvaro de Campos, o presidente do Rotary Clube de Tavira, António Manuel Viegas da Silva, elogiou o mérito escolar dos melhores alunos das Escolas Básicas e Secundárias de Tavira e incentivou os demais estudantes a se destacarem pela excelência dos seus resultados escolares.
Verdadeiramente orgulhosas das suas prestações escolhares, estas alunas brilhantes agradeceram o prémio que lhes foi atribuído:

- Fátima Cristina Cavaco da Palma Rodrigues, melhor aluna do 12º ano, Escola 3EB Dr. Jorge Correia (representada pela sua mãe);

- Maria Margarida Bartolomeu Silva, melhor aluna do 9º ano, Agrupamento Vertical de Escolas Dom Manuel I;

- Rita João Trabulo Silva, melhor aluna do 9º ano, Agrupamento Vertical de Escolas Dom Paio Peres Correia.

Desejamos os melhores sucessos escolares à Fátima Rodrigues que está a frequentar o Curso de Arquitectura na Universidade do Porto, à Margarida e à Rita que durante os próximos três anos frequentarão o ensino secundário na nossa escola. Quer a Margarida, quer a Rita optaram pelo Curso de Ciências Tecnologias, encontrando-se a primeira inscrita na turma A1 e a segunda na turma A4, do décimo ano de escolaridade.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Recepção aos novos alunos



Chegado um novo ano escolar, demos as boas-vindas a novos alunos do 10º ano e reatamos contacto com os que aqui prosseguem os seus estudos.


Uns, por livre iniciativa, como a Tanya Gomes, o Duarte Justo e a Ana Beatriz Nascimento (10ºE), o António Vasconcelos e o Diogo Domingos (10º A5), o Alexandre Fonseca (10º A3) , a Catarina Rocha e a Xiaoman Zhuge (11º E), entre outros, vieram (re)conhecer este espaço pedagógico. Outros, na companhia de um professor, fizeram uma visita livre à nossa biblioteca. São exemplo, a turma de Técnicos de Comércio, 1º ano, na companhia da professora Carmen Castro, e a turma de Técnicos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 1º ano, acompanhados pela professora Conceição Santos.











Aqui, alguns detiveram-se na leitura do Guia do Utilizador, outros atentaram nos expositores com normas de prevenção da Gripe A, folhearam obras sobre medicina, alimentação e saúde, trocaram impressões na zona de leitura de periódicos ou requisitaram um computador para iniciar os seus trabalhos. A zona de livros impressos também mereceu uma vista de olhos na procura de obras de referência ou de leitura recreativa.

Esperamos, mais uma vez, poder corresponder favoravelmente aos nossos utentes, não só porque novos computadores e rede de Internet estão em fase de instalação, como também porque pretendemos continuar a actualizar o nosso catálogo de material impresso e material multimédia. Actividades de promoção da leitura e da cultura e outras de apoio ao currículo estão também já agendadas.