BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vista de estudo a Mafra e a Lisboa


Nos dias 4 e 5 de Fevereiro as turmas A1 e A2 do 12.º ano realizaram uma visita de Estudo a Mafra e a Lisboa, na companhia das professoras Ana Cristina Matias, Cristina Castilho e Maria Manuela Beato.
Uma das principais actividades desenvolvidas foi a ida ao Convento de Mafra, palco da obra de José Saramago. O principal objectivo da visita ao Convento de Mafra era ajudar a compreender melhor o Memorial do Convento de José Saramago, pois o podermos observar o convento ajuda a clarificar a mensagem passada no livro.
Depois do Convento de Mafra, visitámos a Casa Fernando Pessoa, que teve como objectivo permitir conhecer mais sobre a obra e vida de Fernando Pessoa. Para além disso, a ida à casa Fernando Pessoa permitiu-nos perceber melhor parte da sua mente controversa.
Já a ida ao Museu da Electricidade deu-nos uma ajuda primordial para a matéria de Física (sobre a electricidade), que iremos abordar no futuro. Também contribuiu para percebermos as condições a que os trabalhadores se sujeitavam para fornecer electricidade à cidade de Lisboa e arredores.
Por último, visitámos o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, onde decorria uma exposição sobre a ciência forense. Esta exposição clarificou algumas ideias erradas que poderiam haver sobre ciência forense. Ainda no Instituto Egas Moniz, visitámos a casa do crime, uma casa onde professores da universidade “inventam” um crime, que os seus alunos têm de resolver. Na nossa opinião, pareceu-nos que o curso era bastante interessante, mas que deveria dar muito trabalho
Em termos de relevância da visita de estudo para a nossa cultura geral e aprofundamento de conhecimentos científicos, consideramos que esta viagem veio ajudar a conhecer um pouco mais D. João V e a sua mulher, a rainha D. Maria Ana Josefa. Para além disso, ajudou a compreender melhor a época em que ambos viviam e o seu estilo de vida. É de salientar as condições em que viviam e a fantástica biblioteca que existe no convento.
A visita à Casa Fernando Pessoa permitiu-nos conhecer um espaço cultural dedicado a este poeta, ver alguns dos seus objectos pessoais e aprofundar conhecimentos gerais sobre o autor.

A nível de conhecimentos científicos, a ida ao Museu da Electricidade veio clarificar algumas ideias e alargar alguns conhecimentos sobre a época em que a Central Eléctrica esteve em funcionamento, mostrando-nos a evolução da tecnologia e dos diversos paradigmas que a ciência actual enfrentou.
No que respeita às relações interpessoais, esta visita de estudo permitiu um melhor relacionamento, não só entre a nossa turma (A2) como entre ambas (A1 e A2).
Como balanço final podemos afirmar que a visita de estudo foi engraçada e muito activa. Há pontos positivos a destacar, como o seu contributo para o aprofundamento de conhecimentos sobre a História de Portugal (Convento de Mafra) e o seu bom auxílio para um melhor entendimento das obras leccionadas no âmbito da disciplina de Português. Por outro lado, há pontos negativos a assinalar: o alojamento ficou um bocado aquém do desejado e a visita de estudo foi relativamente curta, pois houve pouco tempo para ver tudo o que era esperado observar e realizar todas as actividades propostas.
Por último, deixamos como sugestões para a realização de futuras visitas de estudo a ida ao Mosteiro dos Jerónimos (túmulo de Luís de Camões), ao Mosteiro de Alcobaça (túmulo de D. Pedro e Dona Inês de Castro), à Batalha (palco da grande batalha de Aljubarrota) ou à famosa Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


Edgar Costa e Gonçalo Wolf, 12ºA2



domingo, 21 de fevereiro de 2010

Visita de Estudo à Santa Casa da Misericórdia

Data da Visita: 14/01/2010
Local visitado: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Turmas participantes: 11º TAPSI e 12º TAS
Professores Acompanhantes: Isabel Lacueva; Maria Alberta Fitas; Vera Galhardo e Luís Ferreira

No passado dia 14 de Janeiro de 2010, os alunos do 11º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial e os alunos do 12º ano do Curso de Animação Sociocultural realizaram uma visita de estudo à Santa Casa da Misericórdia em Lisboa. Partiu-se da escola por volta das 7:40h e chegou-se a Lisboa (Belém) por volta das 11:40h. Ao chegarmos, cada um escolheu o seu rumo, sendo que às 14:10h teriam de estar novamente no autocarro para seguir viagem ate à Santa Casa da Misericórdia.
Já no local da visita, fomos acompanhados para uma sala por duas técnicas que, muito atenciosamente, nos explicaram em que consiste o centro de apoio social de S. Bento, que tipo de actividades são aí desenvolvidas e para quem é dirigido o apoio social. Constatámos o que aprendemos em várias disciplinas, que o modo como a sociedade desenvolve as pessoas, ou as acolhe e melhora, reflecte-se no bem-estar de todos e em sociedades mais ou menos equilibradas.
De seguida, fizeram-nos uma visita guiada às instalações da instituição. Conhecemos os tipos de actividades e trabalhos que fazem e também as pessoas que lá estão. Estas pessoas que são acolhidas nesta instituição viviam nas ruas, e os técnicos, quando as encontram nessas condições, convidam-nas a visitar o centro de apoio, não obrigam ninguém a lá ir, cada pessoa tem de decidir pela sua própria consciência e vontade. Quando essas pessoas decidem ir para a instituição, encontram tudo o que necessitam, desde comida, roupa e utensílios para a sua higiene pessoal. Essas pessoas são acolhidas e é na instituição que vão desenvolvendo capacidades para se integrarem na sociedade. É através do trabalho em que se empenham que utilizam e desenvolvem ferramentas e habilidades específicas, porque em todas as sociedades os Homens têm que prover alimentos, abrigo e roupa. Na instituição, também estabelecem relações interpessoais, conhecem pessoas que também passaram pelo mesmo, trocam experiências de vida e falam sobre os projectos que têm para o futuro. Aprendem a tornar as relações interpessoais mais ricas, positivas e maduras, porque se vão compreendendo a si próprios e aos outros. Deste modo, as pessoas que estão instaladas na instituição vão-se tornando mais autónomas, confiantes e capazes de se integrar na sociedade, pois a sua auto-estima e o seu autoconceito estão elevados, logo têm uma maior autoconfiança, acreditam mais nas suas possibilidades e têm melhores resultados nas tarefas que realizam.
Vimos actividades como o trabalho em tapete de Arraiolos, pintura em madeira, pasta de papel, desenho, trabalhos de costura, entre muitos mais.
Depois de todas as explicações das técnicas, visitámos ainda a loja onde estão expostos os trabalhos da instituição, sendo que o dinheiro das vendas reverte a favor da própria instituição.
Ao terminarmos a visita, regressámos ao autocarro. Fizemos uma paragem relâmpago no Centro Comercial Vasco Da Gama. Isso foi algo que desagradou a alguns alunos. Chegámos ao local da partida às 21:30h, de uma viagem que correu bem.

Liliana Cunha, nº11, TAPSI

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Palestra UALG «Paisagens Românticas»





No dia 11 de Janeiro de 2010, a turma do 11º C assistiu a uma palestra sobre Paisagens Românticas, apresentada pela Dr.ª Sílvia Quinteiro, professora da Universidade do Algarve.
Nesta palestra aprendemos inúmeros factos importantes para podermos interpretar uma imagem. Por exemplo, é primordial detectar a diferença entre o texto literário, onde encontramos a descrição de paisagens que nos ajudam a construir o cenário da história, e o texto pictórico, que nos conduz às pinturas paisagísticas.
Tivemos a oportunidade de aprender o que é uma paisagem e que cada um a constrói de acordo com a sua percepção, que é diferente de pessoa para pessoa, mas também de acordo com a idade, valores, etc.
Fomos sensibilizados para a definição de paisagem romântica, que esta fala por si só e que, ao mesmo tempo, nos faz reflectir, transmitindo-nos diversas sensações.
Este é o período em que surgem os heróis românticos e estes apresentam as mesmas características que as paisagens. Nesta época valoriza-se o selvagem e contempla-se o natural.




Durante a palestra pudemos visionar quadros de autores românticos consagrados como David Caspar Friendrich, o que foi esclarecedor. Nestas obras apercebemo-nos que a paisagem em si conta a história e que há sempre um ser humano presente nas pinturas. Normalmente, o homem romântico desfruta da paisagem e as personagens que neles surgem são homens endinheirados e com gosto pela viagem, excluindo, assim, pinturas de pessoas a trabalhar no campo ou em outro tipo de paisagens semelhantes.
Constatámos também que, normalmente, são as figuras terríveis que procuram este tipo de cenário. Nesta situação, a imensidão e o silêncio são muito importantes na pintura. A Dr.ª Sílvia Quinteiro mostrou-nos que “o sublime” é indispensável para a percepção de paisagens românticas, é tudo aquilo que provoca o gelar do corpo e das faculdades e que é no terror que podemos observar o sublime, o belo, o obscuro, o poder, o infinito, etc.
Esta palestra foi bastante importante pois nela aprendemos o quão indispensáveis são as paisagens na literatura ou na pintura do período romântico.

Ariana Cruz
11º C, nº 7

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Poder das Plantas


No dia 4 de Fevereiro de 2010, um grupo de trabalho do 12º A3 realizou, na Sala de Convívio, uma prova de chás e amostra de plantas medicinais, no âmbito de um trabalho da Área de Projecto cujo tema é Medicina Complementar.
Na actividade, demos a conhecer à comunidade escolar os benefícios medicinais de algumas plantas através de infusões de erva-príncipe, erva-cidreira, camomila, flor-de-laranjeira e limão, tendo também exposto outras plantas como aloé vera, alho, cenoura, salsa e anis-estrelado.
A dinâmica teve bastante adesão por parte de toda a comunidade escolar e até superou as nossas expectativas.

Cátia Soares, Marcília Vitória, Mariana Carrusca e Tatiana Dias, 12º A3



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

30 de Jan. - O Sul dos meus sonhos


A Editora Gente Singular convidou-nos e a BE da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia apresentará , no dia 30 de Janeiro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o livro de poemas de Teresa Rita Lopes, O Sul dos Meus Sonhos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

27 Jan. - «A Mordaça Inglesa» com a presença de Gonçalo Amaral



CONVITE
O Presidente do Rotary Clube Tavira convida V. Exª para a Apresentação Pública do livro "A Mordaça Inglesa" da autoria de Gonçalo Amaral a realizar-se no próximo dia 27 de Janeiro (quarta-feira),pelas 18:00 horas na Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira. A apresentação estará a cargo da Drª Ana Cristina Matias, Coordenadora da Biblioteca da Escola 3EB Secundária Dr. Jorge Correia - Tavira.
No final haverá lugar a uma sessão de autógrafos pelo Dr. Gonçalo Amaral.


O Presidente do Rotary Clube de Tavira


António Viegas da Silva

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Projecto Comenius «Competências Interculturais Transversais ao Currículo»


Está em desenvolvimento, na nossa Escola, um Projecto Comenius sobre a temática «Competências Interculturais Transversais ao Currículo». Nele estão envolvidos sete países - Bulgária,Itália, Grécia,Polónia,Portugal, Roménia e Turquia - e o primeiro encontro presencial já se realizou na Bulgária, entre 4 e 8 de Novembro de 2009. Como se tratava de um primeiro momento de estruturação do projecto que durará três anos, estiveram presentes a coordenadora de projectos , professora Fátima Pires, e a coordenadora da BE, professora bibliotecária Ana Cristina Matias.



O projecto tem agora um site próprio pelo que poderá acompanhar o desenrolar dos trabalhos acedendo a:

http://circum.pbworks.com

18 Jan. Palestra «Heróis Românticos»


Consumismo Letal - curta metragem


Mauro Viegas, a frequentar o 11º ano, turma E, realizou, em conjunto com outros colegas, a curta metragem Consumismo Letal com a finalidade de alertar para o consumismo excessivo na nossa sociedade.
A primeira apresentação ocorreu no Cine-Teatro António Pinheiro, durante a festa de Natal da nossa Escola, mas agora essa curta metragem pode ser visualizada aqui e no youtube.
Animados pela boa recepção deste seu trabalho, o Mauro e a sua equipa já têm entre mãos um novo projecto.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

15 JAN. - Lançamento do romance Cruzeiro - Estadias e Amores


O Director da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia - Tavira e a Associação de Estudantes têm a honra de convidar V. Exa. para o lançamento do mais recente romance do Dr. Jorge Correia, patrono da nossa escola,

Cruzeiro - Estadias e Amores.

A obra será apresentada por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da nossa Biblioteca, no dia 15 de Janeiro de 2010, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
Por vontade expressa do autor, o produto da venda da obra reverterá a favor da Associação de Estudantes e do Centro Cultural e Desportivo da CMT.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Espírito de Natal na nossa BE






Visite também o site da Associação de Estudantes e visualize o seu filme de votos de Boas Festas:

http://associacao-estudantes-estavira.blogspot.com/2010/01/filme-de-boas-festas-da-associacao-de.html

Um Natal Diferente


Estava eu a pensar, como é que iria desenvolver o meu texto livre, quando vi um reclame na televisão sobre o Natal e pensei, para mim mesmo, se o Natal seria só felicidade.
Quando se pergunta a alguém o que pensa do Natal, a resposta é praticamente óbvia: prendas, Pai Natal, família, menino Jesus e, para os mais forretas, dinheiro.
Para mim, o Natal é uma data absurda. O Natal deveria ser quando o Homem quisesse e não uma data obrigatória. É óbvio que o Natal “une” as famílias e alimenta o sonho dos mais pequenos, mas é tudo uma farsa. Enquanto no mundo há quem receba as últimas inovações de brinquedos e coma todos os doces que as vovós fazem nesta época, existem milhares de crianças que nem pão têm para comer e/ou cujo Natal é passado a trabalhar.
Outras crianças são filhos de pais desempregados ou de salário baixo que não têm dinheiro para comprar comida.
No entanto, o caso mais mediático são as crianças africanas que se encontram subnutridas e que nada têm para comer. Por essa razão, existem muitas pessoas que sacrificam a sua vida para ir até África ajudar os mais necessitados.

Todavia, nem sempre é preciso muito para ajudar. Certas campanhas, como a da TMN e da UNICEF, renderam o ano passado 100.000 euros em programas de ajuda. Cada pessoa que enviasse uma mensagem gastava apenas 1 euro ou então podia ajudar através de pontos acumulados. Com este dinheiro, foi possível comprar vacinas, testes VIH/SIDA, redes mosquiteiras e alimentos para estas crianças que, não tendo um Natal dito normal, sempre ajudou um bocado. Ao fim ao cabo, não é um euro que nos faz diferença, mas é um euro que faz a diferença a estas pessoas.
Este ano, também existem campanhas interessantes. Por exemplo, o Modelo e o Continente com a campanha Arredonda. A campanha é simples. Na caixa registadora, ao fazer as compras, o funcionário quando diz o montante da compra (por exemplo, 5,45 euros) pergunta se quer arredondar, e o consumidor decide se quer e para quanto. O montante arredondado reverte para a Humanitas, uma instituição de apoio aos deficientes.
Para mim, é óbvio que uma pequena ajuda de todos era suficiente para ajudar a melhorar as condições de vida de certas crianças. Não acho que se deva ajudar só no Natal, no entanto, sempre é uma boa data para começar a ajudar.


Edgar Costa, nº7, 12ºA

Inês Guilherme, vencedora de concurso de poesia


A Inês Guilherme, aluna do 10º ano turma C2, foi uma das concorrentes ao tema livre, grupo etário até aos 15 anos, do concurso de poesia promovido pela ACAT, em colaboração com a nossa BE.
A esta aluna, que já nos confidenciou que um dos seus passatempos preferidos é a escrita, foram atribuídos dois prémios. "Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento" recebeu o segundo prémio, e "Meu pai" o primeiro. O terceiro prémio foi atribuído a João Amorim, aluno do ensino básico, com o poema "Joana".

Tema Livre, Primeiro prémio
Meu Pai

Não sei bem como nem porquê
Mas tudo aconteceu
Foi tudo muito repentinamente
Não sei porquê mas doeu
A minha âncora havia desaparecido subitamente
Tentava esconder secretamente
As lágrimas que corriam por dentro e por fora
Eu sabia que estava na hora...

Eu vi, eu reparei, eu chorei
Lágrimas de sangue
Desabaram a minha alma
Faziam-me correr para os lenços de papel
Para limpá-las, às lágrimas, que brilhavam no meu anel
Não consegui impedir...
Senti-me tão sozinha e mal
O sabor salgado das minhas lágrimas purificadas
Que desabafavam com a minha mente
Contavam-lhe suavemente
A dor e o sofrimento

As imagens faziam uma passagem de modelos
Passavam na minha mente como um pesadelo
Não queria que acontecesse
Apenas queria esquecer
Apenas o queria voltar a ver
Apenas o queria ter
Apenas posso sonhar
Com esse dia a chegar
Quero-te de volta
Meu pai.


Inês Guilherme, 10ºC2



Tema Livre, 2º prémio

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento,
Tiraste-me o fogo com que expulso a dor,
Tiraste-me a voz e o meu sentimento...
Tiraste-me tudo, menos o preto em cor..

Deixaste-me só e em sofrimento
Deixaste-me só apenas com o pensamento
Deixaste-me só e deprimente.

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento
Tiraste-me a vontade e cai em esquecimento
Tiraste-me a alegria e o sorriso
Deixaste-me solidão e prejuízo.

Porque é que me deixaste?
Porque é que me marcaste?
Porquê?
Porque é que me tiraste tudo?

Não sei o que fiz
Não sei o que faço
Só sei que já sorri
E agora morri.

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento..
Faleci em esquecimento.


Inês Guilherme, 10º C2

Projecto «Fado com letras»


A Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) promoveu o projecto cultural «Fado com Letras» e convidou a nossa biblioteca (BE) a ser sua parceira. Acedemos com gosto e durante o mês de Novembro divulgámos a regulamento do Concurso de Poesia subordinado a dois temas:
1- Fado
2- Tema Livre.



No mês de Dezembro, fizemos parte do júri e estivemos na atribuição de prémios, no Cine-Teatro António Pinheiro, no dia 12. Aí felicitámo-nos com o facto de, neste concurso de âmbito nacional, um dos premiados ser aluno da nossa escola. Os nossos parabéns à Inês Guilherme, aluna do 10º ano, turma C.
Fado Com Letras

Poderão ler artigos mais detalhados sobre estas iniciativas no site (http://www. acat-tavira.webnode.com) e no blog (http://acat-tavira.blogspot.com) da ACAT.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Campanha de prevenção contra a SIDA

A turma A2, do 10º ano, sob a orientação da professora Graça Moreira, organizou uma campanha de prevenção contra a SIDA. A partir do dia 1 de Dezembro, dia mundial contra a SIDA, esteve patente na sala de convívio dos alunos uma exposição com diversos cartazes elaborados pelos alunos no âmbito da disciplina de Inglês.
Alguns desses cartazes podem agora ser vistos na apresentação electrónica que aqui vos deixamos.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A nossa participação no Café-teatro «Álvaro e Outras Pessoas»



De 21 de Novembro a 7 de Dezembro , a Companhia de Teatro Al-Masrah realizou um café-teatro, no Espaço da Corredoura,dedicado a «Álvaro e outras Pessoas».
A turma A2, do 12º ano, na companhia da sua professora de Português, Ana Cristina Matias, foi assistir ao último espectáculo e pode desfrutar do ambiente acolhedor. Primeiro, ouviram bem recitar e representar poemas, uns já bem conhecidos dos alunos, como “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos, “ Gato que brincas na rua” e “ Chuva Oblíqua (VI), de Fernando Pessoa, outros, que ainda desconheciam. Seguidamente, colaboraram na noite aberta à participação do público, tendo a Ana Raquel Claro, a Cátia Martins e a Marina Amorim lido cada uma o seu poema.


Foi um momento diferente de aprendizagem para os nossos alunos e uma forma de constatarem que a poesia vive para além das aulas de Português.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Teste os seus conhecimentos de Psicologia

O power point - em forma de jogo - disponibilizado nasceu de uma feliz conjugação entre o estímulo gerado pelo visionamento do filme "Quem quer ser bilionário?", as tarefas que então eram desenvolvidas na turma do Curso Profissional de Técnicos de Apoio Psicossocial (TAPSI),11º ano, e a boa vontade, o saber e a disponibilidade do aluno Tiago Manuel Vitorino que de imediato se prontificou a montar o trabalho final. É, sobretudo por ele, pela sua persistência, que se pretende mostrar este trabalho.
Profª de Psicologia - Maria Alberta Fitas


Check out this SlideShare Presentation:

http://bibliojogos.webnode.com.pt/