O impacto
das alterações climáticas em pequenos peixes pelágicos e perspectivas futuras é o o título da palestra que o investigador Gonçalo Silva, do Instituto Superior de Psicologia
Aplicada (ISPA), proferiu, por videoconferência, no dia 26 de novembro, para a turma do 8.º C (EDPPC)
Resumo da palestra : "Ao longo da história evolutiva do planeta, as temperaturas têm
oscilado significativamente, provocando alterações nas condições bióticas e
abióticas dos oceanos. No entanto, devido ao impacto antropogénico desde o
início da revolução industrial, o aumento dos gases com efeito de estufa na
atmosfera está a provocar um aumento de temperatura nos oceanos, entre outras
reações químicas e físicas. Estas oscilações têm um impacto profundo na
biologia e ecologia dos organismos, e por isso é importante estudar a resposta
que os organismos marinhos tiveram no passado às alterações globais, para
conseguirmos prever quais as consequências das mesmas no futuro.
Os pequenos peixes pelágicos, como a sardinha ou
o biqueirão, são espécies que assumem uma importância fundamental nos
ecossistemas marinhos porque são a base da cadeia alimentar dos predadores de
topo, e são um recurso com uma importância económica determinante para a
sobrevivência de uma grande parte da população costeira mundial. O projecto
SardiTemp é um projecto científico que visa compreender os efeitos das alterações
climáticas em pequenos peixes pelágicos. Através do estudo interdisciplinar,
como a genética, o comportamento, a fisiologia, o metabolismo e a modelação,
pretende-se compreender um pouco mais sobre a biologia destes organismos e com
isso criar modelos preditivos da sua distribuição para o final do século. Uma
melhor compreensão dos impactos causados pelas alterações globais em pequenos
peixes pelágicos irá contribuir para uma gestão dos recursos baseado em dados
científicos para um desenvolvimento sustentável dos oceanos".
Esta iniciativa teve lugar no âmbito da Semana da Cultura Científica, numa parceria com o CCV de Tavira, a BIB ESJAC e o Grupo Disciplinar de Biologia.