BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 4 de março de 2024

Sugestão:MULHERES VIAJANTES

Nesta semana em que se comemora o Dia da Mulher, a nossa sugestão de leitura é:


Mulheres viajantes
 

de Sónia Serrano

Editora: Tinta-da-China

Edição: 3.ª ed.

Ano de Edição: 2023

Páginas: 343, [1] p.

ISBN: 978-989-671-364-5

N.º de registo: 12331

Cota ESJAC: 910 SER


Desde os tempos mais recuados da História, as mulheres sempre viajaram, fosse a sós, acompanhadas dos pais, maridos, filhos, em peregrinação, missão, pesquisa ou simplesmente pelo prazer de viajar. E deixaram testemunho disso. No entanto, as suas narrativas de viagem são pouco ou nada conhecidas.

Egéria, de quem pouco se sabe, realizou uma peregrinação à Palestina, partindo de Espanha, onde viveu, no século IV.

É possível fazer a história das viagens sem mencionar as mulheres. É possível, mas não é justo. A mulher viajante atravessa várias categorias sociais, económicas e de pensamento. Algumas delas claramente conservadoras e contra a emancipação das mulheres. O que este facto indica é que não existe uma categoria única de mulheres viajantes. O ímpeto de partir, a viagem realizada e a reflexão que sobre ela fazem, é o elo que as une, mas a partir daí cada uma constrói a sua própria identidade.

Sónia Serrano traça neste livro dois percursos: o geográfico e o temporal, ao escrever sobre os lugares por onde estas mulheres se aventuraram, o tempo histórico em que viveram e a evolução da condição feminina num domínio que, durante séculos, foi protagonizado por homens - a viagem. É um livro sobre a obra e a vida de dezoito mulheres, do século IV aos nossos dias, que desafiaram convenções, partindo sozinhas à descoberta do mundo, marcando a literatura de viagens.

Livro recomendado PNL2027 - 2018 2.º Sem. - Literatura - dos 15-18 anos – Fluente.

Gabriela Calé

(Professora do Grupo Disciplinar de História)

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário